Documentos da Igreja Cristã

SINOPSE:

Este é um livro excepcional. Poucas obras do gênero conseguiram, como ele, reunir em tão poucas páginas tanta informação de fonte primária sobre vinte séculos de história das igrejas e das teologias cristãs.

Das perseguições movidas contra a Igreja antiga ao surgimento do movimento ecumênico no século XX, passando pelo cisma entre o Oriente e Ocidente; do concílio de Nicéia ao concílio Vaticano, passando pelo concílio de Trento; das primeiras controvérsias cristológicas à doutrina social católica.

Passando por Tomás de Aquino e Lutero; dos primeiros credos à doutrina da assunção de Maria, passando pela Reforma Protestante, cerca de duzentos e cinqüenta documentos, escritos por protagonistas ou por testemunhas privilegiadas, contribui decisivamente para que o cristianismo do novo século seja melhor conhecido por meio de vestígios deixados pelo seu passado.

Os estudiosos da História Eclesiástica sempre se ressentiam nos países de fala portuguesa, da ausência quase completa dos textos e documentos cristãos que fizerem época, criaram história.

É verdade que existem hoje em dia grandes e valiosas coleções de tais textos, quer nas línguas originais em que foram compostos, quer nas principais línguas modernas.

Mas nenhuma coleção digna deste nome existia em português. Daí ter a ASTE, em boa hora, decidido fazer verter para o vernáculo a conhecida obra de Bettenson.

Helmuth Alfredo Simon, no prefácio à tradução portuguesa da primeira edição brasileira (1967) de Documentos da Igreja Cristã.

Autor: Henry Bettenson

Editora: ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos

————————————————————–

Opinião do Pastor João A. de Souza Filho

Aos estudantes da Bíblia e da história e que gostam de pesquisar, recomendo-lhes Documentos da Igreja Cristã, de H. Bettenson. Especialmente os que não têm acesso a literatura em inglês para lerem obras completas da história da igreja, este livro traz os principais documentos da história.

A ASTE – Associação de Seminários Teológicos Evangélicos – reeditou esta obra clássica que pode ser adquirida em livrarias de shoppings e de aeroportos, não necessariamente em livrarias evangélicas. O estudante poderá aprender quando o domingo entrou para o calendário como dia de guarda oficial dos cristãos e os principais editos e leis do império romano em relação aos cristãos.

Boa pesquisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*