Category Archives: Princípios Cristãos

Que espírito nos move?

O mundo em que vivemos pende sempre para os extremos: As pessoas se inclinam para a teologia contemporânea e passam a negar o milagroso, o transcendental ou se atiram completamente no mundo místico. Os dois extremos são perigosos e se tornam terreno fértil para a operação da carne, do que é natural e de Satanás. Esquecem os teólogos que o mundo em que vivemos é dividido em terreal e espiritual.

Provérbios 31 – A utopia da mulher virtuosa

Utopia é o termo criado por Thomas More (viveu entre 1480 e 1535) e idealizou em seu livro UTOPIA a sociedade perfeita – surgindo a partir daí a ideia de uma sociedade igualitária. Isto é, um sonho, uma coisa impossível de se ter!
O texto de Provérbios 31.10-31 em minha análise é o da mulher utópica, inexistente, e o texto precisa deve ser entendido à luz do contexto cultural da época de Salomão. Por sugestão da minha esposa vou chamá-la de super-mulher.

Iniquidade no santuário

“Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a pele nua; irão da cintura às coxas. E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação ou quando se chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniquidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para sua posteridade depois dele” (Ex 28.42-43).

Ciência e esoterismo – Os cuidados que o crente deve ter

Existem certas práticas medicinais orientais que são comprovadamente científicas, mas que vêm carregadas de misticismo e esoterismo, coisas malévolas para o verdadeiro cristão.

Páscoa: Celebração da vitória da vida sobre a morte!

A igreja nem sempre se dá conta da importância de se manter celebrações no calendário cristão, conhecido como “calendário litúrgico”. Essas datas cristãs não são levadas à sério, especialmente entre as igrejas pentecostais e as neopentecostais.

Fenômenos meteorológicos e os fins dos tempos

Introdução: “Os Sinais, também”.
A primeira coisa que o Criador mencionou foi o propósito da criação dos corpos celestiais.
O texto de Gênesis 1.14-19 mostra que os astros foram criados, não apenas para dividir o dia da noite, e alumiar a terra, mas foram estabelecidos como “sinais” (signos, no latim) e “estações”, para mostrar os dias e os anos. “e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos”.

A serpente e o dia internacional da mulher

Desculpem pelo atraso. Queria publicar este texto no dia 8 de março, data comemorativa das mulheres, mas as conferências – para mulheres – tomaram todo o meu tempo

Quais suas expectativas do futuro?

Vivemos épocas de grandes expectativas. Mas, expectativas de quê? Já me perguntaram quais minhas expectativas para o ano novo. Os pregadores modernos incutem em nossa mente que devemos ter expectativas de dias melhores; de que nossas finanças melhorarão; de que dias melhores virão e de que se pensarmos positivamente e com fé o futuro será de sorrisos e alegria.

O som do Espírito Santo

O que aconteceu no dia da descida do Espírito Santo é impressionante. O Espírito avisou de sua presença enchendo o ambiente com um som, como de um vento impetuoso. Não houve vento, como afirmam alguns pregadores. Ouve um som muito forte. O vento vaza pelo ambiente! O som fica retinindo! E som do Espírito ficou ecoando na cidade de Jerusalém.

Jacó e o Facebook!

O título deste artigo se deve a um pequeno comentário postado no Facebook que dizia assim: “Jacó era trapaceiro, Pedro genioso, Davi foi infiel, Noé se embriagou, Jonas fugiu de Deus, Paulo era um assassino, Gideão estava inseguro, Marta estava angustiada, Tomé era incrédulo, Sara impaciente, Elias estava deprimido, Moisés gaguejava, Zaqueu era pequeno, Abraão era velho e Lázaro estava morto… Deus não chama os qualificados, ele qualifica os chamados… Publique em seu mural se você não é perfeito, porém sabe que Deus está agindo em sua vida!!”.