Toca na ponta do altar!

Uma análise honesta do cântico

Poesia, sinceridade, verdade e reverência devem fazer parte de cada cântico do povo de Deus. E são coisas que faltam na nova hinódia dos grupos musicais e dos novos cânticos que esses grupos espalham pela igreja através de seus CDs.

Neste cântico gravado pelo Toque no Altar faltam reverência, poesia, sinceridade e verdade.

“Quem quer a glória traz a arca”. Mas de que o autor está falando? Da arca da aliança? A arca era uma figura da presença de Deus que foi substituída pela presença direta do próprio Deus através do Espírito Santo. Caso o autor esteja tratando da glória de Deus o erro é ainda pior. Se o autor está aludindo a Davi trazendo a arca; Davi não teve glória alguma; ao contrário despiu-se das roupas da realeza e em casa foi ultrajado e machucado pelas palavras ferinas de sua esposa. Isso é glória?

A glória que encheu o templo de Salomão não desceu por causa da arca; mas porque Deus resolveu se fazer presente naquela ocasião.

“Quem quer o fogo traz sacrifício”. Não entendi o que o autor quer dizer. Porque no caso de Isaque ele tinha o fogo, mas não tinha o sacrifício. Então entendi. O autor está dizendo que para você receber do fogo de Deus você deve sacrificar alguma coisa. Se ele pensou, pensou errado. Porque Cristo é o sacrifício perfeito. Este texto de Hebreus 7.28 mostra que tanto Cristo quanto o sacrifício são perfeitos: “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre”.

“Quem deseja o favor do Rei toque na ponta do altar” está totalmente fora de contexto bíblico e cultural. Porque, no Antigo Testamento, as pontas do altar serviam para que uma pessoa acusada de homicídio se agarrasse e fosse imediatamente julgada pelos juízes de Israel. Adonias e depois Joabe, não encontraram favor do rei Salomão. Foram mortos segurando as pontas do altar (1 Rs 1.50 a 2.28). Tal atitude se encaixava no mandamento de Moisés de que o homicida tinha que ser morto (Ex 21.14).

Tocar na ponta do altar em nenhum momento nas escrituras está ligado a que se encontre o favor do rei. Existe apenas um caso no Antigo Testamento em que Assuero levantou o cetro, e Ester, deveria tocar na ponta do cetro para ser aceita em audiência pelo rei. “Ester se chegou e tocou a ponta do cetro”, e aí, sim, encontrou o favor do rei!

Creio que os autores de hinos evangélicos precisam conhecer melhor as escrituras.

Este cântico nada tem da graça de Deus; mas da lei. Baseia-se em conceitos do Antigo Testamento e não no Novo Testamento que fala da graça de Deus.

Veja os erros:

1. Cantar que se você tocar na ponta do altar receberá favor do rei, induz ao erro. Subtende-se que se trata do rei Jesus. Mas, para que eu encontre o favor de Jesus preciso segurar na ponta do altar? Por isso o cântico induz as pessoas ao erro. Hebreus diz que podemos usar da intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus (Hb 10.18-20). Nada de ponta do altar. Não é preciso segurar ponta de altar algum; basta entrar que a porta está aberta.

2. A queima de incenso não é prática da igreja do Novo Testamento. O autor do cântico induz novamente ao erro sugerindo que se você quer resposta, queime incenso! Entendo que ele deve ter em mente que o incenso é a oração que se apresenta a Deus, mas o cântico não explica. E como a prática da queima de incenso é comum entre os religiosos e esotéricos, é possível que os cristãos menos fundamentados na palavra de Deus incorram no erro de queimar incenso em suas casas. Uma verdade mal explicada se torna uma inverdade.

3. A cura existe. O método de cura pode variar. O autor sugere que o método de cura de Jesus é “tocar nas vestes”. Ora, Jesus curou de muitas maneiras. Fez lodo com a saliva e o colocou nos olhos do cego; tocou nos leprosos; ungiu com óleo e, apenas uma vez uma mulher tocou nas vestes de Jesus porque tinha fé para ser curada. Talvez este cântico tenha sugerido a que as pessoas peguem o paletó do pregador para sentir unção; ou cortem em pedacinhos os lenços suados do apóstolo para levarem pra casa pra serem curadas. Cânticos que induzem ao erro devem ser evitados! E onde está na Bíblia que se deve rasgar as vestes para se obter honra?

E dizer que o grupo tem outros cânticos tão lindos e bíblicos!

Mas, é o que sempre afirmo: A necessidade de se produzir CDs está acima da inspiração. Escrevem-se cânticos porque se precisam de cânticos para fazer a lista do CD.

Valha-me Deus!

Fica aqui meu apelo. Asaph Borba! Volte a gravar! Seus cânticos sempre foram bíblicos. Daniel de Souza. Continue gravando. Seus cânticos são bíblicos. Ademar de Campos onde está você? Gerson Ortega cadê você? Bispo Bené, volte a gravar!

Toca na ponta do altar!

Trazendo a Arca

Quem quer a glória traz a arca
Quem quer o fogo traz sacrifício
Quem quer a vida que suba a cruz
Quem deseja o favor do Rei
Toca na ponta do altar

Quem mais poderia te livrar
E mudar tua sorte de uma vez
Prostre-se ao chão, estenda a tua mão
E toque no altar
Tu alcançarás o favor do Rei
Toque no altar
Tu alcançarás o favor do Rei
Toque no altar

Quem quer a glória traz a arca
Quem quer o fogo traz sacrifício
Quem quer a vida que suba a cruz
Quem deseja o favor do Rei
Toca na ponta do altar

Quem mais poderia te livrar
E mudar tua sorte de uma vez
Prostre-se ao chão, estenda a tua mão
E toque no altar
Tu alcançarás o favor do Rei
Toque no altar
Tu alcançarás o favor do Rei
Toque no altar

Solo…..
Quem quer resposta
Queima incenso
Quem quer a cura
Toca no manto
Quem quer a honra
Rasque suas vestes
Quem deseja o favor do Rei
Toque na ponta do altar

Quem mais poderia te livrar
E mudar tua sorte de uma vez
Prostre-se ao chão, estenda a tua mão
E toque no altar
Tu alcançarás o favor do Rei
Toque no altar
Tu alcançarás o favor do Rei
Toque no altar

Quem mais poderia me livrar
E mudar minha sorte de uma vez
Prostro-me ao chão, estendo a minha mão
E toco no altar
Eu alcançarei o favor do Rei
Toco no altar
Eu alcançarei o favor do Rei
Toco no altar
Toque no altar
Toque no altar
Toque no altar
Toque no altar

20 thoughts on “Toca na ponta do altar!

  1. Olá. O CD Toque no Altar, que contém essa música, foi um dos mais elogiados daquele ano, o de 2003. Realmente o CD é muito bom, tem excelentes músicas, tirando essa. Vai totalmente contra a proposta do CD. E infelizmente, pelo sucesso dela o grupo continuou a fazer músicas com erros teológicos escandalosos, como “Restitui”, “Deus de Promessas”, etc… Não que eu queira ser chato, mas a influência disso tudo me parece ser Davi Sacer (os compositores dessa música são Davi Sacer e Luiz Arcanjo). Após o Davi sair do Trazendo a Arca, a banda retornou as origens, e tem feito canções com letras com mais nexo em relação à palavra de Deus. Vê uma longo avanço com “Entre a Fé e a Razão”, a última deles. Já o Davi afunda-se mais gravando músicas com letras como essa, e o pior, faz sucesso. É uma pena. Ele já provou que faz canções melhores.

  2. cara, o que leva a pessoa a compor uma musica baseada no velho testamento?
    Pode até compor, mas que deixe claro a mudança que houve quando Cristo morreu na cruz.
    Não existe mais altar, arca, véu, sacrifício etc.
    Isso tudo foi banido quando Deus enviou o sacrifício vivo do céu, J E S U S…
    É como o pastor colocou la:
    Uma verdade mal explicada se torna uma inverdade.
    E é claro, sem querer julgar o compositor, Se for pra fazer um baboseira dessas é melhor que nao faça…

  3. o grande erro da igreja hoje é exatamente esse, pega atraves das musicas coisas totalmente fora da ordem. e isso é terrível. nos somos da odem de Melquisedeque e a todo tempo as musicas são com coisas moisáicas e aronicas que ja passaram.

  4. PROCUREI ANALISAR ESSE COMENTÁRIO SOBRE A MUSICA . MAS ACHEI UM POUCO RADICAL POIS TUDO DO QUE ELA FALA ESTA COM BASE BÍBLICA E SABEMOS QUE ESSAS PRATICAS CITADAS HOJE SE DISCERNEM DE MODO ESPIRITUAL . MUITA DAS VEZES JULGAMOS A LETRA POR NÃO ENTENDERMOS O ESPIRITO DELA. A ARCA REPRESENTAVA A GLORIA DE DEUS SIM E O FOGO SÓ DESCIA COMO SINAL DE APROVAÇÃO DE DEUS AO SACRIFÍCIO FOI ASSIM COM ELIAS , A PONTA DO ALTAR REPRESENTA PEDIDO DE MISERICÓRDIA AO REI ; E ALGUNS MORRERAM SEGURANDO O MESMO PORQUE FALTOU LHES VERDADE.

    1. Clevio: Concordo com você neste ponto, mas discordo noutro. Hoje não precisamos mais nos refugiar na ponta do altar, porque o dono do altar, Jesus, está entre nós. Nele nos agarramos e nos firmamos. Ele é a âncora da alma de quem fala o autor aos Hebreus. Trazer letras do AT é um grande perigo para a igreja, porque, a igreja vive o que canta; e não devemos viver o AT. E, sim o NT. O Antigo Testamento serve-nos de exemplo, para não cometermos as mesmas coisas que os israelitas cometeram; no entanto, a regra de fé e de vida é o Novo Testamento.

    2. Clevio concordo plenamente com o que vc diz, acredito que as pessoas precisam para de julgar uns aos outros, conhecer melhor a essência da musica, aprofundar-se em tentar compreender o que o altor queria transmitir através dela, não apenas pegar seu próprio conhecimento teológico para julgar e condenar aqueles que estão semeando a palavra de Deus. Pois quando julgamos e condenamos estamos abrindo espaço para o inimigo trazer contenda e desunião em nosso meio. Não vamos julgar para não sermos julgados…

  5. Não vejo nada de errado na música. O autor usa de metáforas e comparações para se expressar, e isso em composições é válido. Cada frase pode ser interpretada de uma forma, como:“Quem quer a glória traz a arca.” Davi teve sim a glória de Deus em sua vida. O fato de ele ter se humilhado naquele momento ñ significa q ele não teve a glória de Deus. O mais correto é questionar o autor sobre o q ele quis dizer. Acho uma das melhores músicas do Toque no Altar. Tenho certeza q quem já ouviu essa música não foi literalmente queimar incenso depois.

    1. Faço suas palavras as minhas, eu amo essa música. Escuto ela aqui em casa praticamente todos os dias, ela é bíblica siim. Ela contém referências bíblicas sim!!

  6. Sou Levita Raquel moro na fazenda botafogo rsrs. Eu estava lendo a biblia agorinha e parei pra pensar sobre Esse hino que acabou de passar aquí na radio 93.3 ai pesquisei no meu celular porq n tinha encontrado base no cantico e encontrei essa aula maravilhosa do Pastor joao de Souza sem palavras MIL APLAUSOS…😊😉😃

  7. Sou músico do tempo do toque no altar e os autores não quiserem deturpar nada. Eles estavam estudando sobre este texto e Deus deu está música a eles..o ” se deseja o favor do rei toca na ponta do altar” é uma analogia a Jesus.. é simbólico..vcs não viveram o que a gente viveu, vcs nao viram os milagres que vimos com a música “senhor e rei” onde uma cega voltou a enxergar. Criticar sem ao menos conversar com os compositores para tirar as dúvidas é no mínimo leviano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*