5 – O Evangelho é Deus em busca do homem

… a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

No texto anterior abordamos o primeiro dos sete pilares sobre os quais se firmam o Evangelho: Jesus, a palavra que se tornou carne. O Evangelho não começa com Deus, e sim com Jesus. Você não pode dizer Deus antes de primeiramente dizer Jesus. Porque Jesus é que dá conteúdo a Deus. Não pode dizer Cristo sem que primeiramente diga Jesus, pois Jesus dá conteúdo a Cristo. Não pode falar Espírito Santo até que tenha falado Jesus, pois Jesus dá conteúdo ao Espírito Santo. Não pode declarar o reino de Deus até que primeiramente confesse a Jesus, porque Jesus dá conteúdo ao Reino de Deus. Não pode dizer Vida até que primeiramente diga Jesus. Pode dizer vida, mas não a Vida. Não pode dizer Verdade até que Jesus tenha sido dito primeiro. Pode dizer verdade, mas não a Verdade. Você não pode falar em Caminho até que fale em Jesus. Pode dizer caminho, mas não o Caminho.

 Você não pode começar, a menos que comece com Jesus. Pode até iniciar uma série de atalhos, um montão de complicações e frustrações, mas não pode começar a viver. Pois você não pode viver sem Vida; conhecer a verdade sem a Verdade nem estar no caminho sem o Caminho.

O Evangelho então começa com a encarnação. Todas as religiões retratam o homem em busca de Deus; o Evangelho é Deus em busca do homem; portanto, existem muitas religiões – mas apenas um Evangelho. Todas as religiões tratam da Palavra tornando-se palavra; portanto, todas as religiões são filosofias. O Evangelho é um fato. As filosofias podem ser ótimos pontos de vistas; o Evangelho é a Boa-Nova. O Evangelho não é prioritariamente uma filosofia – é um fato. A filosofia surge a partir do Fato. O Fato é que  Jesus é nosso início de conversa e nosso Evangelho. É Evangelho de Jesus antes de ser o Evangelho de Deus ou do Reino. O Evangelho se fundamenta na pessoa de Jesus – ele não veio para trazer as Boas-Novas – ele é a Boa-Nova. O Evangelho não é soletrado, verbalizado; é vivido, portanto, vital. Jesus não veio para trazer o perdão de Deus – ele é o perdão de Deus. Não existe outro caminho para Deus, pois só Jesus é o caminho de Deus. Ele é Deus vindo a nós. Portanto, não pode haver outro caminho.

Oração: Ó Deus, em Jesus as curvas de teu rosto são suaves e lindas. Agradecemos-te pelo que vemos em Jesus. Amém.

Afirmativa: Quando começo com Jesus, tenho a chave – a Chave de tudo. Deus, vida e dominação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*