Cadê meu hinário?

Meus amigos, nas últimas conferências em que tenho participado pregando sobre louvor e adoração sugeri que a igreja voltasse a entoar cânticos dos hinários, pela simples razão de que a maioria dos novos cânticos entoados não expressam o que a Bíblia diz, nem tão pouco possuem uma melodia que se consiga cantar. Pelo menos alguns dos cânticos antigos de nossos hinários têm métrica e poesia, isto é, as letras se encaixam dentro dos compassos e a poesia tem rima e cadência.

Também depende da igreja ou do culto, porque assisto cultos em igrejas em que não se cantam sequer um hino do hinário, mas o tempo de louvor é agradável, gostoso, que faz bem à alma. Já em outras igrejas dá vontade de gritar: Cadê meu hinário? Porque é preferível entoar cânticos dos hinários a ouvir mantras desafinados.

Por que digo isto? Porque alguns dos cânticos que se usam hoje no culto cristão não expressam biblicamente o que a Bíblia diz. Até o mais popular Zaqueu carece de base bíblica, porque Zaqueu não pediu a Jesus que entrasse na vida dele; Jesus se ofereceu pra ir pra casa de Zaqueu e este é que tomou a decisão de devolver o que havia ganhado com o roubo. Esse Zaqueu moderno dá a impressão de que está tudo bem; de que não é preciso se arrepender nem devolver o fruto do roubo.

Por outro lado muitos cantores têm contrato com gravadoras e para cumpri-los precisam escrever novas letras e novos cânticos e recorrem a letras sem poesias e músicas sem melodia. Li a reportagem em que uma cantora gospel famosa tinha contratos de fazer vários CDs por ano e precisava, portanto, de muitos novos cânticos. Quando as gravadoras anunciam “o melhor da música gospel” estão se referindo a apenas uma música que fez sucesso e caiu no gosto do povo. Compra-se um CD para ouvir apenas uma música, porque as demais não têm rima nem melodia, mas se repetem na mesma linha melódica ao longo do CD. Prefiro, muitas vezes, as músicas latinas não-gospel!

Com raríssimas exceções tira-se proveito de alguma música para o culto cristão. No meu novo livro sobre louvor trato disso abertamente (Livro que está sendo analisado por duas editoras nacionais). São cânticos sem rima, sem melodia e sem métrica. Ali mesmo olhando para a letra no projetor tento cantar diferentemente modificando a letra para que seja mais poética. E, quando o consigo, não posso cantar porque a melodia é incantável.

Perdoem-me, mas os dirigentes de louvor e cantores gospel precisam voltar a rever seus critérios bíblicos e retornar aos cânticos antigos para aprender sobre rima e poesia!

Então, que se volte aos cânticos dos hinários, a menos que os cânticos entoados sejam bíblicos e cristocêntrico.

Isto que nem estou falando dos cachês absurdos… 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*