Pão de mel: A iniquidade com sabor

Algumas classes de trabalhadores prometeram entrar em greve pela reivindicação de um aumento de cerca de 6% em seus salários. Os senadores e deputados não entram em greve, porque eles têm o direito constitucional de aumentar seus próprios salários. E o que fizeram foi um deboche ao povo brasileiro!

O povo brasileiro é mantido a pão de mel – o atual governo não fugiu à iniquidade perversa dos anteriores, e o discurso de um Brasil melhor é apenas pão de mel da boca do povo – seguindo o conselho de Maquiavel. É a forma de governar mais sutil: Mantêm-se o povo a pão doce – enquanto os governantes e políticos se enriquecem; e para tanto usam a constituição.

O nobre Presidente que ora apeia do poder continuará vivendo nababescamente, com tudo o que tem direito um ex-presidente, e sua sucessora continuará a iludir o povo com bocados de pão doces.

Sim, é constitucional o que os deputados e senadores fizeram, mas é imoral diante da pobreza e da miséria que grassam a população brasileira. A imprensa mostra cidades turísticas que atraem dinheiro para seus cofres, mas visite-se a periferia dessas cidades e nos depararemos com um mundo de dor e sofrimento, longe dos olhos dos turistas. É como visitar Cuba e ficar nos luxuosos hotéis espanhóis onde cubano não entra, a não ser para trabalhar, sem conhecer a periferia e ver a miséria do povo. Aqui no Brasil, os pobres ganham pão de mel, mensalmente. Esta é a pior das iniquidades. Iludir o povo com um pouco de dinheiro todos os meses. Adoça-lhes o lábio, e eles terão a sensação de passou a fome.

Todos sabem quem ajuda essa gente miserável que vive na periferia das cidades brasileiras. A igreja e as sociedades de socorro, inclusive os espíritas. As verbas governamentais enriquecem ONGS de políticos e raramente chegam na mesa do pobre. Isso acontece no Haiti e aqui. A ajuda humanitária não chega ao povo; fica nas ONGs que enriquecem à custa da miséria do povo.

Li outro dia no jornal local que o governo municipal repassou um milhão e quatrocentos mil reais a uma ONG para treinar passistas de uma única escola de samba para o carnaval. Você não acha que tem fumaça de iniquidade no altar de Belial?

E na época das festas ilude-se ainda o povo pobre com imagens coloridas de um papai-noel generoso, como se papais-noéis andassem de carroça puxadas a cavalos magros por ruelas sujas e fétidas da periferia: Ali os únicos papais-noéis são homens e mulheres que catam resíduos dos ricos para alimentar seus filhos! Ainda os vejo às vésperas do Natal catando as sobras nas lixeiras do bairro. Claro, cada um deles ganha um presente do governo: Pão de mel, para adoçar-lhes a boca e calar seus lábios!

Alguns me advertem de que este governo fez mais pelos pobres do que todos os governos anteriores. Sim, concordo, mas não fez o suficiente, porque a iniquidade que domina o sistema do mundo enriquece uns poucos à custa do pão-doce que é dado aos pobres.

Parabéns Tiririca! Pelo menos você conseguiu penetrar na classe dos abastados e em breve você será um homem rico; basta que você administre bem seu salário e saiba encontrar nos meandros da iniquidade o caminho para seu enriquecimento imoral!

E me entristeço em saber que os caras que ajudei a eleger para a Câmara Federal e para o Senado devem estar rindo de orelha a orelha! Não riem de nós, entendam, mas riem de felicidade! Sim, porque nós, aposentados vimos nossos ganhos serem defasados a cada ano – gente que se aposentou com o equivalente a dez salários mínimos referenciais, hoje não ganha sequer dois.

Iniquidade na Bíblia, como deixei claro no artigo anterior é um pecado coletivo e social. Sim, porque iniquidade é um espírito de Satanás que age no homem e se espalha como praga por toda a sociedade. E, pior, todo brasileiro aprendeu a buscar um jeitinho de arranjar as coisas e ter algum lucro em cima da inocência de alguém. Isto é iniquidade também. Muitos dos que passarão a lucrar em cima do povo que paga imposto discursaram em defesa dos pobres, e conscientes ou não, vão explorar o povo pobre! Direta ou indiretamente.

“Com efeito o mistério da iniquidade já opera”, afirma Paulo. O chefe da iniquidade, Satanás, que se manifestará pelo anticristo ainda não apareceu, mas o espírito dele opera no mundo. Paulo, o apóstolo sabia disso muito bem. Iniquidade é um espírito satânico que se manifesta através de Belial, o mais iníquo dos demônios, como disse João Milton em o Paraíso Perdido. Belial consegue se infiltrar nas hostes de Deus, a igreja, influenciando seus líderes e o povo à sutil prática do mal. Sim, porque o povo também é iníquo e não tem autoridade de reclamar dos seus superiores.

O que esperar de governos iníquos? O que esperar de líderes cristãos iníquos? Esses nada fazem a favor do povo, mas, Deus os julgará, como disse Isaías, “Eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniquidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna” (Is 61.8). O “eles” aqui se refere ao povo de Deus. Sim, nobres deputados e senadores; sim governantes dessa nação, muitos de vocês talvez não saibam, mas vocês estão tocando na classe social com a qual Deus mais se preocupa: Os pobres. A paga virá do Eterno!

O Senhor Jesus foi glorificado pelo Pai, com o elogio de que amou a justiça e odiou  a iniqüidade; “por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros” (Hb 1.9).

A gente voltará ao tema!

10 thoughts on “Pão de mel: A iniquidade com sabor

  1. Caro Pastor João, tenho lido vossos artigos e creio que tudo caminha para o descrédito, estamos frios para o que nos ocorre e aceitamos pastores e padres cantando em programas de auditório em nome do evangelismo, temos estrelas gospel e igrejas modificadas pelo mundo e não o contrário. O que devemos fazer para não esfriarmos ?

  2. Caro Pastor,obrigada pela sua resposta e estarei meditando no que o senhor me escreveu.Creio que o descrédito é algo sutil e todos estão ficando amortecidos pela política, escândalos tanto seculares e religiosos, para que o mundo clame por seu líder e isto aos poucos acontece, não rapidamente mas aos poucos.Continue a ser a voz que clama no deserto.

  3. Prezado Pastor João,
    Hoje a igreja vive um momento extremamente delicado após ver que a pequena muda da “doutrina da prosperidade” plantada a anos atras, se constitui em árvores frondosas no interior da maioria das igrejas. Não se consegue, com facilidade, expor o verdadeiro evangelho da cruz, do arrependimento para os fieis sem que o dinheiro e os bens estejam envolvidos como “bençãos prometidas”. Neste “novo” evangelho, que eu classifico, como Paulo, de “outro” não há espaços para pobres. A prioridade é o tesouro aqui na Terra e não no céu. Creio que Deus está levantando servos(as) que não dobraram os joelhos à baal para que possamos dar início a NOVA REFORMA PROTESTANTE, onde o verdadeiro evangelho será pregado e a riqueza de alguns pastores em detrimento da pobreza de seus fieis será então questionada. Deus abençoe o seu ministério.

  4. Pastor:
    Ouvimos falar por parte de evangelicos q se candidatam ou efendem algum candidato de se governar segundo os principios do reino de Deus, preceitos biblicos e um desses principios totalmente invertido e o de justiça, começando pelo aumento de seus salarios q nao é justo, é licito mas nao é justo e sabemos q muitos ainda se corrompem mais ainda quando oportunidades ilicitas aparecem, e a luz q devia prevalecer sobre as trevas?

    1. São raros, se é que existem políticos que não se deixam corromper e corrompem a mensagem do evangelho; distorcem-na, tornam-na sem efeito sobre a sociedade. Imagine os apóstolos e pastores da igreja primitiva visitando a César e com ele compartilhando o poder!

  5. Olá! Pr. João, Graça e Paz…

    Parabéns pela excelente postagem!

    A iniquidade entre os governantes não é algo novo, porém o seu gradativo aumento cumpri-se o que disse Jesus em (Mt-24:10-14)

    Com a sua permissão estarei publicando está postagem em meu blog.

    Deus abençoe sua vida seu ministério e sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*