Pensamentos sobre avivamento.

1. Avivamento é fruto da ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Começa pelo arrependimento, porque sem arrependimento não há avivamento pessoal nem coletivo. A missão do Espírito Santo é a de trazer convicção de pecados e mudança de vida nas pessoas.

2. Avivamento penetra e muda a cultura de um povo, que depois se acomoda na nova cultura como se esta fosse a essência do reino de Deus.

3. Em toda a história os avivamentos mudaram a sociedade, modificando o comportamento das pessoas, sua cultura, sua música, influenciando o comércio e a indústria, e o que acontece no Brasil não é diferente. Temos uma cultura que é fruto de um avivamento ocorrido no passado, mas que hoje se transformou apenas em cultura.

4. O que existe hoje no Brasil se confunde com avivamento, mas é apenas manifestação cultural. Explico. O Pentecoste mudou as pessoas e mudou o mundo. A cultura cristã se espalhou pelo mundo. Ser cristão, além de religião é cultura.

5. O crescimento da igreja pentecostal no Brasil segue o mesmo padrão. Começou com avivamento e terminou em cultura. Hoje temos cultura, mas não avivamento.

6. A igreja no princípio era transformadora, mudou as pessoas e a sociedade. Hoje ela não passa de um agente da cultura do reino. Pode ser confundida como ONG, sociedade, partido político, menos com a proposta de avivamento do Espírito Santo.

7. A maioria dos pregadores pentecostais assimilou jargões de pregadores outrora famosos e não passam de papagaios de americanos e de consultores cristãos. É a cultura gospel. E confundem avivamento com grandes conferências onde se recolhem ofertas enormes, mexem com a emoção das pessoas e vendem, vendem muitos livros, CDs e DVDs. Não se consegue ouvir um pregador genuíno neste país, mas cópias xerográficas de outros pregadores.

8. Os cantores estão todas as semanas ganhando altos cachês em shows patrocinados por prefeituras e governos, porque a igreja que agora é apenas uma agência cultural dispensa o avivamento em troca de apoio moral e político dos governos. Pesquise a vida dos famosos cantores e verá a riqueza que acumularam em poucos anos. Uma prostituição espiritual.

9. O Brasil vive uma fase de expansão gospel e confunde este crescimento com avivamento. Se a igreja vivesse o verdadeiro avivamento, não haveria crianças nas ruas, drogados, traficantes, prostituição nem corruptos entre os próprios evangélicos. A cultura gospel e a cultura do mundo se fundiram criando uma nova cultura que parece ser gospel, mas que de evangélica nada tem.

10. Existe uma nova geração no Brasil que é fruto de avivamento, mas que nunca experimentou, na realidade um verdadeiro avivamento de batismo no Espírito Santo, e mudança radical de vida.

Pense nisso! E me escreva!

6 Responses to Pensamentos sobre avivamento.

  1. Paz do Senhor querido pastor!
    Sou pregador da palavra e com o passar dos anos tenho me adaptado à palavra de Deus e a opinião de homens experientes como o senhor, no que tange a mensagem que pregamos e a forma com que ela é entregue ao povo de Deus.
    Se você olhar em meu blog verá algumas postagens que me expressam revoltam pela superficialidade que há em meio ao povo pentecostal e a falta de preparo de alguns de nosso líderes, pelo menos aqui na minha cidade, que incentivam o povo a viver de movimento carnal/emocional e de chavões.
    Tem sido dificultoso para mim pois existem líderes que só querem que venhamos a pregar “docinho” para o povo. Um dia desses fui citado em uma reunião de ministério por um evangelista, pois preguei na igreja que ele dirige uma mensagem intitulada “Uma igreja misturada” que hoje mudei para “Laodiceia: Mistura no meio do povo de Deus”. Ele não gostou e tentou me bloquear, porém como estou debaixo de promessa de Deus, depois disso as portas se abriram de tal forma que percorri mais congregações do q eu esperava! Gloria a Deus!!!
    Então continue editando textos que ajude a levantar uma nova geração de pregadores sadios!
    Quero pedir que o Senhor edite um texto sobre o Batismo com o Espirito Santo!
    Que Deus continue te usando!

    Emmanuel Martins, 21 anos, solteiro, pregador e estudante autodidata de teologia.

    • Vá em frente, mas ande como quem pisa em covil de serpentes. Elas mordem a gente e nos envenenam! Quanto ao texto sobre o batismo com Espírito Santo tenho um livro em forma de e-book no meu site: Dons Espirituais, o Poder de Deus em Você.

  2. Amém amado pastor!
    Se possível for me mande por e-mail.
    Sempre gosto de ler seus post’s, me edificam bastante.
    Um grande abraço.

    Emmanuel Martins, 21 anos, pregador do evangelho e estudante autodidata de teologia.

  3. Amém pastor! Estou aguardando seu ebook.
    Mais saiba que não sou desse que não querem receber seus e-mails!
    Um grande abraço.
    emmanuel_pregador@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*