Por que você não quer mais ir à igreja?

Autor: Wayne Jacobsen e Dave Coleman

Editora Sextante

“Se eu fosse vocês, perderia menos tempo falando mal da religião e investiria mais para descobrir quanto Jesus deseja ser nosso amigo sem impor qualquer condição. Ele vai cuidar de vocês e, se deixarem, se tornará, de longe, seu melhor amigo. Se o conhecerem melhor, vocês o amarão mais do que a qualquer outra pessoa. Ele lhes dará um propósito, um sentido de vida, que lhes permitirá superar todo estresse e sofrimento e que os transformará profundamente.”

Sobrecarregado de trabalho e desiludido com o rumo da sua vida, o pastor Jake Colsen conhece um homem que ele acredita ser o apóstolo João e que o leva a repensar suas crenças e resgatar a fé verdadeira.

Ao longo de quatro anos, esse homem surge no caminho de Jake nos locais e momentos mais improváveis, fazendo com que o pastor enfrente seus maiores medos, mude antigos hábitos e reconstrua sua história com base em uma relação sincera com Deus.

Se você busca pela fé mesmo onde a religião não alcança e sente que ser cristão é muito mais do que seguir regras e rituais, a trajetória de Jake servirá de inspiração para encontrar a verdadeira liberdade e alegria.

—————————————————-

A Opinião do Pastor João sobre este livro:

Pois meus amigos, até que enfim uma boa narrativa em forma de conto, expondo com simplicidade o que é a igreja e como esta se manifesta na terra! Fiquei surpreso com o livro porque é lançado no Brasil pela editora Sextante, uma editora não evangélica e inclinada à mística, a autoajuda e ao esoterismo.

O supra-sumo do livro (quando o leitor reflete e espreme o livro extraindo dele a essência) é a comunhão com Deus. Na realidade, o autor destaca que as estruturas, as leis e as convenções religiosas não contribuem para a comunhão entre o cristão e Deus, e a fé passa a ser apenas uma religião, e não um estilo de vida.

Existe um aspecto negativo no livro: É que o autor desconstrói a autoridade espiritual, isto é, não explica a razão de Jesus conceder dons de serviço para o corpo, como os de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres – que em tese são autoridades de Deus na igreja. O autor deve fazer parte da linha evangélica que prega e crê que basta o indivíduo crer em Jesus e que as autoridades espirituais são desnecessárias e dispensáveis. Afora essa sutileza que pode servir de veneno para os que já desprezam toda e qualquer autoridade, a essência do livro é boa.

Só lamentei pela tradução. Percebi que o tradutor não conhece os termos evangélicos, nossos cânticos e os textos bíblicos e “pisou na bola” fazendo uma tradução livre das citações. Mas, remeti uma carta para a editora que me foi gentilmente respondida, agradecendo-me pelas sugestões.

Uma boa leitura para crentes maduros.

About Pr. João de Souza

Pastor, escritor, historiador e pesquisador bíblico

View all posts by Pr. João de Souza →

2 Comments on “Por que você não quer mais ir à igreja?”

  1. Muito bom seus comentário pastor, mas a frase que mais me chamou a atenção é esta:“uma boa leitura para crentes maduros”.
    Li o livro e confesso que o achei bastante persuasivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*