E o Oscar da Carnalidade vai para…

“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?”.

Raramente começo meus artigos com um texto bíblico ou fazendo a exegese ou interpretação de texto. Mas achei por bem começar meu assunto citando as palavras de Paulo aos irmãos da igreja de Corinto, que disputavam entre eles o direito de ficar sob a cobertura de Apolo ou de Paulo, e ainda outros o direito de serem apenas de Cristo.

Já nos primeiros anos da igreja Paulo exortou os irmãos que a carnalidade deles estava dividindo a igreja. Paulo não é um super espiritual que acusa o diabo de dividir o povo de Deus. Não. Paulo não atribuiu a divisão deles a Satanás, mas a carnalidade deles, porque seguiam homens! Depois de afirmar que seguindo este ou aquele apóstolo estavam vivendo segundo os homens, Paulo afirma que somos todos cooperadores de Deus, e que a igreja está construída sobre um único fundamento que é Jesus Cristo.

O maior dano ao corpo de Cristo é a divisão por interesses pessoais, e quase sempre essas divisões apresentam como desculpa questões de fé, de integridade, de doutrina e de fidelidade a Deus. E os que parecem mais espirituais são os que geram divisões!

Nem sempre as divisões acontecem, e uma nova igreja surge, porque os líderes enveredaram por heresias e mentiras. Não nos compete julgar as divisões entre os irmãos, mas, via de regra, por trás de toda divisão está o espírito de rebelião. Quer dizer, de coração achamos que estamos obedecendo a Deus, e isto é inquestionável, mas na maioria das vezes estamos operando sob o princípio de Satanás.

E foi o princípio de Satanás que levou Absalão a almejar o trono, usurpando-o de Davi, seu próprio pai. O mesmo Satanás que se levantou contra Deus no Empíreo com ciúmes de Jesus, o Messias, opera na vida dos melhores líderes da igreja. Estes, dividem o corpo de Cristo, esfacelam-no, dilaceram-no e o expõe ao ridículo. Onde Cristo deveria ser exaltado, está sendo execrado pela carnalidade dos obreiros.

Para Paulo a divisão é fruto de nossa carnalidade; para Pedro e Judas fruto da rebelião. “Especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores” (2 Pe 2.10). Se tal declaração soa forte, leia o que disse Judas: “Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores… São estes os que promovem divisões, sensuais” (Judas 10,19).

Numa coisa os três apóstolos têm razão: sobra carnalidade. E o carnal não gosta de sofrer o dano, não quer se submeter, não coopera pelo bem do corpo de Cristo. O carnal dilacera o corpo, esfacela a igreja, mas no dia do juízo haverá de pagar um alto preço por tal delito.

E por haver tanta carnalidade na igreja os líderes formaram seus pequenos reinos, seus feudos, onde reinam absolutos, e ai de quem ousar atravessar o seu caminho! Não se consideram divisores da igreja, porque têm uma viseira de espiritualidade e agem em nome de Cristo, mas operam sob outro princípio! Orgulham-se de ser homens de Deus, mas nada fazem pela unidade do corpo de Cristo.

Os donos de feudos espirituais fecham-se atrás de suas muralhas por acharem que não podem se corromper nem se contaminar com os demais. Felizmente os pastores da Sempre Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre vêm se unindo em torno de Cristo deixando de lado suas diferenças pessoais. As cercas que delimitam os territórios estão sendo derrubadas!

Pois agora o corpo de Cristo é novamente dividido no país com a posição tomada por um dos líderes nacionais de não mais se submeter ao seu líder César Castelhanos. Mais uma vez sofre o corpo de Cristo, retaliado pelo anelo do poder e pela ganância da autoridade. Sob a capa da espiritualidade transparece o desejo do poder! Li todo o dossiê de cartas trocadas entre os líderes nacionais, e estou certo de que esta nova divisão em torno de um projeto nacional de conquistar a nação tem por trás a velha carne que pulula exigindo seus direitos! Mais uma vez o corpo sofre com a carnalidade de seus líderes!

Um homem de Deus como o líder colombiano do G-12 merece respeito pelo que vinha realizando em prol do reino de Deus, concordemos ou não com seus métodos. Deus o levantou, assim como vem levantando tantos outros no Brasil e na América latina. Apolo e Paulo aprenderam na igreja de Corinto a andar de mãos dadas, isto que Apolo era o mais eloqüente. Mas, nem por ser o mais eloqüente desprezou a Paulo!

O que fazer num momento desses? Chorar, entre o pórtico e o altar, como disse Deus ao profeta Joel, e clamar ao Senhor que tenha misericórdia de seu povo! “Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco” (Jl 1.13). É tempo de choro!

O corpo de Cristo, mais uma vez foi ferido pela carnalidade dos homens! Por que não sofrer o dano? Hoje, tendo o privilégio de circular livremente como servo de Deus por todos os segmentos da igreja brasileira, trabalhando unicamente em prol da igreja, cooperando com o corpo de Cristo sem cor denominacional, mesmo não fazendo parte dos G’s sofro com meus irmãos mais esta derrota no mundo espiritual! Xô Satanás! Xô carnalidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*