Características de um verdadeiro profeta

O ministério profético tem de ter uma vitalidade positiva, isto é, o profeta precisa enxergar uma saída gloriosa, ainda que veja tudo nebuloso à sua frente. Por que digo isto? Porque se percebe que muitos que dizem ter ministério profético se tornam azedos, amargos e negativos em sua proclamação, e os sites na Internet são evidências do que quero afirmar. As críticas amargas indicam que a pessoa que julga ter um ministério profético não conseguiu visualizar nem perceber a essência do coração de Deus que é a restauração do homem e a vinda de um reino glorioso.

Sim, porque os profetas bíblicos que previram destruição, abandono, cativeiro e guerras sempre abriram diante de seus ouvintes uma fresta que os permitia vislumbrar a solução e a restauração. O Deus que fere é apresentado como o Deus que cura.

O profeta anuncia alguma coisa e o que ele prevê acontece. Seja este um profeta de Deus, um profeta que profetiza por si mesmo ou um profeta do diabo. Nas escrituras encontramos profetas que usavam destas três fontes: a divinal, a pessoal e a diabólica. E mesmo os profetas que nada tinham a ver com Deus e sua palavra fizeram previsões que aconteceram ao longo dos séculos, mas, o que diferencia um profeta comum de um profeta de Deus? Profetas existiram que anunciaram acontecimentos que se cumpriram, e, no entanto, não eram profetas de Deus. O que diferencia um profeta de Deus, então, desses profetas mundanos?

1. O profeta que fala da parte de Deus tem um profundo senso de justiça social. A paixão pela justiça social mantinha o profeta de Deus atento às necessidades das pessoas. Os profetas de hoje que pensam apenas em si mesmos, em prosperidade, riquezas, em serem milionários e prósperos, ainda que falem da parte de Deus, não são verdadeiros profetas porque perderam de vista a justiça social. O pobre, o injustiçado, o sofredor, o perseguido, o sem-terra, o sem-teto e aqueles que são vítimas dos sistemas políticos e judiciais precisam ser acolhidos na igreja e defendidos pelo verdadeiro profeta. O verdadeiro profeta não consegue ser amigo de políticos, de governadores e do Presidente da República, porque sempre encontrará pontos divergentes entre a política e a justiça social.

2.  O verdadeiro profeta tem sempre em mente o eterno propósito de Deus. Sempre que adverte uma nação ou uma igreja ele o faz sob a ótica do propósito eterno de Deus, e não sob a ótica dos interesses humanos, denominacionais ou políticos. E se prepara para o choque, porque a mensagem de Deus sempre bate de frente com o interesse dos homens. Sua palavra está sempre alinhada com o plano do Eterno e não com os planos dos homens.

3. O profeta de Deus sabe que a graça de Deus tem como finalidade a justiça. Isto é, Deus se mostra gracioso para com o ser humano sem abrir mão da justiça que lhe é inerente. Graça e justiça andam de mãos dadas com o otimismo profético.

4. O verdadeiro profeta sabe que Deus não favorece apenas judeus, mas todos os povos de todas as nações. Por isso nos cânticos do Apocalipse Jesus é exaltado por gente que procede de todas as línguas, povos tribos e nações, e não apenas judeus. O profeta que defende apenas interesses dos judeus não é profeta bíblico, porque o verdadeiro profeta vê Deus reinando sobre todos os povos da terra, independente de cor, raça e nação.

5. O profeta de Deus é sempre otimista e, às vezes esse otimismo profético o leva a cometer exageros, a errar em algumas previsões, sem nunca, no entanto, abandonar sua comunhão com Deus e a verdade. Ele sempre vê o futuro glorioso, e isto fazia a diferença entre os profetas hebreus e os profetas das nações da época. Deus tem um fim glorioso para o planeta Terra e tem um fim glorioso para toda a humanidade e seu senso de justiça é que o impele a revelar sua graça e sua misericórdia.

Os “nãos” que Habacuque recebeu de Deus dariam a ele razões de sobra para se sentir amargo e desanimado, no entanto, depois de tantas respostas negativas de Deus às suas perguntas Habacuque não enxerga o futuro sob a ótica do pessimismo, mas vê o sol da esperança brilhar no horizonte.

“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro” (Hc 3.17-19)

O profeta denuncia, mas prova com seu viver e com seu testemunho de vida que suas denúncias não são retóricas nem teóricas, mas fruto da revelação que tem de Deus.

Você anela o ministério profético? Então, pense na vida de renúncia que o espera pela frente.

15 thoughts on “Características de um verdadeiro profeta

  1. Pastor Joaozinho,
    fazia muitos anos que nao liamos um artigo seu. Hoje vi seu link no site de um amigo e entrei. Pra variar fomos edificados.

    Talvez nao esteja lembrado de nós. O hospedamos em nossa casa em Ijuí, quando plantamos a Comunidade Crista de Ijuí la. Depois o irmao soube o que aconteceu…, desde fevereiro de 2007, o Senhor tem nos conduzido nos seus braços de amor e misericordia. Ficamos um bom tempo em BH, MG na Comunidade Crista da Zona Sul de BH (Pr Naief de Almeida). Ha 1 ano fomos enviados para trabalhar para o RS para trabalharmos num projeto e etc. Tanto e eu como minha esposa Luciana temos boas recordaçoes dos poucos momentos que o Senhor nos proporcionou ao vosso lado. Nesse momento estamos em Blumenau, estavamos num encontro de casais no final de semana com pastores muito amigos aqui da região.

    Um grande abraço dos irmaos Jessé e Luciana
    (51) 8287-9958 tim

  2. Faltou mencionar uma característica para um verdadeiro profeta. Está relatado no livro de Deuteronômio 13:1-4, especialmente o versículo 4:

    “Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus MANDAMENTOS guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.”

    O verdadeiro profeta fala de acordo com a Lei de Deus e o testemunho da bíblia. Veja em Isaías 8:19 e 20:

    “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.”

    1. Sobre este tema eu falo na mensagem sobre como saber se sou falso ou verdadeiro. Em Dt 13.1-4 não está falando do falso profeta, mas do verdadeiro profeta que profetiza, o que ele diz acontece, e ele usa esses acontecimentos para desviar a atenção do povo de Deus para ele. Observe que o texto fala em o profeta dizer e acontecer. Portanto, no início ele não é falso; mas, depois usa os acontecimentos para se engrandecer e desviar o foco de Deus para si mesmo. Aí ele se torna falso!

  3. Eu olhei para o céu e vi um homem virando uma ovelha e depois vi guerra entre muitas pessoas pretas e muitas brancas,não deu pra ver o rosto e eu acho que vi o céu nelas pq tinha um portal grande era lindo e nesse mesmo dia eu sonhei que existia um desafio que Deus mandou fazer e quem sobrvivesse era apostolo de Jesus e eu sobrevivi e eu tinha uma pulseira de coração e ela brilhou,mas ela não brilhava,e outra menina que sobreviveu tbm tinha uma pulseira igual a minha e brilhou tbm,eu me lembro um pouco do rosto dela.
    Será sinal?

    1. Bem, como não sou intérprete de sonhos, registro no site a sua carta e, quem sabe, algum leitor saiba interpretar o que você viu. Uma visão ou sonho, geralmente, serve para fortalecer a nossa fé, e não para que desvendamos seus mistérios. Seguindo essa linha você poderá usar os sonhos ou visões, não para fazer previsões, mas para deixar sua fé mais fortalecida.

      1. Bom, o Senhor já me mostrou e mostra várias revelações em sonhos.
        Como também em visão.
        Os sonhos são constantes como revelações proféticas e para concertos também.
        É como sou desprezada nesse dom!!!

  4. Se nao glorifica a cristo e nao e para que outros creiam em Jesus es Falso profeta.
    pq ele recebe do que e de cristo sendo assim glorifica a cristo .
    As manifestacoes de poder existem apenas para que as pessoas confien , creiam, tenhao fe em Jesus pq para Deus o importante e que sejam salvas, e para ser salvas apenas confiando no Senhor Jesus.
    PQ atraves da confianca nele e que seremos fieis e habitaremos nele e ele em nos.

  5. Será necessário o Sr. melhorar a sua compressão quanto ao papel do profeta junto a monarquia. Dá mesma forma quanto ao ministério profético nos dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*