Category Archives: Análise dos Cânticos

Cânticos vazios para corações vazios

Meus leitores enviam respostas às postagens que faço no site www.pastorjoao.com.br alguns concordando comigo, outros lançando impropérios contra minha vida, especialmente quando teço críticas às letras de canções gospels sem conteúdo bíblico-teológico. Basta ler os comentários no site e o leitor verá como pensam alguns dos meus leitores.

Deus Sabe o Que É Melhor Pra Mim

A letra deste cântico poderia ser mais bíblica, mas, o autor(a) preferiu acrescentar uma frase que não se caixa na poesia nem tem apoio teológico:

Sou seu anjo

A Gueyza de Feira de Santana, que fez a revisão do meu livro “O Livro de Ouro do Ministério de Louvor”, me enviou a letra de “sou seu anjo” de Leonardo Gonçalves. Confesso que não conheço este cantor nem jamais o ouvi cantar.

Filho Meu

Uma leitora me pediu para analisar esta letra entoada pelo Thales Roberto. Li, reli e concluí que é uma letra sem sentido bíblico. Vejamos:

Me ama

Bete, bom dia!

Confesso que nunca havia parado para ler a letra desta canção. Uma pontinha de decepção aflorou, pelos seguintes fatos.

Rei Acabe

Letras nada bíblicas

Pois meus amigos, alguns leitores me pediram para eu comentar a letra abaixo cantada pelo grupo “Ministério Ardendo em Fogo”. E, devo dizer que fiquei extasiado diante de uma letra e música (a música também) tão truncada e, destoando, várias vezes da história bíblica de Acabe e Nabote.

Covardia

Covardia

Letra: Léa Mendonça

Ode a Ana Paula Valadão?

Meus amigos, sempre procuro tratar neste site das letras de hinos erradas ou incantáveis, sejam hinos antigos de nossos hinários ou dos atuais. Pois aí está um cântico que nunca será entoado em culto algum, porque é um cântico feito a uma pessoa; aliás, pessoas que idolatram pessoas e não a Deus! E, pior: O hino a Ana foi composto pelos alunos do centro de treinamento do Diante do Trono.

Eu Tenho Aliança com Deus

Pois meus amigos, eu estava no Distrito Federal participando de um culto quando tive minha atenção voltada para a letra deste cântico. Coloquei em destaque na letra do cântico o gravíssimo erro teológico, que fere uma lei pétrea das Escrituras: Ela escreveu: “Eu tenho aliança com Deus selada com óleo do altar”.

Eu fui no terreno do inimigo

A letra a seguir, “eu fui no terreno do inimigo” é característica da pobreza poética que já faz parte de alguns dos novos compositores brasileiros. Criatividade zero. Conhecimento bíblico zero.