Entrevista com Ted Haggard

Nota explicativa: Tedd Haggar foi presidente da Associação Nacional dos Evangélicos e tinha milhões de fãs. Mas, em 2006 sua carreira de líder espiritual terminou abruptamente quando veio à luz que ele tivera um relacionamento sexual com um gay.

Haggard parecia ser um esposo dedicado. Casado e pai de cinco filhos era pastor da Igreja de Nova Vida de Colorado Springs. Mas, tinha vida dupla. Quando Mike Jones um confesso prostituto veio a público afirmando que Ted pagara para ter sexo com ele e para comprar drogas, Haggard negou tudo, afirmando que nem conhecia a Mike Jones.

Mas Haggard depois admitiu de que algumas coisas eram verdades e foi afastado de sua igreja.

Na carta de despedida, lida por outro pastor, Haggard confessou: “Sou culpado de imoralidade sexual. Existe uma parte de mim que é tão repulsiva e tenebrosa que luto contra ela a maior parte de minha vida” (Site da CBN – News pesquisa feita em 16/7/2009).

Nota: Reproduzo a entrevista de Tedd Haggard concedia à revista Carisma. Haggard era o líder dos evangélicos dos Estados Unidos e foi denunciado por relacionamento com um homossexual.

Depois que Ted Haggard confessou que tivera relações sexuais com um prostituto em novembro de 2006, e a comunidade cristã não sabia o que seria feito com ele. Algumas pessoas queriam vê-lo fora do ministério e na sarjeta. Outras pessoas oraram e choraram por ele e por sua esposa que estava sofrendo muito. Todos tentamos o melhor – porque estamos cientes do quanto a igreja americana vem sofrendo nesta área.

Eu nem sabia o que dizer a Haggard quando estourou a bronca contra ele dois anos e meio atrás. Os que leram seus livros, ouviram suas pregações e admiravam a igreja que ele pastoreava sentiram-se traídos. Enviei-lhe uma notinha informando que estava orando por ele. Depois que ele reapareceu num documentário da TV HBO The Trials of Ted Haggard (O julgamento de Ted Haggard), no início deste ano, perguntei se ele poderia nos contar sobre o andamento de seu processo de cura.

“Sou a pessoa que sempre quis sernando-me pior que um leproso aos olhos do eles que tão profundamente me humilharam.” – Ted Haggard

Ted e Gayle veio a Orlando e conversamos por mais de duas horas. Ainda estavam com suas emoções à flor da pele depois que a TV expôs a vida íntima deles para toda a nação. Eles concordaram que a entrevista fosse impressa e tiveram a liberdade de escrever as respostas, e nenhuma vírgula foi alterada. Eu queria que eles abrissem seus corações.

Carisma: Você deve ter descido ao inferno depois da queda em 2006. E como está agora?

Ted Haggard: Viver um inferno na terra por haver pecado foi devastador e ao mesmo tempo esclarecedor. Foi preciso uma árvore cair sobre minha cabeça para que entendesse a situação. Hoje minha vida espiritual, sem dúvida, está mais fortalecida. Sou a pessoa que sempre quis ser. Tornando-me pior que um leproso aos olhos daqueles que tão profundamente me humilharam.

Carisma: Você tem planos de voltar ao ministério?

Ted Haggard: Depois que a HBO colocou no ar o documentário O julgamento de Ted Haggard em janeiro, milhões de pessoas acessaram nosso site: www.tedhaggard.com e milhares de cartas com palavras de encorajamento e convites para pregarmos em várias igrejas foram-nos remetidas. Fomos entrevistados no programa da Oprah, aparecemos duas vezes na rede FOX e falamos em várias mídias. É humilhante e vergonhoso. Mas, parece que essas entrevistas ajudaram outras pessoas, e somos alvos de amor e respeito, mais do que antes.

Carisma: Durante um ano você ficou sob a disciplina de uma equipe de ministros. O que aprendeu durante este tempo?

Ted Haggard: Aprendi que o que ensinei durante anos era verdadeiro: De que deveríamos viver sem nada a ocultar. Descobri o quanto o meu pecado custou aos meus irmãos. Segredos são o combustível para o pecado. O que eu deveria ter feito é buscar um lugar seguro e confessar minha falta, e descobrir o caminho para o arrependimento. Estou profundamente triste por ferir tanta gente.

Carisma: Nenhum ministro quer ter uma queda moral. O que você fez que deu errado?

Ted Haggard: Achei que poderia resolver meus problemas sem prejudicar minha família e meus amigos. Temi as consequencias e fiquei envergonhado. Graças a Deus a crise serviu para pôr pra fora o que havia por dentro e agora posso usufruir de uma comunicação honesta e de liberdade.

Carisma: O que você diria às pessoas que lutam contra o homossexualismo?

Ted Haggard: Não sou psicólogo, portanto não posso aconselhar os que lutam como eu lutei. Nem sei ao certo se minha infância contribuiu para o problema. Alguns dos meus conselheiros ligaram meu problema ao passado. Já não tenho conflitos nem desejos como antes.

Nem posso dizer que minha experiência quando criança sirva de desculpas. Sou responsável e já me arrependi. Recomendo que as pessoas se aconselhem com cristãos qualificados sempre que notarem que estão perdendo a batalha com seus pensamentos compulsivos e com seu comportamento. Esta geração tem de entender que buscar aconselhamento e ajuda para se manter íntegro não é falta de fé. Se eu tivesse me buscado ajuda teria evitado o fracasso.

Carisma: E a igreja como vem lhe tratando desde sua queda?

Ted Haggard: Alguns líderes da igreja publicamente nos perdoaram e nos receberam de volta. Outros líderes estão silentes, o que indica que somos irrelevantes ou uma vergonha pra eles. Outros nem sabem o que dizer, e por isso nada fazem. Quando as pessoas silenciam, quer julgando, ficando iradas ou distanciando-se, acho que isso é justiça, e não condeno que assim reage. Outras pessoas demonstram gentileza, amor e querem ajudar. Isto é gratificante.

Gayle Haggard: Depois que retornamos para Colorado Springs encontramos muitos irmãos que queriam reatar conosco e nós com eles. Nessa atmosfera de amor e perdão, experimentamos cura e restauração.

Carisma: Gayle, as mulheres se distanciaram de você imaginando como você ainda podia continuar com Ted. O que você diz a outras esposas cujos maridos tiveram um caso?

Gayle Haggard: Bem, fiquei ao lado de meu esposo porque ele merece. Claro, fiquei ferida. Senti-me traída. Fiquei com o coração aos pedaços. Mas era preciso acreditar que, apesar da dor Ted me amava e nosso relacionamento era real. Achei que ele merecia que eu lutasse ao lado dele; que nosso casamento deveria ser salvo, e que nossos filhos precisavam ser honrados. Encorajo as mulheres dizendo que o amor cobre multidão de pecados. Quando decidi perdoar e amar o Ted, fiquei curada. Quando o julguei por tudo que me causara, caí em desespero. O amor nunca falha – se escolhermos amar e se decidirmos que o amor funcione.

Ted Haggard: Depois que me tornei pior que um leproso, fui tremendamente humilhado. Mas, agradeço porque aprendi a conhecer melhor a Jesus. Sei que ele veio para os que não vivem retamente, e ele me resgatou quando estava sem forças. Isso é grandioso. Em minha nova vida, as Escrituras e o Espírito Santo se tornaram mais poderosos e meus relacionamentos com os demais irmãos são agora saudáveis, porque estão baseados na justiça de Cristo e não em nossas boas obras.

Carisma: Você ficou quase um ano na igreja do Tommy Barnett no Arizona, e agora retornou para Colorado Springs. O que você está, de fato, fazendo e tem planos de voltar ao ministério?

Ted Haggard: Creio que todos os crentes estão no ministério independentemente de sua vocação. Em agosto de 2008 Gayle e eu passamos a vender seguro de vida. No entanto, depois que o documentário da HBO foi ao ar, O julgamento de Ted Haggard em janeiro de 2009 e com as entrevistas de arrependimento, milhões de pessoas acessaram nosso site e deixaram palavras de fortalecimento e encorajamento. Além de convites para ministrar e escrever. Depois fomos entrevistados no programa da Oprah. Aparecemos duas vezes na TV Fox, fortalecemos nosso casamento na hora mais negra da vida, e passamos a dar conferências variadas.

Tem sido humilhante e vergonhoso pra mim. Gostaria de falar sobre temas menos vergonhosos, mas é interessante como agora ministramos pra mais pessoas regularmente do que fazíamos antes da crise. Hoje Gayle e eu vendemos apólices de seguro, viajamos e pregamos em conferências.

Carisma: A Igreja de Nova Vida que você iniciou tem um novo pastor – e você foi solicitado a não falar com as pessoas de lá depois que você deixou o pastorado. Tem sido muito difícil?

Ted Haggard: Perder os amigos é a pior parte de toda essa história. Lamento que tenha dado lugar ao pecado em minha vida e me arrependo profundamente de haver entristecido os meus amigos. Devido aos bons conselheiros consegui me recuperar, mas não consegui restaurar as velhas amizades. Desci de minha posição de líder devido ao meu pecado, mas nem imaginava que poderia ser desprezado até mesmo como membro da igreja, mesmo depois de ser disciplinado.

Algumas pessoas tentaram me ajudar, mas não correspondi de maneira gentil. Marcado como pessoa, sem merecer confiança alguma, era difícil uma comunicação plena de doação. A sombra de suspeição que pairava sobre minha vida impediu quaisquer relacionamentos – não apenas com os irmãos da igreja Nova Vida, mas também nos demais irmãos do corpo de Cristo, e até mesmo com empregadores em potencial.

Fiquei desesperado, sepultado nas trevas da depressão e me tornei um suicida depois de ser cortado do corpo de crentes que eu tanto amava e para quem havia devotado toda minha vida. Minhas emoções cambalearam constantemente desde então. Algumas vezes tenho ódio de mim mesmo, outras vezes fico triste comigo.

Gayle Haggard: Talvez a parte mais chocante neste momento de dificuldades tem sido o isolamento da Igreja de Nova Vida, a igreja que fundamos e pastoreamos durante vinte e dois anos. Para mim a igreja era minha família e eu me dedicava aos irmãos. Jamais sonhei que seríamos separados daquela igreja nos momentos mais difíceis de nossa vida.

Acredito que as famílias ficam juntas na hora das dificuldades e é assim que os membros feridos e machucados são curados. Creio que o comprometimento a este processo constrói uma família forte e saudável que entende bem o sentido do evangelho.

Ainda assim queremos honrar as pessoas da igreja que pastoreamos com as escolhas que fizemos. Certamente um dia poderão afirmar que eu também sou parte do corpo de Cristo neste processo.

Fonte: www.charismamag.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*