O Mundo é lindo!

Fazendo minha caminhada diária para manter a saúde em forma, comecei a comparar mentalmente as expectativas dos crentes, do tempo em que eu era jovem, e o que os crentes almejam quase cinquenta anos depois.

E uma canção aflorou-me à mente que dizia assim: “Quando a esperança da vida se foi, aqui do mundo de horror, e anos de força e saúde perdi em sonhos enganadores…”. E essa antiga letra chamava à reflexão as letras dos cânticos

que a igreja entoa nos dias de hoje: “Eu vou vencer”; “Serei próspero contigo” etc. Mude-se a hinologia de um povo e, consequentemente se mudará o comportamento deste povo. As letras que entoamos em nossos cultos refletem muito bem o que os crentes vivem hoje. Como disse séculos atrás John Philip Souza autor das canções patrióticas americanas (se bem que David Tame põe essas palavras na boca de outro compositor): “Deixe-me fazer os cânticos que o povo canta, e não me preocuparei com quem faz suas leis”,
Esta é uma verdade aplicável à igreja e ao mundo. No mundo as músicas e suas letras levam as pessoas a gozarem a vida com muito sexo, bebida, drogas e muita farra; na igreja as músicas e letras levam os crentes a se apaixonarem cada vez mais pelas coisas do mundo.
As músicas que entoávamos na década de 1960 falavam que o mundo não era bom; que devíamos nos consagrar inteiramente a Deus e as canções aliadas às letras e à mensagem do evangelho nos empurravam para as praças e vilas para pregar o evangelho de Jesus. Os tempos mudaram; a sociedade mudou e não traz muito fruto pregar o evangelho de terno e gravata com uma Bíblia na mão às três da tarde de um domingo ensolarado num parque da cidade, na Praça XV do Rio de Janeiro ou na praça XV de Porto Alegre, como eu fazia nessas duas cidades naquela década. Não é mais interessante pregar num domingo a tarde junto aos terminais das barcas que fazem a travessia Rio-Niterói nem é lucrativo pregar domingo a tarde, como eu fazia com as equipes de evangelização na praça Araribóia de Niterói.
E esta mudança social em vez de levar os crentes a buscarem estratégias de evangelização os empurrou para o sofá da sala. Agora, domingos à tarde é hora do joguinho na TV, do relax em casa e, que não gosta de futebol fica a entoar as novas canções gospels que falam de felicidade, de amor, de alegria, de esperança e de vitória. Estávamos enganados: O mundo não é um horror como entoávamos anos atrás; o mundo é lindo!
Para desespero de João, apóstolo; de Paulo e Pedro a igreja do século XXI olha apenas para o seu umbigo e para suas necessidades pessoais.
Esqueça o que João disse: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procedem do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1 Jo 2.15-17). João viveu noutra época!
Esqueça a recomendação de Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Afinal, hoje só existe um senhor; o mundo.
Um novo convertido, iniciante no conhecimento da verdade perguntou: Mas, a Bíblia diz que Deus “amou o mundo de tal maneira”, por que não posso amá-lo?
Foi necessário explicar que Deus amou o mundo para poder salvá-lo; nós amamos o mundo porque queremos usufruir de suas delícias. O mundo pode ser amado, como Deus amou, no sentido de nos envolver nele para poder salvá-lo; na prática, porém, os crentes se envolvem no mundo para usufruir dos bens terreais passageiros.
Deus ama as pessoas; os crentes amam os bens que as pessoas possuem. Deus olha para o mundo ou para a humanidade com um olhar de pesar e de pena; os crentes olham para o mundo cobiçando as coisas que o mundo promete.
Deus vê o mundo com a ótica do amor; os crentes veem o mundo com a ótica da carne.
Não é possível amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. São dois senhores diferentes. Por isso Tiago disse: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4.4). Infiéis são aquelas pessoas desleais para com Deus! Noutras partes da Bíblia os autores usam a palavra perfídia, quando se troca um amor pelo outro (Jr 3.6-12).
Deus pede dedicação total a ele. Não se pode dividi-lo com outras “paixões” e amores. Quando isso acontece é perfídia!
Paulo fala em curso ou no fluir do mundo: “… nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2.2). E ordena que busquemos as coisas do céu e pensemos nas coisas lá do alto: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl 3.1-2). “E não se conformem com o mundo…” (Rm 12.2). Louco esse Paulo. Isso é coisa para aquela época!
E não adianta querer diferenciar os mundos, porque mundo nas Escrituras para os judeus era aion e para os de fala grega kosmos; os dois termos se equivalem; um é aramaico e o segundo grego.
Pedro concorre na mesma direção: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1 Pe 1.13-14). Pedro deveria ficar cuidando da sogra, em vez de sair pelo mundo da época pregando o evangelho e sendo martirizado numa cruz, de cabeça pra baixo!
Os crentes de hoje esquecem o ensino apostólico de que o mundo está apoiado no maligno – jaz no maligno: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 Jo 5.19). E o verbo jazer tem o sentido de “sepultado”, enterrado no Maligno. Esquecem que Jesus falou que este mundo é governado por um príncipe: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso (Jo 12.31). O próprio Jesus apontou para o sistema mundial e disse: “Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim” (Jo 14.30).
Por isso Paulo chama o governador deste mundo de “príncipe da potestade do ar…” (Ef 2.2) e “deus deste século” (2 Co 4.4).
O mundo, condenado à destruição, de cujo sistema Jesus e os apóstolos falaram como sendo do Mal, hoje está sendo ressuscitado pelos crentes como um mundo bom de se viver. Quer um prova? Quanto tempo faz que o leitor deste artigo não entoa um cântico que fale da eternidade? “Eu avisto uma terra feliz, onde irei para sempre morar”… Por que se preocupar com o mundo celestial se é para lá que iremos, de qualquer maneira? Acontece que este mundo celestial tem regras e é estabelecido sobre as bases da justiça e do juízo de Deus, e lá seremos julgados pela forma que vivemos no mundo aqui!

O que fazer para não se deixar levar pelo mundo?

O leitor deve entender que não se vence o mundo pelo ascetismo ou disciplina corporal. Regras de comportamento, maneiras de se vestir, para citar apenas esses dois fatos, não justificam o crente nem o tornam mais santo. O ascetismo é bom, mas é um esforço que a pessoa faz para agradar a Deus. E Deus não quer nada forçado. E sim espontâneo. Sabe o que diz Paulo? Que essas coisas, na hora que em que a pessoa está tentada, excitada para o sexo, não têm efeito algum. “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade” (Cl 2.23).
Por isso João resume como se pode vencer o mundo: “…porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 Jo 5.4-5).
O esforço humano é uma tentativa fracassada de agradar a Deus!
A pessoa que tem experimentado a graça de Deus e que flui nessa graça todos os dias não tem prazer no que o mundo lhe oferece! A fé ensina a pessoa a superar e a vencer todas as tentações mundanas. Fé é estar colado em Deus; nele agarrado, fundamentado!
Ninguém que experimentou a graça maravilhosa do Pai em sua vida ousará trocá-la pelos prazeres do mundo, o que indica que muita gente que está em nossas igrejas foi convencida por outros meios que não a fé e a graça do Senhor. Anote aí: Igreja, para muitos hoje não é corpo de Cristo; é agrupamento cultural e social.
Aquele que era escravo do diabo e foi alvo da graça de Deus jamais deveria voltar para seu primeiro amo que o escravizava. Pra que cantar, “livre estou”, se continuamos a amar o sistema de Satanás?
Resta seguir o conselho de Paulo, quando fala sobre o relacionamento marido e mulher. Pode-se fazer uso do mundo sem se deixar escravizar por seu sistema. Por exemplo. A economia mundial está sob domínio satânico; mas pode-se usar do dinheiro e dos recursos deste sistema para estabelecer o reino de Deus, com a pregação da palavra de Deus. Paulo fala sobre isto: “os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa” (1 Co 7.30-31).
Os sistemas político, econômico e cultural atualmente estão debaixo do governo do mal. Usa-se o que mundo dispõe, mas sempre que essas coisas o afastarem de Deus, uma luz amarela deverá acender avisando do perigo que está incorrendo. Quando as coisas do mundo ocupam seu pensamento e sua paixão todos os dias, pode estar certo de que o mundo está arraigado em seu coração, crescendo lado a lado com a boa semente, a palavra de Deus!
Pense nisso! Ainda voltaremos ao tema.

5 thoughts on “O Mundo é lindo!

  1. Olá, Pastor João, graça e paz! Ótima ministração sobre os dias atuais em que a igreja está vivendo. Sempre precisamos da Palavra para permanecermos no caminho e não perdermos o foco, Jesus.

    Deus abençoe!
    Alexandre

  2. DISSE JESÚS, NÃO JULGUES PARA QUE NÃO SEJAS JULGADO. PRIMEIRO TIRE O ARGUEIRO QUE ESTÁ NO SEU OLHO, PRA DEPOIS TIRAR O ARGUEIRO DO OLHO DO SEU IRMÃO.

    1. Confesso, Franklin que não entendi seu comentário. Tudo o que escrevo é mostrando, com ironia que os irmãos vivem no mundo se agradando dele e vivendo conforme o mundo lhes oferece: Prazer, dinheiro e fama. Não estou condenando ninguém, até porque faz tempo que antes de olhar para o argueiro do olho do meu irmão, examino bem os meus olhos. Você está querendo afirmar que eu estou vendo problemas nos outros? E o que fazer com as Escrituras Sagradas que me dão esse direito de julgar se um crente está sendo fiel à palavra ou não?
      Abraços,

      Pastor João

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*