Presidentes, ditadores e profetas: Vocês não são imortais!

Toda pessoa em posição de autoridade governamental deveria ler a Bíblia, porque nela está registrado o fim de todos os governantes que se achavam superiores a qualquer espécie terreal. Por outro lado, todos os prognosticadores ou profetas, sejam estes de cunho católico, espírita, umbandista, protestante, evangélico ou pentecostal deveriam ler o que Deus diz a respeito dos profetas que profetizam em seu nome.

Como comentarista da Bíblia a cada dia me deparo com esta realidade: Deus, e somente ele detém o controle do mundo. Ele é soberano sobre os reis da terra. Ele desfaz as profecias dos que profetizam em seu nome; deixa enlouquecidos os prognosticadores.

Por que profetas e reis são alvos diretos de Deus? Porque ao lado de um rei, governante ou ditador sempre tem um profeta, agoureiro ou prognosticador. Quer dizer, os reis se aconselham com seus profetas para saber do futuro. Esta prática está na Bíblia e faz parte da história universal. Poderia encher várias páginas relatando casos e mais casos da história. Por exemplo, Deus colocou um exilado na corte da Babilônia para desmascarar os médiuns e prognosticadores dos reis babilônios.

Nabucodonosor estava preocupado em saber o que aconteceria depois dele. Daniel, ao interpretar o sonho soube até o que o rei pensava: “Estando tu, ó rei, no teu leito, surgiram-te pensamentos a respeito do que há de ser depois disto” (Dn 2.29), e, através de seu agente na terra Deus mostrou ao rei Nabucodonosor o que aconteceria até o fim dos tempos! Este mesmo Nabucodonosor teve a visão da grande árvore que foi cortada sendo deixado apenas a cepa, e ali, teve uma experiência com a soberania de Deus.

A declaração de Daniel no capítulo dois quando viu o sonho que Nabucodonosor tivera é a síntese de tudo o que quero expor aqui: “Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” (Dn 2.20-22).

Mas, nem todos os reis e profetas tiveram a humildade de Nabucodonosor e a sabedoria de Daniel e foram rechaçados pelo Senhor como enganadores e prognosticadores do mal. “Eu sou o SENHOR, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra; que desfaço os sinais dos profetizadores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, cujo saber converto em loucuras” (Is 44. 24-25).

O maior profeta badalado pela mídia internacional foi Nostradamus. Ele profetizou que o mundo terminaria em outubro de 1999.

Lutero tinha 20 anos quando nasceu Nostradamus. Contemporâneo de Calvino, Zwinglio e Tyndale, homens de destaque na história da Igreja, Nostradamus é a contradição à tudo o que Deus vinha fazendo na Europa daqueles dias. Penso ser ele produto do próprio Satanás que em toda a história é visto como inimigo de Deus opondo-se a tudo o que Deus está fazendo. Amigo de Enrique II e de sua esposa Catarina de Médicis acredita-se que teve influência decisiva no que aconteceria alguns anos depois de sua morte: a matança da noite de São Bartolomeu quando os protestantes foram massacrados na França, por ordem de Carlos IX filho de Catarina e de Enrique II. Na noite de 23 para 24 de agosto de 1572 e nos dias que se seguiram mais de 20 mil protestantes foram massacrados!

No final de 1999,  Deus calou para sempre a figura de Nostradamus, o agente do Diabo que sempre aterrorizou os incautos e indefesos.

É por isso que os profetizadores evangélicos, para vergonha nossa, fizeram previsões enganosas. Lembra-se de Wim Malgo, o fundador da Chamada da Meia-Noite? Com todo respeito à memória desse valoroso cristão, suas profecias a respeito da Rússia invadir Israel não se cumpriram. Que Gogue e Magogue e Ros sejam a Rússia, é uma interpretação que não deu certo.

Tenho em minhas mãos um livro escrito pelo comentarista bíblico Norman Russel Champlin em que ele faz predições sobre os últimos tempos. Ele é excelente exegeta bíblico, mas um péssimo profeta; ou Deus decidiu “desfazer” suas previsões. Em seu livro “Estamos Entrando Agora nos Quarenta Anos Finais da Terra?” (sem data de impressão, nem nome de Editora – um livro editado diretamente por ele), Champlin faz um “sumário dos eventos esperados” de 1980 ao ano 2020. Ele coloca assim: “1980-1981 possível começo da tribulação mediante um catastrófico terremoto com epicentro em Israel. A União Soviética ocupa o território israelense (1987-1988)”. “O anticristo sobe ao poder e estabelece um pacto com Israel (1993…).” “A terceira guerra mundial tem seu ponto culminante na Palestina(1999-2000).”

E, então, Champlin faz um “mini-esboço dos principais eventos da tribulação e do milênio, com datas especulativas” (pp. 230-231).

Quando em 1999 escrevi para a Editora Vida o livro “Novo Milênio: Final dos Tempos?”, desmascarando os profetas vaticinadores do fim do mundo, o então diretor, meu amigo, gentilmente me pediu para que tirasse do livro o capítulo em que abordava as profecias de Norman Russel Champlin para não ter problemas com a Editora que publicava seus comentários. Escrevi, então, uma carta a Champlin (1999) para saber se suas ideias haviam mudado, mas nunca obtive resposta. E sei que a carta chegou ao endereço certo que ele mesmo havia me dado por telefone.

Então, o que dizer? Champlin faz parte da lista daqueles que Deus propositalmente desfaz seus conselhos e profecias, porque o Senhor continua soberano sobre todos os acontecimentos da terra. É o que chamo de otimismo profético, quando uma pessoa acredita que tem conhecimentos suficientes para fazer previsões sobre o futuro, sem ter uma revelação direta do próprio Deus.

Nesses últimos dias quando se especula sobre o novo e último papa, conforme as profecias de São Malaquias no ano 1100 que profetizou sobre os últimos 111 papas da história e cuja profecia se cumpriu cabalmente até agora com Gloria Olivaes ou Bento XVI. Nesse tempo em que um ditador populista tentou revitalizar o comunismo achando que Cuba tem os melhores médicos do mundo, desprezando a medicina do Alberto Einstein em São Paulo e as melhores clínicas dos Estados Unidos, sim, neste tempo do fim, Deus fez questão de dizer que ainda está vivo, e que não distribuirá sua glória com partido político algum deste mundo!

Põe a barba de molho, ditador da Coréia do Norte, tu que te achas um deus; põe a barba de molho, presidente do Irã, que achas que podes zombar dos cristãos… E vocês presidentes aliados do comunismo, deverão saber que a religião que professam – sim porque o comunismo é uma religião que como modelo político fracassou – Deus está no controle anotando suas palavras de orgulho e determinando o fim de suas vidas!

Todas as profecias bíblicas a respeito das nações do mundo do AT se cumpriram e nenhuma falhou até agora. Reis e soberanos se levantaram, mas caíram; profetas que falaram em nome de Deus foram envergonhados. Portanto, profetas e profetizas da igreja Pentecostal, cuidado! O anjo está anotando cada palavra que vocês falam para com elas julgar vocês ainda em vida aqui na terra.

“Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste” (Is 37.29).

One thought on “Presidentes, ditadores e profetas: Vocês não são imortais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*