Category Archives: Devocionais – Salmos

Sacrifícios de Louvor

“Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo” (Sl 116.12-14).

Salmo 103

Introdução:

Este salmo é um cântico de pura adoração. Não há sequer uma petição do início ao fim. É um dos salmos atribuídos a Davi e nele não há expressão de qualquer desejo, mas do começo ao fim há só adoração e ações de graças.

Salmo 91

Introdução:

Este Salmo é também atribuído a Moisés, e seria a continuidade do Salmo 90.

Salmo 90.1-17

Sermão textual. Este Salmo contém apenas dezessete versículos, e pode ser pregado num sermão textual, expositivo. O autor é Moisés, que pode ter escrito também o Salmo 91. O Salmo 90 abre o quarto livro que vão dos Salmos 90 ao 106 e corresponde ao livro de Números. Os salmos neste quarto livro falam sempre de “números”, de dias, meses, anos, etc. Veja o resumo dos Salmos no título: A Estrutura dos Cinco Livros…

Salmo 89

Introdução:

Ofereço aos meus leitores, a seguir, um resumo do Salmo 89. Um esboço que pode ser usado e pregado – por bons pregadores, é claro. O Salmo deve ser estudado conforme os versículos agregados em conjuntos, ou parágrafos. Afinal, se em apenas um versículo prega-se um sermão, estes 52 versículos podem muito bem gerar 10 sermões. Estude-os!

Salmo 73 – Quanto a mim…

 Nota: O grande pregador Campbel Morgan me auxiliou muitíssimo na preparação deste sermão. Mas, não me detive apenas nele, mas em outros comentários de Salmos como em The Preacher´s Homiletic Commmentary, no comentário de Willian Jones.

Salmo 4 – Apelando a Deus

Introdução:

A Companion Bible assegura que este Salmo é uma oração que tem por alvo o Salmo 2 que já estudamos.

Salmo 3

O Salmo três em algumas versões, como na corrigida vem acompanhado, como outros salmos do misterioso “selá”. Para que o meu leitor não se prenda a cada Selá deste Salmo, coloquei à parte um artigo sobre o possível sentido desta palavra. Procure-o e leia!

Salmo 2 – O Homem Rebelde

Introdução:

Não se sabe ao certo em que circunstâncias este Salmo foi escrito. Alguns intérpretes afirmam que Davi o escreveu quando os filisteus o atacaram (2 Samuel 5). De qualquer maneira Davi começa se referindo ao reino terrestre e, profeticamente alarga seu pensamento ao reinado do Messias.

Salmos 1 a 8

Os próximos oito Salmos fazem parte da estrutura do primeiro livro dos Salmos que tratam da vida do homem na terra. Conforme apresentamos anteriormente, tal estrutura teria sido arranjada por Esdras. Muitos teólogos tentaram encontrar razões do por que tal estrutura, mas nenhum deles apresenta uma razão ponderável.