Os “Cento e vinte anos” de Gn 6.3

Geralmente se interpreta como sendo 120 anos antes do dilúvio, mas tal erro ocorre quando não se observa a palavra para “homens” em Gn 6.1,2 que está no singular com o artigo definido, como no v 3 “homem”, e quer dizer O HOMEM ADÃO. A palavra “também”, claramente se refere a ele. Não existe sentido se “homens” fosse lido no plural. O sentido se refere unicamente a Adão mesmo. “Também” como o restante da humanidade havia corrompido seus caminhos. Se “homens” fosse o sentido aqui, então deveríamos perguntar, quem são os outros designados pela palavra “também”?

Em Gn 2.17 o Senhor Deus declarou que Adão morreria. Aqui em Gn 6 ficou claro que, apesar de haver vivido 810 anos ele certamente morreria. E que seu espírito ou sopro vindos de Deus, não permaneceria para sempre nele.

Isto fixa a cronologia do v 3 e mostra que bem antes daquela época, cerca de 810, e antes de Enoque, a irrupção dos anjos caídos tivera lugar. Esta foi a causa de toda iniquidade que a profecia de Enoque fala em Judas 14, e que se cumpriu no dilúvio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*