Todd Bentley se defende e fala do avivamento de Lakeland

Nota do tradutor:
Este artigo, que segue é a resposta do próprio Todd Bentley às críticas que fazem aos acontecimentos em Lakeland. Achei por bem traduzir, e apresentar algumas partes – não todo o artigo. Se você tem interesse pelo artigo completo, envio-lhe por e-mail.

Estou abrindo meu coração a respeito de algumas questões que aparentemente vem causando divisão e confusão no corpo de Cristo. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, e, pelo que sei, em todas as épocas, o Senhor deu sonhos e visões, operou sinais e maravilhas, promoveu encontros e experiências sobrenaturais que, na maioria das vezes não podemos entender com a razão.

Deus não mudou o jeito de se comunicar conosco – se bem que a Bíblia é a base da comunicação dele com a igreja. Alguns exemplos falam por si mesmos, e o Senhor fala conosco por visões e sonhos, da mesma maneira que falou nos dias antigos, e prometeu que faria no futuro. Deus afirma: “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3.6).
Sonhos e visões fazem parte do derramamento do Espírito Santo, fenômeno dos últimos dias conforme profetizou Joel (Jl 2.28 e At 2.17), e as visões e sonhos ocorrem como dádivas do derramamento do Espírito Santo. Tais manifestações se encaixam na categoria das manifestações sobrenaturais compartilhadas por Deus. O profeta Ezequiel agiu e profetizou num nível sobrenatural impressionante.

Visões

É bom, correto e bíblico testar os espíritos para ver se são de Deus, mas é preciso entender que, pelo fato de algumas ocorrências, como visões ou sinais não constarem na Bíblia não devem ser consideradas antibíblicas e falsas. Por exemplo, se você sonhar que Jesus lhe visitou, e no sonho Jesus aparece a você formoso e lindo, o fato da Bíblia afirmar que ele não tinha aparência nem formosura que nos agradasse (Is 53.2) não torna seu sonho antibíblico nem de fonte suspeita.

Estou certo de que a Bíblia não fornece os detalhes de cada sonho, de cada encontro, ou de tudo o que Deus fez e do que revelará ao seu povo. Não há registro de cada detalhe dos sonhos, e de tudo que as pessoas viram no mundo espiritual, aqui na terra. Nem tão pouco o registro de cada milagre, no entanto, temos a assertiva bíblica de que não existem impossíveis para Deus (Lc 1.37; Mt 17.20).

Se alguém se agarra firmemente à idéia de que todas as manifestações espirituais que ocorrem em nossas vidas têm de ter ocorrência na Bíblia para ser tida como de Deus, então o mesmo padrão de crença tem de ser estabelecido em cada área da vida de uma pessoa. Deus age com cada um de nós de maneira diferente, e assim a forma específica que ele fala a cada um de seus filhos não deve se tornar uma regra doutrinária.

Alguns questionam a validade da experiência que tive de uma visitação de Jesus em Redding, Califórnia. Falei numa entrevista que era como se Jesus penetrasse no nosso ambiente, e eu o vi, da mesma maneira que ele andava com os discípulos na terra, como o Filho do homem, servo humilde, e não na glória da sua ressurreição. O propósito desta experiência era que Deus partilhasse comigo de seu poder sobrenatural e de sua paz. Deus escolhe, em sua infinita sabedoria revelar-se de maneiras diferentes e variadas, para que as pessoas entendam e se relacionem com ele, recebendo-o. Por que alguns acham que não é próprio Deus, em sua graça, revelar-se a nós do jeito que ele  quer?

Revelação

A revelação pode variar drasticamente de pessoa pra pessoa. O importante, contudo não são os detalhes, por exemplo, de uma visão, mas se a experiência aponta para Jesus; a clareza da revelação; o que aprendemos da experiência; como a aplicamos em nossas vidas; como ela serve de testemunho para a vida de outra pessoa, e de como nos leva a ficar mais perto dele, por amor a ele. Pelo fato de uma pessoa não conseguir entender o sonho, a visão ou a experiência de alguém, ela pode atribuir ao demônio ou a carne, ou, por exemplo, a alucinações. Claro, muitas pessoas vêem coisas estranhas em nossas reuniões – coisas que intrigam, fora da normalidade, mas entendam – Deus não está buscando que se aprove sua manifestação ou seus sinais e maravilhas que opera entre o povo.

A Bíblia está repleta de visões, encontros, sinais, maravilhas, milagres e manifestações que o povo experimenta, algumas difíceis de serem entendidas, e sequer lhes passa pela cabeça que podem acontecer de novo. Outra vez digo que depende de cada pessoa, de sua experiência, seu background, do que aprenderam na intimidade com o Senhor Jesus Cristo, e do que têm recebido como resposta amorosa de Deus.
Eu gasto horas e horas aos pés de Jesus, e provavelmente a pessoa ao meu lado não.

Anjos (Emma e Winds of Change).

Semelhantemente se eu afirmar que vi um anjo, ou que um deles falou comigo, mas doutrinária ou experimentalmente você desconhece a realidade dos anjos em nosso meio, então você dirá que isto não pode acontecer. Podem até dizer por aí que eu adoro anjos, que me aconselho com eles, que ministro sob o poder que eles me dão, ou que não os trato como deveriam ser tratados. No caso do anjo de nome Emma, que eu descrevi com aspecto maternal, feminino, algumas pessoas passaram a afirmar que eu, doutrinariamente creio em anjos femininos. Isto nunca aconteceu! Por alguma razão Deus achou que deveria me mostrar um anjo com aspecto maternal. Não quer dizer que o anjo seja feminino. Os anjos são espíritos que podem adquirir aspectos diferentes. Talvez esta seja a maneira que Deus decidiu se revelar pra mim. Os anjos são espíritos de luz, criados para a glória de Deus, sem sexo, e se manifestam do jeito que Deus quer.

Pense no que vou dizer. Se alguém se encontrar na terra com um anjo de aspecto feminino e refere-se ao anjo como “ela”, ninguém franze o cenho. Sabemos que eles podem se nos manifestar em forma humana, pois a Bíblia fala que não devemos negligenciar a hospitalidade, “pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos” (Hb 13.2). Existem precedentes bíblicos, em que anjos apareceram em forma humana, como no caso dos dois anjos que foram a Sodoma advertir a Ló da destruição iminente da cidade. Eles o visitaram, jantaram com ele, e dormiram lá. Pareciam tão humanos que os homens da cidade queriam abusar deles sexualmente, e os anjos os deixaram cegos.
Mesmo com aparência de homens eram sem gênero. Emma me apareceu numa forma angelical com aspecto feminino, o que não quer dizer que seja feminina ou que tenha gênero. Foi a primeira vez que vi um anjo de aspecto feminino, maternal que abriu o poço das curas e dos milagres

Maria, Paulo, Pedro, Jesus e os pastores, bem como vários discípulos, e muitos no Antigo Testamento, como Abraão, Hagar, Daniel – e tantos outros – tiveram encontros e interagiram com os anjos em conversação – e até comeram com eles. O que não significa que adoraram esses anjos, ou que os buscaram como fonte de revelação divina, deixando Deus de lado. Eu não os invoco diretamente. Sim, peço que Deus envie seus anjos para acampar ao meu redor e ao redor dos demais. Quero deixar claro que busco apenas a Deus para obter revelação; agora se ele quer enviar de seus anjos para compartilhar a revelação, chamando-me a atenção, ou abrindo as portas do céu para um avivamento e cura, que assim seja. Faço eco às palavras de Maria quando o anjo Gabriel a visitou: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lc 1.28).

Cristo pagou o preço de nossas bênçãos espirituais abrindo-nos acesso às realidades espirituais – que incluem os anjos. Os não cristãos acreditam em revelações angelicais e rejeitam a obra da cruz; não é meu caso; creio na obra redentora da cruz, e por isso não consigo imaginar que as revelações sejam de falsos anjos ou de espíritos enganadores.

Um anjo chamado, Vento de Mudança

Os anjos têm um propósito no plano divino. Não deveria surpreender o corpo de Cristo se um anjo chamado de “Vento de Mudança” nos introduzisse num novo mover de Deus. Deles, diz a Bíblia: “Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo” (Hb 1.7 – Veja também o Salmo 104.3-4). Se Deus decide no-los enviar, é dever nosso dar-lhes boas-vindas, à medida que entramos mais em sua presença e no mover de Deus.

No dia de Pentecoste Deus se manifestou mostrando seu poder através do vento e do fogo. “… de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (At 2.2-4).

Os anjos são mensageiros de Deus – que está nos céus – à sua igreja, na terra, como soe acontecer nos momentos mais críticos da história da salvação. Parece-nos que eles ficam observando os acontecimentos da terra, pelo menos na igreja. Jesus terminou duas de suas parábolas, afirmando: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lc 15.7,10). Os anjos reaparecerão no grande colheita: “a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos” (Mt 13.39). E são descritos como “espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14 – itálico do autor).

Encontros e visitações (com o apóstolo Paulo).

Alguns dizem que as visões e visitações que eu tive são falsas. É como dizer a alguém que conta um sonho, que não é verdade, que a pessoa não sonhou. No caso de meu encontro com Paulo, o apóstolo, assim como Paulo não sabia se estava no corpo ou fora do corpo ao ser levado ao terceiro céu, não sei explicar se o encontro que tive foi numa visão ou uma coisa real. Só sei que não era do adversário. Certamente Deus tinha razões de me conceder tal experiência e me fazer experimentar as revelações. São coisas que não posso refutar. Não é tão diferente se considerarmos a experiência de Pedro ao vir Jesus, Moisés e Elias no monte da Transfiguração, e depois quando em uma visão, num transe recebeu a missão de pregar aos gentios (Mt 17.9; At 10.19).

Alguns acham que minha experiência não é aceita doutrinariamente, e comparam como se eu falasse com os mortos, que não é bíblico, citando, para tanto, o texto de Paulo aos gálatas 1.8 e 2 Coríntios 11.14, textos que me são familiares.

Não existe modelo padrão de avivamento

Contaram-me de um pastor e de sua esposa, de Las Vegas que estiveram visitando-nos em Lakeland. Eles pastoreiam uma igreja de cinco mil membros. Confessaram que se arrependeram por descrer das cosias que lhes eram relatadas, das coisas que ouviam, sem antes buscar o Senhor, ou comparecer no derramamento, experimentando em primeira mão o que Deus tinha pra eles. Ficaram maravilhados com o poder e a glória de Deus, e regressaram a Nevada com boas notícias.

É o que ouvi de meu auxiliar e do que leio nos blogues, em que pessoas relatam as experiências do fogo de Deus em suas vidas, em nossas reuniões. A cada noite centenas de pastores e líderes famintos, comparecem aos cultos, desejosos de que o fogo de Deus incendeie suas igrejas, desarmando o povo de seus paradigmas espirituais que prendem ou mantêm Deus numa caixa, impedindo a obra do Espírito.

As pessoas nos vêem esparramadas no chão, com risos celestiais, tremendo sob o peso da glória e da presença de Deus. Mas, procure enxergar além do natural, entendendo que algo está ocorrendo no mundo do Espírito, crendo que existe um outro mundo que nos é imperceptível.

O avivamento é assim confuso, porque muita coisa acontece, e é difícil as pessoas aceitarem o que vêem, vendo pelo lado natural. Muitos vêm para as reuniões e alguns têm manifestações carnais, mas, as pessoas são sinceras e buscam o avivamento. Creia, é melhor ser cheio de vida com um pouco de desordem do que estar morto. Confie que Deus é maior. Ele tem poder de lidar com isto separando o joio do trigo.

Os avivamentos mexem com os paradigmas, porque não se encaixam na corrente de pensamento da igreja. O avivamento é um rio de mover de Deus que rompe com as águas estagnadas da religião e da tradição. Os que estão amarrados pela tradição e mantêm modelos religiosos do “faça e não faça”, quando cedem à força do rio que corre em direção contrária, são transformados, e um paradigma sobrenatural e poderoso atinge suas vidas.

Um mover de Deus como este não é normal. Você acha que o que aconteceu nos Atos dos Apóstolos era normal aos discípulos e aos que presenciavam os acontecimentos? Pentecoste foi uma novidade e o povo todo comentava a respeito dos acontecimentos. Ninguém havia visto algo semelhante. Os avivamentos trazem coisas novas, por isso não se deve fazer juízos precipitados. Não existe modelo de avivamento. Estamos vivendo um processo infantil – e existe muito o que aprender, mas o que precisamos agora é o apoio da igreja, porque a unidade é importante.

Se você não consegue entender o sobrenatural de Deus, ou se você discorda ou me responsabiliza e me desacredita de alguma maneira, então, peço-lhe que olhe os resultados, os frutos. Todos os dias tem gente sendo salva, curada, não apenas fisicamente mas também emocionalmente. Todos os dias, pessoas que pensavam que conheciam a Cristo descobrem-no de maneira nova e poderosa. A cada dia ensinamos as pessoas a usarem seus dons espirituais para evangelizar. Estamos equipando as pessoas e enviando-as às ruas e centros de compras para que falem de Jesus. E isto não se limita a esta região. Vemos este mover de Deus crescer exponencialmente porque as pessoas levam consigo a glória de Deus às suas igrejas e cidades, capacitadas a fazerem o mesmo a acender mais fogo.

Novos odres e novas vestimentas

Este mover de Deus, quem sabe, não se encaixa na percepção que você tem de avivamento, especialmente se você usa os avivamentos anteriores como modelo, ou mesmo nas tradições da igreja. Eu também não me encaixo nos moldes de um evangelista tradicional. Jesus usou a desaprovação dos fariseus como uma oportunidade de mostrar por que ele não se encaixava no modelo farisaico. Utilizou a metáfora da roupa nova e velha e disse: “Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha” (Lc 5.36). Costurar um tecido novo num velho, não dá certo, porque o tecido velho se rasga. Jesus comparou, então, a questão do velho e do novo usando como exemplo o odre, afirmando que se alguém colocar vinho novo num odre velho, este se romperá, e o vinho novo se perderá (Lc 5.37). O que era assim tão novo nos dias de Jesus que poderia se perder caso fosse costurado ao velho? O evangelho radical!

As tradições humanas impediriam o avanço da obra! Jesus os advertiu de que a tradição morta dos fariseus não operava mais transformações. Seria fácil ajustar-se sob a justificativa de que era familiar e confortável, do que ser guiado pelo Espírito Santo: os dois não se combinam. Jesus não estava descartando a lei ou diminuindo-a, mas cumprindo-a. O evangelho precisava se ver livre da confinação da tradição e da zona de conforto da religiosidade para operar com poder. Jesus queria restaurar o coração das pessoas restaurando a fé do povo hebreu. As coisas exteriores, afirma Paulo, “tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Cl 2.23). O sistema de leis daqueles dias perdeu de vista a essência da lei que era Cristo. Continuavam com a sombra, mas não com o objeto que fazia a sombra, a substância, Cristo.

Sinais, maravilhas e milagres devem ocorrer como prova do evangelho, no entanto, Jesus advertiu sobre os falsos sinais e maravilhas dos últimos dias que não virão da parte dele (Mt 7.21-23). Tenho ciência disto. Muitos fazem milagres em Nome de Jesus sem nunca ter um relacionamento com ele. Salvação é conhecer a Jesus e se tornar conhecido dele. É mais que obras e confissões verbais. Reuniões com muita gente e manifestações neste reino visível não constituem prova de alguém ser aceito por Deus, nem os milagres feitos em nome de Jesus. É a condição do coração que realmente nos une a ele. É isto que falo constantemente em meu ministério. O coração se transforma quando alguém gasta tempo com o Senhor. Aqui reside o fundamento de meu ministério e minha caminhada com Jesus. Gasto horas no meu lugar secreto na presença de Deus. Oro e busco a vontade dele para cada culto. Minha equipe aqui em Lakeland sabe que não pode me perturbar várias horas antes dos cultos porque gasto este tempo com Jesus. Sinais, milagres, sonhos e visões, creio, são respostas amorosas dele, resultado de nossa comunhão.
Gaste tempo na presença de Jesus e você não resistirá às mudanças. Não tenha medo de ser um novo odre, o odre novo de Deus. Você nem será o mesmo odre amanhã, porque os odres são novos e se renovam. Os novos odres não limitam o que Deus quer realizar.

Quando o diabo mudou os planos?

Meu coração se entristece, porque, pelo que ouço, em vez de testemunhar das maravilhas de Deus, as pessoas estão dando mais ouvidos aos críticos que afirmam que os acontecimentos em Lakeland são obras do diabo em minha vida. Credita-se muito ao diabo e ao homem em detrimento da soberania e poder de Deus. Chegam a atribuir as boas e maravilhosas manifestações do amor de Deus aos seus filhos ao diabo. Isto não exalta a ninguém, a não ser eles mesmos. Desde quando o diabo veio para curar os enfermos, ressuscitar os mortos, abrir os ouvidos e dar vistas aos cegos, levar as pessoas à salvação em Jesus, ou a pregar que o reino de Deus está próximo? Quando o diabo mudou de planos?  Jesus prometeu vida, e vida em abundância, e é isto que vemos em Lakeland.

Por esta razão pedi que a equipe removesse do site artigos que causem divisões e que impeçam a igreja de olhar para o foco desses últimos dias. Jesus chorou quando o povo perdeu o foco. As bênçãos fluíam e as pessoas as recebiam, mas perderam o propósito. Não perca o alvo!

Novamente enfatizo que é bom investigar e buscar a verdade, discernindo os espíritos, porque é isto que Deus espera de nós. Deus é o mesmo Deus de ontem, de hoje e de amanhã, e também o Deus de novas coisas. Saiba que se você gastar tempo na presença dele, em comunhão com ele, e se, diariamente revestir-se da armadura divina, gastando tempo na meditação da palavra, se sentirá mais confortável errando ao lado da extravagância do que entristecendo o Espírito. Crentes que não têm o Espírito Santo forma um corpo sem vida.

Prestando contas

Presto contas a Deus e àqueles que Deus enviou para me cercarem com palavras de sabedoria, para cuidarem de mim pessoalmente e ao meu ministério. Submeto-me e presto contas a minha equipe que inclui meu pastor, e líderes espirituais de vários matizes e denominações. Eles não ignoram o que Deus me tem mostrado, porque eles não se encaixam no modelo tradicional dos velhos odres que alguns insistem em carregar. Os sonhos, visões, e experiências que transmito são para fortalecer todo o corpo de Cristo. As experiências que tenho levam-se a ter mais fome e zelo por Deus. A fome que tenho é compartilhada pelos que também têm fome em experimentar o que sei ser verdadeiro. A equipe é alimentada com os princípios da palavra de Deus e têm sinal verde porque presto contas a eles. Tenho também uma equipe que cuida apenas da intercessão, que intercede por mim e por minha família, pelo ministério e por todos os que ministram comigo. Temos uma lista de endereços eletrônicos o Firewall que incluem centenas de intercessores ao redor do mundo que oram por nós.

Venha pra festa

Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Por alguma razão ele escolheu um semicalvo, barba-ruiva, tatuado, com piercings, um homem imperfeito como agente do avivamento. Entendo porque minha presença chocou a todos. No entanto, confie que, se o que eu estiver fazendo é da carne ou do diabo, fracassarei, mas se o que estou fazendo vem de Deus, ninguém poderá deter ou apagar as chamas do fogo do avivamento, a menos que Deus o faça.

Estamos fazendo festa e convidando os enfermos, os pobres de espírito, os oprimidos e os que estão presos aos odres velhos. Estamos nas ruas buscando e ministrando àqueles que ninguém quer tocar, e estamos vendo o derramamento das bênçãos de Deus de maneira tremenda. Você acha que isto é obra do diabo? Gaste tempo orando pelas almas. Oro para que você deixe minhas imperfeições no passado e olhe para a perfeição em Cristo Jesus. Rompa o odre velho e entre no novo. Creia que a sabedoria de Deus e sua mão estão sobre todas estas coisas.

Fico agradecido pelas pessoas vigilantes destes últimos dias, assim como sou um vigilante. Os questionamentos são bons quando não estamos certos das coisas. Confie no conselho de um respeitado fariseu em Atos 5.38-39: “Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele”.

Entendo o questionamento das pessoas, e Deus também. Quero convidá-lo a vir a Lakeland para ver o que Deus tem pra você, e ver com seus próprios olhos as maravilhas que Deus está realizando aqui. Obrigado, uma vez mais, por ouvirem este desabafo do coração. Meu desejo é que possamos trazer unidade ao corpo de Cristo e experimentarmos uma grande colheita.
Fogo de Deus sobre sua vida.

Todd Bentley

Tradução de João A. de Souza filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*