9 – O amor suporta e se dá

Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.  Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação (Rm 5.6-11).

Chegamos agora ao terceiro pilar que apóia nossa fé: A Palavra se Tornou Vicária. (“Vicário” tem o sentido de alguém que toma o lugar de outro – NT). “A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo.” A palavra “padecido” aponta para a cruz. É na cruz que Deus trata desta coisa terrível chamada pecado. A cruz é o preço que Deus paga para trazer o homem pra si apesar do pecado. Sendo o Deus que é e sendo o homem que é a cruz foi inevitável.

Sempre que o puro amor esbarra com o pecado que opera na pessoa amada, na junção do amor e do pecado uma cruz de dores é erguida. Faz parte da natureza do amor se insinuar no pecado, na tristeza e nas dores da pessoa amada apoderando-se dela. O amor tem como destino sangrar-se sobre o objeto amado se este estiver em pecado – é inevitável. Se Deus é amor, então quando este amor entra em contato com o pecado na pessoa amada, uma cruz de dores é erguida na junção do amor e do pecado. Mas, como saber que existe uma cruz no coração de Deus –se ele é Espírito, e eu estou preso pela minha carne; como perceber a cruz invisível no coração de Deus? Só posso ver a cruz se ele me mostrá-la – e me mostrou erguendo uma cruz na história da humanidade, para que eu pudesse ver pela cruz da terra a cruz que está no coração de Deus. E isto ocorreu.

A cruz ilumina a natureza de Deus como o Amor sofredor, um amor vicário que se colocou em nosso lugar. Os braços estendidos da cruz são os braços de Deus estendidos pra você, trazendo para junto do coração dele os pecados e as tristezas do mundo, apoderando-se dele.

Uma pessoa, agora com sua vida transformada enviou-me da prisão essas linhas:

“Amo-o demais – desse jeito”, como diria uma criança abrindo seus braços;

Por isso o Cristo pequeno cresceu para amar assim,

Com braços estendidos, morreu –

“Amo-o demais – desse jeito”. Diz.

E abre seus braços…

A cruz é Deus acenando assim: “Amo-o tanto que suporto seus pecados em meu corpo e os carrego como se meus fossem”. A cruz é Amor, cuidando, partilhando e suportando.

Oração: Ó Pai, vejo-te pela cruz – como tu és – e o que vejo faz-me prostrar aos teus pés. Amém.

Afirmativa: Se a reação de Deus é me amar com amor sofredor, minha atitude para com os demais deve ser de amor sofredor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*