A Essência da Adoração – Estilo de vida

“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Cr 16.9).

Este texto bíblico é uma palavra que o profeta Hanani deu a Asa, rei de Judá que depois de experimentar um milagre de Deus ao lutar contra os etíopes, vendeu os tesouros do templo para pagar ao rei da Assíria soldados que o protegessem do rei de Israel.

Antes ele dissera: “Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem” (2 Cr 14.11). Mas agora, depois de vencer os etíopes e de fazer uma reforma social e religiosa em Jerusalém – inclusive depondo do trono a rainha-mãe por ter feito uma imagem a Azerá, um deus erótico, Asa depositou sua confiança na Assíria.

Hanani lhe lembra que o exército dos etíopes era muito maior e que por haver confiado em Deus este lhe garantiu vitória (2 Cr 16.8). E neste contexto o profeta lhe diz: “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Cr 16.9).

Furioso, Asa pôs o profeta na prisão, com os pés agrilhoados e perseguiu os que apoiavam o profeta (2 Cr 16.10). Veja isto em contraste de quando ouviu ao profeta Azarias no capítulo 15. Depois disso, o rei ficou doente “porque na sua enfermidade não recorreu ao Senhor” (2 Cr 16.12).

À luz deste registro bíblico quero apresentar alguns pontos interessantes aos meus leitores.

Primeiro. Hoje temos na igreja uma geração que não conhece a Deus nem o seu poder. Não conhece este “quanto ao Senhor”. Uma nova geração de crentes surgiu no Brasil que vê na música, nos shows – e os nossos principais cantantes evangélicos agora cantam em shows de rodeio e marchas para Jesus com dinheiro das prefeituras e dos congressos mundanos jogando às pérolas os dons recebidos de Deus – sim, esta nova geração conhece tudo sobre Deus, mas não tem comunhão com Deus.

O maior problema dos crentes hoje é que não conhecem “os caminhos” de Deus; nem o seu poder. Vivemos hoje, como quando Josué morreu: “Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel” (Jz 2.10). A geração de Josué sabia e conhecia o que Deus tinha feito, mas a seguinte não.

Nosso problema são as novas gerações que não conhecem este “quanto ao Senhor”. A terceira geração conhece um deus destituído de poder. Aliás esta tem sido a tônica na história da igreja. Nós, a geração de pentecostais – até a terceira geração no meu caso – conhecemos um Deus de poder – a geração atual conhece o poder, mas não a Deus. Vê a diferença?

E àqueles que dizem que somos saudosistas, lembro-lhes de alguns textos bíblicos: “Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos; nossos pais nos têm contado o que outrora fizeste, em seus dias” (Sl 44.1). “Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos” (Sl 77.5). “Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó Senhor” (Sl 119.52).

“Então, o povo se lembrou dos dias antigos, de Moisés, e disse: Onde está aquele que fez subir do mar o pastor do seu rebanho? Onde está o que pôs nele o seu Espírito Santo?” (Is 63.11).

“Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta ou se se ouviu coisa como esta…” (Dt 4.32).

 “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Sl 78.3-4).

 “Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos. De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta. Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios” (Sl 77.5-6,11-12).

É deste saudosismo que lhes quero lembrar.

Segundo. Temos hoje uma geração que vive de métodos e os métodos tendem a nos afastar de Deus. Lembro-me do tempo em que o discipulado foi para mim uma palavra rhema, uma revelação. Comecei a praticar o discipulado por revelação. Ensinei aos discípulos uma revelação; eles a receberam como conhecimento e transmitiram conhecimento aos seus discípulos. Estes receberam conhecimento e transmitiram métodos aos novos discípulos. Assim, hoje, existe uma geração de “discípulos”, nas igrejas que usam o discipulado que vive de métodos e não de revelação. O discipulado hoje vive de lembranças bem adaptadas aos métodos.

A única maneira de se conhecer o Senhor é pela comunhão com ele (Ex 33.12-16). À pergunta de Moisés “Mostra-me teu caminho, para que eu te conheça”, Deus diz: “A minha presença irá contigo”. É da Presença de Deus que dependemos cada dia de nossa jornada na terra. A Presença é o caminho (Ex 34.5—9). É o próprio Deus.

Resumindo: Deus está dizendo a Moisés? Moisés: Por que você quer saber o caminho? Eu sou o caminho. Eu estou com você. Apenas me siga.

Terceiro. É preciso entender que o Senhor continua tão vigilante nos dias de hoje como no tempo antigo. “Não dormita nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121.4).

E por que Deus se mantém vigilante? Por que Deus não dorme? Para fiscalizar e castigar o homem? Não. Mantém-se vigilante para socorrer, para ajudar e para encontrar aqueles com os quais ele poderá contar para realizar os seus feitos na terra. Por isso disse a Jacó junto a escada angelical: “Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido” (Gn 28.15).

Foi dessa forma que encontrou o povo de Israel. “Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos” (Dt 32.10). Compare com Ezequiel 16.6 em que Israel é comparado a uma menina recém-nascida abandonada que Deus encontra e cuida dela.

Quarto. O que Deus anda procurando? Dentre muitas coisas encontrei que ele está procurando “os fiéis da terra, para que habitem” com ele; “o que anda em reto caminho, esse me servirá” (Sl 101.6). “Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra… ” (Zc 4.10).

Deus não está à procura de músicos, de cânticos e de louvores. O céu tem de sobra. Se precisar ouvir música tem bons compositores no céu. Os querubins escreveram cânticos para Jesus, para os vencedores e Jesus e Moisés escreveram juntos o cântico de Apocalipse 15.2-4. Então o que ele procura na terra? Procura corações sinceros (Am 5.23-24; Miquéias 6.6-8) e, consequentemente adoradores, que o adorem em “espírito e em verdade” (Jo 4.24).

Mas, por que Deus vigia a terra? Dentre muitas coisas é porque está à cata de corações que sejam totalmente dele. E foi desta forma que encontrou a Abraão em Ur, iludido com seus ídolos; encontrou a Moisés no deserto, frustrado consigo mesmo, mas de coração sincero; encontrou a Josué e a Davi, etc. Deus, lá do alto, ou aqui de baixo está vigiando nossos passos.

Um coração sincero é como perfume forte que atrai o olhar de Deus. Deus fica do lado dos que nele confiam e dos que têm coração sincero, para defendê-los, para fortalecê-los, sustentá-los e supri-los.

Até o profeta Samuel se deixou enganar pelas aparências! Somos passíveis de enganos também. No entanto, Samuel foi orientado por Deus na hora de escolher o futuro rei: “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração (1 Sm 16.7). Davi aprendeu que somente os de puro coração têm acesso a Deus (Sl 24.4).

Creio que se Pedro, o apóstolo, vivesse em nossos dias diria a muitos cantores gospel e a muitos pregadores famosos que se nutrem da mídia e da venda de seus CDs e mensagens: “Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus” (At 8.21).

Deus procura corações sinceros. Muitos cantores e pregadores começam a carreira com corações sinceros e, na sua sinceridade se entregam totalmente a Deus. No decorrer dos anos, porém, as ofertas luzentes de Balaque e os olhos cobiçosos de Geazi desviam seus corações. Por isso Jesus disse aos cantores e a nós pregadores: “Vocês não podem servir a Deus e a Mamom”. Mas, nossos olhos são atraídos a Mamom porque em suas mãos reluz o ouro, a fama e a prosperidade. Quando isso acontece, Deus que passa pela terra e que vigia os passos dos obreiros, desvia seu olhar à busca de pessoas cujo coração seja totalmente dele!

Asa não tinha razões para deixar de confiar em Deus. Ele experimentara o livramento do Senhor anteriormente. Mas a fama, o poder e a riqueza o afastaram de Deus.

Deus dirige o mundo com sabedoria infinita, e todas as criaturas, suas ações e seus feitos estão continuamente sob seus olhos. Os olhos da Providência são rápidos – percorrem rapidamente – toda a terra. Satanás passeia pela terra? Deus vê tudo no piscar de olhos.

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Cr 16.9).

Corações que são “totalmente dele”. Quer dizer: Seu coração é dele, mais do que de sua esposa, filhos, pais, pastores, igreja. Mais que dinheiro e riquezas.

Seu coração é dele!

4 thoughts on “A Essência da Adoração – Estilo de vida

  1. GOSTEI DEMAIS DESSA PALAVRA ,TREMENDA DEUS FALOU MUITO COMIGO ,TUDO QUE O PASTOR FALOU È A MAIS PURA REALIDADE,DEUS O ABENÇÕE E A CADA DIA O SENHOR LHE USE COM MUITA GRAÇA NO MEIO DESSA GERAÇÃO TÃO CORROMPIDA,SEI QUE O NOSSO BRASIL AINDA TEM HOMENS DE DEUS QUE NÃO SE CONTAMINAM COM AS IGUARIAS DO REI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*