Batalha Espiritual Guerreada Por Mortos

Todos os meus leitores sabem que desde 1990 venho me envolvendo em batalhas espirituais. Cinco livros foram publicados sobre o tema e agora um último está sendo editado pela Editora Mensagem Para Todos: A Arte da Guerra Espiritual. Neste novo livro abordo a falácia das guerras esotéricas e de culto a anjos, porque não é bíblico fazer guerra espiritual consultando anjos, pessoas mortas e elementos da natureza. Este tipo de batalha não é bíblica e é espiritualmente perigosa.

Pois meus amigos, uma mulher conhecida na América do Sul por seus livros, a Ana Mendez Ferrel, do México trocou os “pés pelas mãos”, como se costuma dizer de pessoas que se confundem quando abordam um tema qualquer. Em seu livro Guerra de Alto Nível, (Shama Publicações) prefaciado por Peter Wagner ela demonstra total ignorância do destino dos mortos. Veja o que ela diz à página 131 e concorde comigo se não precisamos acender a luz vermelha sinalizando perigo:

Eu faço guerra espiritual há 17 anos e tenho sofrido perdas de todo tipo: bens e entes-queridos que o Senhor chamou à sua presença. Entre eles, o mais próximo de mim, minha irmãzinha gêmea (…). Recordo quando minha irmã Mercedes partiu para a glória. Deus me falou claramente: “Estou formando um exército poderoso para os últimos tempos, que operará junto com meus anjos, e é necessário que uma de vocês duas guerreie a partir dos céus e a outra da terra!”. E ela foi a afortunada!

Em Jesus, os céus e a terra são uma só coisa, e Mercedes está cheia de glória esperando-me com os braços abertos e, seguramente, intercedendo em todas as minhas batalhas. Eu não perdi nada, e muito menos o diabo a tirou de mim. Mercedes tão somente mudou de endereço e, em alguns anos voltarei a vê-la (p 131).

Notou onde está a heresia doutrinária? A irmã dela foi pro céu para guerrear ao lado dos anjos e para interceder por ela!

Quanto engano é trazido para o povo de Deus. Então, baseado no que Ana Mendez diz não se pode contrariar o ensinamento católico romano de que Maria está no céu intermediando a favor dos homens, e, por implicação Paulo, Pedro, Tiago e os santos da igreja estão nos céus formando uma equipe de intercessores. Consequentemente não é necessário interceder aqui na terra. Basta falar com a pessoa que morreu que ela intercede por nós! Não é preciso orar aos mortos; basta pensar neles!

O mesmo tipo de heresia ensinado por pregadores que dizem terem sido arrebatados e que  ouviram dos lábios de Paulo, de João e de Daniel as explicações para certos mistérios bíblicos.

Heresias. Admira-me que a Shamá Publicações não se tenha apercebido desta heresia nem o Peter Wagner, que comanda uma rede de apóstolos, ao prefaciar o livro. E sempre o tive como um referencial, mas… O que fazer, então? Deixar de ensinar e de fazer guerra espiritual por causa deste tipo de gente? Não! Vamos continuar a guerrear no mundo espiritual de forma bíblica, seguindo os ensinamentos de Paulo a respeito.

Concorda comigo? Se não, mande-me os textos bíblicos que apóiam a opinião dessa mulher!

Meus amigos, não gasto meu tempo fazendo guerra apologética, nem passo as vinte e quatro horas do dia à cata de erros doutrinários e de heresias, mas quando leio uma coisa dessas não consigo ficar calado!

Porque sei que existe uma guerra espiritual bíblica, autêntica, mas algumas pessoas estão fazendo guerras como se o diabo fosse maior que Deus. Ora, a vitória da igreja e do Senhor Jesus Cristo já foi estabelecida na Eternidade. O diabo sabe que perderá; definitivamente irá para o lago de fogo e enxofre! Veja porque fico indignado com essa gente:

1. Porque trazer crenças do catolicismo romano de que uma pessoa que morreu está no céu intercedendo por nós, não é erro doutrinário: É heresia.

2. Afirmar que Deus precisa de que gente daqui vá para o céu para interceder lá diante dele é desmerecer o ministério de Jesus Cristo, que viveu sempre para interceder por nós; e desqualificar os seus anjos.

3. O único que enfrentou a Satanás depois de morto foi Jesus que ressuscitou triunfantemente para mostrar a Satanás, à morte, ao pecado e a toda humanidade que a obra dele foi perfeita na cruz.

4. Ana Mendez usa uma frase de efeito para colocar na mente das pessoas uma mentira, uma heresia: “Em Jesus, os céus e a terra são uma só coisa”. Sim, no futuro glorioso será uma só coisa, mas hoje não. Imagino que ao olhar para os seres celestiais que criou e que estão vivendo nos céus ao seu lado, Jesus os vê diferentemente do homem caído que vive na terra. Uma afirmativa dessas é uma ofensa à santidade e à autoridade de Jesus.

A frase de efeito é usada para implantar no coração das pessoas a semente perversa da mentira.

E os modernos apóstolos, como Peter Wagner apóiam uma declaração dessas! Os apóstolos que deveriam ser guardiães da doutrina apostólica precisam rever urgentemente sua teologia.

Um abraço a todos vocês.

About Pr. João de Souza

Pastor, escritor, historiador e pesquisador bíblico

View all posts by Pr. João de Souza →

13 Comments on “Batalha Espiritual Guerreada Por Mortos”

  1. Pastor Joao

    Esse artigo nao pode chegar nas maos de alguns ministerio de intercessao no Brasil. Exemplo, sei que Ap. Neusa Itioka faz
    parte da equipe de Peter Wagner. So uma sugestao.
    Fica na paz

  2. A Paz, Pastor João,

    Estou lendo o seu último livro “A Arte da Guerra Espiritual” e tenho percebido a urgência de que líderes religiosos evangélicos se mobilizem. Moro em São Paulo e todos os dias vejo oportunidades de guerra espiritual, para livrar essa cidade que parece dominada por demônios, frente o número de coisas odiosas nas ruas. Não sei se o Sr. já passou pelo centro da cidade mas a sensação ruim é perceptível. E é um lugar difícil de evangelizar. Vejo o poder de Deus em lugares como a Cristolândia (no centro da cracolândia) que estão conseguindo trazer drogados à Deus em um lugar tão avançado no território inimigo.

    Deus o abençoe!

  3. PAZ Pr. João.

    Estou conhecendo seu site agora, e parabéns por seu empenho.
    Eu não compreendo praticamente “nada” sobre batalha espiritual. Certa ocasião fui membro em uma igreja onde comecei a ajudar na EBD, e começaram a me pedir para lecionar sobre batalha espiritual. Coisas do tipo “liga e desliga”, “potestade que atua em região tal”, “monumentos que devem ser derrubados com caminhadas nas madrugadas” e assim por diante. O problema é que eu não encontrei base bíblica para ensinar tais coisas e aí fui buscar orientação com meu pastor sobre esta minha dificuldade, e qual foi o resultado disso: o pastor e a comitiva que o cerca acharam que eu queria bater de frente. Fui taxado como “falso profeta”…”o fora da visão”…e coisa desse tipo.
    Tive que sair desta igreja.

    1. Omar, como lhe respondi à parte, tente adquirir o meu livro a arte da guerra espiritual. Se não conseguir pela Editora Mensagem Para Todos adquira-o aqui pelo site. É um estudo que aborda o tema à luz das Escrituras condenando o esoterismo como regra e como método de ensino por muitas pessoas.

  4. Pr João,gostaria de saber o que acontece comigo toda vez que leio ou ouço algo sobre batalha espiritual eu me arrepio um lado meu.na igreja eu entrei no ministerio da intercessão mas doencas mim tiraram da batalha é sempre assim nunca consigo prosperar na igreja vivo sempre doente uma doença que não consigo descobrir o que é.Ja estou mm desesperando entrando mesmo em deprassão.sera que é guerra espiritual que vivo?desculpe-me lhe perjuntar isso.mas preciso de alguém que mim ajude.

    1. Terezinha. Obrigado por me enviar sua carta. É bem possível que você esteja sendo alvo de uma batalha, de verdade, especialmente porque a irmã já se envolveu em lutas contra Satanás; por isso seria bom cercar-se de pessoas que poderiam lhe ajudar na intercessão e socorro espiritual. Arrume pessoas em sua igreja que orem e cerquem você com amor e cuidado.

  5. Pastor Joao de Souza Boa Noite.
    Em Busca de conhecimento acerca do uso da imposicao da maos nas igrejas evangelicas, vim descobrir o seu site. Muito interessante.
    Pastor quando poder gostaria que me ajuda se a entender acerca da imposicao de maos, quem pode fazer, quando, porque, consequencias e vantagens.
    OBRIGADO . Deus o abencoe.

  6. Paz pastor.
    É muito consolador encontrar um pastor como o senhor,pois parece que a apostasia está tomando conta da maioria e restaram poucos que não estão “contaminados”.
    Li a alguns dias o livro da Ana,e se tudo for verdade teremos que aceitar o Espiritismo como verdade pois ela afirma que nem todos espíritos que vem são demônios e que alguns são mortos e afirma que foi Samuel mesmo que veio quando a médium chamou para Saul.
    Conheço muitos cristãos idôneos que estão encantados com Ana mendez,a Bola de Neve e outras igrejas estão trazendo ela ao Brasil.
    Assim como meu comentário sobre o Poder Latente da Alma posso afirmar que o que parece é que eles falam muitas coisas que são verdade e são boas e no meio vem a heresias graves,então o povo come tudo com farinha.
    O que é isto pastor?As pessoas apagaram o Espírito Santo,vivem uma vida de igreja e não de intimidade com Deus,não buscam o dom de discernimento,e o pior de tudo confiam que se o “líder” está aceitando eles podem aceitar tudo.
    Que Deus lhe abençoe muito pastor,graças a Deus pela sua vida!

    1. Janaina. Fiquei com um pé atrás com este pequeno trecho encontrado no livro de Ana Mendez. Não discordo que ela seja uma mulher de Deus, mas, o problema é quando mulheres e homens escrevem sem submeter o tema a outros escritores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*