Covardia

Covardia

Letra: Léa Mendonça

Um dos meus leitores me sugeriu ler a letra de Léa Mendonça. Copiei-a do site do Terra. Achei estranho o tipo de abordagem porque a autora se sobrepõe até a Deus quando afirma:

“No teu nome eu curei
No teu nome vidas restaurei
No teu nome muitos filhos
Como o pródigo arrependido
Devolvi as suas mãos
Transformei noites sombrias
Em alegres e doces manhãs
Em teu nome transportei
Das trevas pro teu reino multidões

Quem estava em guerra era eu.”

Não é Deus nem Jesus cantando.

Até aqui, imaginei que se tratava do próprio Jesus cantando, o que não é errado, já que o livro de Hebreus afirma que Jesus entoa louvores a Deus no meio da congregação ou da igreja (Hb 2.12). Existem muitos cânticos com teor profético em que Deus mesmo canta pro seu povo, como o cântico “Sou eu aquele o grande eu sou e onde estás também estou; não disse eu há muito já, pedi, pedi receberás; pedi com fé e com fervor e vos darei o Consolador” (H.C. 84). O cântico todo é Deus falando. Mas ao chegar nas frases seguintes do cântico percebe-se que não é Jesus quem profeticamente canta, mas a autora. Sim, ela mesma é a guerreira que sem Deus guerreia. Por que afirmo que ela guerreia sem Deus? Pelas duas últimas frases do cântico: “Agora quem vai fundo nessa guerra fria; pra acabar de vez com essa covardia é Deus.” É isso que dá entrar na batalha sem Deus, e só apelar pra ele quando se é derrotado!

Mas, ela mesma afirma que “quem estava em guerra era eu!” Pois é Léa Mendonça é isso que dá fazer guerra contra o diabo por conta própria. Felizmente no fim do seu cântico você se confessa derrotada e entrega suas guerras a Deus.

“Saqueando o inferno com o meu louvor a deus
Enquanto eu adorava o inimigo covardemente
Acertou um dos meus; Mas eu não me dei por vencido
Não pensei em pedir trégua nem paz
Não baixei a minha guarda, estava decidido
Levantar bandeira branca, jamais
Não me rendo, não me entrego
Não me quebro, não desisto
Continuo a serviço do rei
Não é chorando pelos cantos
Mas é de cabeça erguida
Que aguardo a providência de deus
Ai daquele que tocar nos bens de um ungido
Melhor seria ele não ter nascido
Agora quem vai fundo nessa guerra fria
Pra acabar de vez com essa covardia é Deus.

Pelo menos a autora da letra confessa que ao agir como guerreira sozinha foi derrotada sofrendo revezes do diabo. Agora, finalmente deixa que Deus lute suas guerras.

Por que as pessoas fazem letras assim?

1. Porque este é um estilo de melodia e letra que os cantores pentecostais – especialmente as cantoras – entoam. É aquela música acelerada em que as letras nem cabem no compasso, mas que emocionam as pessoas no culto a Deus. Emoção que vem mais pelo ritmo e letra do que pela mensagem bíblica.

2. Por desconhecer o que é batalha espiritual na Bíblia. Autores assim se põem a escrever letras que sejam populares sem se importarem se estão biblicamente corretas ou não.

3. Porque escrevem letras para agradar as pessoas e não para se manterem fieis ao que afirma as Escrituras.

Algumas dessas cantoras cantam com raiva, como se a raiva fosse sinônimo de garra. A garra está em se lutar, e não em se cantar como se estivesse agredindo o diabo, o povo e a Deus. Até o povo se sente agredido ao som da música e das letras que tais cantoras entoam.

Gostaria que a autora desta letra me escrevesse e eu lhe falaria abertamente o que aqui estou escrevendo.

About Pr. João de Souza

Pastor, escritor, historiador e pesquisador bíblico

View all posts by Pr. João de Souza →

53 Comments on “Covardia”

  1. Obrigado, Pr João! Aqui em nossa congregação as letras da cantora Léa são cotadíssimas. Mas nem todas passam pelo crivo bíblico. Seu texto me servirá em muito para com amor e moderação alertar aos meu irmãos sobre os perigos de algumas letras.

    Um abraço, meu Pastor!
    Obs.: Coloquei um link no meu blog para o seu site! Indico a todos meus amigos de ministério e conhecidos que atuam na área de louvor a adoração.

      1. Meu irmão, cuidado com suas palavras. Chamar qualquer pessoa com o termo, “bando de cascavéis” é ofensa grave, digna de um processo judicial. Não faço isso com meus leitores, mas alguém pode fazê-lo! Estarei orando por você para que Deus lhe abra os olhos!

      2. Se vc ao invés de chamar pessoas de cascavéis lessea bíblia, não falaria isso. Essa canção que chamam de louvor é totalmente antropocêntica, nada bíblia. Jesus disse que os falsos profetas seriam capaz de enganar muitos, tudo o que sai da Palavra é anátema. Vc não deve nem saber o que é isso. Antes de dizer qualquer coisa, leia a Bíblia, deixe a preguiça de lado e vai estudar primeiro, ai com argumentos bíblicos vem aqui debater.

  2. Concordo plenamente, pastor João!
    Que bom saber que outros também pensam como eu em relação a essas músicas (letras e interpretações que realmente transmitem raiva e nada de unção).

  3. “Quem estava em guerra era eu
    Saqueando o inferno com o meu louvor a deus”

    Quem de nós pode saquear o inferno e que haveria lá para beneficio próprio ou do reino de Deus?

    1. Gostei de sua colocação. De fato, o que de bom deve ter no inferno? Não sei de onde as pessoas sacaram essa frase: saquear o inferno! Tudo o que a Bíblia diz em Judas é, livrai-os do inferno! Isto é, antes que caiam lá! São as baboseiras gospel!

      1. bom de minha parte gostei muito da canção da moça,creio que ela quando se referiu este trecho da musica, ela pensou nas pessoas que estão no mundo, pois Deus disse em sua palavra que no mundo jaz o maligno, e nesses tempos tem sido um próprio inferno este mundo em que vivemos, mas Deus graças a sua misericórdia nos da força para superar todas as barreiras, com isso vamos saquear o inferno

        1. Mas teologicamente está super errado, primeiro que quem saqueia é ladrão e bandido, já está errado por ai, segundo que depois que entram no inferno não tem mais solução,terceiro, é que o saqueador é o diabo, ele é quem tirou no Éden a vida eterna das pessoas e as levou para o inferno,Jesus veio trazer a vida ea vida em abundância. Quarto é a gente prega no mundo e nesta vida, o importante é analisar o que está escrito e não as suposições do que está escrito. Como disse Jesus nossa palavra deve ser sim, sime nãonão, talves é do maligno.

  4. Ela diz que no teu nome eu curei, ela coloca Deus.
    Nós podemos fazer isso em nome de Jesus ele mesmo disse isso “obra maiores fariam em meu nome”.
    Saquear significa assolar e destruir.
    Quanto aos hinos pentecostais aí concordo com o senhor elas gritam, ela exalta Deus sim neste hino.

  5. O inferno que ela se refere é o mundo. A Biblia diz que o mundo jaz no maligno. Quando ela diz “saquear o inferno” não seria saquear o inferno literalmente e sim almas que estão no mundo e o maligno está tentendo resgatar e é nossa obrigação tentar atraves de uma palavra ou louvor traze-las a Deus e ganha-las pra Jesus.
    Fica claro que os pastores estão mal intruidos e se não conseguem interpetrar uma musica dessas imagina a Biblia.
    Volta pra escola dominical Pastor João.

  6. Boa noite, eu gosto muito do louvor de tal Pastora e não vejo a maldade vista pelo Pastor, bem diz a palavra que a LETRA MATA,pois enquanto procuramos os defeitos em tudo, vidas perecem em busca do verdadeiro amor de Jesus.

      1. Cláudio, meu irmão. Você está misturando as coisas. Não estou julgando a irmã, nem a conheço e nem sei se a letra do cântico é de autoria dela. Estou julgando, isto sim, a letra do cântico. Faço isto com os hinos da H.C., do C.C, e de qualquer hinário. Meu propósito é o de preservar a sã doutrina e não engolir qualquer letra, por mais linda que seja a música. Obrigado, por seu comentário.

  7. Caro Pastor,
    Obrigado pelo comentário.
    A primeira vez que ouvi esta música fiquei estarrecido e mudei de estação de rádio!
    Esta música, entre outras tantas, não é louvor nem hino (quem discordar procure a definição de Hino de Louvor ao Senhor).
    Quanta soberba, quanto “eu” na letra!
    Estou horrorizado como as gravadoras conhecem bem o despreparo do público alvo e tal música é promovida às alturas!
    Conheci uma pessoa que falava assim: “eu fiz”, “eu faço”… e quando perguntei QUEM A SALVOU, arregalou os olhos e ficou sem resposta!!!
    Estou mais profundamente entristecido porque sei que isso reflete o tipo de adoração praticada por muitos hoje.
    Somente a Palavra e o Espírito me refrigeram nessa hora!
    Mais uma vez, obrigado, Pastor! Demorei a achar um comentário equilibrado como este na internet, pois há muito mais promoção do que análise dessa música. Será que o povo não percebe isso?
    Foi um desabafo, mas um desabafo baseado na verdade e sem julgamento direto a quem quer que seja. Mas os fatos sempre serão julgados dignos ou indignos.

    “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.”(1Co 14.29)

    “Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.”(1Co 10.15)

    Em Cristo,
    Alex

    1. Alex, obrigado por seu cmentário e sua participação aqui na discussão da letra dessa canção. Eu nunca a ouvi em CD, mas uns amigos do Rio de Janeiro preocupados com a letra enviaram para mim. Não sabia que era até mesmo tocada em rádios. Mas, aqui estamos para cumprir nosso papel. Obrigado.

      1. Pois é!
        Da última vez que vi, estava em segundo lugar nas paradas (93FM).
        A propósito:

        “cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” (1 Coríntios 14:15b)

        Paz…

        P.S.: Sou pastor no RJ, capital.

      2. Pois é pastor João. Até em grandes igrejas essa música tem sido cantada aqui no Rio de Janeiro. Quando eu ouvi pela primeira vez busquei prestar bastante atenção, pois consigo perceber quando a letra extrapola os conceitos bíblicos e vira qualquer coisa menos um Hino de Louvor a Deus. Definitivamente o povo precisa abrir bem os olhos e ouvidos, pois são tempos difíceis!

    1. Com certeza, mas creio que esse espaço é único para discutirmos além do nível denominacional/doutrinário. O que vemos nessa música é um caso claro de engrandecimento do ser humano e um detrimento do poder de Deus, que até onde sei é absoluto.
      Esse espaço/momento é especial para NOS conscientizarmos e podermos levar uma luz de consciência para as pessoas que ouvem/cantam letras como essa analisada no post e se deixam levar por emoção pura e simples.

    2. Caros Amodos Temos olhado que o mundo ja tem musica de mais,das maiores pervesao,e letras do qual nem pro mundo mesmo servem,por favor queridos orem e vigiem,nao deixamos que letras de musicas ou ou qualquer coisa nos coloque em conflitos,se olharmos o pai nosso tambem a contraversoes,se colocamos em oraçao perdoa nos as nossas ofencas assim como quem a temos perdoado,sera que perdoamos mesmo,es convicto disso irmao ou o senhor pr.joao souza.

  8. A biblia revela que a profecia é algo fazemos em parte. Se observarmos este hino no contexto do Antigo Testamento onde haviam os saques, as lutas do povo de Deus pelo território, poderemos melhor alcançar os objetivos da autora. Ela atualiza para uma descrever uma Guerra espiritual. De modo geral ela dá o recado, inspirada por Deus,O inimigo sempre tenta um contra- ataque contra aqueles que fazem a obra de Deus,( no caso ele atingiu alguem da famlia ou do circulo intimo de amizades da autora). As curas, libertações e outras vitórias espirituais são feitas em Nome de Jesus, e quando estivermos cansados devemos pedir forças a ele, reconhecendo que com ele não seremos derrotados.

  9. BOA TARDE,EU ESTAVA PROCURANDO O SENTIDO DESTE LOUVOR PARA QUE EU PUDESSE TAMBEM CANTAR,OLHEI ALGUNS COMENTARIOS E NA MINHA OPINIAO EU ACHO QUE A LEVITA LEA MENDONCA DEVE TER PASSADO POR ALGUMA PROVA E PENSO QUE ELA CRIOU ESTE HINO COMO UM DESABAFO COM DEUS ,E ESPIRITUALMENTE QUANDO OS VERDADEIROS ADORADORES PARAM PARA LOUVAR E ADORAR A DEUS COM SINCERIDADE CREIO QUE ELES SAQUEIAM SIM O INFERNO.
    ENTAO VAMOS ESQUECER OS DEFEITOS E ADORAR A DEUS CADA UM DO SEU JEITO,DESDE QUE SEJA COM SINCERIDADE

  10. Paz!

    agora no início de 2013, lembrei-me que tinha na estante 1 livro vosso que não havia lido(Ministério de Louvor: Revolução na Vida da Igreja); ao começar a ler, obviamente fui visitado por Deus…

    Quando procurei referencia vossa na internet, tive a grata surpresa de encontrá-lo.

    Há mais ou menos 10 anos atrás li “O Ministério de Louvor da Igreja”; foi um tempo singular em minha vida, porque o livro fora recomendado em um curso de formação de levitas que eu estava fazendo, em Teresópolis – RJ.

    Lendo as análises dos cânticos, entre outros contribuições do site me lembrei de tempos incríveis… foram os anos 90(curiosamente, o sr. recomenda que se utilize o que foi composto até o ano 2000).

    Vi algumas ministrações do Ron Kenoly, inclusive hoje(14/01/2013); elas fazem referencia a um tempo em que uma música ainda era composta para que Deus fosse exaltado e estabelecido no meio do Seu povo.

    Graças a Deus pela sua vida pr. João, porque o sr. faz parte dos “7000 que não se renderam, não se prostaram”

  11. Concordo com os seus cometários e não vejo ofensa pessaol a ninguém, mas sim uma simples analise…
    A própria Escritura nos adverte a estudar: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”Mateus 22:29
    Mas.. em fim…”Enquanto eu adorava o inimigo covardemente Acertou um dos meus…”
    – Essa parte da mísica nos dar um certo receio para trabalhar na igreja!!! A famosa “retalhação”.
    Creio que o louvor serve para adorar(amor imenso) , o que não se enquadra nesse contexto esta fora.

  12. Sou músico, cantor e compositor. Por várias vezes compus canções que precisaram ser corrigidas e avaliadas de acordo com a Palavra. Temos por obrigação avaliar o conteúdo das letras das músicas, das mensagens pregadas e escritas e tudo mais que se refere ao nome do Senhor. Se fecharmos os nossos olhos para isso, seremos cobrados pelo Deus. Seu trabalho, Pastor João, é muitíssimo importante. Quem dera nossos pastores (não generalizo) tivessem esse cuidado em suas igrejas. Em minha igreja, por exemplo, todas as novas canções que o ministério de Louvor insere no repertório, precisa antes passar pela aprovação do meu Pastor para evitar que letras mal pensadas, como essa, se torne verdade cantada.

  13. Boa tarde querido pastor João,

    Lamentavelmente isso mostra a que pé anda a arte evangélica no país (se é que pode ser chamada de arte).

    1) As pessoas não têm dom de compor
    2) Compositores com vícios melódicos, lançando músicas praticamente iguais
    3) Letras sem pé nem cabeça, totalmente fora do contexto bíblico
    4) Compõe-se levando-se em conta a aceitação do povo e não a vontade de Deus
    5) Gravadoras pressionando nossos “artistas” para cumprir contratos e gravar 1 ou 2 CDs por ano
    6) Adoção de ritmos sensuais como forró, valsa e axé, enquanto para muitos o rock ainda é do diabo

    Isso é uma lástima … ainda bem que Deus tem os anjos e anciãos que ficam louvando o dia todo, tirando a atenção dele dessa barbárie que circula em nossos púlpitos.

    Meu blog é http://amiltonsantosjr.wordpress.com/

    Abraço a todos!

          1. A paz do Senhor Jesus pastor. Preciso de uma informação; o senhor saberia me falar que é Mrs. Mireille B. Bambosha? Vejo que ela fez contato contigo, assim como comigo por email me enviou uma carta com uma proposta no qual fiquei sem saber a veracidade do assunto devido tamanha maldade e engano existente hoje no mundo. O Semhor teria alguma informação a respeito?

  14. É… quem tem boca fala o que quer, mesmo! A letra diz que ela estava em guerra e com o seu louvor A DEUS, saqueava o inferno. Uma análise mínimamente crítica prova que o saque ao inferno se dava através de sua exaltação, isto é, pessoas estavam saindo das trevas e passando para o reino da luz. Sabemos que quem convence é o Espírito Santo e que muitas pessoas se rendem ao Senhor após ouvir uma adoração. A própria Palavra nosdiz, em Apocalipse que muitos chegaram diante de Jesus e dirão: Senhor, em Seu nome expulsei (eu, é um sujeito oculto nesta frase) demônios… Mas, o melhor de tudo, é quando confrontamos a canção com a Palavra e a vivenciamos. Sou alguém que viveu essa realidade. Não, não sou cantora, muito menos famosa. Sou uma serva, que adora a Deus desde que nasci. E, enquanto eu adorava, o inimigo acertou covardemente alguns dos meus. Não foi por minha culpa ou por omissão, mas porque a salvação é individual. E o melhor de tudo, é que meu Deus (só falta eu ser criticada por chamar Deus de meu…) me prometeu que nenhum dos meus que foram acertados pelo inimigo se perderá!! Obrigada, Paizinho!!!

    1. Kelly, a questão aqui não falar o que se quer. Aqui a questão é a letra do cântico que em nada edifica, e, por não ter uma letra para Deus ou para um dos membros da Trindade nem pode ser considerada sacra. Felizmente onde moro aqui no RS esse tipo de trapalhada musical nem chegou e nunca chegará, pelos critérios que o povo tem em analisar as letras de músicas. Agora, ninguém impede da irmã cantar uma letra qualquer. Afinal, cantar não é adorar.

  15. Que coisa ridícula isso que você faz Pastor, ela diz claramente no louvor ”EM TEU NOME” diz também que ela não se dá por vencida, não pede trégua nem paz, mas é de cabeça erguida, pois sabe que quem está a frente é o Senhor. Já pensou quantas almas ela apresentou a Deus com esse louvor? o você quantas almas está ganhando com esses comentários horríveis? acho que zero!!! Pensa comigo, o evangelho não é baseado em críticas. Por quê não transforma tudo isso em evangelismo? em realmente levar a palavra de Deus o evangelho como ela em nome de Jesus está fazendo. Isso pra mim é totalmente imaturo. #EVANGELIZE!!!!!!

    1. Marcelo, felizmente este tipo de louvor ainda não chegou no RS e nunca ouvi uma emissora de rádio tocá-la aqui. Ouvi apenas pela Internet por sugestão de um internauta. Cante-a à vontade, quanto a mim, nunca entoarei um louvor ridículo como este. É uma mistura de coisas sem enredo e sem métrica. Aliás, os sambas têm mais enredo do que esta música, porque tratam apenas de um tema.

  16. Olá irmãos a música e o comercio caminham juntos ,o louvor a Deus não ,e devido a vontade de ganhar dinheiro muitos irmãos fazem letras comerciais porque se fizerem condizentes com a bíblia serão rejeitadas nas rádios e até dentro das igrejas ,porque a palavra de Deus está sendo rejeitada em muitos lugares ,o primeiro clitério para tocar uma música em uma rádio é desembolsarem torno de 5.500 e depois a música tem que ser comercial e muitos irmãos tem caido nesta armadilha vamos orar por aqueles que estão pior do que nós pois tambem somos pecadores.

  17. vemos diversidades de opiniões e cada um procurar sitar a sua verdade, as vezes vejo tantos juizes, querendo julgar, matar espiritualmente, se preocupando com a mensagem, ora cantada, ora pregada mas creio que com o intuito de da um brado redundante em que ecoa a palavra de Deus, o Senhor mesmo disse quem não é contra mim é por mim, então amados vamos pregar tem muita muita gente morrendo e morrendo com duas mortes, o que é mais importante discutir uma letra de musica que querendo ou não tem incomodado muitos que estão afastados e sem Jesus, ou levantar a bandeira do ide! desperta crente e vai ganhar almas pra Jesus, que estão no inferno das drogas, do alcool, da prostituição, da magia negra,etc…

    1. Manoel Bispo: Se o irmão vivesse na época da Apologética – a partir de Paulo até perto da Reforma, e depois dela saberia diferenciar uma coisa: A letra cantada é didática e entra no coração. Portanto, continuarei julgando as letras mal-feitas, sem base bíblica e que só servem para promoção pessoal. Até mesmo letras bíblicas devem ser julgadas antes. Escrevi seis livros na área do louvor e desde 1985 venho defendendo uma hinódia mais bíblica e adoradora a Deus do que uma hinódia que promova o homem, apenas. Continue assim sem julgar o certo e o errado e quando se der conta o erro e a apostasia terão dominado sua igreja!

  18. Boa Tarde,

    Paz a todos conheço a historia que se representa este louvor. testemunho da autora

    ao relatar apos um grave crime onde sua filha foi assassinada, em quanto realiza

    obras ao reino de Deus e a “Covardia” que ela afirma foi ter atingido um dos delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*