7 – Grandeza eterna no contexto de um fato temporal

Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas (MT 7.28-29).

Vimos no texto anterior que o segundo pilar é a Palavra Revelada. “Tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar”. Seu ensino fluía de suas obras. Era como se as obras ganhassem voz. E esta era a diferença. Todos os demais mestres aclamam para si a verdade. Jesus disse a respeito de si mesmo: “Eu sou a verdade”. E de alguma maneira cremos no que ele afirmou. Poderíamos imaginar uma ilustração perfeita da verdade abstrata traduzida à vida e ação, e ninguém ilustra esta verdade melhor que Jesus de Nazaré. O Homem viveu dois mil anos atrás, e agora quando penso sobre a verdade, não acrescendo verdade à verdade para obter a Verdade – Imagino a Jesus. E quando digo Deus, penso em Jesus. Se não o fizer, perco de vista a Verdade. Perco a Bondade. Perco Deus.

Portanto nossa fé não segue um ideal impossível – seguimos o Ideal que se tornou Real. E isto aconteceu com Jesus. A vitória é dele, pois na “batalha das idéias a vitória é atribuída às idéias garantidas pelos fatos.” Na fé cristã todas as idéias estão resguardadas pelo Fato chamado Jesus.

Todas as idéias da fé promoveram não um idealismo, mas o realismo. Porque todas as idéias nos miram a partir de olhos ternos e nos tocam com mãos redentoras. Assim, sacodem-nos apaixonadamente. Jesus jamais usou palavras ocas – abstratas. Ele não nos ensinou a respeitar personalidades – ensinou-nos a amar as pessoas. Não elogiou a pureza – afirmou que os limpos de coração verão a Deus. Em Jesus vemos uma realidade tão distante de nós que imaginamos tratar-se de idealismo. Mas é realismo. Tem funcionado e operado onde você e eu temos duramente trabalhado, isto é, na história normal da humanidade. E a obra tem sido tão maravilhosa que nunca conseguiremos sequer soletrá-la – e nunca poderemos.

Oração: Ó Pai, em Jesus vimos a autenticidade. E vendo-o vemos tudo. Nossos corações jamais descansarão sem ele. Amém.

Afirmativa: Agora que vi o que é Real, tenho que ser real em pensamento, palavra e obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*