Apóstolo Apostrofado

Apóstolo Apostrofado

Vez que outra meus conhecimentos bíblicos e teológicos estremecem diante do que acontece no meio evangélico. Estremecem porque fico a pensar se estou atrasado no tempo e na revelação. Leia mais »

Os Três Pecados da Liderança

Os Três Pecados da Liderança

Estamos assistindo a um festival de pecado perpetrado por pessoas que se consideram líderes da igreja brasileira. Eu estava refletindo sobre os pecados dos líderes da igreja – pecados a que todos estamos sujeitos – e que nesses dias têm sido destaque da imprensa brasileira. Leia mais »

THE COMPANION BIBLE

THE COMPANION BIBLE

Traduções de vários apêndices dessa conceituada e conhecida Bíblia Leia mais »

DEVOCIONAIS

DEVOCIONAIS

Cada palavra e cada frase nos levam a remoer o que ele quer dizer. Tentei, na medida do possível traduzir o espírito do autor e o sentido de suas palavras que foram escritas num inglês clássico e oxfordiano. Leia mais »

DEVOCIONAIS - SALMOS

DEVOCIONAIS - SALMOS

Os Salmos têm sido, ao longo dos séculos, fonte de conforto, de desabafo irado e de solução para os cristãos. Nos Salmos o crente em Jesus Cristo encontra a palavra, conselho ou desabafo para todos os momentos da vida. Nestes os salmistas rasgam a alma e colocam pra fora seus sentimentos de alegria, de contentamento, de desesperança e de raiva. Leia mais »

Falsos Movimentos e Avivamentos

Falsos Movimentos e Avivamentos

Em tempos de avivamento as pessoas experimentam muitas coisas diferentes, na alma e no corpo. Nesses tempos ocorrem fenômenos estremados que não são muito aceitos. Leia mais »

Atualidades e Política

Atualidades e Política

Toda pessoa em posição de autoridade governamental deveria ler a Bíblia, porque nela está registrado o fim de todos os governantes que se achavam superiores a qualquer espécie terreal. Por outro lado, todos os prognosticadores ou profetas, sejam estes de cunho católico, espírita, umbandista, protestante, evangélico ou pentecostal deveriam ler o que Deus diz a respeito dos profetas que profetizam em seu nome. Leia mais »

Análise da Igreja Moderna

Análise da Igreja Moderna

Meus amigos tenho visto coisas nas redes sociais e nos jornais que causam espanto a qualquer pessoa cristã que mantém a ortodoxia da fé. Vejo manifestações carnais apresentadas como unção de Deus. Pessoas recebendo “poder” Leia mais »

Pastoreamento de Pastores

Pastoreamento de Pastores

Trabalhar ajudando colegas de ministérios deveria ser dever de todo pastor. Ao longo dos anos aprendi que o pastor precisa ser também pastoreado, cuidado e compreendido por outros colegas de ministério, sem pretensão alguma; sem interesses pessoais, a exemplo de Barnabé que ajudou a Paulo a se erguer ministerialmente... Leia mais »

Batalha Espiritual

Batalha Espiritual

Muitos irmãos mantêm distância do tema de batalha espiritual porque muitas práticas são mais esotéricas que bíblicas. Batalha espiritual é um tema bíblico que pode ser visto por dois ângulos ou perspectivas diferentes: Leia mais »

Louvor & Adoração

Louvor & Adoração

Não se pode avaliar se um projeto deu certo de um dia pro outro. Nossos métodos e práticas na igreja só merecem verdadeira atenção depois de testados ao longo de, pelo menos trinta anos de prática. Pensando nisto é que venho refletindo seriamente alguns temas da igreja, ensinamentos, práticas e métodos que defendíamos com garra, unhas e dentes, e que só agora, depois de muitos anos podem ser avaliados. Leia mais »

 

Pastor João Antônio de Souza Filho

  • A utopia da mulher virtuosa

    • Utopia é o termo criado por Thomas More (viveu entre 1480 e 1535) e idealizou em seu livro UTOPIA a sociedade perfeita – surgindo a partir daí a ideia de uma sociedade igualitária. Isto é, um sonho, uma coisa impossível de se ter! O texto de Provérbios 31.10-31 em minha análise é o da mulher utópica, inexistente, e o texto precisa deve Leia mais »
  • O neopentecostalismo e a farsa evangélica

    • A água ungida (adquirida na torneira), o santo óleo de Israel – comprado no mercado da esquina – a vassoura ungida, a caneta da prosperidade e o sabão ungido são algumas das muitas mentiras dos neopentecostais! Este artigo é longo, mas precisa ser lido como forma de reflexão da vida da igreja. A dinâmica da vida e a influência Leia mais »
  • O sono que precede a morte

    • Existem hoje quatro tipos de pessoas na igreja: 1. Os membros ativos, aqueles que participam efusivamente da vida da igreja; 2. Os membros passivos: Aqueles que apenas freqüentam cultos e cumprem suas funções religiosas; 3. Os desigrejados: Aqueles que decidem fazer da casa sua igreja e; 4. Os mornos: São pessoas que Leia mais »