Em que área Deus está lhe provando?

“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova” (Gn 22.1).

Meu irmão em Cristo.

Atente para as palavras das escrituras e para o começo do capítulo 22: “Depois dessas coisas”. Abraão estava se tornando cada dia mais próspero e abençoado. Os capítulos anteriores relatam a maneira como Abraão adquiriu riquezas e de como foi abençoado por Deus com o nascimento de Isaque. Mas, depois de tantas bênçãos, “pôs Deus Abraão à prova”.

Em meio às muitas bênçãos ou logo depois delas aparece uma provação. As pessoas costumam culpar o diabo, e esquecem que o próprio Deus se encarrega de testar e provar a fidelidade de seus filhos. Foi assim com os patriarcas, com os profetas, com a nação de Israel e não será diferente conosco. A razão da provação é testar para ver se lhe somos verdadeiramente fieis ou não, “… para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Dt 8.2).

No caso de Abraão em meio às bênçãos Deus lhe põe à prova pedindo que entregue seu único filho!

Às vezes as provações são as mais inusitadas, isto é, Deus pede de nós coisas inimagináveis e somos testados com exigências específicas vindas da parte de Deus a alguma área de nossas vidas.

E quero fortalecer sua vida neste momento de provação – por favor, não acuse o diabo se você está colhendo semeaduras erradas e pecados, culpe a si mesmo. No entanto, aprenda a discernir quando uma provação é fruto de seus erros, e quando é o próprio Deus agindo, afinal, pode ser que Deus esteja no controle de sua vida e tenha algo diferente para você!

Uma perda material, assaltos, incêndios, uma perda humana e algum desastre ecológico da natureza são coisas que acontecem em nossa peregrinação. Coisas normais.

A questão é quando ele nos pede que lhe entreguemos alguma coisa; que nos desfaçamos de um bem material, que tomemos alguma decisão em favor do reino de Deus ou da sua igreja. Veja bem, não estou falando de uma provação que vem por uma perda natural, um assalto, enfermidade, etc. essas também são provações, que nem sempre vêm de Deus, podem advir de nossos erros, de ataques malignos e até de Deus.

Estou falando de comunhão com Deus e das exigências que ele nos faz, como no caso de Abraão que Deus lhe pede algo difícil – o sacrifício do seu único filho. Deus pede que entreguemo-lo o que mais amamos. O que você mais gosta? Você ficará surpreso quando ele lhe pedir o que você mais aprecia; e você tem de entregar. É nessa entrega que Deus realmente comprovará que você é totalmente dele, e que não está apegado a nenhum bem, nem mesmo a sua própria família ou seu bem-estar.

Qual o seu Isaque?

“Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (Gn 22.2).

Na jornada da comunhão com Deus – e não me refiro simplesmente a jornada ministerial, ou jornada de fé, mas da comunhão com ele – é preciso se desvencilhar de certas coisas. No caso de Abraão, seu amor e dedicação a Isaque estavam ocupando o primeiro lugar na vida dele, e Deus lhe pôs à prova. Em outras palavras, Deus estava dizendo: Isaque também é meu! Fui eu quem deu! Devolva-me!

Era isto o que Jesus disse a alguns indecisos e a outros que o seguiam por interesses pessoais e não estavam verdadeiramente comprometidos. “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10.37).

Deus e Jesus impõem condições extremas aos que os querem seguir. Renúncia aos prazeres do mundo; abnegação total; renúncia aos prazeres da carne e vida santificada. E, parece que os discípulos de Jesus estão se esquecendo das demandas do discipulado, porque vivem nababescamente, adoram festas, bebedeiras, são assíduos freqüentadores de estádios de futebol, morrem de paixão por seu time; dão a alma numa discussão acalorada sobre seus ídolos – nem deveriam se considerar discípulos – e se tornam discípulos religiosos, vivendo a vida que sempre condenaram!

Não acredito que Deus esteja fazendo exigências de renúncia aos que assim vivem, já que conhecendo a verdade, ignoram-na para seu próprio bem-estar. Por que ouso afirmar tal coisa? Porque Deus pede renúncia e dedicação aos que lhe são fieis. Ainda que muitas pessoas digam que não são cristãos, mas discípulos de Cristo; que não são membros de igrejas, mas discípulos de Cristo, tais afirmativas não mudam o quadro espiritual dessa gente. São pessoas que conhecem a verdade, mas não estão dispostas a renunciarem certas coisas a favor da comunhão com Deus. Jesus dizia as chamava de hipócritas.

Quanto maior a comunhão com Deus, maior a renúncia. E veja bem: tem gente que renuncia tudo a favor do evangelho, mas não tem comunhão com Deus: É o ativista. Os que gozam de comunhão com Deus obedecem suas demandas e entregam seu Isaque a ele. Quando entendemos as demandas e as renúncias que precisam ser feitas para que a comunhão com Deus seja maior, o Isaque é oferecido no altar.

Qual o seu Isaque? O que impede você de uma maior comunhão com Deus? Isto é, existe alguma coisa que você ama tanto que se torna um obstáculo no seu relacionamento com Deus? E não me refiro a alguma coisa que se torna obstáculo ao seu serviço cristão, à sua atividade ministerial, mas àquelas coisas que atrapalham sua comunhão com Deus!

Qual o seu Isaque? Deus lhe deu e Deus o quer de volta! Seu dinheiro? Sua esposa e filhos? Algum bem material? Algum pessoal ou algo que você mantém em segredo em seu coração?

Quando você entender essa demanda será elevado a um estágio maior de maturidade cristã!

3 thoughts on “Em que área Deus está lhe provando?

      1. Olá Pastor João, queria deixar meu comentário porque tenho algumas dúvidas a respeito deste assunto. Primeiro: este versículo de gênesis 22:1 que você usou como base para este artigo, foi bem compreensível a vontade de Deus para com Abraão. Porém, no livro de Tiago 1:13 diz especificamente o seguinte: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”. E também no livro de 1° Coríntios 10:13 diz: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Bom, neste texto de Coríntios diz que Deus não deixará permitir uma tentação acima do que possais suportar, e não que Deus não tentará acima do que possais suportar. Enfim, Pastor, você poderia me explicar essa diferença nos textos? ou tambem dizer se há alguma diferença, porque Genêsis faz parte do Antigo Testamento, e Tiago e 1° Coríntios fazem parte do Novo Testamento. Ficarei muito agradecido se puder me ajudar neste assunto, obrigado, que Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*