11 – Quem tem a última palavra?

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.18-20).

Vimos que o quarto pilar da fé cristã é que a Palavra Vive Triunfante. Agora chegamos à quinta pilastra da fé: A Palavra se tornou Palavra final. “Até o dia… em que foi elevado às alturas” (At 1.2). Pedro acrescenta: “Exaltado, pois, à destra de Deus” (At 2.33). Isto significa que ao ser elevado aos céus ele foi colocado à direita de Deus – em outras palavras, à posição de absoluta autoridade final.

E isto tinha de ser feito. Não seria suficiente para Jesus triunfar na ressurreição; o que queremos saber é se ele triunfará em todos os eventos, em todas as partes? Ele tem a última palavra? Se não, sua ressurreição perde o sentido, tornando-se um ato isolado e não como parte de todo triunfo. Se no Fim não se pode dizer Vitória, então a ressurreição deve ser soletrada e escrita como vitória e não Vitória. A menos que seja parte de uma grande Vitória, a ressurreição não é uma Vitória. Seria como ganhar uma batalha e perder a guerra!

Mas, assim como a cruz respalda a ressurreição, por sua vez a ressurreição tem como respaldo o fato de que Jesus está na posição de Autoridade final – à mão direita de Deus.  Ele é o Alfa – o Jesus da vitória inicial, a Ressurreição; mas é também o Ômega – o Jesus da vitória final. Isto nos coloca no meio do fluxo dos eventos confiantes de que estes não terão um sentido permanente e final senão se encaixarem na mente de Jesus e em seus propósitos. Devem se firmar no fato de que Jesus está na posição de autoridade com a última palavra. Você não pode lutar contra Deus e sair ileso; sempre sairá ferido. Saulo de Tarso tentou e se deu mal sendo machucado pelo aguilhão.

À mão direita de Deus significa que ele está sentado numa posição donde todas as leis do universo têm origem e sanção. Portanto todas as leis do universo apontam para ele como sua origem e fim. Todas trabalham pra ele. São as sentinelas mudas que guarnecem o universo a favor de seu Senhor. E ninguém passa por estas sentinelas. Se alguém não puder dizer a palavra-chave “Jesus é Senhor” então esses guardas silenciosos agarram o intruso como alienígenas do universo – um perigo para si mesmos e para os demais. Ele é o Cristo da palavra final.

Oração: Ó Cristo, agradecemos-te pelo que és onde estás. Bondade é a base de teu trono, e destarte estamos seguros. Amém.

Afirmativa: Vou me desfazer e me livrar de tudo o que não é verdadeiro e real.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*