A Natureza a serviço de Deus

Um vulcão que soltou fumaças no Chile afetou os vôos na Austrália, no Brasil, no Uruguai, Argentina e Paraguai. A belíssima cidade de Bariloche, famosa pelos resorts de esqui na neve está coberta de cinzas. Eu tinha compromissos em Recife e o aeroporto de Porto Alegre fechou devido as cinzas do vulcão. Minha viagem atrasou em 24 horas.

Fiquei imaginando o que fariam cinco vulcões e dois tsunamis no mundo! Você deve se lembrar que o tsunami que destruiu Fukuchima, no Japão alcançou as praias da Califórnia e a costa do Chile. Aquele outro na Indonésia matou duzentas e quarenta mil pessoas! Meses atrás as cinzas de um vulcão na Finlândia fecharam os aeroportos da Europa.

Então, pense comigo: Deus precisa apenas de cinco vulcões e de quatro tsunamis em locais estratégicos do mundo para atrapalhar a vida das pessoas. Isto quer dizer que Deus mantém controle sobre a natureza e dela se utiliza para trazer juízo aos homens. Veja alguns textos: “Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes…” (Is 43.20).

É importante observar que os elementos da natureza glorificam a Deus, e Deus os usa para trazer juízo a terra.

Deus usou a natureza para guiar, orientar e salvar o povo de Deus, ao mesmo tempo em que a usou para trazer juízo sobre as nações cananitas. “Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará entre eles vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti” (Dt 7.20). Depois Josué confirma este acontecimento: “Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco” (Js 24.12).

Quando precisou castigar os jovens que zombaram do profeta ele se utilizou de duas ursas que deram conta de 42 meninos zombeteiros. “Eliseu, “virando-se para trás, viu-os e os amaldiçoou em nome do SENHOR; então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles” (2 Rs 2.24).

O Senhor usou um leão para matar o jovem profeta que o desobedeceu (1 Rs 13.24-25).

Um leão matou outra pessoa que não seguiu a orientação do profeta (1 Rs 20.35-36).

Leões apareceram no meio do povo, enviados por Deus para destruir os infiéis (2 Rs 17.25-26).

Os mesmos leões que pouparam a Daniel, devoraram seus acusadores (Dn 6.22-24).

Que se utiliza o Senhor da natureza pode ser visto em Isaías 7.18 “Porque há de acontecer que, naquele dia, assobiará o SENHOR às moscas que há no extremo dos rios do Egito e às abelhas que andam na terra da Assíria”.

E foi isso que fez anteriormente no Egito convocando a natureza para ferir a terra de Faraó.

Este controle divino sobre a natureza está na declaração do Salmo 50.10-11: “Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas. Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam no campo”.

Os animais são usados para glorificar a Deus e para trazer juízo sobre a terra. No Salmo 103.22: “Bendizei ao Senhor, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio”. Usou a natureza para trazer juízo sobre o Egito (Sl 105.28-35).

Conforme Ezequiel 14.21 as feras do campo são um dos quatro juízos de Deus: “Porque assim diz o SENHOR Deus: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela homens e animais?”. Ver também Ezequiel 5.17; Levítico 26.22.

Os seres viventes que rodeiam o trono do Altíssimo podem representar cada uma das espécies humanas: O leão, os animais selváticos, o bezerro, os animais domésticos; a águia, todos os voláteis ou seres que voam e o querubim com cara de homem, representariam todos os seres humanos (Ap 4.7).

No céu, numa visão ampla sem limite de tempo, João vê que “toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar”, exaltam a Deus e a Jesus Cristo. Ora, todos sabem a respeito das criaturas que andam e rastejam sobre a terra, bem como os seres que vivem no mar, mas, quem são os animais que vivem debaixo da terra?

A natureza não apenas traz juízo de Deus sobre a terra, mas sofre com os desmandos do homem, com as injustiças sociais. No dizer de Paulo,

“O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente” (Rm 8.17-23 – NTLH).

A versão antiga fala que a natureza “geme e suporta dores”. Como parceira de Deus a natureza será totalmente redimida por ocasião da manifestação ou redenção total dos filhos de Deus.

 

 

3 thoughts on “A Natureza a serviço de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*