Pensamentos sobre avivamento.

Pensamentos sobre avivamento.

7 de julho de 2010 6 Por Pr. João de Souza

1. Avivamento é fruto da ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. Começa pelo arrependimento, porque sem arrependimento não há avivamento pessoal nem coletivo. A missão do Espírito Santo é a de trazer convicção de pecados e mudança de vida nas pessoas.

2. Avivamento penetra e muda a cultura de um povo, que depois se acomoda na nova cultura como se esta fosse a essência do reino de Deus.

3. Em toda a história os avivamentos mudaram a sociedade, modificando o comportamento das pessoas, sua cultura, sua música, influenciando o comércio e a indústria, e o que acontece no Brasil não é diferente. Temos uma cultura que é fruto de um avivamento ocorrido no passado, mas que hoje se transformou apenas em cultura.

4. O que existe hoje no Brasil se confunde com avivamento, mas é apenas manifestação cultural. Explico. O Pentecoste mudou as pessoas e mudou o mundo. A cultura cristã se espalhou pelo mundo. Ser cristão, além de religião é cultura.

5. O crescimento da igreja pentecostal no Brasil segue o mesmo padrão. Começou com avivamento e terminou em cultura. Hoje temos cultura, mas não avivamento.

6. A igreja no princípio era transformadora, mudou as pessoas e a sociedade. Hoje ela não passa de um agente da cultura do reino. Pode ser confundida como ONG, sociedade, partido político, menos com a proposta de avivamento do Espírito Santo.

7. A maioria dos pregadores pentecostais assimilou jargões de pregadores outrora famosos e não passam de papagaios de americanos e de consultores cristãos. É a cultura gospel. E confundem avivamento com grandes conferências onde se recolhem ofertas enormes, mexem com a emoção das pessoas e vendem, vendem muitos livros, CDs e DVDs. Não se consegue ouvir um pregador genuíno neste país, mas cópias xerográficas de outros pregadores.

8. Os cantores estão todas as semanas ganhando altos cachês em shows patrocinados por prefeituras e governos, porque a igreja que agora é apenas uma agência cultural dispensa o avivamento em troca de apoio moral e político dos governos. Pesquise a vida dos famosos cantores e verá a riqueza que acumularam em poucos anos. Uma prostituição espiritual.

9. O Brasil vive uma fase de expansão gospel e confunde este crescimento com avivamento. Se a igreja vivesse o verdadeiro avivamento, não haveria crianças nas ruas, drogados, traficantes, prostituição nem corruptos entre os próprios evangélicos. A cultura gospel e a cultura do mundo se fundiram criando uma nova cultura que parece ser gospel, mas que de evangélica nada tem.

10. Existe uma nova geração no Brasil que é fruto de avivamento, mas que nunca experimentou, na realidade um verdadeiro avivamento de batismo no Espírito Santo, e mudança radical de vida.

Pense nisso! E me escreva!