14 – No Limiar da Redenção

Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração (2 Co 1.21-22).

Queremos compartilhar o sétimo e ultimo pilar sobre o qual se firma o Evangelho de Cristo: A Palavra se tornou dinâmica – o Espírito Santo. “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes” (At 1.4).

Todos os outros pontos unem-se a este último para resolver o problema a seguir: É preciso mudar e reforçar a vida moral e espiritual do homem para que estes coloquem em funcionamento tudo o que Jesus lhes proveu. Não é suficiente que a Palavra se torne carne, e se torne revelação; nem é suficiente que a Palavra se torne vicária ou que se torne a Palavra final; nem mesmo que a Palavra se torne um programa para a vida toda – todos estes aspectos são bons, mas não suficientemente bons se não se tornarem dinâmicos no interior do homem; a menos que os homens sejam capacitados para levarem a termo o propósito de tudo o que Deus determinou realizar em Jesus.

Todas as seis coisas anteriores funcionam exteriormente e não são nossas até que se instalem em nossos corações e se tornem parte de nossas vidas. Isto só foi possível com a sétima pilastra: a promessa do Espírito Santo. O espírito Santo é que opera nos limites da redenção humana. Ele é redentivo ao operar as transformações em nosso ser. Se ele se mover, limpar, controlar e consagrar o nosso interior, então a salvação ocorre, exatamente onde deve ocorrer, em nosso ser interior.

Assim, estas primeiras seis pilastras são fatos que operam fora de nós na história, mas o que é histórico tem de se tornar experimental. Nada é nosso a menos que tomemos posse. Se a redenção que Jesus conquistou ficasse apenas como marco na história e não fosse experimental, então a redenção de Jesus seria incompleta. Só é redenção quando nos redime, e não se torna redentora a menos que opere em nosso ser. Através do Espírito Santo Deus dá o passo final para realizar a Redenção – ele entra em nós. E dentro de nós é o lugar em que ele sempre quis viver!

Oração: Ó Espírito Santo, tu és o Pai e o filho tomando posse de mim reconstituindo-me e refazendo-me à imagem celestial. Amém.

Afirmativa: O Espírito Santo agora habita em mim. As barreiras que o impediam de entrar em mim foram removidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*