Sou seu anjo

A Gueyza de Feira de Santana, que fez a revisão do meu livro “O Livro de Ouro do Ministério de Louvor”, me enviou a letra de “sou seu anjo” de Leonardo Gonçalves. Confesso que não conheço este cantor nem jamais o ouvi cantar.

Bem, vamos a análise bíblica:

1. Primeira devo dizer que o português está errado, como na maioria dos cânticos em que se mistura tu com você. Afinal, o autor se dirige a mim como você e de repente muda para tu? Ou é você ou é tu! Veja uma exemplo: “Eu vou ouvir seu chamar serei uma estrela a te guiar”.

2. Este cantor é católico romano? Sim, porque os católicos creem piamente no anjo da guarda. Transferem a autoridade de Jesus para os anjos.

3. A letra não define quem é o anjo. Afinal, Satanás também se manifesta em forma de um anjo de luz, disse Paulo (2 Co 11.14).

4. Apesar de que Deus “envia seus anjos” em nosso socorro, o crente tem que tomar cuidado para testar quando algum anjo aparece e se declara vindo da parte de Deus. Um bom teste, quando um anjo aparecer para você com uma mensagem é perguntar pra ele: “Conte-me como é o seu Senhor. Ele morreu numa cruz? Tem sinal dos cravos nas mãos?”. Se é de Satanás, não confessará o Senhor Jesus Cristo.

5. A letra é inconclusa: De quem o autor quer falar? De Deus e de Cristo? Do anjo do Senhor?

6. “Basta acreditar e sua oração terá poder”, diz o autor. Gente, o poder não está na oração. O poder está em Deus! Mas, esta incompreensão leva as pessoas a dizerem assim: “Pastor, ora por mim, porque o senhor é amigo dele lá em cima”. Ora, não sou mediador. O mediador é Cristo. Qualquer pessoa tem acesso a Deus como eu!

7.  Esta frase me deixou preocupado: “E não importa quem você é, o que importa é sua fé”. Como assim, não importa quem você é? Quer dizer, o cara é satanista, de religião ocultista, mas, se tiver fé é o bastante? Falou uma conclusão ao pensamento.

8. Aqui está o perigo: “Se a esperança toda se for chame o seu anjo, sou seu anjo”. Em lugar algum das Escrituras somos orientados a chamar um anjo. Sempre somos ensinados a orar a Deus para que envie o seu anjo! Veja: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Sl 91.11-12).

Leia o contexto e verá que esta promessa é para “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo”! E, o anjo recebe ordens de Deus a nosso respeito. Agora, “chame seu anjo; eu sou seu anjo”, é antibíblico. Como é que uma pessoa chamará o anjo? Com que nome?

Quando Deus disse a Moisés que não iria com eles pelo caminho e que enviaria o seu anjo, Moisés não aceitou, e responder: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui. E você ainda vai querer um anjo se não sabe se ele é enviado de Deus e que nome tem?

9. “Eu vou ouvir seu chamar serei uma estrela a te guiar”. Além do erro de português misturando tu com você, há que se ter cuidado, porque a expressão aqui é dúbia: Que estrela é essa? A que caiu do céu!

Eis a letra:

 

Sou Seu Anjo

Leonardo Gonçalves

Não existe montanha impossível de escalar
Mas é preciso fé, crê no que não se vê
E não há um mar intransponível pra você
Basta acreditar e sua oração terá poder
E você verá o céu vai se abrir e uma nova manhã vai brilhar pra você
Deixe os temores em minhas mãos eu quero te ajudar

(refrão)
Eu vou ouvir seu chamar serei uma estrela a te guiar
Serei um ombro para chorar serei o seu anjo
E não importa quem você é, o que importa é sua fé.
Se a esperança toda se for
Chame o seu anjo, sou seu anjo.

Eu vi suas lágrimas e te ouvi chorar
Eu vou ficar aqui, o tempo que precisar
Ninguém percebeu sua solidão, mas eu quero te abraçar.
Te fazer sorrir, te dar uma força
E você verá o céu vai se abrir e uma nova manhã vai brilhar pra você
Deixe os temores em minhas mãos eu quero te ajudar

(refrão)

A tempestade vai passar não temas estou aqui
O senhor vai nos abrigar com suas asas de amor
Quando parece que não tem mais solução
Não duvide do seu Deus erga os olhos para o céu

(refrão) (2x)

Final: eu vou ouvir seu chamar serei uma estrela a te guiar
Serei um ombro para chorar, hou… sou seu anjo

10 Responses to Sou seu anjo

  1. luis disse:

    Pastor, o Leonardo Gonçalves é da IASD. Eu até gosto de algumas de suas músicas, mas essa que foi analisada, em particular, eu sequer tinha ouvido falar.

  2. OI Pastor João! A paz do Senhor!
    Seus artigos são muito edificantes.
    IASD significa: Igreja Adventista do Sétimo dia. Acho que isso explica a bem a questão dos anjos.
    Abs.

  3. Nazareth Alves Pereira disse:

    Pr. João, eu sempre ouvi essa música nas rádios, ela era sempre classificada como romântica, embora eu não acredito muito nisso.

  4. Boa Noite Pastor João! Já fui aluno do senhor em um cursos para ministros na Igreja da comunhão Ágape e me recordei de suas análises de cânticos. Certamente minhas expectativas não estavam equivocadas ao procurar suas publicações. Esta avaliação remete plenamente o contexto do cântico, e comparado ao que as escrituras sagradas nos falam, certamente está longe do que é a verdade. Quanto ao Leonardo Gonçalves, esperava mais dele, tecnicamente falando, pois existem composições muito poéticas dentro de seu repertório. Se me permite, recomendarei suas análises no meu blog. Muito bom! Precisamos preparar adoradores que pensem no que estão tocando ou cantando. Fundamento na palavra! Grande Abraço! Deus abençoe!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*