13 – Tear Cósmico?

… Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia (Cl 1.16-18).

No devocional anterior apresentamos a sexta pilastra sobre a qual se firma o Evangelho: A Palavra se tornou um estilo de vida total – o Reino de Deus. O homem precisa obedecer totalmente para que através da obediência a vida tenha coerência e sentido. Sem isto a vida perde o sentido; perde a direção, porque carece de objetivo.

Edna Vincent Millay escreveu o poema:

 Sobre esta Era privilegiada, em suas horas de trevas

Cai do céu uma chuva de meteoros com fatos

que são inquestionáveis, mas que não se combinam

[tem] sabedoria suficiente para nos fazer sangrar de nossos males

É o girar diário de um tear inexistente

Que tecem os tecidos da vida 

“Não existe um tear para tecer”, ou seja, não existe um tear cósmico que dê forma às coisas disformes como o tear e a lançadeira dão forma ao tecido. A vida carece de sentido. Por isso a mente humana é irrequieta. O homem ainda não encontrou respostas aos seus porquês. Ele abraça o totalitarismo da moda – fascismo, nazismo, comunismo – buscando algo que possa obedecer, encontrando assim sentido à sua busca. Todavia, essas respostas incompletas não satisfazem o homem que se desilude. Na realidade o homem indiretamente está em busca do Reino, que é a resposta de Deus para suas necessidades. Ao descobrir o Reino, sabe interiormente que é dele que precisa. Termina a busca. Assim, um não cristão que gasta sua fortuna em divãs de psiquiatras pagãos piorando a cada dia, depois que ouve a mensagem do Reino alegremente exclama: É isto! Encontrei a resposta!

Seria estranho pra Deus, que pôs ordem no átomo e na célula, de fato, o Deus que pôs ordem em tudo o que criou, abandonar o homem na terra sem direção e sentido – sem alvo pra viver. Abandonar o homem e deixá-lo sem rumo na terra, ao léu, produziria uma catástrofe cósmica. Mas ele não nos deixou à solta, desenfreados – deu-nos o Reino de Deus que tem todas as respostas aos anelos do homem.

Oração: Ó Pai agradecemos-te pelo amor que o Senhor providenciou para nossas necessidades, e a maior delas – a necessidade do Reino. Amém.

Afirmativa: O Reino será o tear cósmico sobre o qual tecerei todos os fatos da vida até o dia de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*