Honrando seu líder

OUÇA ESTA MENSAGEM:

Here is the Music Player. You need to installl flash player to show this cool thing!

1 Sm 9.6-8

Introdução: O episódio registrado neste texto, mostra a importância que as pessoas davam no trato com os homens de Deus. Assim como não se chegavam ao templo com as mãos vazias, as pessoas sabiam honrar o homem de Deus e levavam presentes a ele.

1. Era um princípio divino. Ninguém podia comparecer diante de Deus de mãos vazias: “ninguém apareça de mãos vazias perante mim” (Ex 23.15; 34.20) “Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR” (Dt 16.16).

2. Este princípio era estendido aos servos do Senhor, aos homens de Deus. Eliseu foi tratado muito bem por uma sunamita (2 Rs 5.8 ss.).

3. Hoje como não apresentamos ao Senhor? Claro, que Deus não pede nada de nós, a não ser que nos ofereçamos a ele em sacrifício vivo, santo e agradável (Em 12.1). Mas, o princípio é claro: Deus gosta de ser honrado! E uma das formas de se honrar a Deus é honrando os homens de Deus.

4. Aprendendo a andar o mais próximo possível do princípio bíblico. Nem sempre se pode andar e obedecer a certas práticas do povo judeu no AT, mas é possível ater-se ao princípio.

a) A entrega dos dízimos é uma forma de se honrar a Deus. As ofertas também. Os dízimos eram levados para o templo e serviam de sustento para todos os da família de Arão, os levitas. Estes, tomavam do dízimo dos dízimos e entregavam a família sacerdotal. Hoje não se praticam tais coisas, mas o princípio de se trazer o dízimo para Deus continua o mesmo!

Todos devem ser honrados.

Paulo diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10 grifo do autor). Valor, estima, preciosidade é o sentido da palavra grega aqui empregada! Essa é a normalidade entre os irmãos. “Tratai a todos com honra”, diz Pedro (1 Pe 2.17).

Existe a honra diferenciada.

Já em Romanos 13.7, Paulo argumenta a favor do pagamento de tributos e impostos, acrescentando: “a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Aqui já há uma diferenciação entre níveis de respeito e honra. Se alguém merece, deve ser honrado e nem por isso a pessoa que é honrada pecará por isso. Por exemplo, os pais devem ser honrados. É mandamento divino (Mt 15.4; 19.19).

Os líderes devem ser honrados.

1) Paulo pediu que Epafrodito fosse honrado pela vida que tinha: “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo. (Fl 2.29-30). “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3).

2) Os que trabalham na obra devem ser honrados: “Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros” (1 Ts 5.12-13).

3) O obreiro que se dedica ao ensino da palavra e que lidera bem, deve receber salário em dobro: “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino” (1 Tm 5.17).

4) O discípulo deve honrar ao seu mestre com os recursos que possui. “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui” (Gl 6.6).

Igrejas que morreram porque trataram seus pastores como empregados. Empresas que faliram, porque não trataram com honra seus funcionários. JUERP.

5) O obreiro que cuida do rebanho de ser bem tratado: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hb 13.17).

Observe:

a) Obedecer. Uma pessoa pode obedecer sem se submeter.

b) Submeter-se. Submissão é uma atitude de coração. Ex. As parteiras de faraó. Arão e Miriam rebelaram-se contra Moisés; mais tarde todo Israel falou contra Arão e Moisés (Nm 12). Deus fez o teste da vara que floresceu (Nm 17).

Velam por vocês; prestarão contas de vocês; para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isto não aproveita a vós outros.

O povo costuma explorar o homem de Deus: Existem pessoas que querem receber, receber e receber, mas só ambicionam lucro: “Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro” (Ez 33.31). Jesus reclamava das pessoas que levavam a ele muitas ofertas, mas apenas o honravam com os lábios: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.8; Mc 7.6).

5. Jesus falou em galardão de profeta: Foi Jesus quem ensinou a questão da honra. “Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo” (Mt 10.41). O que queria dizer Jesus? Quando recebemos e honramos uma pessoa enviada de Deus, ele nos recompensará devidamente, é o que se deduz do contexto. Assim como Deus honra o seu profeta e o abençoa, assim a promessa se estende aqueles que honram o profeta: Recebem o galardão de Deus em justa medida.

Ex. Mamãe honrara os servos de Deus. Deus sabia de onde buscar homens e mulheres para sua obra.

Deus tira seus melhores homens e mulheres de lares cujas pessoas sempre aprenderam a honrar os servos de Deus!

Como está a vida financeira de seu líder? Você se preocupa com a saúde dele e com as necessidades básicas de sua família? Você divide as bênçãos recebidas de Deus com ele?

Como está seu coração? A maneira como você trata seu obreiro é exemplo de como você trata o seu Deus.

Dá teu melhor para o mestre, dá tua força e vigor! E não desampare seu líder! Honre-o com as primícias da tua casa, dos teus ganhos: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Pv 3.9-10).

27 Responses to Honrando seu líder

  1. Cristiano Norberto disse:

    GRAÇA E PAZ, FELIZ POR ESTE TEXTO, POR RAZÃO DE HOJE TER SE TORNADO ,PARA ALGUNS PASTORES E LIDERES MOTIVOS DE TRISTEZA ,A FALTA DE CREDIBILIDADE DAS PESSOAS( QUE DIZEM CRENTES)COM HOMENS DE DEUS, OS PAIS SE QUER ENSINAM OS FILHOS A COPIAREM OS PASTORES ,MAS OS CRITICAM ABERTAMENTE ,RECLAMAM MAS NÃO TOMAM UMA POSIÇÃO DE SEREM EXEMPLOS, NO MINIMO ESNSINANDO A HONRAREM A QUEM TEM HONRA.

    • Olá, meu irmão. Que bom que a mensagem sobre Honrando o seu Líder pôde ser aproveitada. Alaluia!

    • LucileideL da Silva Santos disse:

      Caro amigo, hoje a maioria doa crentes ( evangélicos) honram sim seus lideres eapirituais. O problema é que o fardo está se tornando muito pesado. ( dízimos, opertas, primícias, campanhas, congressos, materias ou objetos doados para igreja para rangariar dinheiro e por ai vai…. Dai uma pergunta: para quem ganha pouco, como fica a vida secular? Ainda mais quando temos que pagar alugar, comer vestir e calçar a gente e a família, como fica? Acho que é por essa razão que a maioria dos crentes são taxados de velhacos. Pois quem ganha pouco não tem como fazer tudo isso e se manter em dia com suas obrigações. Creio que os líderes confundem “honrar” com “viver em prol deles”.

  2. mary disse:

    Paz Amado, Como ensinar uma criança a honrar se os exemplos ensinam o contrario??? ( Pai ou pastor…) eu preciso muito dessa resposta.Obrigada, Paz de Jesus.

    • A melhor maneira de ensinar é pelo exemplo. Quando os pais honram, em casa, seus líderes na frente dos filhos, estes aprenderão a honrar os pastores. Muitos pais falam mal de seus pastores na frente dos filhos. O que esperar deles?

  3. ricardo disse:

    A passagem em Gálatas 6:6 não é no sentido de dividir ao meio o que você possui e dar metade para quem lhe instrui na Palavra de Deus. O sentido da palavra é “compartilhar” do que você tem, não de dividir como se faz com uma herança entre filhos. É evidente que aquele que é instruído deve ajudar materialmente aquele que o instrui, mas isso não significa inclui-lo em sua lista de herdeiros, mesmo porque somos instruídos não apenas por uma pessoa, mas por muitas. Quando tiver uma dúvida assim compare diferentes traduções para ficar esclarecido:

    (Almeida Corrigida Fiel) “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui”.

    (Almeida Revista e Atualizada) “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui”.

    (Nova Versão Internacional) “O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com quem o instrui”.

    Somente um lobo de rapina poderia cobrar de outros que dividissem seus bens com ele da forma como você falou que esse “Bispo Primaz” está fazendo. E mesmo que a Palavra de Deus ordenasse explicitamente que é para você dar metade de todos os seus bens para alguém específico, esta seria uma ordem dada àquele que dá, e não ao que recebe. Em nenhum lugar existe a ordem para alguém cobrar de outro para que lhe dê algo. É como a ordem que Deus dá para amarmos as pessoas: devemos amar o próximo, mas em nenhum lugar diz que o próximo deva pedir esse amor.

    A única coisa que um cara que se denomina “Bispo Primaz” deveria receber seria umas boas palmadas, mas isso o Senhor irá fazer no seu devido tempo. Quem esse clérigo pensa que é? Cristo?! Só existe um que tem a primazia (de onde vem a palavra “primaz”) e esse é Cristo.

    Veja quem é que a Palavra diz que deve ter a primazia e o caráter do homem que queria tal posição:

    Joã_1:15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.

    Joã_1:30 É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.

    Col_1:18 Ele [Jesus]é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,

    3Jo 1:9-10 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado [ou primazia], não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.

    • edson marcos de borba rosa disse:

      bom texto irmão ricardo..hoje vivemos inversão de valores..pois isso é muito sutil..que certos pastores usam a palavra para seu bel prazer. para validar suas loucuras se achando os verdadeiros sacerdotes dos oráculos de DEUS…

      • Oi, meu nome é João. Não sei porque você falou “bom texto irmão ricardo”; certamente algum ricardo lhe remeteu o texto. Quanto a sua observação reconheço que existem dois lados: Pastores que exigem ser honrados; e igrejas que não honram seus pastores. Meu artigo teve como objetivo mostrar que a igreja deve aprender a honrar seus líderes, quaisquer que sejam! Agora, quanto aos super-apóstolos e líderes que querem ser honrados, estes devem primeiramente aprender a servir…

        Pastor João

  4. edson marcos disse:

    irmão joão de souza porque para mim você é uma rmão..
    o problema que quando bíblia fala de honrar o irmão não é da forma que vemos hoje em dia…
    então vamos rasgar o texto em que o senhor JESUS disse:QUE NINGUÉM PODE SE MAIOR QUE SEU MESTRE..O MENOR SERÁ MAIOR NO REINO…
    ele disse dele…acho que você deve saber disso
    esse história de honrar seus lideres,aliás é antibíblico..pois Não EXISTE LIDERES apenas funções não cargos já começa por ai.essa de honrar é de quem não sabe o que é corpo de cristo,pois no corpo somos todos iguais mas com funções distintas…e ao amado irmão saiba que o governo da igreja e feito pelos presbíteros,o irmão precisa estudar mais a bíblia
    PARA ENTENDER COMO A IGREJA FUNCIONA COMO CORPO.
    pois se muitos irmãos soubessem não tratariam o corpo de cristo como se fosse seus.. dessa forma amado. creio que há inversão de valores…o senhor se fez menor que os anjos e vocês querem ser maiores que cristo…posso citar vários texto aqui mas acho que o irmão sabe o que quero dizer….honrar não é se colocar maior que o irmão ou não aceitar disciplina,correção ou ser admoestados pois todos são passível de erros…honrar aqui irmão fala em amor…como PAULO teve ou não???..pois quando amamos de verdade em ESPÍRITO damos honras a irmãos…
    é como disse teu pastorado não tem valor para mim.ou para outros irmãos sabe porque????
    pense e reflita…respeitar amar,ajudar não significa honrar como as pessoas do mundo dão honra ao seus lideres não querido…….
    peça ao NOSSO SENHOR JESUS CRISTO UM ESPÍRITO DE REVELAÇÃO NELE AMÉM

    • Parece-me que o irmão tem sérios problemas com autoridade espiritual, aliás, o que é comum em pessoas que saíram das denominações e ficam desencontradas na vida; para essas pessoas nada serve. Vou pegar aqueles versículos bíblicos que falam em honrar o irmão e rasgá-los. Por exemplo, o texto de Filipenses em relação a Epafrodito: “Honrai, sempre a homens como este” (Fp 2.29). Vamos pegar o texto que encabeça o artigo em que Saul pergunta: “O que levaremos ao homem de Deus?”. Bem, não o conheço, mas desconfio que o irmão nunca honrou seu líder espiritual. E se você vem com a conversa que seu líder espiritual é Jesus, pelo menos honre a Jesus honrando aquela pessoa que pregou o evangelho a você, que ajudou você a crescer na fé e que o levou à maturidade. A menos que você seja um irmão “híbrido”, semente que não gera novos frutos. Desculpe-me a franqueza, mas eu conheço bem este lado em que você está! Enquanto alguns estão buscando honra para si, o que é errado, outros desprezam qualquer tipo de autoridade, como afirmaram Pedro e Judas: “Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores…” (2 Pe 2.10). “Como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores” (Jd 8).
      A segunda coisa em sua carta é que você arrogantemente me compara aos demais, apenas por defender um princípio bíblico. Acabei de completar cinquenta anos de ministério e tudo o que angariei é uma dívida com a casa própria que aos sessenta e oito anos continuo a pagar. Se eu buscasse honra para mim, certamente estaria bem melhor financeiramente. Mas, vivo com minha pequena aposentadoria do INSS e sou vítima, todos os dias de pessoas, que como você, julgam todos os pastores pela mesma medida! Julgue o seu pastor, se é que você tem um! Se meu pastorado não tem valor para o irmão, o que me importa? Ao longo de cinquenta anos escrevi 41 livros que foram publicados e edificaram a igreja brasileira. Pessoas como o irmão não receberão, jamais o galardão de profeta, porque desonram aqueles que cruzam seu caminho. Como disse Pedro e Judas, para você está reservado a destruição eterna, a menos que se arrependa.

      • edson marcos disse:

        assim como você não me conhece, assim também não o conheço….dou todas as honras e respeito meu pai na fé (PASTOR)…pois eu sei quem ele é e sua autoridade,conheço seu caráter,sua família sua história no corpo de cristo…
        amado pastor não tenho problema nenhuma com autoridade pelo contrário..mas eu afirmo e não mudo de opinião que todo mundo hoje quer autoridade..não é porque fez um curso de teologia que tem um diploma foi levantado por DEUS para exercer autoridade sobre o corpo de cristo..e desse tipo de irmãos ao qual falo…eu não o conheço,não sei nada da sua vida por ai e devo crer que o irmão é uma benção no corpo de cristo.mas hoje vivemos um corpo destroçado virado em denominações algumas até estão debaixo de maldição!!..acho que o caro irmão sabe o que estou escrevendo…e querem exercer para si uma autoridade que não foi constituída pelo nosso senhor..porque na bíblia rebelião é pecado…é mais fácil sair montar sua igreja(porque de cristo não é)do que suportar o irmão…o problema é esse depois fica ai querendo honra?…caro irmão..ore a DEUS porque se o que escrevo for mentira ou não for uma verdade bíblica que DEUS me julgue…agora respeitar,amar não é aceitar os erros de irmãos pela sua arrogância ou por pura ganância…e eu não tenho nada que me arrepender..respeito o irmão de todo coração e se eu estiver errado ore por mim..DEUS deve falar com o irmão…agora uma coisa eu digo nada,nada tenho que me arrepender por isso que muitos são enganadas hoje com falsos mestres,falsos apóstolos por ai vai..ou eu estou errado irmão???não está na bíblia…então como posso dar honra a essa pessoas se nosso senhor mandar ter cautela e cuidado com os falsos..em matheus o senhor fala:sejam mansão como uma pomba mas esperto como uma serpente…irmão hoje muitos apregoam para si autoridade mas a pergunta caro irmão É essa!!! são pessoas que estão dentro da vontade de DEUS???..FIQUE NA PAZ E PERDOE MINHA IGNORÂNCIA…

        • Meu querido. Volto a insistir que você está olhando pelo prisma errado. Eu não busco honras para mim mesmo; mas, obedeço a Palavra de Deus e honro meus superiores. Continue crendo assim, que ninguém precisa ser honrado; que seu pastor não merece um presente; que não merece uma oferta especial. Este é um problema seu. Todo seu!
          Um grande abraço,

      • edson marcos disse:

        eu sei muito bem o que é honra…e faço muito pelo homem de fé que me gerou em CRISTO JESUS….se acaso eu estou errado ore por mim…mas saiba que 50 anos de evangelho não que dizer maturidade em CRISTO..pois ao olhos de DEUS pode ainda ser uma criancinha.porque quanto mais no aproximamos da luz mais vemos que não somos nada., todo irmão deve ser honrado não só lideres,mas todos aqueles que militam pelo senhor devem receber honrar da igreja…vou te deixar o um texto amado irmão…mas saiba que quem vai me julgar é o senhor…devemos crescer em cristo sempre honra para quem merece honra irmão..

        “Nós nada possuímos que não tenhamos ganhado (I Coríntios 4:7), e por esta razão ficar orgulhoso de títulos, saúde, conhecimento, sucesso, ou qualquer outra vantagem por meio da qual a providência de Deus nos distinguiu é absolutamente pecaminoso! E para aqueles que se confessam “pecadores”, e por isso merecedores de nada senão miséria e ira – orgulhar-se das bênçãos especiais que provêm do evangelho da Sua graça, é uma perversidade de que nem mesmo os demônios são capazes ” JONH NEWTON

  5. irceu de oliveira disse:

    EU GOSTEI MUITO DESTAS CLOCASSAO

    • Amém! Que Deus seja honrado através de sua vida.

      • marilene disse:

        Amados eu não concordo com este tipo de confusão a cerca da palavra pois a palavra deve ser compartilha e não alvo de briga para mostrar quem sabe mais, perdemos muito tempo com estas coisas,enquanto vidas estão indo para o inferno, por que não estamos lá para falar do amor de Deus a eles, acredito que cada um de vcs tem o seu valor diante de Deus e que certamente pode ser usado em favor ao crescimento do reino.
        A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA QUE: NO QUE DEPENDER DE NÓS QUE TENHAMOS PAZ COM TODOS

        é preciso oramos uns pelos outros sempre….
        Deus abençoe

  6. Eduardo Conceição disse:

    fantastica a sua apresentação. gostei muito, até mesmo quando foi criticado o irmão foi firme em suas respostas, parabens. Não podemos dizer que somos iguais aos nossos lideres, pois eles oram mais, jejuam e se consagram mais que o povo. e vimos muitos exemplos como por exemplo a mulher que fez um bolo primeiro ao profeta, ou o exemplo de Moises o qual o proprio Deus disse, com homens posso falar em sonhos ou em profecia, no entanto com Moises falo face a face. abraço Pastor.

  7. Regino disse:

    os pastores se escondem por detras das escrituras para se justificar de uma coisa que o prprio SR Jesus diss,,de graça reseceste e de graça dai,,, homem trabalhe se possivel dia e noite pra nao ser pesado a seu proximo ,,e aquele que nao trabalhe tambem nao coma,,e na verdade,,o pastor é somente o sr JESUS,,os outros sao mercenários ,,trabalham por salário e nao para conduzir o rebanho a CRISTO,,,a verdade tem que ser dita ,doa a quem doer,,quem quiser ser salvo ,,primeiro seja ovelha e nao pastor,,pois o sumo pastor nao divide sua gloria com ninguem

  8. Regino disse:

    TODA HONRA,,E TODA GLORIA PERTENÇE SOMENTE A DEUS,,

  9. dalva gomes disse:

    PARABENS PASTOR JOÃO A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA A HONRAR A ELE E TAMBEM A NOSSA LIDERANÇA QUE POSSAMOS CONTINUAR NA PALAVRA ,AMANDO E HONRANDO A CADA LIDER QUE O SENHOR TEM NOS DADO

  10. Jhow dos santos disse:

    João de Souza, o senhor esta indo até bem!!
    Mas pela última frase “respondo duramente a eles”, dará para ver que o senhor gosta de “bajulação”. Sinto pena de quem leu seus livros, pois, por curiosidade comecei ler um, e parei na segunda pagina. Esta na hora de começar aprender tudo novamente.

    • Você é o único que me diz em 40 anos de vida de escritor que começou a ler um livro meu e não gostou. Até que enfim encontrei alguém que não gosta de ler! Parabéns! Já consegui até mesmo fazer um perfil de sua vida de membro de igreja! Deus o abençoe em sua vida cristã e prospere espiritualmente.

  11. Evilasio... disse:

    Excelente esta publicação, tenho 44 anos de vida cristã e sempre honrei e honrarei meus lideres.O satanás existe porque desonrou o Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*