Rei Acabe

Letras nada bíblicas

Pois meus amigos, alguns leitores me pediram para eu comentar a letra abaixo cantada pelo grupo “Ministério Ardendo em Fogo”. E, devo dizer que fiquei extasiado diante de uma letra e música (a música também) tão truncada e, destoando, várias vezes da história bíblica de Acabe e Nabote.

É uma música pra crente antigo, porque, a maioria das pessoas que frequentam os cultos nem conhecem esta história; e, ao ouvirem a letra conhecerão a história de maneira truncada. Bem, eu nem sabia – porque não consta do relato bíblico do rei acabe que ele havia sido vendido por seus irmãos: “Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei”. Esta frase pertence à história de José e está misturada como se fosse o Acabe falando. Deixe-me dizer: Este tipo de letra é coisa de gente que não conhece a Bíblia; está desesperada para fazer uma letra, porque tem que gravar logo o CD.

Pobre Acabe, não sabia que ele disse: “Já chorei demais pra chegar onde cheguei”.

Agora, parece que o autor ou autora se refere a si mesmo quando diz: “Fui chamado de adúltero, mas não esmoreci”. Não foi Acabe, nem José quem disse isso, deve ser a história do próprio autor.

O refrão, então é muito interessante. Imagine você cantando na igreja para o rei Acabe. Não se canta mais pra Deus. Agora, imagina-se que tem um rei Acabe no culto nos escutando:

“Rei acabe a minha vinha tu não vai levar”.

Haja besteira!

Confira o leitor por si mesmo a letra da música entoada pelo grupo “Ministério Ardendo em Fogo”. Uma aberração artística! Procurei corrigir o português para o leitor não tropeçar nos erros.

Rei Acabe
Rei acabe estou aqui pra te dizer
Eu não troco, não vendo, nem negocio
É herança que papai me deu.
Já chorei demais pra chegar onde cheguei
Rei acabe eu te pergunto tu suportaria tudo que suportei.

Passei noites em claro quase me desesperei
Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei
Fui jogado entre as cinzas por Deus não negar
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar

As afrontas foram tantas que eu até adoeci
Fui chamado de adúltero, mas não esmoreci
É Deus que me sustenta
E hoje vou falar rei acabe a minha vinha tu não vai levar

Refrão
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
É Deus que me sustenta e hoje eu vou falar

43 Responses to Rei Acabe

  1. ISSO É TERRIVEL,UM GRANDE NEGOCIO SE TORNOU O EVANGELHO,MUITOS SÓ PENSAM NOS LUCROS,SEMELHANTES A JUDAS.É MISCA ,BIOGRAFIAS QUE FALAM MAIS DOS CRIMES E PECADOS COMETIDOS DO QUE A OBRA REALIZADA PELO ESPIRITO SANTO(O QUE CREIO QUE NAO HOUVE EM UMA PESSOA ASSIM)PERSISTE EM LER ,E ENSINAR ATÉ QUE EU VOLTE ,DIZ PAULO A TIMOTEO.OU JESUS FALANDO A IGREJA,ABRAZO

  2. Ozeane disse:

    Pastor, pelo que eu entendi na letra não é o Acabe falando, como você comenta, mas o Nabote. No entanto, concordo com você,ela é horrível. Assim como tantas outras que estão na lista dos sucessos na atualidade, é mais uma música antropocêntrica.

  3. Aline disse:

    Pastor João, como está sua vinha, ela ainda te pertence
    Cuidado com o que diz, pois a noiva tem um noivo, e que afronta um ungido tem que se entender com Deus.

    • Aline. Boa tarde. Você pergunta como está minha vinha. Lamento lhe informar que não possuo vinha, a que pastoreio pertence ao Senhor Jesus. Ele é o dono da vinha. Portanto, não se preocupe comigo. A vinha está bem cuidada pelo Senhor Jesus Cristo. Ninguém possui vinha; apenas o dono que é Jesus.

      • renyelly gomes da costa disse:

        Tenho e pena isso e uma letra de musica e não uma aula de teologia fala de perseguição não so de nabote mais tbm de José mardoceu etc e as perseguições que sofremos na própria igreja me poupe os macumbeiros são mais unidos que os evangelicos

        • Cante a letra do Rei Acabe a vontade, mas, saiba de uma coisa, qualquer letra que não tem apoio bíblico, que o irmão chama de teológica, como se teologia fosse um mal qualquer, não deve ser entoada nos cultos. Agora, o Brasil é livre e qualquer um pode dizer e cantar o que quiser, mas, sem a desculpa de que está adorando a Deus. Ao contrário está satisfazendo a carne.

    • Dany disse:

      Ungido Aline? Quem sonhou e foi vendido pelos seus próprios irmão foi José (conhecido como José do Egito)o rei Acabe era de outra época ou seja outra historia bíblica os louvores verdadeiros são a palavra de Deus ninguém pode tirar ou acrescentar na palavra do Senhor como estes autores musicais fizeram,exitem falsos profetas e também falsos louvores pois esta escrito:

      APOCALIPSE CAPÍTULO 22,E VERSÍCULO 18 E 19″ Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes “ACRESCENTAR” alguma coisa,Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E se alguém “TIRAR” quaisquer palavras do livro desta profecia,Deus tirará a sua parte da árvore da Vida,e da cidade santa, que estão escritas neste livro

      • Dany disse:

        Ah quero parabenizar o pastor pela pagina e dizer que o resultado dessa musica e a falta de leitura e empenho em aprender e procurar saber mais da palavra de Deus!

      • Francilene disse:

        Pelo que entendi, a letra mistura histórias da Bíblia, assim como a nossa vida é cheia de afrontas os personagens q é citado na letra tbm foram afrontados, rei acabe na letra tipifica o diabo q muitas vezes quer nos tirar da presença de Deus, a vinha tipifica nosso ministério, dons e talentos que Deus nos deu, e muitas vezes nós crentes “vendemos” nossa comunhão com Deus por prazeres ou lutas que o diabo coloca nas nossas vidas. O versículo de Apocalipse 3:11 diz:” guarda o que tens para que ninguém tome tua coroa”, acho q é baseado mais ou menos em algo assim. Antes de criticar seria bom examinar primeiro as coisas, pq assim, é a nossa vida dentro da igreja, primeiro criticamos os irmãos, depois somos obrigados a pedir perdão pq nos precipitados. A paz do Senhor Jesus!

  4. FABIO.VELOZ disse:

    PREZADO PASTOR ,REALMENTE A AUTORA MISTURA VARIAS SITUAÇÕES DE PERSONAGENS BIBLICOS QUE NÃO NEGARAM A DEUS,JOSÉR VENDIDO ,JÓ AS CINZAS ,NABOTE POR NÃO VENDER A VINHA PESSOAS DE CORAGEM QUE MERECEM SE LEMBRADA SIM ,A VINHA DE CADA UM (A DIGNIDADE E O AMOR A DEUS )REI ACABE NÃO PODE LEVAR JESUS USOU PARABOLAS PARA LIBERTAR CURAR E TRANSFORMA E SALVAR PESSOAS DAQUELA EPOCA ENTENDERAM ACHO QUE TA FALTANDO ESPIRITUALIDADE E FÉ NAS DE HOJE QUE NÃO ENTENDEM MAS DEUS LEVANTA PASTORES PARA EXPLICAR NÉ?QUE A PAZ SEJA CONVOSCO.

  5. Edson disse:

    Lc 9:49,50
    49 E, respondendo João,disse:Mestre,vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos,porque não te segue conosco.
    50 E Jesus lhes disse: Não o proibais,porque quem não é contra nós é por nós.

    VAMOS PARAR DE CRITICAR UNS AOS OUTROS O IMPORTANTE É QUE CRISTO SEJA ANUNCIADO DÊ UMA OLHADA EM Filipenses 1:18 VEJA O QUE PAULO DIZ.

    • Edson eu não estou preocupado com a letra do rei Acabe, mas, com a mistura de sentidos. Agora, quanto a não criticar os outros, creio que o irmão precisa ler mais a palavra de Deus. Paulo criticou publicamente a Pedro por causa da circuncisão; expôs os desvios de seus ex-discípulos e os entregou a Satanás. Jesus chegou a avisar a Simão Pedro de que ele estava sendo usado por Satanás. Arreda-te Satanás, disse Jesus!. Crendo desta maneira o irmão será levado por todo vento de doutrina, como disse Paulo em Efésios 4. Um grande abraço, e, obrigado por compartilhar seu pensamento.

  6. Gabriela disse:

    Irmão Temos Que Vigiar E Não Criticar,Cada Um Tem Sua Opinião,Por que ao invés de vc estar criticando o louvor em um site,Vá Orar Mais lê mais a Bíblia,se consagrar Mais, e pregar pra essas almas que estão ai fora no mundo precisando ouvir falar de JESUS,então meu Amado irmão Pare de criticar e reclamar do louvor no site e vá Pregar o Amor De DEUS pra Essas Almas,Porque Quanto Mais Vc Ficar Perdendo o seu tempo ai em um site pra criticar um louvor, tem almas perecendo, Vaiii ORAR E VIGIIAR Amadoo é isso que vc precisa fazer, Vaiiii ORAAR!!!

    • Gabriela. Agradeço suas considerações. No entanto, acho que você deixou a opinião de lado para me ofender sem me conhecer. Você sabia que aos 16 anos eu era professor de crianças na Escola Dominical? Que nesta idade eu levava meu acordeão para a praça da cidade e evangelizava as pessoas domingos à tarde? Que aos 20 anos fundei duas igrejas no interior do Rio Grande do Sul? Que aos 23 anos fui separado para o ministério? Que em 1985 escrevi o livro, Ministério de Louvor da Igreja e daí em diante escrevi mais cinco livros na área de louvor? Que viajei este Brasil de norte a sul fundando igrejas, pregando em praças públicas e estabelecendo governos nas igrejas locais? Que ainda hoje cinquenta anos depois continuo pregando onde você, certamente não vai? Que dezenas de cantores gospels passaram comigo em minha geração, como Asaph Borba, Alda Célia, Kleber Lucas, Bispo Bené, Adhemar de Campos e tantos outros? Que ainda hoje continuo pregando a palavra de Deus e não fico a noite vendo novelas nem BBB? Achei que você devia saber dessas coisas pra levar em conta que eu não sou criança, mas um obreiro que conhece bem a realidade brasileira e luta por um louvor mais bíblico. Você sabia que o louvor não bíblico faz que uma igreja – talvez a sua – se torne uma igreja não bíblica? Lamento ter que desabafar em cima de você; mas, você provocou a autoestima de um homem de Deus que chora, geme e suporta uma igreja mundana como a igreja brasileira.

  7. Michelle disse:

    Realmente a letra é confusa pois mistura histórias [situações]diferentes, eu particularmente quando ouvi pela primeira vez não entendi nada, depois tive que ler sobre o Rei Acabe e mais confusa fiquei… Concordo com o Pastor. Se é pra Deus, então devemos oferecer o melhor.

    • É uma letra horrenda; com falta de apoio bíblico. Afinal, o rei Acabe não roubou a terra; ele ofereceu outra em troca, melhor que a de Nabote; quem fez a lambança toda foi Jezabel, obviamente com a anuência ou concordância de Acabe!

  8. Gabriela disse:

    AMÉM QUERIDO!!

  9. Isaque disse:

    Olha pastor sem querer arrumar algum discordia contra o senhor olha bem ela e uma musica que conta a historia de quatro pessoas da biblia e se vc pega elas e juntarem forma uma so historia porque muitz das vezes pessoas nos julgam pelo nossos sonhos e satanas o tempo todo tem nos ofericido pratos coisas em troca da nossa salvação então liga os pontos com a realidade. sei que eu nao sou com em explica as coisas mas espero que o senhor tenha entendido o meu comentario então no meu ponto de vista o senhor esta errado com essa sua critica.

    • Meu irmão, eu apenas teço a crítica baseado em 50 anos de pesquisas na área da música e da liturgia da igreja, e porque já escrevi seis livros sobre o tema. O povo vive o que canta; o irmão deve viver o que também canta. Cantar letras desconexas é uma questão pessoal.

  10. luz de souza disse:

    Pastor concordo em todos os sentidos com o senhor. Me deram este cd e pediram pra louvar este hino, qdo ouvi não entendi nada, é uma letra mto confusa, como assim: Fui chama da de adúltera mas não esmoreci? Gostei de todos seus comentários e eles me serviram pra esclarecimento.Conclusão que cheguei, prefiro louvar a Deus com o coração e sabendo a veracidade da letra se tem ou ñ respaldo bíblico. Mas esta é minha opinião é até uma melodia bonita.

  11. KAREN SINOP-mt disse:

    A paz do Senhor Jesus pastor,com cordo plenamente,o louvor é muito confuso, as vezes a intenção seria outra então eles poderiam colocar outro nome neste louvor ja q relata sobre varios personagens da bíblia, poderia até ser guardando a sua fé, ou algo do tipo. rsrs…A paz do Senhor, obrigada por tirar minhas duvidas

  12. antonio damasceno disse:

    nao quero entrar no mérito se a letra é confusa ou nao , se mistura personagens biblicos ou nao , eu só sei que sinto a presença de DEUS , TODA VEZ QUE OUÇO ESSE LOUVOR, antes da gente criticar, era bom conhecer o autor da musica e ouvir dele como ele criou essa letra pois creio que foi DEUS quem o inspirou, e creio que tem a ver um pouco com a historia de vida de quem escreveu , e creio que foi uma mulher q

    • Na realidade, essa canção, felizmente, nunca chegou ao meu Estado. Rádio nenhuma toca. Uma letra confusa, pode mexer com as emoções, num misto de espiritualidade, mas não é didático, isto é bíblico e instrutivo.

      Pastor João

  13. Michelly disse:

    A paz do Senhor !
    Não quero defender os autores da composição citada, mas levo em conta que a intenção que eles tiveram não foi falar somente a passagem de Nabote (1Reis 21). A vinha na escritura é tida como plantação, colheita, seifa, ou seja, tudo aquilo que o Senhor deu em suas mãos para você cuidar (seu chamado/ministério). Então entendo que, quando na música fala ‘Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei’, eles não se referem mesmo a Nabote, mas sim a José querendo dizer que muitos na bília sofreram, mas por amor ao seus chamados e por amor a Deus não venderiam suas vinhas. Então descordo do irmão em criticar esta parte da composição pois aos meus olhos, vejo que a intenção era citar varias passagens da bíblia para mostrar que as vinhas (ministérios) não seriam trocados por nada pelos verdadeiros fiéis. Agora o que há de ser criticado aos compositores é de onde ele tiraram as demais partes, inclusive de onde eles tiraram que quem mandou matar Nabote foi Acabe ‘Ô Jezabel, manda matar ele’em 1Reis 21.7 é muito claro que Jezabel que mandou matar Nabote sem o pedido do Rei Acabe. Estamos vivendo um evangelho onde ninguém mais quer se alimentar da palavra e estuda-la. Querem colocar qualquer coisa que rime, com uma melodia da moda para vender e fazer sucesso e dinheiro em cima do cristianismo.
    ‘Nem saia da vossa boca a arrogância; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas as ações.’
    DEUS ABENÇOE!

  14. Neuza Maria Cordeiro disse:

    A Paz de Cristo Pastor João.
    Sou da Igreja Presbiteriana do Brasil e concordo plenamente com tudo que o Senhor relatou sobre a música em questão. Nunca tinha ouvido-a, mas ao ver o relato do Senhor, busquei-a no Google para ouvi-la. Creio que estamos vivendo mais intensamente do que na época em que a Bíblia relata em 2 Timóteo 4:3 “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. 4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.!
    Louvo a Deus pela vida do Senhor e de outros Pastores que realmente primam pela verdade. Estamos vivendo tempos difíceis,pois, o verdadeiro evangelho está sendo deixado de lado, tanto na música, quanto na pregação da palavra, onde Deus está sendo destronado e o homem está sendo o centro.
    Embora vejo que o Senhor e outros verdadeiros Pastore já vivem isso,quero apenas reforçar as palavras de encorajamento de Paulo a Timóteo: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 e “Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério”. 2 Timóteo 4:5.
    É isto que está faltando em muitos pregadores de nossos dias.Que Deus tenha misericórdia da vida deles.
    Que Deus o abençoe!

    • Querida Neusa: Obrigado por suas palavras de encorajamento. Se você ler as cartas críticas que recebi devido a esta postagem você ficará ainda mais estarrecida em ver como as pessoas que vivem no engano arrumam uma desculpa para tudo!
      Deus seja com você e sempre lhe ilumine.

      Pastor João

  15. Daniel Duarte disse:

    Paz professor, tudo bem? Sou o pastor Daniel. Sou gaúcho morando no RJ a algum tempo. Sou amigo do David Sander, Filipe e do Pr. José Alves (AD de Gramado).
    Conheço um pouco de sua historia pastor; pois mesmo eu tendo 45 anos, sou dos saudosos tempos das cruzadas de Bernard Jhonson. Mesmo novo, minha mãe que é uma pioneira da AD em POA, me falava do senhor.
    Ministro em congressos de musica, e como musico que somos, eu e minha família, fico apavorado com o “vendável”. Mas o que fazer além do que o senhor esta fazendo, através destas postagens maravilhosas? Só peço uma coisa: Que O Eterno DEUS tenha misericordia desta geração pragmática, relativista e pluralista.
    Na verdade poucos querem pesquisar, ler, questionar a luz da Bíblia. Aí é mais cômodo mandar o senhor orar mais. kkkkk! Tenho que rir dessa geração que pouco planta para ter o que comer e que gosta do “fastfood” dos púlpitos. “Lanches rápido podem ser um grande veneno para a saúde.” Verdadeiras lojas de conveniência evangélica.
    DEUS guarde sua vida, família, mente e ministério.

  16. Ana Costa disse:

    Gostei do pastor João. Ele escreve gramaticalmente correto e sem siglas que não contêm vogais. Aquilo me enerva. Além de ser coerente, corajoso e conhecer sobre o assunto que fala.

  17. Marcelo J. Silva disse:

    Para quem não conhece a história do Pr. Joãozinho é fácil dar uma de fariseu, eu no meu humilde conhecimento sobre louvor, só posso agradecer a Deus por ter crescido no meio de uma geração de verdadeiros adoradores, que não se vendiam por fama e dinheiro. Quero dizer aos que criticam a análise feita, LEIAM O LIVRO MINISTÉRIO DE LOUVOR DA IGREJA, é a cartilha para os iniciantes de um Ministério de Louvor. Hoje o mundo gospel tem gerado um monte de latas vazias, sabe porque? Porque tem muita gente que adora compras essas latas vazias e se encherem não sei do quê…….

    Se esta geração não conseguir mudar essa história, é porque ela não foi uma boa geração, já se corrompeu.

  18. Carla disse:

    1 reis 21, encontre a resposta de Nabote à Acabe, “guarde-me o Senhor de que eu te de a herança de meus pais”
    Nabote preferiu morrer,e Deus mandou Elias para falar com o rei ,pelo que fizeram a Nobote e foram amaldiçoados Jezabel teve um fim terrível…. a música diz sobre um homem que não deu nem vendeu o que tinha para o rei , porque foi herança de seus pais…. vcs conhecem parábolas ? So as que Jesus falou ne ? Só prestam atenção nas que deixam o culto mais bonito…. poren na minha interpretação essa passagem de Nabote e Acabe e Jezabel me fala claramente da herança, a vinha que Deus nos da e o Diabo tenta pegar de toda forma ,ainda coloca coisas belas em nossa vida ,como dinheiro e sucesso,para mim Acabe é o demônio tentando pegar a alma de Nabote…. cadê a interpretação de vcs? O que tem feito com a sua vinha? Será que não estão trocando ela pelo dinheiro,pelo orgulho???

  19. Carla disse:

    Mais uma coisa ,não precisa ser pastor para estudar as escrituras,qualquer um pode interpretar as palavras da forma que Deus quiser falar, deveriam estudar mais , precisando estudar a fundo as escrituras,procurem A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias , porque o tempo que vocês tiram para criticar seus próprios irmãos,nós usamos esse tempo para estudar a bíblia.

  20. Ises disse:

    Parabenizo o Pastor João fiquem atentos crentes! Alerta povo de Deus.abrem as mentes ,os entendimentos …
    Não creio que a intenção seja por mal ou é pra criticar …mas sim , em defesa do amor pelo perfeito louvor a Deus

    • Debora disse:

      Pastor Joao, a paz do Senhor.Depois de ler esta acalorada discussao resolvi escutar o tal hino no youtube, depois olhei os comentarios e pude verificar que este hino estava edificando a vida de muitas pessoas.Sabe cheguei a conclusao que Deus usa de diferentes formas para falar com diferentes pessoas .Tem pessoas que choram escutando forro gospel.A minha opiniao é que não cabe a nós julgar este tipo de coisa para os outros, se o senhor não aprova basta não escutar, mas por experiencia propria não é bom fazermos este tipo de critica pois podemos estar tornando mundano aquilo que Deus santificou.As vezes a letra de um hino não fala nada com uma pessoa mas pra outra é a historia da vida dela.Sei que o senhor parou de responder os comentarios em 2017, mas deixo o meu para alguem que estiver lendo agora em 2018, por favor julgue somente se algo te faz bem ou não e não vá pela opiniaõ do outro.Ouça o hino, pra mim é um bom hino que fala sobre coisas do cotidiano cristão,da nossa luta contra o inimigo,etc;como qualquer outra letra esta sujeita a mais de uma interpretação.Que Deus abençoe a vida do pastor, do ministerio que canta o hino e de todas as pessoas que vão ler este comentario.Amem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*