24. Retornando ao estado de inconsciência

João 1.4-5

Façamos uma pausa a fim de aplicar este princípio de enfrentar os mais difíceis problemas, aprendendo a dominá-los. Não solucione os problemas periféricos sem primeiro enfrentar o problema central, porque se não resolver o problema principal, este o perseguirá e lhe trará problemas de consciência.

Pessoas existem que evitam o problema principal utilizando-se de vários métodos. Uma das fugas é o sono. Este provê uma fuga temporária, apenas, mas não resolverá a raiz da questão. Uma moça, estudante de sucesso em Ceilão não passou nos exames do seu bacharelato. E isto lhe feriu o orgulho. A partir daí começou a ter vários tipos de doenças. Ficava sonolenta e chegava a pegar no sono enquanto dava aulas para seus alunos. À menor provocação, dormia. Quando foi confrontada e ficou sabendo que sua sonolência era fruto de seu orgulho, ela se rendeu e se quebrantou diante de Deus. No dia seguinte sua aparência mudou, e sua primeira reação foi solicitar um novo teste confiando que poderia ser aprovada. Ela dizia que andava tão desligada que nem podia estudar. Agora estava pronta para enfrentar seu principal problema: O medo de não passar num teste final. Parou de se refugiar no sono, e a vida continuou. Não mais recuou.

Um amigo meu que não gostava de viajar de avião com a desculpa de que tinha uma família para criar e que não queria se arriscar, viajava comigo quando o avião sobrevoou as  cordilheiras e mergulhou nas nuvens antes de aterrissar. Não enxergávamos nada. Olhei pro meu amigo e ele dormia profundamente. Seu medo o levou a dormir até que o avião tocou na pista. Foi assim que fez Jonas quando o navio em que viajava enfrentou uma tempestade. E ele sabia que fugia de Deus. Desceu para o porão, pegou no sono e entrou num estado de inconsciência, fugindo de seus problemas.

Tentar se manter longe do problema é ser auto-derrotado, porque fugimos do problema que está diante de nós, e nós nos tornamos o problema.

Oração: Pai, que eu nunca fuja dos problemas e que me refugie sempre em teus braços. Amém.

Afirmativa: Sem fugir das responsabilidades, sem se desculpar, sem se evadir, enfrentando tudo sem medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*