A Nova Moda das Igrejas: Ambientes Escuros e Negros!

Ultimamente as igrejas que me convidam para pregar pintaram o palco – que se chamava púlpito alguns anos atrás – de preto, com o argumento de que melhora as gravações de vídeos e as transmissões dos cultos ao vivo pela Internet. O fundo preto esconde aquelas caixas de sons e os fios e as pessoas que trabalham por trás dos músicos e pregadores. Até aí, tudo bem. Foi-se o tempo em que se pintavam quadros de paisagens com montes, rios, cachoeiras e lagos ao fundo, pelo menos nessas igrejas que se dizem contemporâneas.  Mas, a gente sente saudades dos púlpitos claros, não é mesmo?

Depois, no decorrer dos dias, algumas dessas igrejas pintaram as laterais do templo e algumas delas pintaram o forro de preto, e depois pintaram por fora todo o templo de preto! No entanto, as explicações que me deram não me convenceram. Por isso, saí a pesquisar sobre a função da cor preta, especialmente na arquitetura moderna e nos comerciais de televisão. Eu carecia de uma explicação científica sobre o porquê pintar todo o templo ou salão de reuniões de preto.

Alguns especialistas afirmam que o preto é uma “não cor”; para outros o preto é a ausência de cor, enquanto para outros o preto engloba todas as cores! Vi o vídeo ([i]) em que André Valadão no The Noite se orgulhou do que fez com o púlpito da igreja da Lagoinha e passei a pesquisar sobre igrejas contemporâneas.

Em todos os sites pesquisados notei que as informações científicas são mínimas e porque não dizer irrisórias. Os vídeos e comentários dos pastores que defendem a cor preta são sofismas facilmente contraditados pela ciência. Um desses pastores argumentou que o templo verdadeiro não foi pintado de preto, porque o verdadeiro templo é a igreja, isto é, o povo, e que dá menos trabalho, porque a sujeira e a poeira não aparecem tanto! (Acho que vou trocar a cerâmica branca do piso de minha casa por cerâmica preta – risos).

Imaginei, então, que consultando os especialistas em cromoterapia, isto é, quem procura trazer alívio e cura às pessoas pela cor teriam algo a dizer, mas, aí encontrei resposta á pergunta: Até que ponto considera-se a cromoterapia uma ciência? Ora, a cromoterapia é uma pseudociência: “Cromoterapia é a prática pseudocientífica de utilizar cores na cura de doenças, a qual vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis”. Interessante que verificando o uso das cores na cromoterapia não encontrei o preto nem a importância da cor preta na cura de pessoas! ([ii]).

Gostei do que disse a professora Ana Luiza Fernandes, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação ao afirmar que “a cor preta não favorece a comunicação, e pela falta de energia estimula a individualidade e evita a troca entre as pessoas. Além de estimular a teimosia, que é a consequência da falta de comunicação e do excesso de individualidade” ([iii]). Hum! Essa declaração dela me preocupou, porque um dos principais problemas das pessoas hoje é o senso de isolamento, apesar dos recursos das redes sociais.

Um dos sites a que consultei informou que a cor preta é a cor do ocultismo, da magia e do mistério e lembra o cosmos e o universo – o que me levou a pensar nos “buracos negros”, o terror dos viajantes espaciais!

No vídeo da Igreja Multimídia, Rodrigo Kashima explica as razões de se usar a cor preta em boates, clubes, cinemas e teatros e, indiretamente defende o uso da cor nos templos das igrejas porque elimina a distração e prende o foco das pessoas a quem está na plataforma. Mas, também não apresenta uma explicação científica plausível, apenas técnica. Eu gostaria de, além de ter uma resposta científica saber que influência o preto tem na religião! Na realidade, a cor preta serve para que a luz foque apenas o homem na plataforma. Ele é o show!

Na cultura da igreja usa-se o preto apenas dois dias por ano: Sexta-feira da Paixão e sábado de aleluia! Sobre as cores usadas no calendário litúrgico, sabe-se que a cor branca é usada na Páscoa e no Natal. A cor vermelha, no dia de Pentecostes, para lembrar o Espírito Santo; a cor verde é usada nos domingos comuns; o roxo no advento e na páscoa, e o preto, é usado como sinal de luto. O preto em todos os dias de culto seria um ato profético dessas igrejas anunciando a morte de alguma coisa?

Assim, o preto como adorno nos cultos da igreja, é usado na decoração da mesa da eucaristia na sexta-feira da paixão e no sábado um dia antes da páscoa. No domingo de páscoa sai de cena e entra a cor branca para anunciar a ressurreição do Senhor. Nesta ocasião se adorna a mesa com toalhas brancas e, se possível, com flores e lírios brancos sobre a mesa!

Depois de ler e ouvir vídeos a respeito, concluí que:

1. A cor preta, usada em ambientes como teatros, cinemas e casas de shows serve para que as pessoas direcionem o foco de seu olhar e de sua atenção para o palco, e não se distraiam com alguém passando ao seu lado nem com pessoas mal vestidas ou bem vestidas com roupas coloridas. Seu foco está no palco! Na tela do cinema. Assim, ninguém dispersa o olhar! Isso acontece também nos templos pintados de preto, com uma diferença, que o leitor verá no ponto seguinte:

2. Nos templos e salões de reuniões da igreja a cor preta serve para destacar o palco em que o pastor, o dirigente do culto e os músicos são vistos com suas calças coladas, suas camisas atraentes, suas tatuagens e colares, o que traz implícita a ideia de show.

3. A cor preta esconde as pessoas uma das outras e as tornam “invisíveis”.  As pessoas que gostam desses ambientes escuros das igrejas não querem ser notadas nem observadas, o que estimula a individualidade e o egocentrismo. Ora, vive-se num tempo em que as pessoas estão isoladas, em completa solidão, e que, apesar de terem suas redes sociais, com muitos “amigos”, estão sós. E não sei se a igreja deve contribuir para fechá-las ainda mais em seus isolamentos sociais.

4. A cor preta desestimula a comunhão entre os irmãos que é feita principalmente pela visualização. Com a ausência de cor – o preto é ausência de cor – os irmãos não conseguem ver uns aos outros, e, assim como entram voltam para suas casas, a menos que já tenham construído relacionamentos saudáveis, o que não acontece com os visitantes! Para muitos, a comunhão se dará na calçada ou nas pizzarias, a menos que se abra espaço para que se tomem drinques e cafezinhos no intervalo dos cultos.

5. Os que defendem o uso da cor preta como fundo de palco – e vários de meus amigos a usam afirmando que para as gravações de vídeo é melhor, e de que o preto serve para destacar as pessoas nas gravações de vídeos de suas igrejas, e que escondem a bagunça das caixas de sons e instrumentos musicais, tem sua argumentação derrubada, quando se vê que nos principais estúdios de tevê das emissoras do país, pelo menos nos noticiários não se utiliza o preto, mas uma variedade de cores, e seus vídeos ou gravações são muito lindos!

Não quero ser contendedor, e se o fosse argumentaria biblicamente sobre a cor preta usando as várias passagens em que Jesus fala de trevas e da noite sempre com um sentido negativo. Até mesmo Paulo falou da questão da noite como algo negativo. Porque trevas falam de coisas ocultas, por isso, Lucas, quando registra que na reunião dos irmãos havia muitas “lâmpadas no cenáculo” (At 20.8) onde estavam reunidos, está dizendo a Teófilo, a quem dirigia o livro, de que aqueles irmãos não estavam se reunindo secretamente, e não infringiam a lei romana que proibia reuniões em lugares secretos, e sim, que podiam ser vistos pela guarda romana da cidade. Quem sabe se alguma lei federal exigir que não haja reuniões secretas, as igrejas voltarão a escancarar as portas e deixar os templos e salões bem iluminados!

Obviamente que os mais bíblicos e espirituais derrubariam minha argumentação afirmando que Deus mora nas trevas e que faz das trevas seu esconderijo, como afirmam vários versículos dos Salmos. Alguns usarão a declaração de Salomão que afirmou: “o Senhor declarou que habitaria em trevas espessas!” (1 Rs 8.12). E habita, realmente em trevas, porque Salomão se referia ao fato de que a nuvem que cobria o monte Sinai e a arca da aliança com os querubins era escura, negra, e encobria a presença de Deus para que o homem não morresse. A pergunta que faço é: Hoje, a cor escura encobre o quê? Estará encobrindo a presença de Deus para que o homem seja visto?

E, como não encontrei uma resposta científica plausível quanto ao uso do preto como tela de fundo para destacar as gravações, nem no estudo da cromoterapia, pediria aos meus leitores que enviem publicações científicas a respeito deste tema; se as encontrarem, porque até agora o que encontrei está no terreno do esoterismo!

É difícil para qualquer membro antigo de igreja, acostumado à luz, assimilar o fato de que a cor preta dos templos e salões de reuniões significa contemporaneidade. Afinal, dizem: Durante dois mil anos de crescimento da igreja não se usou a cor preta, bem ao contrário, os locais de reuniões eram limpos, claros e por vezes coloridos! Por que razão nunca se precisou do preto? Concordo com eles, porque o foco era sempre Cristo, a luz, a vida, a ressurreição, enquanto nos dias de hoje o foco deixou de ser Cristo, para ser o homem; e o evangelho light, fofinho que não machuca ninguém!

Desconfio, e estou estudando a respeito, que deve existir uma ligação espiritual ainda não perceptível em tudo isso! E, se o descobrir escreverei a respeito.

As pessoas mais velhas cresceram em ambientes de igrejas cheios de luzes, em que os antigos vitrais coloridos dos templos transmitiam uma sensação de paz e tranquilidade ao frequentador do culto dominical. Quanto mais claro o ambiente, mais paz de espírito se sentia! As cores dos vitrais refletiam no templo os raios solares coloridos.

O argumento é de que se trata de uma inovação cultural positiva.

Quanto a questão da inovação, deixe-me pontuar aqui uma coisa: Eu fui um inovador na questão da hinódia da igreja a partir da década dos anos 70, mas foi uma inovação sadia que levava as pessoas a uma vida de adoração e de compromisso com Cristo e não como uma novidade a mais! Sempre acreditei que música é cor e energia, e por vezes imaginava que a marcha fúnebre representava um quarto escuro, cheio de intensas trevas, momentos de tristeza e choro, enquanto cânticos de louvores a Deus flutuavam angelicalmente nas cores do arco-íris.  Posso dizer sem medo de errar: No céu não tem negrume! Lá deve ser tudo claro! Agora, por que Jesus falou tanto em trevas eternas?

Meus livros, a respeito do tema mudaram o conceito de louvor e adoração de várias gerações. Se por um lado fez bem naquele tempo, hoje louvor e adoração tomaram rumos desastrosos até mesmo em igrejas históricas, que eu não esperava! Porque sempre ensinei um louvor Cristocêntrico, sem shows, em que os músicos não precisavam vestir o paletó do diabo para serem vistos, apenas Cristo era glorificado. A propósito, “vestir o paletó do diabo” é o título de um artigo que escrevi anos atrás, falando dos cantores e músicos que precisam imitar o mundo para serem vistos!

Nenhum de nós é Amish, pessoas que vivem no passado, sem energia elétrica nem carros, e se deslocam de carroças; nada disso ([iv]). Somos modernos quanto a tecnologia desde que essa contribua para divulgar a essência da mensagem do evangelho. O problema é que alguns pastores não se deram conta de que mudaram o evangelho pela tecnologia que usam!

Quando sou convidado a pregar nas igrejas que utilizam o preto, limito-me a pregar a palavra de Deus, sem condená-los, ainda que tenha que fazer um enorme esforço para ler o texto bíblico e ver as pessoas no auditório! Dia desses não conseguia ler a Bíblia, porque não havia luz e nem um apoio para a Bíblia. Trouxeram-me, então, uma caixa de som e a colocaram sobre uma cadeira onde apoiei a Bíblia!

Sei que estou pisando em areia movediça, e que não serei entendido e que perderei espaço para pregar nas igrejas, mas, para mim – e enfaticamente o digo – para mim trata-se de uma cor esotérica, fúnebre, que infunde respeito pela morte, isolamento e solidão. Para outros representa tristeza e reverência, não aquela reverência alegre que se tenha num culto de adoração, mas uma reverência de tristeza e luto! Ora, a tristeza e o luto em algum momento do culto devem dar lugar a alegria e gozo!

Aliás, no cântico, “no Santo dos Santos a fumaça me encobre”, posso afirmar que a única fumaça hoje é a fabricada pela maquininha de gelo seco nos palcos! Porque se a nuvem de Deus descer na igreja os crentes saem correndo ou desmaiam, como fizeram alguns sacerdotes, na inauguração do templo de Salomão. Não fica ninguém em pé!

Também me acostumei a associar o preto como a cor dos cabarés de beira de estrada com suas luzes vermelhas, com os clubes de dança onde poucos se veem, em que as luzes coloridas misturadas ao preto provocam alucinações aos frequentadores.

O preto lembra o pecado, a tristeza, o velório e a dor.

Em contrapartida observo que alguns centros de umbanda estão usando o branco em seus salões envidraçados com muita luminosidade para que os transeuntes enxerguem do lado de fora o que passa no lado de dentro, enquanto nós nos escondemos na escuridão para que os de fora não enxerguem o que se passa no lado de dentro!

Fica aqui minha observação. Respeito a opinião de cada pastor, e proponho que sigam na direção que Deus lhes deu neste mundo de novas ideias sem que se dilua a mensagem do evangelho!

Ficaria contente se nesses templos pretos e sem luminosidade os pastores pregassem contra o pecado, falassem da necessidade de arrependimento, da necessidade da purificação pelo sangue de Cristo; se os pastores levassem as pessoas a mudarem de vida para que sejam libertas dos demônios e batizadas no Espírito Santo; se houvesse manifestações demoníacas nos cultos – raridade hoje – e se parassem de pregar sobre autoajuda e conclamarem seus ouvintes a uma mudança radical de vida. Repito, se tudo isso ocorrer dentro de um ambiente preto e lúgubre, voltarei atrás no que escrevi! Mas, de maneira geral muda-se a cor do templo e muda-se também a “cor” do evangelho!

Concluindo uso aqui as palavras do pregador e avivalista Charles Spurgeon:

“O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice.”


[i] https://youtu.be/F05DkqWySbI?t=567

[ii] Veja em www.equilibrioeprosperidade.com.br/cromoterapia-significado-das-cores

[iii] Veja em http://www.wemystic.com.br/artigos/fachada-preta-os-efeitos-de-ter-a-fachada-pintada-na-cor-preta/.

[iv] Os Amish são um grupo religioso cristão anabatista, baseado nos Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis.

182 thoughts on “A Nova Moda das Igrejas: Ambientes Escuros e Negros!

  1. Um abraço meu mestre
    Lhe admiro muito desde que li seu livro ” Demônios, Emoções ou Carnalidade ”
    Depois tive a honradez de ser seu aluno no seminário
    Acerca do artigo escrito, indiscutível suas afirmações
    Nunca me esquecerei de quando se referia a mim como o grandão do MMA ( RISOS )
    Um beijo no coração

      1. Deus disse haja LUZ, DEUS não disse haja trevas… E DEUS fez separação entre a luz e às trevas.

        DEUS separou luz das trevas, assim como nos separou das trevas para luz;
        Igreja nasceu pra ser luz, se eu sou igreja eu tenho que ser luz….

        Igrejas pretas não concordo, isso é desobediência a palavra de Deus, as pessoas querem fazer suas próprias vontades, NINGUÉM QUER SER UM MOISÉS…. QUE EM TUDO OUVIA PRIMEIRO A DEUS, CADE OS MOISÉS!

          1. Lendo seu texto em 11/05/2021. Está semana nossa igreja foi pintada de preto e o púlpito virou um palco. Lembra uma balada. Fui pesquisar pq me senti doente e triste lá dentro. Encontrei suas palavras e glorificou a Deus por ter lhe usado e escrever toda essa verdade. Não me senti mais sozinha. E sei que não preciso concordar com estas inovações para ter a salvação.

        1. Graça e paz! Eu não não gosto dessa ideia de pintar o púlpito de preto.me sinto mal quanto visito uma Igreja pintada de preto Deus e luz não trvas devemos permanecer na Luz.

  2. Como sempre digno de louvor são os teus artigos e posições doutrinárias.
    Assim como na política e sociedade a Era do mi mi mi tomou conta do evangelicalismo e muitos preferem calar. Parabéns e obrigado pela tua posição. Nossos dias exigem alguém com o chamado de João Batista.
    Bem-vindo João Antônio.

  3. Boa noite Pr. Joazinho, graça e Paz!
    Concordo plenente com o Sr., o que e de Deus na minha maneira de ver, as coisas espirituais sao na luz , todos podem ver e devem.
    Nao gosto e nao me sentiria bem num ambiente escuro que para mim tbm. Significa treva, tristeza e cheira a mundo.Na igreja que congrego, o culto de jovens e assim.Nunca fui e nao pretendo ir. Nao concordo.Penso como o Sr.

    1. Isso é desculpa pra não ir a igreja, Deus está lá com ou sem cor preta!
      você é uma legalista igual a quem escreveu esse artigo. Deus trabalha é nas trevas e não na luz pra resgar almas e foi nas trevas que Jesus venceu o Inimigo. Aleluia!

      1. Estamos na época de se esconder pra dar uma opinião contrária, por isso tantos perfis anônimos. Vejo hoje em dia muito cantor, mas tudo tão igual, ouço falar em atrair os jovens pela música, pelo ambiente moderno, porque ir na igreja é careta. Vejo evangélico cometendo suicídio, usando álcool, drogas… Será que está dando certo atrair multidões através da modernidade, será que o homem está evoluindo, será que os cantos gregorianos não atraem jovens? Penso que o evangelio é que deveria ser o foco de atração, fazer esses jovens conhecerem e se apaixonar por Cristo porque a boate eles já conhecem.

        1. EXOTERISMO???? Q Q ISSO ENTÃO????
          O que está acontecendo, as portas da vinda de Jesus? Eu já frequentei boates, nos meus tempos de trevas…e outros lugares escuros..rsrs… Já fiz teatro, tudo escuro…então…Eu não entendo o que é isso, o porque dessa moda; se temos que ser diferente do sistema de lucífer.. o trevudo que vive na escuridão de onde Jesus me tirou.
          Se somos luz, por que divulgar tanto as trevas? Tá, eles dizem, que é para chamar a atenção, para o pregador e os músicos, ministros de louvor… e bla bla….e uma igreja clara, tira o foco…rsrs..
          Eu sou ignorante mermuuuu!!! Pois aprendi que, Se o pregador ou os ministros de louvor estiverem cheios da presença de Deus, não vai precisar de atrativos, e muito menos das trevas que eu conheci de perto. NÃO CONSIGO ACEITAR ISSO!
          É tanto church! Church,, pra lá church pra cá…rsrs…
          povo brasileiro sem identidade linguística. A nossa língua é PORTUGUESA(e nem sabemos falar ela direito).
          E de vez em quando,(muitas vezes), umas palavras em inglês nos fascina.
          Fico abismada, que tudo esta mudando para o tema escuro. Google, opção escura, WhatsApp, opção escura, Windows, opção escura e agora as igrejas pintadas por dentro e por fora….kkkkk toda escuras com formato de boate.
          ah não vou não…me desculpa ai..sou ignorante, sou cabeçuda, mas não rola…
          agora perto do arrebatamento e o povo na tá discernindo nada!!!
          esse texto abaixo falou muito comigo, não estou só neste universo contra as church da moda e a cor preta exotérica, que bom)
          leia parte desse texto do pastor Joao de Souza Filho:
          para mim trata-se de uma cor esotérica, fúnebre, que infunde respeito pela morte, isolamento e solidão. Para outros representa tristeza e reverência, não aquela reverência alegre que se tenha num culto de adoração, mas uma reverência de tristeza e luto! Ora, a tristeza e o luto em algum momento do culto devem dar lugar a alegria e gozo!
          Aliás, no cântico, “no Santo dos Santos a fumaça me encobre”, posso afirmar que a única fumaça hoje é a fabricada pela maquininha de gelo seco nos palcos! Porque se a nuvem de Deus descer na igreja os crentes saem correndo ou desmaiam, como fizeram alguns sacerdotes, na inauguração do templo de Salomão. Não fica ninguém em pé!
          Também me acostumei a associar o preto como a cor dos cabarés de beira de estrada com suas luzes vermelhas, com os clubes de dança onde poucos se veem, em que as luzes coloridas misturadas ao preto provocam alucinações aos frequentadores.
          O preto lembra o pecado, a tristeza, o velório e a dor.
          Em contrapartida observo que alguns centros de umbanda estão usando o branco em seus salões envidraçados com muita luminosidade para que os transeuntes enxerguem do lado de fora o que passa no lado de dentro, enquanto nós nos escondemos na escuridão para que os de fora não enxerguem o que se passa no lado de dentro!
          Fica aqui minha observação. Respeito a opinião de cada pastor, e proponho que sigam na direção que Deus lhes deu neste mundo de novas ideias sem que se dilua a mensagem do evangelho!
          Ficaria contente se nesses templos pretos e sem luminosidade os pastores pregassem contra o pecado, falassem da necessidade de arrependimento, da necessidade da purificação pelo sangue de Cristo; se os pastores levassem as pessoas a mudarem de vida para que sejam libertas dos demônios e batizadas no Espírito Santo; se houvesse manifestações demoníacas nos cultos – raridade hoje – e se parassem de pregar sobre autoajuda e conclamarem seus ouvintes a uma mudança radical de vida. Repito, se tudo isso ocorrer dentro de um ambiente preto e lúgubre, voltarei atrás no que escrevi! Mas, de maneira geral muda-se a cor do templo e muda-se também a “cor” do evangelho!
          Concluindo uso aqui as palavras do pregador e avivalista Charles Spurgeon:
          “O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice.”

          1. A gente vê o mundo entrando nas igrejas e tds batendo palmas e aplaudindo achando td normal. Que Deus me perdoe se estiver errada mais meu Deus o Deus que sirvo não é Deus de trevas ele é luz e onde ele habita ali à luz. Não concordo com essa modernidade nas igrejas prefiro ficar dentro de mh casa!

      2. Desculpe, mas acho que a minha Bíblia está errada então: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou DAS TREVAS para a sua maravilhosa LUZ; (1 Pedro 2.9)

      3. Sua resposta é conveniente para justificar a aceitação do modismo. A igreja de Cristo nunca precisou e nem vai precisar de modismo, o evangelho é puro e simples. Daqui a um tempo vão pintar de outra cor porque o preto vai está ultrapassado, e assim vai. Jesus disse em Jo 7.38 “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. ” Não precisa de preto nem de cor nenhuma, precisa é de Cristo.

      4. A paz do Senhor a todos!
        Legalismo é nega luz de Cristo QUE NOS TIRA DAS TREVAS….. melhor JESUS É A LUZ DO MUNDO….
        TREVAS NÃO TEM COMUNHÃO COM A LUZ….

  4. João, acredito que o diabo pintou a Igreja de preto para esconder i que tem de mais bonito na assembléia, o povo. Nossos irmãos e irmãs. Fomos feitos para a luz, na Bíblia somos chamados de filhos da luz. Jesus disse que somos do dia e não da noite. Aliás, quem segue Jesus não andará em trevas. Uma pena que muitos irmãos se deixaram influenciar pelas trevas.
    Obrigado pelo seu artigo.

    1. Então os cultos teriam que ser no dia ?
      Visitas nos Lares de Dia ?
      A cor não define nada o que define um Cristão é seu Coração a Batalha contra as hostes malignas estão em Efésios 6 vs 10.
      As cores podem ser várias como o Rei Salomão definiu o Templo e não serão as cores de templo que definirá nossa Salvação em Cristo.
      Enquanto nós preocupamos com cores de Igrejas a vidas sedentas do Amor de Cristo nas Ruas nas Praças em lares totalmente bagunçados.
      E quando vamos ao monte deveríamos ir de Dia ?
      É muita polêmica é muita doutrina do homem.
      Nas Escrituras Jesus Cristo falou pouco sobre Igreja e nos ensinou o seu Reino ele Pregava o Reino porque o Próprio Cristo é a Salvação e não Cores

      1. Essa é sempre a mesma desculpa: “Enquanto as almas estão perecendo…”, e o que o irmão faz para salvar essas almas? Ganhou seus amigos e vizinhos pra Cristo? A cor influi e muito no comportamento mental das pessoas. Tente dormir num quarto de cor vermelha e sua mente não descansa; durma num quarto de cor branca e sua mente descansa! Isso é ciência!

        1. Com a luz apagada, não se ve a cor da parede. Eu sou a Igreja, o meu testemunho e comportamento testificam o que Deus, meu Pai digno de toda honra e glória fez e faz pir mim.

      2. Concordo que a cor não define nada mas gostaria de entender por que então a maioria das igrejas agora são pretas? Aqui na minha cidade praticamente TODAS as grandes igrejas já pintaram suas paredes de preto, qual o motivo? Por que se temos variedade de cores e as cores não significam nada, como vc disse?
        Só queria entender a motivação desse povo todo!

        1. É só modismo para seguir uma nova tendência. Sou batista e se minha igreja pintar de preto eu largo dela. Não precisamos que as igrejas pintem suas paredes de preto, precisamos que os crentes busquem a Cristo.

      1. Boa noite! Graça e Paz!!
        Desde do dia que uma Amada Pastora disse que a igreja não seria pintada de preto, comecei a observar, e hoje comentando com minha tia, a mesma disse que um pastor disse que foi convidado a ser membro da maçonaria, e que um dos requisitos seria pintar a igreja de preto.
        Como é um assunto que me chamou atenção, estou fazendo pesquisas, não posso afirmar nada, pois não sou alguém que tem esses conhecimentos.
        Mas posso dizer que uma conhecida, era íntima de um membro da maçonaria e o mesmo disse que aqui em Belo Horizonte tem vários “pastores” que são maçons.
        Temos que buscar discernimento do Espírito Santo, pois é difícil de acreditar nos homens.

  5. Olá, antes de entrar no site do pastor, estava fazendo um estudo exatamente sobre este assunto, “cor preta” e o porque as igrejas estão pintando suas paredes de preto. Sou Cristã e dentre outras formações tenho a de Psicanalise. Acredito que a cor preta traz significados nada bons. No ultimo fim de semana estive numa Igreja em minha cidade (Vila Velha/ES), onde o “púpito” estava todo pintado de preto, (mas ma minha cidade já esta bem comum esta pratica). Quando começou o culto com um louvor bem animado, baixei minha cabeça e comecei a orar, e durante a oração tive uma visão, a qual perguntei ao Senhor o que era, a resposta veio…espírito de engano. Então continuei orando e comecei a repreender aquele espírito e pedi ao Senhor que enviasse seus anjos para retirar o tal espírito dali, e a veio novamente uma voz e disse…não posso pois deram legalidade para que ele esteja ai…e continuei a orar…então pedi discernimento de que legalidade era aquela, e veio nitidamente que o inimigo esta usando a cor preta para confundir as pessoas, e dentro desta confusão, trazendo espirito de engano, e etc.
    Bom, não sei se acreditarão ou não, mas foi uma experiencia que tive e fico triste pois tem muitas igrejas pintando suas paredes de preto, tanto internamente quanto externamente.
    Eu poderia citar varias situações onde o preto significa trevas, dor, medo…e também biblicamente falando onde se fala que o branco simboliza limpeza, pureza, santidade…

    Reflitão, pequisem…

    “O meu povo perece por falta de conhecimento” Oseias 4:6

        1. a graça e paz querido pastor uma irmã opinou em seu argumento e o senhor disse a ela vc não leu opa ..ela leu e deu a opinião mas o senhor disse a ela tenha paciência..so opinou ela nada mais .. fui recentemente em uma igreja preta ,e fui edificado pela palavra inclusive depois de uma igreja preta que fui abriu o entendimento para parar com campanhas egocêntricas e louvores como metralhadora de Jeova opa a igreja era cor clara mas oque era pregado e cantado era biblico? as cortinas do tabernaculo eram vermelha e azul mas azul nao e da Iemanja e vermelho muitas vezes nao simboliza o capeta ?o centro de macumba é branco traz paz? os culto em meio as selvas no escuro e de Deus ou precisa energia eletrica ..ou palavra genuina? sou novo convertido para compara com o senhor nobre pastor , mas sei que Deus sonda os coracoes e sabe quem se tornou uma nova criatura ou nao independente da cor da parede te amo em Cristo..abraco

        2. Humildade é a chave do Reino… tenha paciência o Senhor. Tenha respeito com a opinião dos outros. Não quer ser contrariado, guarde seu ponto de vista para o senhor

        3. Prezado Pastor!
          Não li em suas pesquisas sobre ter buscado a informação com os membros das igrejas que tem o púlpito pintado de preto sobre como elas se sentem nesses locais.
          Eu mesmo sou oriundo da Igreja Batista e atualmente sou membro da Igreja Mananciais, posso afirmar que nunca me senti tão bem acolhido e tão cheio do Espírito Santo. Penso que a cor do púlpito não define uma Igreja.

          1. Não se trata de pesquisas, mas do convívio com os mais velhos que não conseguem se adaptar. Acho que daqui a alguns anos eu também terei que me adaptar porque esta é a tendência das igrejas.

    1. Que dEUS é esse que não pode repreender um espírito porque deram legalidade? O Deus que eu conheço é poderoso para impedir qualquer tipo de espírito, independente da vontade humana, quando diz respeito a sua obra. Alguma coisa errada não está certa na sua visão. Paz!

  6. Concordo com o escritor essa pratica é Mais uma para lista de modismos dos evangélicos, quem aderiu essa mudança na pintura pode falar o que quiser não há desculpa que seja plausível para isto.

  7. Matéria preconceituosa.
    Quer dizer que a cor preta nos teatros e cinemas servem pra prender a atenção das pessoas, MAS nas igrejas servem para que as pessoas olhem somente a roupa colada do pastor (invenção maldita do escritor) e as camisas novas de quem está no palco?

  8. Na verdade, não concordo!

    A igreja é cada um de nós, já o templo (prédio) pode ser de qualquer cor, por dentro e por fora. O foco no púlpito é simplesmente porque o foco deve ser o que Deus está falando, não o que o irmão está vestindo, se o outro está chorando. Creio que as igrejas com essa “cultura” tem um momento certo para Comunhão, e estou certo que ao final de cada culto, luzes são acesas, afinal se fosse realmente a ausência de “luz”, além de um não enxergar o outro, não enxergariam nada. A ideia de egocentrismo está distorcida, a salvação é INDIVIDUAL, mesmo que eu esteja com toda a minha família em qualquer igreja, EU tenho que ter a intimidade com Deus, meus pais não podem fazê-lo por mim. O ambiente escuro traz o ar de intimidade, que é o que precisamos ter com Deus! Jesus ia ao Getsêmani, somente com o brilho da Luz e estrelas sobre ele, pois era o momento dele com Deus. Essas igrejas querem proporcionar esse tipo de sentimento, sem constranger as pessoas por roupas, aparência física, para que elas se sintam à vontade na presença de Deus.

    Esse é o meu ponto de vista.

    Que Deus abençoe sua vida!

  9. Estou pesquisando a respeito, obrigada pela sua opinião sincera e bíblica. Fazer essas críticas pode, talvez, manter a luz aqueles que estão querendo ir para escuridão.
    Que o Senhor nos abençoe.

      1. Um pastor não deve se preocupar com as ovelhas durante o culto. Se se preocupa no momento do culto é pq vc está cuidado das pessoas e não oferecendo culto a Deus.
        Um pastor procura saber sobre o estado das suas ovelhas nós momentos não de culto.

        1. Outro comentário obvio! Nós, os pastores, cuidamos sim das ovelhas durante os cultos. Porque ao virmos um irmão que está sempre alegre, nesse dia está triste, então logo nos aproximamos daquela pessoa. É durante o culto, sim, que enxergo uma pessoa no auditório e o Espírito Santo me mostra o que se passa no coração dela. Num culto na penumbra, no escuro não conseguimos ver as pessoas e não percebemos se ela está ou não sofrendo!

          1. Como o senhor disse, o Espirito Santo de Deus mostra. Independente da cor do ambiente. Os teus olhos carnais pode ser que não enxerguem, mas se for do Pai…ELE vai te mostrar, mesmo no escuro.

    1. Sinceramente as pessoas estão procurando sarna pra se coçar. Deus quando fez o mundo é tudo o que há nele, fez de forma exuberante assim como Ele é; para o primeiro local de adoração (a tenda), Deus deixou muito bem claro que queria um local com exuberância, Deus gosta de coisas bonitas. Apesar disso, o foco não era o local em si, e sim a arca da aliança (símbolo da presença dEle) e os sacrifícios das pessoas. O mais importante não é se a tenda (templo, hoje em dia) é branca, preta, azul, amarela, o que importa é a presença do Senhor se movendo nas pessoas que a frequentam. Deus transforma a dor em alegria, a morte em vida, independente do local.

  10. Todo o artigo resume-se a este parágrafo: “Na realidade, a cor preta serve para que a luz foque apenas o homem na plataforma. Ele é o show!” E se chegamos até este ponto é porque, na raiz, Deus foi destronado para que o homem passasse a ser o centro da religião. Este é o antropocentrismo humanista iniciado pelo ex-frei Martinho Lutero. O resultado não poderia ser outro, afinal, como ensinou o Senhor, conhecereis a árvore pela qualidade de seus frutos. A redenção final se aproxima. Quem espera ser arrebatado ao Céu, onde Deus Todo-Poderoso habita em LUZ inacessível, permanecendo dentro de salas escurecidas com paredes, teto, chão pretos, pode ser surpreendido por aquele “ladrão” que vem de madrugada, sem aviso prévio.

    1. A verdadeira luz que é CRISTO jamais poderá ser ofuscada ou apagada por ausência de luz criada pelo homem, um homem nascido negro ou vestido de negro não é pior ou melhor pela sua cor. É tempo de quebrar barreiras e focar em viver a verdade e mais que aparência de santos buscar Ser através da transformação da mente para que a luz de Cristo brilhe e quebre toda escuridão.

  11. Pastor, que o Senhor Jesus continue usando sua vida com Poder e Glória! Este estudo só veio me edificar e acrescentar para o que tenho estudado e falado. Realmente, a volta de Jesus está breve!

  12. Paz e graça.
    Tenho a certeza que o artigo foi bem preparado, mas com o intuito de julgar e não entende o real motivo, o problema e que as tradições da igreja e não da bíblia afetam hoje e muito e dificultam o trabalho de evangelização, o foco em tira a luz do culto é para que pessoas possam concentra em si quando esta no culto e não fica de olho na vida do outro, na maioria das igrejas aonde a luz é reduzida á maior atenção a palavra pregada, e menos nas pessoas, e para a comunhão dos irmão sempre tem programação para interagir o interpessoal das pessoas.
    Dou como exemplo meu ministerio, tinha uma juventude que não chegava a 45 jovens, mudei modelo do culto apaguei algumas luzes, 6 meses depois os cultos de jovens passavam a ter media de 400 jovens por culto, a parti dai começamos a desenvolver trabalho sociais a comunidade, vigílias e media de conversão de 60 jovens em 1 ano, com 30 batizados, resumindo a tradição anti bíblica só atrapalha no processo da igreja, temos que abri nossas mentes para o crescimento espiritual verdadeiro, pois a bíblia não fala de luz em culto e nem coloca um modelo, antes que me critiquem minha igreja é Assembleia de Deus.

    1. Vejo hoje em dia muito cantor, mas tudo tão igual, ouço falar em atrair os jovens pela música, pelo ambiente moderno, porque ir na igreja é careta. Vejo evangélico cometendo suicídio, usando álcool, drogas… Será que está dando certo atrair multidões através da modernidade, será que o homem está evoluindo, será que os cantos gregorianos não atraem jovens? Penso que o Evangelho é que deveria ser o foco de atração. Fazer esses jovens conhecerem e se apaixonarem pela palavra de Cristo porque a boate eles já conhecem. É só meu pensamento.

      Marta Maria
      Cabo Frio, 08/04/20

  13. Gostei demais de seu minucioso texto, preocupou-se em pesquisar todos os canais que levam à esse modismo.
    Sou Arquiteta e tenho uma noção da função da cor preta para ocultar umas coisas e focar outras.
    Fiz até alguns Projetos de Igrejas e sempre peço inspiração ao Espírito Santo, nunca fui direcionada a usar a cor preta nas paredes dos Templos.
    Já visitei algumas Igrejas assim, negras, com efeito de fumaça e louvor em alto volume, não gostei para o meu jeito de ser, as pregações que ouvi até bem firmadas na Palavra, mas o ambiente não nos convida à comunhão , ao “olho no olho” que Jesus sempre pregou, que valorizo e senti falta…
    Acredito que esses “alertas” para os jovens na Caminhada são de extrema importância, até para rever as questões não só arquiteturais, mas sobretudo do Evangelho simples e claro como é e como precisa ser pregado. Oro para que entendam…
    Deus o abençoe Pr. Joãozinho!
    Cyndia
    Recife,13/06/19

  14. Acredito que nos líderes está o desejo de ser visto e atrair mais plateia e o público, percebo que são em sua maioria pessoas que não suportam conviver com limites, preferem estar na penumbra, onde não serão confrontados, nem terão que se posicionar diante do mundo, conheço muita gente que faz parte desse cenário e guardam pra si profunda depressão e isolamento. Aos meus olhos fome muito dos modelos bíblicos.

  15. Totalmente de acordo com a explicação do pastor.
    Esses dias eu estava me sentindo muito indagada sobre esse assunto, confesso fui ministrar em uma congregação nessa situação e sinceramente não me sentir confortável.
    A igreja precisa despertar imediatamente em oração pra que as escamas caiam dos olhos de alguns líderes
    Que Deus tenha misericórdia de nós.
    @praluo

  16. Sinceramente, na minha humilde opinião, a principal arma do diabo é essa, o principio da rebelião. Pesquisei a quantidade de lideres que, estão tornando esse assunto das igrejas pintadas de preto, um assunto sensacionalista. Vamos nos amar, vamos orar uns pelos outros, vamos evangelizar. Tantas ministérios para serem desenvolvidos em prol das pessoas que, ainda não conhecem Jesus, e ficamos debatendo a cor da igreja. Pela ignorância de muitos de ” pastores “, confundem a cor preta com trevas. Assim como pessoas negras como descendentes de Caim, pois, alegam ser o sinal posto em Caim, a pele escura, promovendo assim, o racismo dentro das igrejas que, é evidente. Trevas nada mais é do que, um lugar distante de Deus. Deus é o Senhor de todas às cores, inclusive a cor preta. Tais matérias visam apenas, criar mais contendas e divisões dentro do corpo de Cristo. Se a quantidade de matérias sobre igrejas de cor preta, fosse convertido em mensagens aos que sofrem e necessitados, muito mais pessoas seriam alcançadas. Na boa, a todos que, leem meu comentário, vamos nos amar mais, vamos nos respeitar mais, vamos nos valorizar mais, enfim, vamos seguir os passos e exemplos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Vamos parar de sermos juízes e deixar O Justo Juíz, julgar.

    Mestre”, disse João, “vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. ”
    “Não o impeçam”, disse Jesus. “Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida,
    pois quem não é contra nós está a nosso favor.

    Marcos 9:38-40

  17. A paz do senhor Pastor! Pastor eu concordo plenamente com o que o senhor escreveu. Eu recentemente tive minha igreja pintada de preta fiquei tão triste e chorei e ainda hoje quando vou faltar sobre isso fico triste e choro em ver a igreja de preto; pedi o meu desligamento da igreja. E durante estes dias clamei a meu Deus meu senhor, se eu estava errada, hoje fui pesquisar e já de cara entrei suas palavras e vi a resposta que tanto pedi a Deus, pois em minhas orações eu disse ao senhor a palavra de uma irmã não tem peso mas de um pastor ungido pelo senhor é outra coisa. As igrejas estão se perdendo em tanta modernidade, estão fazendo o caminho de Salomão que mesmo com tanta sabedoria se perdeu de sua crença de seu Deus ao misturar se com outras crenças e religiões.

  18. Li e não concordo.
    Primeiro, o preconceito é sinal característico dos fariseus. Na visão do autor, todos os pastores e músicos estão com tatuagem, calça colada e etc., o que mostra um preconceito que em nada tem a ver com o assunto iluminação.
    Cor preta é sinal de tristeza, e blablabla… Quão terrível é forçar os significados.
    Vivemos em um tempo de individualidade, mas ela só dura até o encontro com Cristo. Sou pastor de igreja, e conheço muitas pessoas que não querem ser vistas, pedem que não tirem foto delas, não querem ser citadas, nem abraçadas. Elas vêm cheias de pecados, culpas, temores. E que ambiente melhor, do que um ambiente mais escuro, onde elas podem chegar, sentar e apenas ouvir?
    Após o culto, geralmente elas nos procuram, motivadas pela pregação, e então incluímos elas aos demais cristãos.
    Se o esforço de comunhão da igreja se resume em um culto, estamos perdidos, pode pintar de rosa, que nada resolve.
    Vejo tanta crítica (e estudos para fundamentar tais críticas), que em nada ajudam o crescimento do Reino. São novos tempos, que precisam de novas mentalidades. Cristo não muda, Ele é a essência da Igreja. Mas, se as igrejas não se atentam para os novos tempos, ficam para trás.

    1. Continue em frente, pastor! E verá daqui a vinte anos que semeadura o irmão fez, levando as pessoas a perder a dimensão espiritual que Deus tem para elas nos relacionamentos e comunhão com os demais irmãos. Até mesmo as igrejas que se reúnem em cavernas no Egito, são iluminadas para que o povo se veja e todos fiquem na luz!

  19. O fato é que está passando de um modismo. Veja que estas igrejas tem associado o preto e o ROXO. Elas estão sinalizando um alinhamento de ecumenismo mistico ou algo ainda mais perigoso.

  20. Mas a igreja assim como os crentes têm que ser diferentes do Mundo. Se a igreja é igual ao bar e ao teatro onde estará a diferença? infelizmente a igreja imita ao mundo para ganhar mais fieis $$$ sem se preocupar com a Salvação verdadeira!
    Muitos estão sendo enganados por falsos profetas…

  21. Muito boa explicação!, e vejo que, os que não concordam não tem sabedoria para argumentar.
    Assim como alguns aqui, também tive minha igreja pintada de preto, e fechei meu coração depois disso.
    As ministrações também mudaram, estão voltadas para teoria da prosperidade e egocêntricas.
    Já visitei outras igrejas com a cor preta também e não concordo com o som alto demais, louvor na escuridão, palavra na penumbra.
    *Se voltássemos à Jesus, bastaria a palavra Dele para atrair mais pessoas e não artefatos mundanos.*
    Não duvido que há pregadores da palavra nessas igrejas, mas o hábito cria crenças e dificultado a mudança no decorrer de anos.
    Sobre outro comentário, sim a salvação é individual, mas o cristão deveria não ser individualista, deveria pensar na salvação do outro também, e não como foi falado….
    Deus o abençoe!

    1. Carolynne: Obrigado por sua participação. Não estou no ministério a 55 anos para agradar as pessoas; estou no ministério para agradar a Deus! Essa nova moda é fruto da Nova Era, pelas seguintes razões: 1. Impede a comunhão entre os irmãos que não conseguem se ver nos cultos; 2. Lança o foco sobre os líderes do púlpito e não sobre Cristo e sua cruz. 3. A igreja é luz e não trevas!

      1. Com certeza, pastor! Concordo! A igreja é luz é não trevas. E sabe onde está a igreja de Cristo? Em mim, no senhor, no irmão que está lendo esse comentário. A igreja não é o templo que eu vou, que por mim pode ser preto, branco, com teto, sem teto… a igreja sou eu em Cristo.

        Que a paz do Senhor esteja contigo!

  22. Que matéria que Deus continue usando a sua vida, amado mestre eu fiz está pergunta para mim hoje dia 07/08/19 vindo para o trabalho aqui em Santo André SP, pois no meu caminho passo por 2 igreja que estão pintadas na cor preta.
    E não conseguia entender o porque está escolha, mas através dessa matéria me deu um norte, para procurar um entendimento melhor e pensar um pouco sobre este assunto, para um debate com alguns amigos de estudo biblico.

      1. Muito bem, Pr. A igreja que sou membro tem umas luzes coloridas e durante o louvor, (porque agora não se cantam mais os hinos dos hinarios) jogam uns reflexos em cima da gente, nos nossos rostos, que quase nos cegam. Eu vejo isso como um desrespeito e um modismo diabólico. Tô pensando em mudar de igreja.

  23. Eu estive em um desses templos dia desses,e achei muito exagerado !era preto no teto nas paredes!E não me sentir bem.Fiquei incomoda pois mais parecia boates e etc…que já vi qndo estive no mundo.Mas por fim,concentrei na palavra e consegui absorve o que fui buscar!Mas n me acostumo de jeito nenhum…Sorry !
    Tatiana

  24. Não entendo o motivo da celeuma acerca das cores dos templos, honestamente, isso é discussão frívola e sem nenhum ganho para a igreja. Entendo que aquilo que nos distancia diametralmente da igreja primitiva não seja a cor que utilizamos para o lugar de reuniões -( na realidade nem deveria existir lugar de reuniões de cunho comercial, com nuances empresariais e estruturas onerosas e dispendiosas). Temos mais com o que nos preocuparmos. Como a distância que há entre a leitura e pratica; a tradição que herdamos do catolicismo, com suas liturgias, ordenanças, costumes e crenças, que por seu turno, herdaram do paganismo primitivo; a religiosidade impenetrável e arcaica de nossos ensinos da escritura, formando marionetes, sem senso crítico, sem conteúdo e muito menos espiritualidade; por falar em espiritualidade, essa sim,além de corrompida, é tão distante da verdade quanto perto da fantasia.

    Ademais, querido João de Souza, nossas certezas são tão cheias de rancor por não sermos protagonistas em um tempo em que se alcança pessoas anteriormente não alcançadas; nossa relevância sofre tanto com os modismos ora debatidos, seria por quê nossos próprios modismos foram outros: lembro muito bem o que falavam da teologia da Prosperidade nos idos de 1990: uma heresia, uma pregação demoníaca. Para que após alguns anos os mesmos críticos possam abraçar a referida teologia de bom grado pois ela, afinal das contas, paga as contas ( com o perdão do trocadilho).

    Vejo, nas palavras do apóstolo, ao moço Titus, “Evita, no entanto, todo tipo de questões tolas…” uma previsão do que seria a igreja do Senhor Jesus Cristo nos dias atuais: todos atirando pedras contra todos e o fogo amigo tornou-se a guerra a ser vencida. A unidade da igreja precisa ser ativada. Unidade não é sinônimo de concordância, mas de vínculo, e este no Espírito.

    Contudo, mesmo a sua opinião apurada e minuciosa acerca das cores dos chamados templos ( isso sim deveria ser confrontado) se tona mister para promover a busca pela verdade de Deus, acima de qualquer coisa.

    Paz de Cristo

  25. Glória a Deus por isto, vejo nesse texto tudo o que tenho pensado, falado, e combatido, na rádio, nos púlpitos e inclusive em nossa igreja, concordo com você em gênero, número e grau, o evangelho pregado e ensinado dos nossos dias tem sido outro evangelho, egocêntrico, similar e pobre, não o poder de Deus para salvar, são homens mais dependentes das mídias e de si mesmo do que do Espírito Santo, espero que acordem desse sono enquanto é dia, antes que as trevas os domine de vez, que Jesus a luz do mundo seja o centro de nossas igrejas, abraço. Pr. Eliel Santos, PIB do Feitosa, Maceió, AL.

  26. Evita, no entanto, todo tipo de questões tolas…”
    o Primeiro texto que li do pastor até gostei … sobre espíritos enganadores.
    Mas o mesmo testo sobre espíritos enganadores me abriu os olhos sobre o testo acima…

  27. li seu o artigo sobre espíritos enganadores, foi esclarecedor, entendi que se conhece os enganadores pelos seus frutos( … se conhece os profetas pelo seu fruto). naquele artigo vc fala mal de pastores, para exemplificar toda a sua narração. neste artigo vc fala mal de igrejas que são pintadas de preto.
    Ao invés de pregar a palavra vc fala mal… isso são seus frutos????
    Frequento igreja pintada de preto, sou abençoada ali, e aprendo muito com a palavra pregada!!!! ja frequentei igrejas pintadas com pombas rios… e ficava vagando na pregação olhando para as pombas pintadas no altar. E nem por isso acho que as pessoas que frequentam aquela igreja não serão salvas.
    Nem todos se sentem bem em igrejas de luz branquinhas e iluminadas e nem todos se semtem bem em igrejas pintadas de preto.
    Como vc consegue pregar em igreja pintada de preto, não seria hipocrisia???

  28. Excelente análise acerca da captura de segmentos evangélicos desnutridos das Escrituras pelo fascínio enganoso do espírito deste século.

  29. Achei interessante o tema. Há 3 meses estive numa excelente igreja, assim toda escura e falei para meu marido: “eu sinto falta de luz, não me sinto bem nesse ambiente escuro..”
    Achei que era algo só meu…rsrsrs
    Gostei da sua percepção. Obrigada por partilhar aqui.
    Abraço

  30. sua intenção é ótima. e tem boas razões para ser contra o preto nas igrejas tendo em vista a Igreja de Cristo ser constantemente bombardeada com heresias que ferem a sã doutrina. no entanto, pastor, sua generalização é criminosa. Conheço igrejas de preto que se encaixam na ideia do senhor ter de voltar atrás.
    A questão é que o senhor comete os mesmos erros de quem pinta a igreja de preto. televisão não é do diabo, internet não é do diabo e preto não é do Diabo. Bom, na verdade, o Evangelho de Cristo não tem cor, embora o vermelho do sangue do mestre seja marcante. Pastor, o escuro é tão nítido quanto o claro para Deus. são a mesma coisa.
    Deus o abençoe, e que jamais venham adulterar os princípios eternos, inegociáveis e imutáveis de Deus.
    Em Cristo, Sem. J.Alan.

  31. Usar uma cor preta como subterfúgio para para prender a atenção
    no que diz respeito em quem esta trazendo a palavra ou uma canção em sima de um púlpito????
    O ideal é prender a atenção pela unção da canção e da palavra, o que esta cada vez
    mais dificil hoge em dia.

  32. Boa tarde
    Na minha cidade a maioria das igrejas estão sendo pintadas de preto também, e eu estranhei e comecei a procurar sobre, porque está pergunta estava me incomodando demais! Será que é de Deus, me lembra treva, não sei se isso é certo!
    Li esse texto ontem e concordei, porém hoje abri a Bíblia e entendi como uma resposta…
    Um trecho de salmos 139: 12 diz “as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”

  33. Enfim, o que importa não é a coe da igreja e sim se a palavra não fere as escrituras, se há salvação, libertação transformação. Não cabe a nós julgar se é certo ou errado, todas as cores foram criadas por Deus. Precisamos ficar atentos por que o objetivo do inimigo é este: criar divisões entre o povo de Deus, não importa a cor da sua parede quem escolherá a sua noiva é unicamente Jesus.

  34. Prefiro igrejas brancas.
    Sem falar que essas igrejas contemporâneas a maioria são bem liberais, com coisas que na minha opinião não convém que um Cristão faça. Por exemplo tatuagem, calça muito rasgada, escutar funk gospel, falar gírias, cheirar Bíblia como se fosse droga, um exemplo de irreverência a palavra a de Deus…
    Não gosto de julgar ninguém mas está na Bíblia que tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém e que temos que ser sal da terra e luz do mundo. Devemos ser diferentes, devemos por sabor na vida de outras pessoas, devemos ser pessoas conduzidas pelo Espírito Santo!

  35. Cada um tem sua opinião e discordo do pastor nesse caso!
    Não vejo sinal de santidade ou qualquer “demonizacão” em tipo de pintura ou arquitetura etc. Acredito que vivemos em uma época tecnológica onde a maioria das pessoa estão a maior parte do seu tempo mas redes sociais etc… e as igrejas tem investido nesse público.
    Já fui em várias igrejas que tinham a pintura escura e senti a presença de Deus. A cor da igreja não interfere na minha adoração. Tudo é uma questão de cultura e tbm gosto. Tem gente que não gosta da cor branco tbm!
    Talvez seja por isso que muitas igrejas tradicionais estão morrendo… pq os seus membros não se renovam e tbm a mentalidade de seus pastores. Tem muita igreja velha como seus membros e com portas fechadas para os jovens. Acho que se Jesus tivesse uma igreja hoje na terra ele pintaria o altar de preto tbm, porque ele sempre quebrou paradigmas.

    Agora se tem igreja que ainda distribui hinarios para os irmãos louvarem, glória a Deus por isso, mas não podemos repudiar aquelas que desenvolveram uma visão mais moderna e usam telões de Led, iluminação etc.

    Dou minha opinião com todo respeito a opinião de todos!

    1. Vc foi o primeiro que deu opinião contrária sem agredir o pastor. Endenti seu ponto de vista, mas, pelo que li, Cristo só vai voltar como Leão, oque ele tinha pra ensinar já tá aí.
      Estava procurando no Google porque os cantores (gospel)estão sempre de preto nos vídeos do YouTube, nunca fui nesse tipo de igreja, só queria entender. Quando pergunto ou a pessoa fica ofendida ou diz que é obra do capiroto.
      Achei só esse texto falando sobre o assunto, acabei lendo os comentários….
      Ficou uma dúvida, os cantos gregorianos são muito antigos e continuam atraindo jovens, por que será?
      A peleja tá formada!

      1. Minha irmã. Quando postamos temas como esse, ouvimos todo tipo de comentários. Meus sobrinhos que são pastores também pintaram seus templos de preto.É uma questão deles. Eu ainda prefiro a luz. O fato de uma pessoa dizer que gostou do templo preto, não é verdade: Ela gostou do estilo de culto que satisfez seu estilo e seu egoísmo.

  36. Eu fui na minha cidade na tal falada igreja preta em um domingo. Resultado ? Fui lá mais outras vezes e mal posso esperar pelo próximo culto.
    Tire suas próprias conclusões.
    Na chegada da porta da igreja havia cartazes de boas vindas e pessoas abraçando e cumprimentando todos que entravam. Durante o louvor algumas luzes eram apagadas e o som não eram alto como dizem por aí , estava de bom grado, até a bateria ficava dentro de uma cabine.

    Quando louvor acabou as demais luzes foram acessas ,foram pedidos as ofertas e dízimos sem insistência como algumas igrejas fazem, outro louvor . Então abençoaram os dízimos e ofertas .
    o pastor veio com a palavra e o tempo todo pedindo para interagir com o irmão ao lado ao de traz ao da frente, dizendo para o que a palrava de Deus dizia. Também foi ensinado que temos quer união , foi quando o pastor disse : olhe para o lado e diga ao seu irmão : cole em mim.

    Ao fim do culto o pastor pedir que a gnt abrace no mínimo umas 200 pessoas antes de sair . Sinceramente eu gostei muito .

    Sabe pq ? Pq eu fui parar orar louvar buscar a Deus e nada ali me atrapalhou me distanciou. E além do mais , a igreja preta que eu fui, descobrir que faz trabalhos reunindo membros para ir em hospitais, nas ruas orar e levar sopa para que mora nas ruas entre outros trabalhos muito bacanas.

  37. “… Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores…” Mateus 7:15
    Artificios para enganar , manipular , fazer lavagem cerebral , diminuir o nivel de consciência dos fieis e os tornar manipuláveis.
    Lê a biblia gente , não se deixem levar pelos lobos .

  38. Acredito que algumas “quadradices” devem ser eternas, principalmente em se tratando de Igrejas.
    Hoje, vivo um conflito grande por estar frequentando uma igreja que tem esse estilo “contemporâneo”… ainda estou tentando enxergar alguma coisa, mas está muito escuro pra eu ver…

  39. Penso eu que o Diabo não tem nada, nada, nada ……Tudo foi criado pelo Senhor nosso Deus para Ele, através Dele e principalmente para gloria de Dele , O rock já foi do diabo, o samba então(com “pintada”de racismo tradicionalmente vindo das igrejas oriundas de nossos irmão missionários norte americanos). Agora se cor preta fazia jus ao ocultismo, a bruxaria, ao satanismo etc… Pois bem agora não faz mais, ela é de JESUS e consequentemente da Igreja! O diabo só usa o que a Igreja entrega a ele, Sai espirito de Milca, vai com sua infertilidade lá pro inverno! Já não basta o Arco-iris simbolo da aliança de Deus com o planeta, com eco-sistema e hoje é vituperado em todo o mundo por esta corja de infiéis sodomitas da gamorra!!

  40. Penso eu que o Diabo não tem nada, nada, nada ……Tudo foi criado pelo Senhor nosso Deus para Ele, através Dele e principalmente para gloria de Dele , O rock já foi do diabo, o samba então(com “pintada”de racismo tradicionalmente vindo das igrejas oriundas de nossos irmão missionários norte americanos). Agora se cor preta fazia jus ao ocultismo, a bruxaria, ao satanismo etc… Pois bem agora não faz mais, ela é de JESUS e consequentemente da Igreja! O diabo só usa o que a Igreja entrega a ele, Sai espirito de Mical, vai com sua infertilidade lá pro inverno! Já não basta o Arco-iris simbolo da aliança de Deus com o planeta, com eco-sistema e hoje é vituperado em todo o mundo por esta corja de infiéis sodomitas da gomorra!!

    1. Com todo respeito, o irmão não leu todo o artigo! Porque não tem nada a ver com cultura, como é o caso da música nem do mundo das artes, mas da influência direta na vida de comunhão dos irmãos que não conseguem mais se ver nas reuniões da igreja e onde o holofote não é mais sobre Cristo e sim, sobre os que estão na plataforma!

  41. Pr. Joãozinho, que prazer reencontrá-lo, ao menos nas letras desse artigo tão lúcido e sensato.

    Você, obviamente, não vai se lembrar de mim. Hoje, sou bispo anglicano emérito, mas nos idos de 1980-81, era pastor de jovens na Igreja de Nova Vida de São Paulo (Rua da Palmeiras), sendo titular o pastor Eglai Coutinho, de saudosa memória.

    Você esteve lá uma vez pregando para os meus jovens. Foi uma bênção, pois naquela época você era um inovador e a nossa igreja fazia parte do movimento de inovação que grassava pelo Brasil. Tínhamos tudo a ver.

    Agora, acabo de ler o seu texto sobre as igrejas pretas no qual você traduz exatamente o que penso a respeito. Obrigado por ter escrito. Peço a sua autorização para publicá-lo no meu blog “Além da Letra’.

    Que bom saber que você está bem e atuante depois de tantos anos. Deus o abençoe, meu irmão, e lhe dê muito êxito ainda no seu ministério.

    José Moreno
    WhatsApp: 19.98206-4577

  42. Aqui na nossa igreja, pintaram de preto, foi me falado que faz parte da neurolinguistica, estou indignado. Ao meu ver estão invalidando , sacrifício de Cristo,

  43. Acredito que não deveríamos estar tão incomodados com as cores e sim com a nossa adoração, com nosso testemunho, com o ide. Quando vamos para a igreja e começamos a julgar se a parede é preta então abrimos brecha para começarmos a condenar tudo que é preto também….se o templo branco é de Cristo e o preto não é então o candoblezeiro e pai de santo que se veste só de branco é de Cristo e o Pastor que vai de terno preto pra igreja não é… Vocês tão entendendo o quão incoerente é esse julgamento das igrejas só por conta de cor de parede? Já fui em várias igrejas tradicionais que só tinha discórdia como também já fui em igrejas com paredes escuras que fielmente senti a presença de Deus, além de ver Deus operar grandemente, através da palavra, dos louvores. Não vamos julgar uma igreja pela cor da fachada ou da parede, na verdade não deveríamos nem julgar, pois não somos santos como Cristo foi. Então vamos amar mais, vamos nos doar mais pelo evangelho e vamos para a igreja com o único propósito de adorar ao Senhor dos Exercitos, ao invés de ir já com um conceito negativo pré-definido só porque a igreja tem a parede preta. Amém.

  44. Aonde está na palavra do senhor, na bíblia sagrada, algum ensinamento sobre a cor da igreja? Se qualquer cor que seja, não tem mais poder do que o sangue do cordeiro, realmente deus liga pra cor da igreja? pra cor da sua roupa? se vc tem tatuagens ou não? se sua camisa é colorida ou sua calça é colada? jesus busca verdadeiros adoradores, Jesus vive em nosso coração, não em nosso corpo carnal, abandonem esse costume de HOMENS, fuja da religiosidade. Mas beba da água da vida, busque conhecimento na fonte que é a palavra do senhor, não em que homens falam. Yeshua Reina Aqui

  45. Graça e paz, olha sou da ibab e a igreja relativamente pintada de preto, mas tem iluminação, a palavra que ouço lá através do ptr Ed rene, não se escuta em qualquer lugar, não bate na tecla dinheiro, e la só ensina como ser parecido com JESUS, confesso que estranhei no começo, mas se trata de uma igreja com mais de 1000 lugares e acho que funciona bem luzes apontadas para o pulpito na hora da palavra, por não causar distrações, um abraço a todos e fiquem com DEUS.

  46. Achei muito importante o seu artigo para pensarmos a respeito dessa motivação.
    Não achei estudos científicos sobre esta matéria.
    Se for fazer algum trabalho de mestrado e pesquisar igrejas de fundo preto, gostaria que viesse conhecer a igreja que frequento, é muito diferente da descrita pelo irmão em seu artigo. Só guarda similaridade com as paredes pretas.
    Sou da Igreja Batista Capital em Brasília.
    Abraço

  47. Venho aqui desafiar qualquer pessoa, pra fazer uma experiência.
    1° pinte seu quarto todo de Preto, paredes, teto e piso.
    2° fique por um mês na cor preta
    3° depois pinte todo de branco
    4° fique por um mês na cor branca
    5° relate, como foi viver na cor preta e na cor branca.
    Assim vc terá uma idéia de como a cor vai te influenciar.

  48. Cada Uma! E faço a mesma pergunta!
    Querem explicação científica porque pintar a igreja de preto!
    Eu pergunto porque não pintar?
    Ou Deus escolhe aonde está pela cor?
    Tem muita igreja colorida por aí! Que só pensa e arrancar dinheiro dos fiéis para tomar banho em banheira de Ouro!
    Isso é religiosidade!
    O foco tem que ser Jesus! Não a cor da igreja! Pastor não salva ninguém, padre não salva ninguém ! Muito menos predio! Templo o que for! Quem salva e nosso senhor ! O resto é religiosidade!

  49. A Igreja de Cristo, somos nós. Cada um de nós somos membros de um ao corpo. Somos a noiva de Cristo, a Igreja, que Ele vem buscar. Não importa, se a Igreja é preta, azul, ou amarela, o que importa é o que existe no coração de cada um. O que importa, é adoramos ao Senhor em espírito e em verdade. Em diversos lugares do mundo, as igrejas são subterrâneas, por conta da perseguição que existe. Na igreja primitiva, Paulo pregava em casas, ligares abertos, quando existiam duas ou mais pessoas, ali Jesus estaria. Portanto, caro amigo, Deus não vê como o homem vê, Ele olha para o coração. Na mesma medida se julgar, seremos julgados. Ninguém conhece o coração de ninguém. Precisamos ser mais “igreja”, ser maduros na fé, e menos religiosos. Jesus vem buscar uma igreja sadia!

  50. Graça e paz, pastor.
    Obrigada por este texto. Muito sensato, mesmo se eu discordasse do senhor teria notado a educação com que escreveu tais palavras. Mas eu concordo e entendo a sua inconformação, também fico perplexa.
    No atual momento estou frequentando uma igreja que aderiu a esta nova moda, e eu já entrei em outras igrejas mais “pretas” que a atual em que estou (digo, totalmente pintadas). E, pastor, apesar de eu ser jovem, isto não entra em meu coração. A verdade é que a sensação que se tem dentro de um local assim não é boa.

    A primeira vez em que entrei em uma igreja preta foi quando eu estava em um período de tristeza, e o local não colaborava. Aquela escuridão parece que enaltece os maus sentimentos, quando estes estão aguçados.
    Pela graça do Senhor Jesus este período passou e hoje estou ótima, graças a Deus, todavia, ainda quando entro em um local assim (embora eu esteja bem), sinto que não condiz com o que estou fazendo ali (que é buscar e cultuar ao Senhor). O argumento destes pastores contemporâneos pode ser que “a luz é Cristo, e não o local”, mas seria bom que eles tivessem o mínimo de empatia com as pessoas que ainda estão conhecendo a Luz de Cristo, e já iluminassem a vida delas através de um local claro e que represente a paz do Senhor, o bom Pastor.

    Enfim…eu estou em um momento em que preciso decidir se permanecerei na denominação que estou ou não. E isto não é apenas pela cor, mas porque o Evangelho que eles estão vivendo está com o fermento dos fariseus.

    Como o senhor comentou, pastor…eles não apenas mudaram a cor das igrejas, como estão tentando ”mudar a cor” do Evangelho, e eu tenho testemunhado isto e me inconformado.

    E pastor, o senhor não acrescentou aqui, mas pesquise de onde veio a origem de pintar “uma igreja” de preto. Pesquise sobre Anton LaVey.

    Não podemos imitar o mundo.

    Deus abençoe sua vida, pastor.

  51. No meu tempo quem usava Preto em tudo era gótico, dark, satanista, magia negra, luto… Não cristão! E óbvio que tem uma mensagem subliminar de esfera espiritual subentendida nessa “tendência de moda” da igreja contemporânea. Agora em 2020, em meio a pandemia as coisas começam a se esclarecer. Misericórdia senhor!

  52. Concordo plenamente com a postagem. Estão levando os templos para um “inocente” novo padrão. Isso não é normal, e com certeza, isso tem tirado Deus do foco e posto o homem em lugar do Senhor. Temos sim, que tomarmos cuidado com tudo que envolve a obra de Deus e isso inclui até a cor que se pinta o casa que se diz casa de Deus!

  53. Nunca vi até hoje um relatório tão contundente, tão coerente quanto a esse artigo escrito pelo homem de Deus. Que o eterno siga abençoado sua vida Amado pastor. Compartilhei em todas as minhas redes sociais e está repercutindo muito em todos os sentidos..

  54. Pastor, tenho algumas perguntas. Se o dia é paz e a noite é treva, então deveríamos subir ao monte somente de dia? Orar somente de dia? Participar dos cultos somente de dia? Vejo irmãos na igreja vestidos de vermelho, preto, azul escuro, etc, enquanto na macumba estão todos de branco, deveríamos ir pra macumba então? A maioria dos centros espíritas têm paredes brancas ou claras, certo são eles? Até o ato de apagar as luzes para cantar parabéns está errado por essa lógica. Coloquei aqui alguns questionamentos para refletirmos se não estamos nos importando muito com a estética ao invés de nos importar mais com a palavra que está sendo pregada e tantas pessoas sendo salvas. E digo isso para os dois lados da moeda, tanto para as igrejas pretas quanto para as igrejas brancas.

    Gostaria de deixar um versículo para reflexão: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias” 1 Coríntios 1:27

    Paz.

  55. Com certeza, pastor! Concordo! A igreja é luz é não trevas. E sabe onde está a igreja de Cristo? Em mim, no senhor, no irmão que está lendo esse comentário. A igreja não é o templo que eu vou, que por mim pode ser preto, branco, com teto, sem teto… a igreja sou eu em Cristo.

    Que a paz do Senhor esteja contigo!

  56. Paz do Senhor Pastor. Também não tenho comunhão com essa nova onda evengélica, templos pretos, púlpitos viraram palcos, o egocentrismo em alta. A igreja não precisa moldar-se ao mundo, mas sim ser moldada pela e ser sal e luz influenciando a todos que a cercam. Pr.Luiz

  57. Bom dia queridos irmãos.

    O principal motivo no meu entendimento é o conforto visual que traz a quem está cultuando, o preto lhe traz conforto, evitando a fadiga, as cores sejam quentes ou frias, nos trazem fadiga e vontade que acabe logo.
    Além dos benefícios já citados, como menos poluição visual, melhora a qualidade da gravação etc…

  58. Igreja preta ,q eu saiba,não tem nafa de Deus! Desde a história da primeira igreja,nunca precisou ser preta,o fto é que Deus ,o verdadeiro evangelho deixou de ser a prioridade nessas,muitos estão indo pro inferno achando que é o caminho do CÉU,o povo é tão sem noção que nem sabecque é o homem que inventou essa porcaria decpintar de preto as igrejas,estão invertendo tudo,o lado do diabo e tudo branco e dos evangélicos estão ficando preto,td sem noção!! Quem tem que aparecer nos cultos é Cristo e focado nele não precisa pintar igrejas por dentro,estão td fora da palavra!! Cambada de sem noção!! Vai la pintar a Assembleia do Belem,Madureira,Congregação Cristã,e outras grandes de preto pra ver!! Chega com essa heresia lá e vê se aceitam!!

  59. OLá a todos, a Paz do Senhor!

    Estou enganado ou o a1utor, Pr. João é seletivo ao escolher que comentários responder? Não cheguei a ler todos por serem muitos, mas vi ótimas argumentações contrárias ao artigo. Porém, não mereceram resposta.

    Por que? E nem tente usar a incapacidade de responder a todos, porque este não deve ser o caso pois respondeu muitas opiniões favoráveis (e até contrárias).

    Trevas na bíblia refere-se ao pecado e afastamento de Deus ou a cor disto ou aquilo?

  60. Chegará um tempo em que o pregador será um mero apresentador de uma proposta, sentado em um banquinho, tocando músicas fúteis em um violão brilhoso, as luzes o iluminando etc….os cultos e púlpitos ficarão esquecidos e serão transformado em um evento, será apenas um show tipo de barzinho e violão, mas gospel.
    Ah…esse tempo chegou.

  61. Parabéns Pr João, o senhor disse toda a verdade, quando li a matéria exposta, parecia que eu mesmo estava escrevendo, pois vejo e penso da mesma maneira. Nada mais a dizer a não ser parabéns mais uma vez. Deus continue te abençoando.

  62. Paz do Senhor, o texto está incrível e muito bem fundamentado.
    É praticamente aquilo que tenho pensado. Quando era pequeno os meus pais iam a uma igreja grande, existiram grandes mudanças quer a nível de doutrina, como coisas completamente fora da palavra de Deus. Uma das coisas que essa igreja tb mudou foi o ambiente e claro as paredes pintadas de preto.
    As coisas correram, com os desvios na doutrina os meus pais tiveram a iniciativa de sair, e cresci na igreja onde estou atualmente. A igreja anterior caiu uns anos mais tarde com grandes problemas e dívidas, infelizmente grandes problemas a vários níveis.
    À cerca de dois anos decidiram por o fundo preto na igreja que congrego, sem o consentimento dos membros, mas foi aceite na generalidade. Quando fui surpreendido a colocarem as paredes de preto fiquei em pânico, senti dor, tristeza porque associava aos acontecimentos do passado. Começaram tb a alterar alguns aspetos da doutrina, no entanto ainda aplicam a Bíblia, e pelo menos o Pastor prega a palavra como está escrito.
    Não gosto ver a igreja onde pertenço desta forma, mas tive que aceitar, tenho orado mais, agora, e deixei de argumentar ou lutar para mudar. Gosto da igreja com cores claras e parece-me mais agradável, mesmo quando estamos em casa a receber pessoas por norma é na sala de estar, locais bem iluminados e tons claros agradáveis.

    Há uns meses creio que o Senhor falou ao meu coração, para não me perder tempo com estas coisas, com discussões inúteis que não resolveram nada, não consegui mudar nada das alterações na igreja onde estou. Estava a perder muito tempo com discussões e o Senhor me disse que está prestes a chegar.

    Que o Senhor nos ajude a ter o foco no Reino nestes tempos de escuridão.

    1. Agora me
      explica, porque em rituais de
      candomblé usam branco e flores?

      Realmente um cristão buscar buscar uma explicação científica é bem atípico certo? Frequento uma igreja que sim a sala do culto é preta, no entanto, me conecto bem
      com muitas pessoas,me sinto em casa desde a recepção até o final do culto,no final o pastor vai na igreja cumprimentar e conversar com todos, ahhh e não tem nada disso de
      roupa justa nos
      louvores 😂😂 quem vai pra adorar nem repara isso, e geralmente as igrejas que usam preto no
      culto é sim para não distrairmos o foco é Deus, e a maioria possuem células, impossível se sentir sozinho lá, na próxima vez faça sua pesquisa baseada nos frequentadores dessas igrejas e não em cientistas que na maioria nem em Deus acreditam,agora me explique a cor branca que os adoradores de espíritos e orixás usam? Isso é luz e não estar em trevas ?

      Perdão pelas palavras mas esse é meu testemunho dentro de uma igreja que usa a cor preta.

      Graça a Paz e muita luz em seu coração 🙏🏼.

  63. Sou cristão, nascido e criado em lar evangélico, mas minha conversão se deu verdadeiramente aos 30 anos. Vivi dentro dos templos pintados de branco, amarelo, azul, marfim,… E neles, vi muitos, entre eles pastores, e inclusive eu, quando não era convertido, se vangloriar pelas coisas que fazia. Vi muitos ferirem e muitos saírem feridos. Mas vi poucos vivendo e testemunhando verdadeiramente do amor de Deus. Tudo isso em templos que não eram pintados de preto.
    Que a cor Negra é citada para simbolizar escuridão, isso é fato. Mas a cor branca é usada para simbolizar espiritismo; a vermelha para simbolizar paixão, e quando o mundo se refere a sexo, tá lá o vermelho; o movimento gay usa um arco íris com várias cores. Vamos deixar então de usar preto, vermelho, branco as cores do movimento gay,…. Enfim, vamos tecer nossas roupas de tecido cru né?
    Por favor, vamos deixar de ser hipócritas!! Afinal, qual foi a cor que satanás criou? Por favor, deixem de perseguir seu próprio povo!!

    1. Showww de resposta concordo total com você.O movimento LGBT e tudo + usam as cores do arco íris que o símbolo de aliança entre Deus e se povo e distorceram em prol do movimento deles.

      A cor da Igreja é irrelevante, relevante é se lá é pregado o que esta na Biblia isso é fato.

  64. Achei de grande importância essa explicação, Deus te abençoe sempre e traga sempre essas explicações a luz da palavra de Deus.

  65. Gente, eu tbm já me perguntei isso.
    Porem cheguei a conclusão que cor é o de menos. O importante são vidas, almas salvas.
    Então para de perder tempo e ganhe ao menos 1 vida pra Jesus.
    Pessoas precisam ser resgatadas das trevas. Cor, na minha opinião, é só distração.

  66. Corretíssimo, Pastor João. Vivemos tempos sombrios… Como a igreja se amolda ao mundo (infelizmente), estamos entrando na Geração Igreja Sombria. A cromoterapia ou a crítica à policromia são apenas escusas. Ventres preguiçosos buscam técnicas que ajudem a diminuir o “trabalho”… Triste fim para a igreja de Cristo.

  67. Perfeito seu artigo.
    Mateus 5
    14Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. 15Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa.

  68. KKKKKKKK mas gente oq é isso??? É apenas uma cor, que mania de problematizar tudo. Na época de Jesus os templos nem tinta tinham, fora quando a igreja era perseguida e se reuniam em porões. Menos galera!! Quem sabe vcs estão só olhando no externo e não indo somente para cultuar a Cristo também, reflitam!!

  69. Concordo plenamente com o pastor,eu particularmente não entro enquanto estiverem usando essa cor no altar ,isso é um absurdo, Deus é luz e não trevas ,deixem eles,quando se deren por sim,vai ver onde estão!!

  70. Essa é a moda do momento, copiada das igrejas dos Estados Unidos, lá as igrejas estão virando boate e casas noturnas, vivemos um tempo em que está se deixando de lado a Doutrina da Palavra de Deus (bíblia), oração e o jejum, o diabo tem entrado nas igrejas sorrateiramente, hoje é uma parede pintada de preto, ou um púlpito feito de latão preto, NÃO TEM NADA A VER, amanhã é uma bebidinha sem álcool, e por aí se vai até perdermos a nossa identidade.

  71. Eu acho que tem muito a ver com uma tendência da arquitetura no estilo “industrial”, que está em alta. Muitas barbearias, cafés, bistrôs hoje trazem essa tendência, ambientes internos em cinza escuro, azul escuro e o preto, mas sou da opinião de que para igrejas esses conceitos não deveriam ser aplicáveis. “Ah, mas é viável para atrair os jovens!” Ok, mas o jovens precisam aprender a abrir mão do eu, negar a si mesmo e não que a Igreja venha se adaptar aos padrões seculares.

    “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

    Romanos 12:2

  72. Sim, Jesus veio nos salvar e nos tirar das trevas, estávamos cegos, na escuridão e Ele nos libertou.
    Como podem fazer isso com o altar de Deus. Na verdade se tornou o altar do homem.
    Mas como já sabemos, os que buscam a verdade na Palavra de Deus, que nos finais dos tempos essas coisas iriam acontecer, tirar Cristo do centro e colocar o homem, se não se abreviassem os dias nem os escolhidos seriam salvos. Vivemos dias maus. Ninguem precisou me falar que a igreja preta era estranha, que tinha algo errado, logo o Espirito Santo de Deus me incomodou e também fui pesquisar o que estava acontecendo. Grata a Deus por ter aberto meus olhos a tempo de não ser enganada com essa moda de satanás.

  73. Bem, acredito no respeito dentro das diferenças de pensamento.
    Respeito seu pensamento e de muitas pessoas aqui, mas para mim tanto faz se a igreja esta pintada de preto, branco, amarelo, verde …… Não existe embasamento bíblico pr este pensamento. Não considero que a cor de uma parede pode impedir ou influênciar pr que a glória e a presença de Deus se manifeste.
    Todos os argumentos aqui, não me fazem mudar de idéia.

    Creio no seguinte; o pecado de qualquer espécie, a incredulidade, etc… isto nos afasta de Deus, isto impede Deus se manifestar nos cultos.
    Se a cor preta remetesse a algo maligno, não poderíamos usar roupa preta, bolsa, sapato preto, etc …. Porque mal é mal e ponto!
    Não vejo embasamento bíblico pr estarmos contra pintar a parede dos templos de preto.

    Isto não é um ataque a quem pensa diferente, só é minha opinião!

  74. Não concordo com igrejas pretas, como sinto falta da igreja que congrego. Ela era bem iluminada dava até gosto de entrar e comprimentar os irmãos, hoje entro uma escuridão que até para achar cadeira para sentar e ruim e para ler a Bíblia nem se fala que hoje não se lê mais dentro da igreja. Acho que satanás está e gostando e os líderes das igrejas não estão vendo isso. Muito triste nossa realidade acho que Deus nãos está se alegrando com nada disso. Pro muito para que Deus de o entendimento e que as igrejas venham ser luz igual na palavra

  75. Muito interesse esse texto. Recentemente me peguei pensando nisso justamente em uma situação que o Pastor mencionou em seu texto, de estar dentro da igreja, mas não conseguir ler a Bíblia pq estava muito escuro. Pensei cmg “qual o sentido disso?”, “Como estou na igreja, mas não consigo ler a Bíblia?”

    Paredes pretas e barris, tem servido mais para um satisfação própria e um estilo de pregação voltado para um show/apresentação, do que realmente uma REAL transformação.

    Frequento igrejas nesses estilo, nossa própria sala dos jovens aqui tem uma parede preta e as vezes usamos barris…mas a pergunta é PORQUE nós usamos/fazemos isso? Qual o sentido? Saber o “porquê” e “para que” é importante nessas situações.

    Vale a reflexão!

  76. Bom dia! Não deixo de ir a igreja por este motivo da escuridão desagradável ( não gosto). A luz se acende algumas vezes para devolução dos dízimos e ofertas. Qdo citado versículos bíblicos,não lê a Bíblia de papel por ser escuro. Acaba-se recorrendo ao celular. Ou algumas vezes no telão se aparecer. Concordo que Jesus é a Luz. Por isso procuro só focar NELE. Se não, deixarei de ir ao templo.
    Sua explanação é boa e vejo que deve ser pensada. Amen.

  77. A paz do senhor pastor. Realmente nossos irmãos tem se perdido no caminho, inovando coisas que são principios , base para uma vida de santidade onde não há arrependimento , mudança de vida ,a questão é que o homem quer fazer o que quer e com certeza essa não é uma igreja que vai Subir ,vale ressaltar que quando Salomão construiu o Templo ele com diligência fez exatamente do jeito que Davi deixou escrito porque foi do jeito que Deus ordenou, ele não fez nenhuma mudança. Para resumir a Glória de Deus só aparece quando fazemos do jeito Dele, e essa geração na verdade não conhece a Deus e os crentes velhos que deveria ensinar entrou pelo caminho do pecado e do engano por isso que o acerto de contas vai começar pelo altar ,mais Graças a Deus que existe os remanescente, Deus abençoe a sua vida.

  78. Jesus fala na palavra que não podemos colocar uma vela debaixo de um cesto que ninguém vai ver a luz… (o que ele se refere que o evangelho não pode ficar escondido, pois é luz no meio das trevas. Como a igreja está inserida de divulgar o evangelho a luz ajuda na evangelização pois as pessoas podem se ver e sentir seguras. Possuo perda visual, sofro em ambiente escuros, certamente estas igrejas não tem acessibilidade para deficientes visuais e idosos, como que fica? É só para jovens que enxergam bem e gostam da penumbra? Sugiro que no momento do louvor usem o recurso de escuridão para melhorar as filmagem e focar no pastor pregando, mas quando terminar estas liberem a luz e pelo amor de Deus parem de pintar todas as paredes de preto…

  79. Bom dia a todos os irmãos. Graça e paz. Eu acredito que primeiramente temos que parar de procurar explicação para isso ou aquilo que não é bíblico,pois os pensamentos de Deus são muito maiores que o nosso,e o que Ele deseja de nós já me sinto suficiente biblicamente. Colossenses 3 deixa bem claro que tudo deve ser feito para honra e glória de Deus. E nós homens ficamos procurando motivos para nos dividir, envés de nos unirmos como igreja em Cristo. Cada igreja tem suas doutrinas e metodologias,e isso é bom porque uns vão se sentir próximos de Deus em uma e outros em outra. Imaginem se só tivéssemos A igreja católica até hoje? Deus deseja a unidade da diversidade, é por isso que não vivemos o avivamento, porque não somos unidos em Cristo, como os mundanos são unidos para perdição. Vamos desprender de facções e dissensões meus irmãos. Vamos nos unir em amor e boas obras. Deus já nos deu o suficiente para ter uma vida diferente e caridosa,e nós perdemos tempo preocupado com coisas que não satisfazem ninguém além de nós mesmos. Digo por que eu amo todo mundo e fico triste de ver que o foco não é a glória de Deus, mas quem está certo ou errado, sendo que somos todos errados.

  80. Uauuuu! Achei que estava perdida no mundo. E que so eu estava incomodada com as trevas nos pulpitos. Pensei sera que estou envelhecendo e me esqueci de acompanhar as novidades contemporâneas? Mas graças a Deus existem muitos irmãos atentos a essa nova era mundial e que existem pessoas como tu, que investiga e assim nos tras explicações tão plausíveis. Gratidão

  81. Em verdade há dois interesses nesse modismo dos templos pintados na cor preta: o primeiro, arrecadar mais dinheiro advindo de um público de classe média e alta, segundo, obedecer a poderes terrestre e diabólicos para desvirtuar o ambiente dos cultos. Como se pode fluir paz dentro de ambientes escuros, dando-se desculpa de que o mais importante é a pregação da Palavra.

    A Palavra de Deus é clara quando quando se refere a luz em oposição às trevas, estas o ambiente propício para idolatrar demônios. Ou seja, papo furado de templos pintados de preto como nova geração. Jesus advertiu que tomássemos cuidado com os enganadores e falsos líderes religiosos.

  82. Pessoas criticam sem nunca ter entrado no templo, fui criada no evangelho e alienada em uma só doutrina a qual seus usos e costumes eram bem rígidos, cresci na convicção que só aquela doutrina me levaria ao céu. O tempo passou me afastei dos caminhos do senhor e mesmo afastada sentia a necessidade de da meu culto ao senhor e passei a visitar outras e igrejas e vi que algumas igrejas inclusive essa igreja preta tão criticada. Sentir a presença de Deus no louvor, e na administração da palavra (biblia) sentir a presença de Deus fortemente, dei muita glorias e aleluias ao meu criador. pode ser estranho sim um templo preto, mas não tirem suas conclusões baseada em achismo.(Não foi um culto cheios de emocionalíssimo como muitos dizem, foi a presença do senhor daquele lugar.

  83. Nos somos a Igreja de Jesus a presença do Espírito Santo esta em nós, o templo não tem a presença do Espírito Santo se nós não estivermos lá, então chega de conversa fiada e vamos adorar a Jesus em comunhão na igreja . Lembrando que a salvação é individual .

  84. Graça e paz Pastor
    Nasci e fui criado em uma denominação evangélica tradicional , quando pintaram a igreja de preto fiquei muito incomodado, me sentido mal , fiz o que foi me ensinado desde criança orar , orei muito achando que o problema era eu , mas senti no meu coração que deveria mudar de denominação e foi o que fiz eu e minha família esposa e filhos .
    Seu texto muito me ajudou , um homem de Deus com as mesmas ideias que as minhas.
    O senhor disse tudo o que pensava 🙏🏻

  85. A questão aqui não é gostar de um jeito ou não, tenho visto e pensado no sentido das pessoas estarem isoladas, neste ambiente
    Impossível ver quase a pessoa que está do seu lado, pior ainda em ler a sua Bíblia, aliás levar à Bíblia para a igreja? O que isto?
    Não querendo ser ultrapassada, mas pastores modernos por achar que podem fazer diferença não estão enxergando o perigo que a igreja está trazendo psicologicamente a esta geração 😏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*