Quando virá o nosso Senhor?

“Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; se será à tarde, ou à meia-noite, ou de madrugada, ou de manhã” (Mc 13.35).

Depois de 15 anos muni-me de coragem e preguei novamente sobre a volta de Jesus Cristo, a ressurreição dos mortos e o arrebatamento da igreja, sempre com uma pergunta que me inquieta constantemente: Por que a igreja não se interessa mais pela volta do Senhor Jesus Cristo?

A expectativa do retorno do Senhor Jesus fazia parte do dia a dia da igreja nos primeiros trezentos anos de sua história, e, pelo que afirma George Duby (Ano 1000 ano 2000 na pista de nossos medos), na virada do milênio no ano 1000 os cristãos da Europa que aguardavam a volta do Senhor, acreditaram que Satanás seria solto – terminaria o milênio – venderam suas propriedades, muitos foram para Jerusalém na expectativa da volta do Senhor.

Essas desilusões com a demora do Senhor em regressar vêm sempre depois dos grandes avivamentos. Cada avivamento traz em seu bojo uma nova expectativa da volta do Senhor. Depois de algumas décadas, vem novo esfriamento espiritual e as pessoas perdem a esperança da volta do Senhor.

Isso já aconteceu nos dias dos apóstolos, o que levou Pedro a escrever respondendo as perguntas dos irmãos: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pe 3.4). Ora, se nos dias apostólicos os irmãos já começavam a duvidar da promessa da volta do Senhor, imagine dois mil anos depois.

Ao longo desses dois mil anos a igreja atravessou diversas fases, ouviu profecias anunciando a volta do Senhor e, aqui no Brasil, como ocorreu em todos os avivamentos, os irmãos começaram a esfriar quanto ao retorno do Senhor. Não me refiro a profecias anunciando dias e horas, porque os crentes conhecedores das Escrituras não ligam para profecias que estabelecem datas do retorno de Cristo, refiro-me, isto sim, a onda de fervor profético proclamando que o Senhor estava às portas.

Às vezes chega-se a duvidar de que o Senhor realmente voltará, devido às várias interpretações dadas sobre o retorno do Senhor ao longo da história. Existe uma linha teológica que Jesus já regressou na pessoa do Espírito Santo no Pentecostes; outros que ele virá quando se cumprir a última semana das profecias de Daniel – um ensinamento não muito confiável.

No entanto, o que deve nos manter alertas não são as diversas interpretações teológicas nem as profecias que se ouvem aqui e acolá, mas os textos bíblicos que afirmam que a volta do Senhor se dará à semelhança do ladrão que chega de surpresa para invadir sua casa.

E como são palavras de Jesus e dos apóstolos nelas podemos confiar. Jesus usou de parábolas para falar a respeito de seu retorno. Será como o ladrão, de noite, afirmou Pedro (2 Pe 3.4). “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24.42-44).

Jesus ensinou que devemos ficar “apercebidos”, isto é, atentos. Creio que aqui esteja a chave: A igreja deve manter-se alinhada com a promessa de Jesus de que voltará “esperando e apressando a vinda do Dia de Deus (2 Pe 3.12). Se a igreja tiver em mente o retorno do Senhor mudará estrategicamente seu estilo de vida, comprometendo-se com a obra de evangelização aos povos não alcançados e com o atendimento aos pobres.

Por que a igreja não anuncia nem prega frequentemente sobre a vinda de Jesus Cristo?

1. A igreja está acomodada dentro de seu sistema organizacional.

Quando me refiro a acomodação dentro da organização não tenho em mente apenas as grandes denominações, mas também aquelas igrejas locais, autônomas que giram em torno de si mesmas. Refiro-me também às comunidades cristãs surgidas nas décadas dos anos de 1970-80 e as neocomunidades que se espalharam pelo Brasil com uma mensagem de prosperidade financeira e sucesso ministerial.

Nas grandes denominações aqui e acolá ouve-se, às vezes algum pregador falar da volta do Senhor, mas sua mensagem esbarra no sistema organizacional em que os crentes vivem em função do templo, de seus departamentos e da construção de novos prédios. Esta acomodação faz da missão da igreja uma coisa irreal. Porque quando envia missionários, estes sobrevivem do “resto” que cai da mesa denominacional; os missionários são enviados para fundar igrejas ligadas à sua denominação visando a expansão de seu grupo e nunca enviados com uma visão de reino para trabalharem e cooperarem com as obras já existentes. Pregar para os acomodados com o sistema é como cantar canções de ninar. Foi assim que Deus disse a Ezequiel:

“Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, que tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra” (Ez 33.32).

2. A igreja vive um tempo de fartura material.

A igreja dos primeiros 3 séculos dava tudo que tinha a favor da evangelização e do sustento dos pobres, sem jamais se preocupar com grandes construções – apesar de manterem lugares de reuniões. Os poucos bens que possuíam eram confiscados devido a sua fé. O Império não perdoava. Espoliava os cristãos e não os deixava possuir bens.  “Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável” (Hb 10.34). Quer dizer, os irmãos até se alegravam quando chegavam os policiais e os agentes do governo e os expulsavam de suas casas e terras, porque sabiam que possuíam patrimônio eterno em Cristo.

Mas hoje vamos até o STF para defender nossos direitos de propriedade, porque perdemos a noção da eternidade e nos concentramos na fartura material. Não é sem razão que a teologia da prosperidade encontrou terreno fértil numa igreja apóstata.

Às vezes penso que fui um boboca, um trouxa que não conseguiu angariar bens nem enriquecer, porque não soube nem quis explorar a mensagem da fé que prego – é que tenho ainda em vista a eternidade quando serei julgado por Cristo e espero ter melhor galardão do que o que me oferecem na terra. E posso afirmar com certeza que ainda aceito convites para pregar sem sequer dizer o quanto gastarei com a viagem!

3. Por outro lado, a igreja vive um período de miséria espiritual.

Somente editoras com grande poder financeiro conseguem publicar comentários bíblicos ou livros de meditações diárias, porque o mercado é vago e escasso para esse tipo de publicações. Sei bem disto, porque tenho muitas obras rejeitadas com o argumento de que não se encaixam na linha editorial da empresa e de que não são livros de grande aceitação no mercado literário. Publicam, sim, livros a que eu chamo de “água com açúcar”, pois este tipo de literatura alimenta os moribundos da fé.

4. A igreja vive na apostasia.

Enquanto o Império Romano existiu não havia espaço para a apostasia, porque Roma não admitia organizações e sequer reuniões de grupos, a menos que fossem reuniões abertas a qualquer pessoa – se bem que admitia novas religiões e chegava até mesmo a colocar os deuses dos demais povos em seu panteão. Os crentes foram perseguidos porque anunciavam um novo reino e um novo Rei e Senhor, Jesus Cristo. Não seriam perseguidos se pregassem ideias e filosofias.

Sempre apontamos o dedo para a igreja católica romana como sendo ela a igreja apóstata, e nos esquecemos de que a apostasia é um desvio dos ensinamentos de Cristo e de seus apóstolos. Neste sentido não apenas católicos, mas protestantes, evangélicos e pentecostais, e também as igrejas neopentecostais são também apóstatas porque não têm em mente Cristo e, sim, seu próprio bem-estar.

Paulo avisou que o anticristo não surgirá sem que primeiro venha a apostasia, e esta surgiu a partir do terceiro século com o imperador Constantino.

4. A igreja perdeu a noção da eternidade e dos céus.

Basta que você faça um levantamento sobre os cânticos que entoamos em nossos cultos. Raramente a igreja entoa cânticos que falem da eternidade com Cristo; estes estão reservados para serem cantados, quando são entoados, em cerimônias fúnebres. Os cânticos que falam da eternidade parecem spams reservados para a lixeira eletrônica. Veja também as mensagens que ouvimos: que mensagem fala da eternidade e de nossa glória eterna? Se você quer ouvi-las procure as capelas funerárias, porque é lá que são pregadas.

Só os irmãos da terceira idade se lembram dos cânticos que falam da eternidade!

 

20 thoughts on “Quando virá o nosso Senhor?

  1. Pastor, gostaria de mandar duas sugestões para análise, a música : O traidor e Rei Acabe do grupo Ardendo em fogo.É um grupo que surgiu ai agora. Não concordo com estas letras e arrumei um problema ao falar isso na igreja. Por gentileza, se puder me ajudar. estou enviando a letra juntocom este e-mail.

    Rei acabe, estou aqui pra te dizer
    Eu não troco, não vendo e nem negocio
    É herança que papai me deu
    Já chorei demais para chega aonde cheguei

    Rei acabe eu te pergunto:
    Tu suportaria tudo que suportei?
    Passei noites em claro quase me desesperei
    Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei
    Fui jogada entre as cinzas por Deus não negar
    Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
    As afrontas foram tantas que eu até adoeci
    Fui chamada de adultera mais não me esmoreci
    É Deus que me sustenta e hoje eu vou falar
    Rei Acabe a minha vinha tu não vai levar

    Passei noites em claro quase me desesperei
    Meus irmãos me venderam só porque eu sonhei
    Fui jogada entre as cinzas por Deus não negar
    Rei acabe a minha vinha tu não vai levar
    As afrontas foram tantas que eu até adoeci
    Fui chamada de adultera mais não me esmoreci
    É Deus que me sustenta e hoje eu vou falar
    Rei Acabe a minha vinha tu não vai levar

    Rei acabe a minha vinha tu não vai levar (2x)
    Foi Deus quem me deu e hoje eu vou falar
    Rei acabe a minha vinha tu não vai levar

    Nabote me vende? Não vendo
    Então troca? Eu não troco
    Então me da? Tu só leva a minha vinha se tu me mata (2x)

    Oh! Jesabel manda mata ele (3x)

    O segundo é este:
    Não era o inimigo que me afrontava
    Não era alguém de fora que me humilhava
    Se não eu já teria me escondido
    Se fosse o inimigo eu suportaria
    Mas orávamos juntos e Deus respondia
    Tu eras meu amigo meu intimo irmão
    Mais tudo terminou com traição

    Não adianta tentar me enganar
    Me da um beijo pra depois me entregar
    O Deus do céu já me revelou
    Qual dentre nós é o traidor

    Hoje Ele vai te revelar também (2x)
    Quem anda com você mais não quer ver o teu bem
    Hoje Ele vai te revelar também

    Hoje Ele vai te revelar também (2x)
    Quem come com você mais não quer ver o teu bem

    Não adianta tentar me enganar
    Me da um beijo pra depois me entregar
    O Deus do céu já me revelou
    Qual dentre nós é o traidor

    Hoje Ele vai te revelar também (2x)
    Quem senta com você mais não quer ver o teu bem
    Hoje Ele vai te revelar também

    Hoje Ele vai te revelar também (2x)
    Quem canta você mais não quer ver o teu bem

    Traído sim, mais morto não (2x)
    Ferido sim, mais morto não (2x)
    Cansado sim, mais morto não
    Ferido sim, mais morto não

    No Aguardo

    Ester

    1. Quem é o autor ou autora de tanta baboseira? Primeiro, fala com Acabe como se ele pudesse ouvir; depois, o autor se identifica com vários personagens da Bíblia que nada têm a ver com Acabe. Está faltando criatividade nos autores nacionais. Misericórdia! E qual é a outra letra? Procurei aqui, e não a encontrei. Envie-me, por favor.

    2. Há muito tempo procuro também, alguém que fizesse uma análise desta letra(Rei Acabe) , pois tenho ouvido bastante debate sobre e gostaria de entender principalmente a parte do
      “Oh! Jesabel manda mata ele”…Certo que jesabel armou pra matarem nabote, mas a música dá a entender que foi Acabe que falou pra jesabel mandar matá lo, porque ele não quis negociar a vinha;

      “Fui chamada de adúltera , mas não esmoreci…” A quem se refere????… se for jesabel, O que ele quis dizer?

  2. Caro Pastor, concordo com o senhor sobre os temas proibidos nas igrejas e seu esfriamento falamos muito em irmão e outros títulos mas não nos preocupamos em orar pelos outros e quando nos encontramos na rua são poucos que te cumprimentam. Hoje vamos aos cultos e vemos as pregações e saímos do mesmo jeito que entramos sem muitas vezes lembrar o que foi pregado e muitos assuntos que deveriam ser discutidos e indicados como leitura não se faz por medo de chocar os membros e estes não querem ver pois indica que teria de haver mudança e cada um se acomodou na sua verdade.Parece que vamos há um espetáculo onde procuramos as curas e as respostas que não vem pois nossa fé é pouca e voltamos mais vazios e esfomeados do que antes.Com relação a literatura tenho tido dificuldade de encontrar seu material e de alguns autores pois são temas profundos que exigem leitura e devoção.Continue a ser a sentinela que nos avisa nos muros, pois quando vejo que vou deixar a maré me levar por me cansar de nadar contra ela o senhor é usado para me fazer enxergar que não é hora de desistir.Que o Senhor o abençoe imensamente Walkiria Blane Galindo

    1. Walkiria, vejo que já tenho uma fã que sempre lê meus artigos. Obrigado por sua opinião. Às vezes demoro para postar novos artigos e só escrevo quando percebo que algo precisa, de fato, ser escrito.
      Pastor João

  3. Amado a paz do senhor Jesus me identifico muito com o amado tenho admiração ao querido Deus abençoe em nome de jesus!

  4. gostaria de falar com todos, porque vejo que cada um percebeu a muito tempo todas essas mundanças equando paramos para alertar esses acomodados na apostasia, eles se ofendem e procuram mormurar de nós por traz.
    todos vcs falam com muita autoridade de JESUS, é muito bom ler isso de vcs. prezados dentro da igreja mãe aqui em belém do pará comerçou já faz bastante tempo, não tenho precisão, mas, tem tempo, uma especie de aerobica ecumenica ; todos os pastores onde me congrego pede aos irmãos para olharem para o outro constantemente e falar frases dita por eles , além dos levante de mãos incesante. uma dessas absurdas que vi foi: olhe para seu irmão e diga ; não seja fracasado se não quer a banção vai enbora ; outra: vc vai vencer etc….isso durante todo o culto. amados por que fui me desviar anos atraz!!! quando voltei estava tudo mudado, não cantavam mas hinos da harpa, não mas dão oportunidades para os ouvintes e sim apenas os escolhidos por eles.
    caro pastor foi vasculhando a internet com essas duvidas que acabei achando seu blog, não seiquem é o senhor se segue as mesmas diretrizes deles,mas,uma coisa eu sei, tudo que o senhor e demais participantes estão postando aqui é pura e inspirada verdade o problema é como vamos incucar essas verdades nas mentes deles, melhor dos menbros ouvintes que só ficam sentados e obedecendo a voz do domador de circo(levanta , sentar agora vira, pula, etc…fui alertar minha tia ontem sobre um desses profetas milagreiros aqui no templo, pra que!!! só faltou me amaldiçoa como fazia os fariseus(blasfemia,blasfemia…)mostrei na biblia focalizando as santas escrituras a respeito dessas ocorrencia dentro do seio da igreja; simplesmente ela me disse: se não for de DEUS ele castigará eles, e eu simplesmente falei: mas a senhora não é inocente conhece a verdade e mesmo assim concorda com essas apostasias e DEUS não vai punir ninguém agora como fizera no passado pois, desfaria o sacrificio na cruz do calvario,falei ainda: minha tia a senhora tem de se converter de novo e reconhecer o etempo em que viver e ler mais as escritura sagradas para não cair nessas ciladas do inimigo; porque quando esses falsos profetas pregam não falam mal de cristo e nem comentam a sua vinda ,mas, fazem constante apologia de satanas , macunbeiro, milagres e prosperidade, JESUS que deveria ser o foco da mensagem dar lugar a imagem focalizada do profeta e ai quem desafie durante essas reuniões e capaz de jogar todos da igreja contra vc

    1. Jackson, vou responder aqui seus três comentários, assim fica mais fácil para todos nós. Os pregadores copiaram o mundo dos shows e da televisão e passaram a fazer cultos em suas igrejas com “espírito de show”, em que as pessoas vêm aos cultos para terem seus problemas resolvidos. Na realidade, quando vamos ao culto, nosso objetivo deve ser o de oferecer culto a Deus; mas, invertemos o processo e queremos fazer do culto um lugar onde “nós somos ministrados”, quando na realidade Deus é que deve ser louvado. O culto virou uma espécie de “quero mais Senhor”, quando na realidade o Senhor é que quer mais de nós.
      Quanto a minha ida aí, como profeta e mestre poderei causar alguns probleminhas…

  5. vejo que temos duas missoes aqui na terra:
    uma é evangelizar quem não conhecer a JESUS;
    outra é reenvagelizaros que estão dentro da igreja
    precisamos evangelizar os proprios da casa!!!!

    1. Você está certo: Hoje é preciso evangelizar os que estão na igreja; levar as pessoas ao novo nascimento e a uma experiência com Deus. Depois de cem anos de Assembleia de Deus nutrimos religiosos farisaicos e escribas que pensam em si mesmos, esquecendo-nos dos pecadores. Por isso Jesus contou em Lucas 15 a parábola das cem ovelhas, da dracma perdida e do filho pródigo – uma única parábola, por causa dos fariseus e escribas que tornavam mais estreito o caminho impedindo os pecadores de virem a Jesus!

  6. vou continuar lá,e mansamente divulgar a verdadeira vontade de Jesus nosso senhor, cemeando um por um pra não levantar a atenção dos falsos mestres,pois, se acaso venha alarma eles concerteza vão me repudiar.
    cresci no berço evangelico me criei naquela igreja e não vou dar campo ao inimigo. estou arquivando cada versiculo DA BIBLIA que contesta duramente estas praticas e admoestar de forma que não venha confundilos e sim orientalos ao perdão atraves do ESPIRITO SANTO de DEUS

  7. pastor gostaria de sanar essa duvida se possivel me responda ainda hoje ,se possivel..
    existe duas maneiras de se falar em linguas estranhas?
    porque o proprio apostolo paulo cita um versiculo em que diz:poderia falar a linguas dos anjos mas se não tiverse amor…..o que realmente pretendo saber é: (1) Numa só reunião não deve haver mais do que dois ou três que falem, orem, ou louvem em línguas, e isto somente com interpretação (1Co14. 27,28).

    (2) Falar em línguas deve ser feito por uma pessoa de cada vez (v. 27).

    (3) Toda enunciação em línguas deve ser julgada pela igreja, quanto à sua autenticidade (vv. 29,32).

    (4) Não havendo ninguém presente com o dom de interpretar, o crente pode, em silêncio, falar em línguas em oração pessoal dirigida a Deus (v. 28).

    entendo que falar em linguas era falar em outro idioma para uma certa ocasião como foi no dia do pentecoste pois, o evangelio deveria ser pregado a toda aquela gente estrangeira que estava em jerusalem. tá até ai tudo bem!!!mas, existe o falar em lingia estranha essa que é comum ouvir nos cultos, é essa que paulo fala que edifica a si proprio e não a igreja.
    deixo a palavra com o senhor

  8. Toda enunciação em línguas deve ser julgada pela igreja, quanto à sua autenticidade (vv. 29,32).
    como julgar essa lingua na igreja seria uma blasfemia para alguns, de que formapaulo referese esse julgamento?

  9. Pastor, a paz de Jesus!!
    O pastor tem toda razão, ninguem se interessa pela vinda de Cristo mesmo quando este assunto é levantado. Não vi nenhum comentario sobre o assunto acima. E este assunto é de suma importancia porque dela depende nossa salvação ou perdição eterna. Que Deus tenha misericordia porque esta é a mensagem do terceiro anjo: “Temei a Deus e dai-lhe glória pois vinda é a hora do Seu juizo e adorai aquele que fez os ceus a terra o mar e as fontes das aguas.”
    Embora haja alguns pontos de seu comentario que discorde da Biblia, é louvavel que se empenhe em difundir a volta de Cristo.
    Ora vem Senhor Jesus!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*