2 – O Mestre Compartilha de Sua Maestria

Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.45-49).

Hoje veremos como pessoas ordinárias entraram em contato com o poder extraordinário realizando, além de sua capacidade de ação coisas extraordinárias. A narrativa deste reforço divino pode ser lida nos Atos dos Apóstolos, ou como tem sido chamado “Atos do Espírito Santo através dos apóstolos”. E os registros de Atos são ainda incompletos, pois, como veremos, o movimento que transcendia aos apóstolos foi entregue nas mãos de pessoas leigas as quais realizavam mais que os apóstolos, às vezes apesar dos apóstolos. O movimento utilizava quaisquer instrumentos disponíveis e era sensível ao espírito e propósitos desta grandiosa redenção.

O livro dos Atos dos Apóstolos é a ponte entre os evangelhos e as epístolas. Sem estes haveria um vazio. Como o cristianismo de Jesus tornou-se o cristianismo de Paulo? Os Atos têm a resposta. É a transição do Jesus da história ao Cristo experimental – a transição de um Mestre localizado ao Transformador mundial. Nos Atos, as idéias de Jesus se tornam carne; encarnam-se coletivamente. Caminham. Movem-se. E não somente caminham – correm. Dançam ao longo da vida; cantam; gritam; impõem mãos curadoras sobre almas enfermas, sobre as mentes, restaurando os corpos de homens, juntando as peças da vida de cada pessoa.

E no processo silenciosamente minaram os pensamentos e idéias que acabaram por explodir as civilizações da época, virando o mundo de cabeça pra baixo, estabelecendo os fundamentos de uma nova ordem, o Reino de Deus. Essa descrição é fruto do retrospecto, quando o movimento parecia, em seu início apenas uma tempestade num copo d’água em vez de uma tempestade purificadora que afetaria o cérebro, as almas, os costumes, as classes sociais, e os homens. Uma tempestade que afastou os miasmas das superstições e dos cruéis costumes, trazendo um sopro de ar-fresco celestial à vida das pessoas em todos os cantos remotos. Semelhantemente à visão de Ezequiel, este sopro de Deus revitalizou os ossos secos de uma civilização decadente. E lhes trouxe vida.

Esta tempestade mundial surgiu a partir de um lugar quieto, um cenáculo onde os discípulos esperavam em silêncio – e receberam a Deus.

Oração: Pai, que esta tempestade purificadora sopre em meu ser interior purificando tudo que não vem de ti. Amém.

Afirmativa do dia: Sou uma pessoa comum, mas posso me conectar com o Poder Extraordinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*