3 – “Jesus começou” – Quase Tudo!

Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

Lucas, autor do Evangelho que leva seu nome e do livro de Atos abre seu relato assim: “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” (At 1.1). Observe a palavra “começou”. A vida, o ensinamento, a morte e a ressurreição de Jesus foram apenas o começo, o prelúdio, o primeiro capítulo de um livro; livro que nunca será finalizado – será escrito eternamente, o Livro da Vida do Cordeiro.

O teste da vida de uma pessoa é: Ele está de fato morto quando morre? Ou continua vivo depois de morto, com maior poder que antes? Submetido a este teste Jesus realmente viveu; pois tinha mais poder depois de morto que quando vivo. Durante sua vida, pregando e ensinando ele conseguiu apenas quinhentos discípulos, mas, depois de sua morte atraiu para si cinco mil novos discípulos num só dia!

Quando estava para morrer na cruz, clamou: “Está consumado!” Algo foi acabado naquele dia que nunca mais precisará ser realizado novamente: fomos reconciliados com Deus pela oferta de Jesus. Uma vez que se fez oferta por nós, selou nossa redenção. Mas, enquanto algo era acabado, alguma coisa ficou inacabada e ficará para sempre inacabada até que nos tornemos à imagem dele. Mesmo assim, estará consumado?

“Jesus começou” – O que? Ele começou. Tudo o que agora opera na humanidade para o erguimento e renovação da raça humana. Siga até sua origem e você terminará ao pé da cruz. Os alunos da escola secundária de Helsinque, na Finlândia vestem seu uniforme oficial e marcham para um monte no alto do cemitério. Lá depositam flores ao pé de uma cruz em agradecimento pelo privilégio que têm de estudar. Se pudéssemos ver, veríamos que nossa liberdade, nossas escolas, hospitais, democracia e sentimentos de uns para com os outros – tudo começou em Jesus. “Jesus começou”. Os Evangelhos são o primeiro capítulo do maior Livro escrito até hoje.

Oração: Ó Jesus, tu estás iniciando em mim algo que nunca se completará. Pesa sobre isto o sentimento de eternidade. Amém.

Afirmativa: O que nunca terminará está começando em mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*