Restitui

Uma análise franca do cântico Toque no Altar

Fiz uma abordagem anterior sobre uma das letras de outro grupo que falava em segurar a ponta do altar. Uma letra que não se encaixa na verdade do Novo Testamento, da Nova Aliança.

1. Erros de concordância gramatical.

Como de praxe, as letras pecam na gramática misturando o tu com o você. E esta letra não foge à regra. Uma lástima!

2. A quem o cântico é dirigido.

Confesso que não entendi a quem o cântico é dirigido, se a Deus ou a Satanás. Porque se é a Deus, então a frase “restitui, eu quero de volta o que é meu” é uma ofensa à autoridade e santidade de Deus. O autor dá ordens a Deus; exige! Exerce autoridade contra Deus. E parece, pelo restante da letra que a frase é mesmo dirigida a Deus, porque o autor completa o pensamento: “Sara-me! E põe Teu azeite em minha dor Restitui! E leva-me às águas tranqüilas Lava-me! E refrigera a minh’alma Restitui…”. Se é dirigida a Satanás a emenda fica pior que o soneto, porque não devemos entoar louvores a Satanás!

3. Uma letra dúbia.

Confesso que ao ouvir este cântico pela primeira vez, pensei que as pessoas estavam cantando para que o diabo restituísse tudo o que havia levado delas. Mas, como o cântico é de letra duvidosa pressupõem-se que estão dirigindo a Deus e ordenando-lhe que restitua tudo o que foi roubado.

Eu, particularmente, não quero nada do que era meu. Eu só tinha pecados, enfermidades, dores e mágoas. E dessas coisas Jesus me livrou. Então, não sei como cantar esta letra!

Porque, “os planos que foram embora; o sonho que se perdeu”, se foram perdidos é porque eram humanos e não de Deus. Eram sonhos pessoais que não se encaixavam nos projetos de Deus.

A última frase encerra um conceito terrível: Creia, porque o poder de um clamor pode ressuscitar. Pode ressuscitar o quê? Ressuscitar meu passado? Ressuscitar o tempo perdido? Isso é impossível. O tempo que se esvai jamais retornará.

Isso não quero pra mim. Novamente a dubiedade da letra nos deixa pasmados. Alarmados.

Confesso: Cânticos como esse deveriam ser banidos do culto a Deus!

Primeiro, porque traz um ensinamento dúbio.

Segundo, porque afronta a autoridade divina.

Terceiro porque levanta um quê de ira e de revolta contra Deus.

Restitui

Toque no Altar

Os planos que foram embora
O sonho que se perdeu
O que era festa e agora
É luto do que já morreu
Não podes pensar que este é o teu fim
Não é o que Deus planejou
Levante-se do chão!
Erga um clamor!

Restitui! Eu quero de volta o que é meu
Sara-me! E põe Teu azeite em minha dor
Restitui! E leva-me às águas tranqüilas
Lava-me! E refrigera a minh’alma
Restitui…

E o tempo que roubado foi
Não poderá se comparar
A tudo aquilo que o Senhor
Tem preparado ao que clamar
Creia porque o poder de um clamor
Pode ressuscitar…

10 thoughts on “Restitui

  1. A paz do Senhor Jesus!
    Concordo plenamente com suas palavras.Este cântico é uma ofensa a autoridade de Deus na nossa vida!Fui bastante edificada com os seus comentários.
    Que o Senhor continue nos dando discernimento nestes últimos dias, pois como diz uma expressão popular:”a coisa tá feia” em nosso meio!

  2. O que mais me incomoda é o fato de que esse tipo de composição virou febre nas igrejas neopentecostais brasileiras. Falta-nos, além de conhecimento bíblico, discernimento espiritual. É um desperdício tremendo ocupar 30 minutos do louvor congregacional, todos os domingos, com canções que declaram a glória de Deus. É sempre DÁ, DÁ, DÁ! Ô sanguessugas!

    1. O que mais me incomoda é o fato de que esse tipo de composição virou febre nas igrejas neopentecostais brasileiras. Falta-nos, além de conhecimento bíblico, discernimento espiritual. É um desperdício tremendo ocupar 30 minutos do louvor congregacional, todos os domingos, com canções que NÃO declaram a glória de Deus. É sempre DÁ, DÁ, DÁ! Ô sanguessugas!

      Senhor moderador: Favor excluir a primeira mensagem e considerar apenas esta última. Cometi um erro: esqueci o “não” no trecho …canções que NÃO declaram…

    2. DAryl. Não apenas nas igrejas neopentecostais, mas até as pentecostais clássicas como nas AD a coisa tá feia! Falta unção, poesia e conhecimento bíblico. Existe muito som, muitos instrumentos musicais, mas soam como coisas vazias, sem conteúdo.,

  3. A paz do Senhor pastor,
    mais um pouco de alimento instantaneo para o povo,e o povo come de lamber os beiços e juntar as migalhas,nao podemos ser uma noiva sem rumo e adultera.

    1. Grande parte da hinódia da igreja está hoje voltada para os anelos do homem em relação a si mesmo, e nunca em relação à sua comunhão e intimidade com Deus. Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Abraços, pastor João

  4. Também sempre tive o pé atrás…
    Fico sempre em defensiva quando existem cãnticos que exaltam ao homem e suas vontades e não a Deus!!!
    Outro cântico diz que “o melhor de Deus ainda está por vir”…
    Mas que heresia!!! Outro dia postei em meu MSN, em atitude de repúdio a esta frase que tanto usam atualmente, dizendo:
    “O melhor de Deus já veio, e chama-se Jesus Cristo!”

  5. Irmão Jair, a paz do Senhor Jesus!!
    Finalmente encontrei alguém que pensa como eu. Sempre comento com meu esposo a respeito desse louvor. Tenho plena convicção de que o melhor de Deus já veio. O que pode ser melhor do que Jesus para nós?? Nós trouxe a esperança da vida eterna com Ele na Glória. Fique na Paz meu irmão!!

  6. Olá Pr.João, a Paz do Senhor!!

    Acho muito valioso sua contribuição com as análises de hinos. Realmente temos que ficar alerta. Outro dia um grupo de jovens aqui da igreja estava cantando um hino do grupo Voz da Verdade (Lançamento 2012), cujo título é “Pense duas Vezes”. Chamou-me a atenção a letra com excesso de egocentrismo e, não sei se o Sr vai concordar, uma frase que achei imprópria para um hino, mesmo sendo algo figurativo:
    “Já decidi, não vou mais desistir,
    Cristo vai comigo.
    Vou caminhar, o alvo vou acertar,
    A flecha é o meu Deus.”

    Um grande abraço Pr. João, que Deus continue lhe abençoando!

    Até Setembro aqui em Tupanciretã/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*