Apêndices 25 e 26 – Os Nefilins ou gigantes de Gênesis 6

A descendência dos anjos caídos com as filhas de Adão são chamados em Gn 6 de Ne-phil-im, quer dizer “os caídos” (de naphal, cair). Quem eram esses seres só podem ser entendidos examinando-se as escrituras. Evidentemente eram de grande estatura, e muito iníquos. Eram seres sobre-humanos e anormais, e precisaram ser destruídos para que a raça humana fosse preservada, de acordo com a fidelidade da palavra do Senhor Deus (Gn 3.15).

Esta a razão do dilúvio vir sobre “o mundo dos iníquos” (2 Pe 2.5), conforme profetizado por Enoque (Judas 14).

Lemos novamente sobre os nefilins novamente em Números 13.33: “Também vimos ali gigantes (nefilins) (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes- nefilins), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” (interpolação do tradutor). Como, pergunta-se, se todos foram destruídos com o dilúvio? A resposta está em Gn 6.4 onde lemos: “Ora, naquele tempo havia gigantes (nefilins) na terra; e também depois, (depois dos dias de Noé) quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade” (Interpolação do comentarista). Valentes, no hebraico gibbõr – heróis, “homens de renome desde a antiguidade”. (lit. homens de nome, i.é, que ganharam fama e eram conhecidos por sua iniquidade).

Portanto, este “também depois”, isto é, depois do dilúvio, houve uma segunda irrupção desses anjos caídos, evidentemente em menor número e limitados a uma região, porque viviam, em sua maioria em Canaã, e eram conhecidos como “as nações de Canaã”. Foi para a destruição deles que Deus levou Israel para aquela terra, e a espada de Israel foi necessária, como o fora o dilúvio fora anteriormente.

Quanto a época desta segunda queda, foi logo depois que se ficou sabendo que a semente viria através de Abraão; porque quando ele saiu de Harã (Gn 12.6) e chegou a Canaã, o seguinte fato importante ficou registrado: “Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra”. Isto é, já estavam em Canaã. E em Gn 14.5 eram conhecidos como os refains e emins, e haviam se estabelecido em Asterote-Carnaim e Savé-Quiriataim.

No capítulo 15.18-21 foram enumerados e citados entre os povos de Canaã: “o queneu, o quenezeu, o cadmoneu, o heteu, o ferezeu, os refains, o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu” (Gn 15.19-21; conf. Ex 3.8,17; 23.23; Dt 7; 20.17; Js 12.8).

Estes precisavam ser eliminados e totalmente destruídos (Dt 20.17; Js 3.10), mas, Israel não conseguiu destruí-los (Js 13.13; 15.63; 16.10; 17.18; Jz 1.19, 20,28,29,30-36; 2.1-5; 3.1-7) e não sabemos quantos fugiram para outros países tentando escapar da destruição total. Se isso fosse entendido e reconhecido, poderia resolver muitos dos dilemas relacionados a antropologia.

Quando aos seus outros nomes, eram chamados de enaquins, de Anaque de onde procedem os nefilins (Nm 13.23) e Refaim, que procede de Rafa, outro notável daquela época.

A partir de Dt 2.10 ficaram conhecidos como Emins e Horeus e Zanzumins (v 20-21) e aveus, etc.

Eram conhecidos popularmente como Refains, mas, infelizmente, em vez disto, seu nome próprio sendo preservado, às vezes vem traduzido como “morto”, “desaparecido” ou “gigantes”. Esses refains não poderão ressuscitar, e tal verdade está em Isaías 26.14 onde o nome próprio aparece como “desaparecido” e no v 19, onde aparece como “morto”. “Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam; por isso, os castigaste, e destruíste, e lhes fizeste perecer toda a memória” (v 14).

Sete vezes aparece como “morto” (Jó 26.5; Sl 88.10; Pv 2.18; 9.18; 21.16; Is 14.8; 26.19). É traduzida como “desaparecido” em Is 26.14.

Dez vezes é traduzido com seu nome próprio refaim (duas nas margens).Gn 14.5; 15.20; Js 12.15 (margem); 2 Sm 5.18,22; 23.13; 1 Cr 11.15; 14.9; 20.4 (margem), Is 17.5.

Nas demais passagens é traduzida “gigantes”: Gn 6.4; Nm 23.33 como Nefilim e em Jó 16.14 onde aparece como gibbõr (traduzido como guerreiro – NT).

Ao ler todas essas passagens o estudante da Bíblia ficará conhecendo tudo sobre esses seres.

É certo que a segunda irrupção ocorreu antes de Gn 14 pois ali os refains aparecem misturados com outros cinco povos ou nações, entre eles Sodoma e Gomorra e foram derrotados pelos quatro reis comandados por Quedorlaomer. O local onde viviam era Asterote-Carnaim; enquanto os emins estavam nas planícies de Quiriataim (Gn 14.5).

Anaque era um descendente famoso dos nefilins e Rafá outro deles, e várias clãs usaram seus nomes. O pai de Anaque era Arba, que construiu Hebrom (Gn 35.27; Js 15.13; 21.11). E este ramo palestino dos Enaquins, não foi chamado de Arbaim, como seria o correto, mas, Enaquim, de Anaque. Eram grandes, poderosos e altos (Dt 2.10,11, 21,22,23; 9.2). E meteram muito medo nos dez espias (Nm 13.33). Ogue, rei de Basã é descrito em Dt 3.11.

A força deles é vista nas “cidades de Basã”, hoje e não sabemos até que ponto foram usados no Egito pra a edificação de prédios, um problema ainda não solucionado.

Arba foi reconstruída por Kabiri ou a confederação, sete anos antes de Zoã no Egito na décima nona dinastia de Faraó. (veja nota em Nm 13.22).

Se esses Nefilins e seus ramos refains estão associados aos egípcios, teremos a explicação de um problema que por anos deixam os engenheiros perplexos, de como aqueles enormes pedras e monumentos foram colocados. Por que não no Egito, bem como na gigantesca cidade de Basã cuja existência pode ser provada em nossos dias?

E mais, nesses homens poderosos “homens de renome” pode estar a origem da mitologia grega, e tal mitologia não é invencionice de uma pessoa, mas é resultado das tradições e lembranças, e lendas dos feitos daquela raça poderosa de seres, que gradualmente emergiu da história de Gn 6.4. O fato de serem sobrenaturais na sua origem, são a base dos gregos os chamarem de semideuses.

Assim, os “tabletes babilônicos da criação”, o “livro dos mortos” dos egípcios e a mitologia grega, e a cosmogonia pagã, que alguns colocam em pé de igualdade com as escrituras, ou usadas por outros como apoio bíblico, são tudo corruptelas e histórias mal-contadas, distorcidas em proporção, já que sua origem foi esquecida, e a lembrança deles desapareceu.

Noé “perfeito” (Gn 6.9).

A palavra hebraica tãmim significa “sem mancha”, (imaculado) e é a palavra técnica para perfeição física e corporal, e a palavra não é usada para perfeição moral. É usada para sacrifícios de animais puros. É traduzida como “sem defeito” em Ex 12.5; 29.2; Lv 1.3,10; 3.1,6; 4.3,23,28,32; 5.15,18; 6.6; 9.2,3; 14.10; 22.19; 23.12,18; Nm 6.14; 28.19,31; 29.2,8,13,20,23,29,32,36; Ez 43.22-25; 45.18,23. Sem defeito em Nm 19.2; 28.3,9,11; 29.17,26. Irrepreensíveis (Sl 119.1).

Isto mostra que Gn 6.9 não fala da perfeição moral de Noé, mas diz-nos que ele e sua família haviam preservado seu pedigree mantendo-se puros, apesar da corrupção trazida pelos anjos caídos. (Veja Apêndice 23).

7 Responses to Apêndices 25 e 26 – Os Nefilins ou gigantes de Gênesis 6

  1. Klayrton Nobre disse:

    Não fui convencido comque está escrito, vi muitas falhas. Um detalhe muito importante, exitem contruções desde a antiguidade que até hoje a ciencia não explica. E isso é fato, com as ferramentes da época jamais poderiam ser feitas e outra nos dias atuais seria muito difícil relizar construçoes onde eles fizeram.

    • Bem, neste caso o ilustre teólogo deve pesquisar outra fonte que seja mais precisa que a que eu usei, que é o comentário da Companion Bible. A teoria de que os filhos de Deus eram filhos de Sete é incompatível, pois, aqui houve uma transformação genética para nascerem gigantes.

    • Kleber. Um dos meus leitores achou que fui grosseiro em responder seu comentário. Não tive a intenção de ofendê-lo, e, sei que você concorda que alguma força estranha ajudou na construção de grandes obras como as pirâmides e outras construções antigas. Se lhe ofendi, perdoe-me.

  2. Rafael Negrao disse:

    Pr. João de Souza, por favor, seja mais humilde para tratar com as pessoas.
    Entre as mínimas coisas, a feita pelo Klayrton Nobre, foi tentar dar crédito aos seus escritos…

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