Como os apóstolos morreram

 Conforme a tradição e história da igreja os apóstolos morreram assim:

1. Mateus foi martirizado na Etiópia por uma espada afiada.

2. Marcos morreu em Alexandria, Egito, depois de ser arrastado por cavalos pelas ruas da cidade até que foi dado por morto.

3. Lucas foi enforcado na Grécia porque era muito ousado na pregação do evangelho aos perdidos.

4. João enfrentou o martírio quando foi colocado dentro de um caldeirão de óleo fervente durante uma onda de perseguição em Roma. Salvo milagrosamente da morte, foi sentenciado a trabalhos forçados na ilha de Patmos. Ali teve a revelação de Cristo e escreveu o Apocalipse. Mais tarde foi libertado, retornou para Edessa, atual Turquia moderna, e morreu farto de dias. Foi o único dos apóstolos a morrer em paz.

5. Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo numa cruz em forma de X e pediu aos seus algozes que queria ser crucificado assim, porque não era digno de morrer do mesmo jeito que seu Senhor.

6. Tiago, o Justo, líder da igreja em Jerusalém foi jogado de uma altura de trinta metros, do pináculo do templo, por se recusar negar a Cristo. Sobreviveu à queda, mas seus inimigos bateram nele com um porrete até morrer. Este foi o mesmo pináculo para onde Satanás levou a Jesus na tentação.

7. Tiago, o Grande, filho de Zebedeu, pescador, chamado por Jesus à beira-mar. Líder forte foi decapitado por Herodes em Jerusalém. O oficial romano que o vigiava ouviu atentamente a defesa de Cristo feita por Tiago. Depois, o oficial ficou ao lado de Tiago na hora da execução, e convicto, declarou sua nova fé aos juízes e se ajoelhou ao lado de Tiago para ser martirizado como um cristão.

8. Bartolomeu, conhecido também como Natanael foi missionário na Ásia e testemunhou a respeito de Jesus onde hoje é a atual Turquia. Bartolomeu foi martirizado na Armênia onde sucumbiu a morte debaixo de açoites.

9.  André foi crucificado numa cruz em forma de X em Pátara na Grécia. Depois de ser surrado severamente por sete soldados, amarraram seu corpo à cruz para aumentar sua agonia. Testemunhas disseram que quando ele era levado para a cruz, André a saudou nesses termos: ‘Sempre anelei por esse momento feliz. A cruz foi consagrada pelo Cristo que nela morreu”. E ali, amarrado, continuou pregando aos seus algozes durante dois dias até expirar.

10.  Tomé foi atingido por uma lança na Índia durante uma de suas viagens missionárias para estabelecer a igreja naquele continente.

11. Judas morreu atingido por várias flechas por se recusar negar sua fé em Cristo.

12. Matias, o apóstolo escolhido para substituir Judas Iscariotes, foi apedrejado e depois decapitado.

13. Paulo foi torturado e decapitado pelo imperador Nero em Roma no ano 67. Paulo enfrentou um longo tempo de prisão o que lhe permitiu escrever muitas epístolas às igrejas recém começadas em todo o império romano. Suas cartas fazem parte hoje do fundamento doutrinário do Novo Testamento. Quem sabe isso nos erve de alerta de que os sofrimentos que enfrentamos nos dias de hoje são incomparáveis a crueldade sofrida pelos discípulos e apóstolos.

Tradução de João A. de Souza Filho

Fonte: http://www.johnthebaptisttv.com/

25 Responses to Como os apóstolos morreram

  1. Paulo Emerson de P. Collar disse:

    Como é bom saber que todos eles apesar do sofrimento, não negaram a Cristo. Será que teríamos hoje tal coragem e tal determinação? Quando fazemos esta pergunta a nós mesmos, podemos mensurar o quanto ainda temos de progredir na fé para andar em espírito e verdade…

    • Na atual situação da igreja Ocidental, uma perseguição funcionaria como uma peneira separando os bons grãos dos grãos chochos ou vazios do Reino. O vento se encarregaria de levar os grãos imprestáveis, ficando na peneira da perseguição pouquíssimos fieis!

  2. Adalberto disse:

    Pr.joao voce teria no site algum artigo sobre “budismo” ?

  3. .Valdeonício Gonçalves disse:

    Boa noite Pastor. Recebo suas crônicas através do Pastor Helvécio (Juiz de Fora)e fico pensando em cada uma delas. Esta, que refere-se à morte dos Apóstolos me faz lembrar os dias atuais: quanto sofrimento teem passado os “apóstolos” da atualidade, quanta dor física pelo caminhar dias e dias sòmente pelo prazer de levar a palavra aos menos favorecidos, mesmo que nada tenham para comer nesta caminhada.
    Obrigado e que DEUS continue a te abençoar.

    Gonçalves

  4. joao monsuete disse:

    PREZADO PR JOAO, A PAZ DO SENHOR; AQUI QUEM FALA E O DIACONO JOAO MONSUETE DE RIO DAS OSTRAS RJ. ESTOU COM SAUDADES DO SENHOR QUANDO VIER PARA ESTES LADOS ME AVISE; HA DEUS TEM ME PERMITIDO IR A OUTROS ESTADOS PREGAR O EVANGELHO E GANHAR ALMAS PARA O SENHOR JESUS.

  5. Ednaldo disse:

    Mentiroso, não vá além das escrituras.

    • Ednaldo: Apesar de não constar na Bíblia a morte dos apóstolos os registros ficaram na história oral de muitos povos. Não é um testo mentiroso – e aí você se teria como superior aos grandes historiadores que gastaram sua vida fazendo pesquisas arqueológicas e sitios arqueológicos buscando encontrar veracidade para certos acontecimentos. Mas, reconheço, você quer ser o tal e não se dobra perante os que conhecem a história. Agora, voc~e poderia me provar que é um testo mentiroso dando-me as provas contrárias^? Se você tiver provas de que são mentiras, apresente pra mim e eu me dobrarei e me humilharei aqui publicamente.

    • Para o irmão de resposta ríspida, sugiro ler Histórias Ecleíásticas de Eusébio de Cesaréia, que viveu no Império Romano, em torno do ano 300 d.C. e que soube dos fatos mais recentes do que nós. É um livro histórico, mas não para adotarmos a teologia dele. Ele conta a história da igreja da época dos apóstolos até a dele (300 anos depois) e nós estamos vivendo 2013 anos depois…

  6. Tiago disse:

    A Paz do Senhor, meu irmão sou Tiago de Fortaleza Ceará, estou passando e deixando um comentário no seu blog para Louvar a Deus por seu blog, onde aprendemos muito mais sobre a Bíblia.

  7. Ivan Junior disse:

    Pastor gostaria de saber se tem alguma passagem biblica que fale como Pedro morreu, se não poder se basear que Pedro merreu desta forma, agradeço desde ja.

  8. li o seu livro 18 chaves para o sucesso do ministério pastoral, uma vezes e estou lendo pela segunda vez, como tenho sido edificado e como o meu ministério tem mudado com vários concelhos deixados para nós.estou deixando este recado para a edificação da vida do irmão, pois li muitos livros do pr. Enéas Tognini e eles sempre me ajudaram. não é só palavras, mas o que está por traz delas; tanto dos livros dele como o seu livro. quero sempre está orando e agradecendo a Deus pela vida de vocês, e que o todo poderoso possa levantar outros no mesmo espirito.um abraço fique na paz. Pr. azael da igreja Batista Monte Moriá de Lajinha MG

    • Meu querido Azael. Como é incentivador receber uma mensagem como a que você escreveu. Sinto-me cada vez mais animado a escrever e profetizar. Quem sabe um dia poderei conhecê-lo pessoalmente e pregar em sua igreja!

  9. Ryan disse:

    outra tradição diz que bartolomeu foi esfolado vivo

  10. José Fernando Crivellari disse:

    Pastor, me desculpe. Marcos e Lucas não foram apóstolos de Jesus. Não invalido a sua resposta, apenas faço essa observação da não participação desses dois evangelistas do do colégio apostólico formado por Jesus.
    Forte abraço

    • De fato, Marcos não foi discípulo de Jesus; era adolescente à época. E Lucas – vale a pena ler Médico de Almas de Taylor Caldwell. No entanto, não era parte dos Doze, mas, muitos comentaristas antigos os consideram apóstolos de Jesus na continuidade apostólica da igreja. Você está correto.

  11. Iracilda miranda lima disse:

    Pastor. Que a paz do senhor Jesus nos permita continuar na fé. Gostaria de saber mais sobre Maria Madalena. Se ela se casou, de que morreu..enfim. se ela tinha o direito de evangelizar?

  12. […] moderna, e morreu farto de dias. Foi o único dos apóstolos a morrer em paz (Pr João de Souza http://www.pastorjoaodesouza.com.br/123/?p=2117) 16.___ Apocalipse 1:9 17.___ Apocalipse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*