Para Onde Iremos? – Andrew Strom

A palavra “carismático” tem sido usada para descrever pessoas e grupos que crêem no batismo do Espírito Santo, do falar em línguas, curas, e dons espirituais. Encontram-se referências bíblicas que fundamentam a experiência em todo o Novo Testamento. De fato, o movimento pentecostal têm milhões de seguidores em todo mundo e é um dos movimentos que mais cresceu nas últimas décadas. E tem em seu seio bons teólogos e boa ortodoxia.

Mas, nos últimos 15 anos, o ramo carismático deste movimento começou a abraçar todo tipo de experiências extrabíblicas e manifestações diversas. Algumas parecem inofensivas, e outras são bizarras e grosseiras. Por haver participado do movimento antes dessas novidades inundarem a igreja possuo uma visão em perspectiva de tudo, e sei o quanto essas coisas vêm afetando o movimento. Eu já notava, desde o começo que algumas coisas eram perturbadoras – e sei que crio problemas pra mim mesmo ao mencionar tais coisas. O que estávamos fazendo com a embriagues espiritual, e “risadas” de avivamento, sacudidelas do corpo, gritos de animais, pó de ouro, penas de anjos e estranhos encontros com eles? (Por favor, não pense que estamos falando de coisas que acontecem raramente, porque são coisas que vêm acontecendo no movimento profético e são tidas como normas. De fato, hoje as pessoas são pressionadas a encontrar tais tipos de manifestações nas reuniões carismáticas).

A seguir compilei uma série de relatos que coloquei no meu site de leitores que, freqüentaram essas reuniões. Como disse, por favor, não pense que essas coisas são raridades no movimento carismático profético, ao contrário, são coisas que aconteceram nos últimos quinze anos e se tornaram comuns.

Bárbara escreveu:

Cheguei bem cedo ao culto, empolgada pela possibilidade de ver o verdadeiro avivamento, coisas que cada discípulo de Jesus anela ver na igreja. Enquanto aguardava que as portas do auditório fossem abertas, éramos encorajados pelos demais de que nossa longa viagem não seria em vão, pois seríamos muito abençoados. Comprei alguns livros no hall empolada com o que Deus estava fazendo. Finalmente, a reunião começou com adoração, e à medida que o culto se prolongava minha empolgação e entusiasmo desapareceram. Comecei a sentir que havia algo de errado comigo, e pensei que minha expectativa era acima da média, daí a razão da minha frustração. Eu já havia me acostumado com aquele tipo de louvor e adoração, os cânticos me eram familiar, mas meu espírito ficava cada vez mais inquieto. Aí as manifestações começaram… Moças que caminhavam pelo auditório fazendo gestos como se estivessem doentes mentalmente. Uma mulher, líder de louvor, caiu no palco durante o louvor e ficou ali imóvel por muito temp.  Fiquei dizendo a mim mesma: fique atenta. Passei a perguntar: Deus, isto vem de ti? Se vem, traz paz ao meu espírito. Mas, continuei irrequieta.

Depois, quando os pregadores começaram a falar minha inquietação aumentou. Eles pregavam sobre a mística manifestação do rio… e de como o poder deste rio varreu o auditório trazendo grandes mudanças. Continuaram a falar sobre as manifestações, especialmente sobre comportamentos bizarros – diferentes dos comuns – em que criam que estavam dando luz a novas formas de intercessão. Enquanto a esposa do pastor falava ela se sacudia toda de maneira incontrolada relatando casos destes fenômenos. Aí não agüentei. Falei pra minha família: Vamos sair deste lugar. Todos concordaram. Deixei os livros e materiais que havia comprado no pátio do estacionamento. Nem queria tê-los no meu carro.

Miguel escreveu:

No último domingo – 3 dias atrás – vários jovens retornaram… Três delas com idade que girava em torno dos 16 anos se exibiram com os trejeitos de corpo, com aqueles cacoetes de mexer o pescoço e a cabeça incontrolavelmente, retorcendo-se como serpentes. Nenhuma delas tivera este tipo de manifestação anteriormente, e duas delas eram muito acanhadas e reservadas. Ficaram ali sentadas no banco olhando ao redor como se estivessem numa instituição para débeis mentais. As pessoas da igreja começaram a rir diante daquele quadro. Confesso que também comecei a rir, tentei me segurar, para não parecer que estava zombando daquela cena divertida.

Na segunda-feira de manhã, no início das aulas da escola de primeiro e segundo graus, a abertura que deveria durar apenas 15 minutos durou mais de duas horas, pois as manifestações que haviam ocorrido no domingo no culto, passaram a acontecer entre os alunos da escola. Minha esposa, depois que ouviu o relatório de nossa filha que ali estudava, ficou tão inquieta que juntos decidimos comparecer no início das aulas do dia seguinte. O pastor pregou e seu sermão girou em torno de se receber mais e mais de Deus, enfatizando que, para se receber cada vez mais era necessário colocar todos os pecados sob o sangue de Cristo, negar-se para poder receber a bênção. Ele insinuou que um impedimento para se receber a bênção era ficar pensando: “O que as pessoas vão pensar de mim se eu ficar me remexendo desse jeito ou ser jogado por terra pelo espírito”. Ele enfatizava estas coisas, e todo o tempo dizia que não estava incentivando as manifestações. Enfatizava também o papel das crianças no avivamento na igreja.

Bem, o sermão terminou e com um fundo musical o pastor chamava as crianças para se consagrarem, indo à frente, ao altar. Durante todo tempo apenas uma música foi tocada; uma música de 30 segundos repetida vez após vez “unção vem sobre mim; deixa o poder do Espírito Santo vir sobre mim; unção vem sobre mim”. O chamamento para o altar durou uma hora sob uma música que dura apenas 30 segundos, e aquilo mais parecia um mantra!

Aí começaram as manifestações do dia anterior com as mesmas moças liderando as demais crianças. Várias crianças começaram a ter sacudidelas, especialmente as meninas. Por que as meninas? Elas começaram a impor as mãos sobre as demais, indo além do que eu havia visto no domingo anterior. Choros incontroláveis, crianças cambaleando sem poder ficar em pé, presas ao chão, meninas retorcendo-se como serpentes, andando de gatinhas,mugindo, parecendo exaustas. Mais de uma hora depois as crianças voltaram para seus lugares, claro, só depois que a música parou, e ficaram lá sentadas, mudas, quietas sem dizer uma só palavra por mais meia-hora.

Uma das meninas que mencionei começou a dizer, chorando o tempo todo que o que acontecera era um ato soberano de Deus. Um dos professores falou que era bom para as crianças ficarem quietas agora, e que era muito bom descansar depois de experimentar a presença do Senhor. Não permiti mais que minhas filhas voltassem à escola até que estas coisas cessem. Isto é loucura. Eu já experimentei o poder de Deus, fui batizado no Espírito Santo, mas nunca uma experiência me deixou tão exausto ou perplexo como aconteceu com aquelas crianças.”

Filipe escreveu:

Convidado por um amigo visitei a igreja de um afamado pastor que tem um ministério poderoso de cura. Na noite anterior à visita tive um sonho. Em meu sonho eu tinha nas mãos uma grande faca e lutava contra uma grande serpente, e, durante a luta o sangue da serpente espirrou sobre minha testa. Não entendi o sentido daquilo, mesmo sabendo que “a vida da carne está no sangue”, como diz Levítico 17.11 e 14 e Gênesis 9.4. Não compreendia como o espírito da serpente pudesse viver dentro de mim já que sou um cristão. Jesus Cristo concedeu-me vitória sobre o pecado, transformou minha vida e me libertou. Sou grato pelo Calvário e jamais abandonaria o Príncipe da Paz pelo poder das trevas.

Conforme havia planejado visitei aquela igreja, e tive que me contentar em assistir o culto num auditório anexo através de um telão porque o grande auditório estava lotado. No meio do culto, enquanto uma belíssima orquestra e coral entoavam os cânticos juntamente com o povo de Deus, o pastor pediu que todos ficássemos em pé e levantássemos as mãos. Alguns minutos depois minhas mãos tremiam e logo depois todo o meu corpo tremia violentamente sem parar. Eu parecia uma árvore sacudida por forte vendaval. Muitas pessoas passaram a testemunhar que havia sido curadas e centenas de pessoas caíram sob o poder do espírito. Apesar do sonho que tivera fiquei muito alegre. Falei comigo mesmo: recebi o Espírito Santo, mesmo entendendo o que Jesus dissera em Mateus 24.24-25: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito”. Ainda assim não podia acreditar que o espírito da serpente pudesse habitar em mim tão facilmente, pois eu não o convidara a entrar. Lembrei-me de Gênesis 3.1: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos…”.

Depois daquilo um espírito passou a morar em mim e, sempre que eu começava a orar o espírito se manifestava e aos poucos controlava todo o meu corpo. As manifestações eram tão fortes que, mesmo que eu ficasse totalmente paralítico, numa ora dessas o espírito me faria mover e andar tal a força que se movia dentro de mim. Fazia coisas que não conseguiria fazer na vida normal.

Voltei aos cultos desse famoso evangelista televisivo por mais quatro ocasiões. Somente uma vez o espírito não veio sobre mim. Visitei duas outras igrejas onde as manifestações eram também muito fortes. Um dos pregadores tinha tanto poder que ele nem tocava nas pessoas, dizia apenas umas palavras e elas caíam por terra. Podia-se contar nos dedos das mãos as pessoas que ficavam em pé e não “caíam no espírito”. Os que caíam davam gargalhadas “santas”, faziam ruídos estranhos, se sacudiam e outros ficavam ali inertes, paralisados, parecendo mortos. O espírito em mim me fazia dançar suavemente ao som dos cânticos, mas, de vez em quando agia tão violentamente que me jogava sobre os bancos. Se os bancos não estivessem atrás de mim, não sei como seria queda, pois, ali eu caía sentado. Nas três vezes em que fui este espírito agiu violentamente sobre mim.

Certo dia enquanto ouvia o CD da orquestra daquela primeira igreja que eu visitara o espírito veio novamente sobre mim. Ouvi músicas de outros artistas, e eu dançava suavemente. Algo me despertou e eu decidi testar os espíritos conforme 1 João 4.1: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora”. Enquanto estava de joelhos, mudei o CD e comecei a ouvir uma música secular, uma música popular de dança bem ritmada. O espírito se alegrou e eu comecei a dançar de maneira sensual requebrando os quadris. Não tive dúvidas: percebi que era o espírito do anticristo mencionado em 2 Tessalonicenses 2.9-12: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça”.

Que eu recebera um espírito maligno numa igreja era uma coisa, agora, para me livrar dele era outra coisa diferente. Como pedir aos irmãos que expulsassem de mim um espírito que eles criam ser o Espírito Santo? Ali estava eu lutando contra esses espíritos demoníacos, entendendo que muitas igrejas havia sido derrotadas por eles. Minha segurança em Cristo me deu coragem. Sabia que Cristo me perdoaria. Assim, procedi como ele disse para fazermos numa ora dessas: Orei e jejuei três dias e três noites ingerindo apenas água. No terceiro dia sentia-me cansado e não conseguia dormir e tive um sonho rápido: vi duas mãos enormes no céu, e a mão direita apontava pra mim. Não entendi até ler Lucas 11.20: “ Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós”. Desde esse dia aquelas manifestações do espírito ou dos espíritos cessaram, pela graça de Deus.

BB escreveu:

Eu e meu esposo fomos convidados a ir um culto. Não conhecíamos o pregador e ouvíamos dizer que ele tinha um poderoso ministério, que ressuscitava os mortos, etc. Ainda estou me recuperando do choque! O que vi foi uma zombaria de Deus e de sua santidade. O grupo de louvor era bom até que duas mulheres começaram a cantar “no espírito” (Senti que não era o Espírito Santo). Cantavam sobre o poder de Deus, mas o tom era um tanto obscuro e eu tinha impressão de que algo de errado estava acontecendo. Elas pareciam em transe. Logo depois as pessoas começaram a cair se contorcendo, cacarejando, ganindo, sacudindo-se, etc. Parecia mais a porta do inferno do que um culto de adoração. O pregador estendia seus braços sobre as pessoas e elas caíam no “espírito” (veja que uso espírito com letra minúscula para diferenciar de Espírito Santo). Não agüentei e saí antes da pregação, mas, meu esposo ficou lá porque queria ver o que o pregador falaria. Meu esposo ficou preocupado porque o pregador não mencionou uma palavra sobre arrependimento de pecados e vida de santidade. Tudo que ele falava era sobre amor, alegria, relacionamento com Deus, sem qualquer compromisso e nem uma palavra falou sobre pecados ou perdão de pecados. Disse que já havia ressuscitado 83 pessoas de entre os mortos. Mas como? Onde estavam estas pessoas ressuscitadas?

Seria este um caso dos que Jesus se referiu? “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mt 7.22-24). O que aconteceu com as igrejas? Estão mortas ou loucas. Não existe um lugar tomado pela santidade e pureza de Deus? Será que estou sendo juiz de meus irmãos? Somos pentecostais, mas precisamos entender que nem tudo é espiritual e nem tudo procede de Deus. Queremos a pura  presença de Deus!

Lynn escreveu:

Depois que fui batizada no Espírito Santo, Deus começou a realizar milagres em minha vida e a primeira coisa que entendi foi que o pecado nos separa de Deus e do Espírito Santo. A luz nada tem com as trevas, e comecei a odiar o pecado e meu desejo era me tornar cada vez mais santa. Deus colocou em meu coração um desejo de ganhar almas, e meu deu uma visão, ainda que pequena, das conseqüências do pecado e do inferno. Meu amor pelo Senhor crescia fortemente a cada dia, e cresce até hoje. O problema começou quando saí à busca dele nos lugares errados.

Meu primeiro encontro foi com os ensinamentos de Jill Austin que me ensinou a orar e ouvir as visitações angelicais. Este ensinamento abriu as portas para o espírito de engano das trevas. Não foi fácil me livrar desse espírito de erro, só pela graça de Deus.

Comecei a participar do movimento profético porque Jill Austin fazia parte do grupo de Kansas City e eu acreditava no que ela dizia. Comecei a freqüentar todas as conferências em que os grandes nomes eram anunciados – e não percebia que estava buscando mais aos homens e o que eles podia fazer do que Deus. O engano de Satanás é que ele leva você a crer que você está à busca de Deus. Ouvi tantas histórias de anjos – dos pó de ouro, plumas angelicais, e não percebia que era mais um dos enganos de Satanás para desviar sua atenção de Deus vivendo apenas de experiências. Contudo, nunca adorei anjos – meu foco eram os homens de Deus e de como eles eram espirituais. Quero lhes dizer que o propósito deles é enriquecer; e eles estão milhares de dólares mais ricos porque não pegam sobre a cruz e o arrependimento.

Existem espíritos de trevas que acompanham a maioria dessas conferências e o Espírito Santo acendeu-me sua luz vermelha para que eu percebesse o espírito de trevas em duas dessas duas grandes pregadoras famosas – elas até ganiam – e eu falei ao Senhor: Obrigado por me mostrar que tais pessoas são falsos profetas! Por isso, ando à cata dos verdadeiros – dos corretos. O Espírito me mostrou um espírito de trevas em Rodney Howard Brown e decidi investigar e discernir Patrícia King freqüentando suas conferências – porque eu não sabia que ela fazia visualizações e levava as pessoas ao terceiro céu sem notar que eram espíritos de trevas – espíritos que operam na nova Era e são chamados de guias. Verdadeiros demônios. Por desconhecimento comprei os Cds de Todd Benttley sobre visitações ao terceiro céu para ouvir em casa.

Deitada na sala ouvindo os ensinamentos sobre como visualizar o terceiro céu comecei a tremer e a sacudir incontrolavelmente, com sacudidelas e gemidos, e logo em seguida fiquei petrificada, sem poder mover um membro sequer do meu corpo. Percebi que era um demônio tentando me controlar, e fazendo um grande esforço conseguir gritar: Jesus, socorre-me! E logo depois meu corpo ficou leve. Deus me livrou naquela noite e agradeço ao Senhor pelo livramento.

Fiquei durante a noite orando em lágrimas pedindo a Deus perdão e renunciando às imposições de mãos que recebi e todo espírito de engano, e arrependendo-me de haver entristecido o Espírito Santo, e passei a sentir o verdadeiro poder da pessoa do Espírito Santo.

Assim, é difícil ficar calada e não soar o alarme das coisas que há anos estão acontecendo. Quero alertar que muitas dessas coisas são espíritos de trevas – claro chegam a nos convencer de que verdadeiramente são apóstolos e profetas de Deus! Que as pessoas sejam libertadas deste espírito de engano!

PW escreveu:

Participamos de um culto certo sábado a noite que era um falso avivamento. Pediram que viéssemos à frente e formássemos uma roda e, de mãos dadas, clamássemos pelo Deus de Elias. Logo que clamamos algumas manifestações estranhas começaram a ocorrer, e o líder nos pediu para ficarmos ali esperando em Deus porque ele faria algo diferente conosco. Fomos àquele culto com nossos amigos e meu esposo porque nossos filhos estavam freqüentando ali, e sentimos que devíamos protegê-los. Boa coisa. Enquanto fazíamos o círculo ficamos petrificados e nos pediam que agradecêssemos pelo que Deus estava fazendo… Nenhum de nós sentia que aquilo era a presença do Espírito de Deus, e ficamos muito tristes. Chegaram a nos dizer que não ficássemos preocupados com o que estava acontecendo porque tudo estava no livro. Eles fizeram alguma coisa como “abanando as mãos” e eu fiquei de olhos fechados orando, e nada senti, a não ser uma tristeza interior pelo que acontecia. Até na hora do grito coletivo fechei os lábios. Não tive coragem de dizer uma palavra.

Voltando um pouco nos acontecimentos. Logo que entrei no templo fui atingindo por um espírito de embriagues e eu disse a Deus: Se isto não vem de ti, eu repreendo em teu nome, e imediatamente aquilo me abandonou (Sempre nos dizem que este espírito de bebedeira e de festa, de amor sensual por Jesus procede dele). Minha primeira pergunta foi respondida. Quando o círculo ritual pagão chegava ao fim, senti que deveria retornar ao meu lugar para orar. Ficou claro que os dias de “mistura” da multidão irá terminar.

Algumas das questões que investigamos na palavra de Deus eram: O que significa ser cheio do Espírito Santo? É como se nos sentíssemos embriagados? Se pudéssemos reconstituir um cenário de adoração pagã, e colocássemos um fundo musical, será que as pessoas notariam a diferença? Poderiam perceber que o que estamos fazendo são manifestações pagãs? Estamos sobre os muros como atalaias testando os espíritos e parece óbvio que precisamos experimentar tudo o que as pessoas estão experimentando. Quando se entoa um mesmo cântico durante quarenta minutos, cheio de repetições, não nos assemelhamos a um culto pagão? Muitas destas questões ainda nos incomodam, e estamos provando os espíritos, até diferenciarmos o que é de Deus e o que não é de Deus.

Lendo as escrituras encontramos respostas que confirmam o que o Espírito Santo está nos mostrando. Não queremos ser enganados, e sabemos que o Espírito e nosso amado Pai dirigirão nossos passos.

Na igreja que freqüentamos, vemos o Espírito de Deus operar e às vezes é difícil discernir quem é quem nas manifestações. Já nos encontramos com os líderes da igreja, gostamos deles, mas entendemos que eles estão sendo enganados. Meu esposo e eu mostramos nossa preocupação pelo fato de consagrarem jovens como presbíteros, a “leitura de mãos”, quando as pessoas vêm à frente e se tornam espetáculos com suas sacudidelas, danças sensuais, agindo como se estivessem bêbadas, e os líderes aceitam tudo com a maior naturalidade. Estamos preocupados se Deus quer que fujamos logo dali para salvar nossas vidas. Os últimos cultos foram cheios de emocionalismos e manifestações esquisitas.

MS escreveu:

Li seu artigo, “por que abandonei o movimento profético?” e o que você diz assemelha-se ao que venho observando nas conferências proféticas dos últimos anos. Concordo plenamente com você. Os chamados profetas e líderes de louvor estão tomados de espíritos familiares de engano, adorando anjos, abrindo e entrando em portais espirituais pagãos. Nunca fiquei tão indignada em toda minha vida. E parece que ninguém vê, nem discerne! Fiquei tão preocupada e penso em confrontar os líderes… (e ela coloca os nomes deles).

O que mais me perturba é que líderes respeitáveis não conseguem discernir nem corrigir o que está acontecendo. Mais estranho ainda é que um dos espíritos de riso que levava as pessoas a rirem durante a conferência nos acompanhou até o shopping depois da conferência fazendo que uma garota que vendia num dos quiosques do shopping desse os mesmos tipos de risada quando passávamos por ela. Deus nos mostrou que os líderes não conseguem discernir porque aceitam dinheiro, e foram cegados pelo espírito de Mamom. Gostaria que nossos amigos evangelistas, profetas e missionários não mendigassem nem prostituíssem os dons recebidos, o que vem acontecendo com a igreja, levando-os a buscar oportunidades e não o seu chamamento. Que triste!

Raízes do avivamento de cura

Observe que Lynn em seu relato afirma que foi apresentada a essas técnicas de visualização (iguais às da Nova Era) através dos ensinamentos de Todd Bentley. Seria isto um passo em falso do Todd? Não. Como mencionei anteriormente Todd Bentley é bem conhecido nos círculos proféticos e sempre esteve à frente de todas as coisas estranhas que aconteciam no movimento. Ele teve como mentores gente como Patrícia King (Extreme Profhetic) e Bob Jones (ex profeta de Kansas City) nomes de peso do movimento profético. Todd Bentley está metido nisso faz anos, e tais coisas são preponderantes em seu ministério.

Como mencionei anteriormente as experiências citadas são típicas dos movimentos e das reuniões de Toronto em que todo discernimento espiritual foi deixado de lado e se aceita de tudo: embriagues espiritual, sacudidelas do corpo, risos histéricos, sons de animais, dores estomacais, suor, gemidos como de dores de parto, “portais do terceiro céu”, pó de ouro, penas, jóias, visões de anjos de luz, auras de luzes e todo tipo de manifestação espiritual que se pode imaginar. São coisas que contradizem e são opostos a atmosfera que envolve a majestade de Deus, descrita na Bíblia em que se ouve “santo, santo, santo”. E pode-se ir além. Basta tentar. (Por favor, observe que a media das reuniões pentecostais não é assim. Mas, geralmente no movimento profético de Toronto e nos movimentos de Rio de Vida é isto que se encontra e se experimenta).

Lamentavelmente quando este tipo de manifestação começou a ocorrer nos anos de 1994-1995 poucos foram os líderes carismáticos que a ele se opuseram. Lembro-me de Art Katz que escreveu um artigo contra isto, de Derek Prince alertando os pastores e o menos conhecido inglês Clifford Hill e alguns outros. Eu mesmo desagradei alguns de meus colegas desde que passei a alertar sobre o assunto a partir de 1995. A maioria aderiu a esta inundação de erros sem se opor. Por isso perderam-se as estribeiras. Faltou discernimento espiritual. O senso comum desapareceu. A meu ver qualquer verdade do movimento profético foi abafada e obliterada em poucos meses. Uma enfermidade espiritual invadiu a arena. E foram essas coisas que me fizeram deixar e renunciar ao movimento profético alguns anos depois. É triste afirmar, mas esta é a raiz do atual movimento de cura divina.

Na década de 1990 Rodney Howard Browne e a bênção de Toronto levaram adiante esta “unção”. Naqueles dias a ênfase era sobre bebedeira espiritual, risos histéricos, sacudidelas do corpo e gritos de animais. Depois apareceu Brownsville, Pensacola e o avivamento de Sunderland – que falavam da mesma unção – com alguns ingredientes diferentes em cada um deles. Mas, depois que esses movimentos morreram, foi o movimento profético que manteve a chama acesa – acrescentando novas e extremadas experiências, para que as pessoas não se cansassem da mesmice.

Assim, no final dos anos 90s e no início de 2000 vimos a chegada do pó de ouro, das plumas de anjos, óleo, visualizações, portais e encontros estranhos com anjos. Posso afirmar que, desde quando eu participava do movimento profético Todd Bentley e alguns de seus colegas estavam à frente de tudo isto. O que nos leva ao atual avivamento de cura.

Resumindo para os que não sabem da história, o avivamento de cura da Flórida começou quando Todd Bentley realizou uma série de conferências em Lakeland em abril de 2008 numa determinada igreja. As curas começaram a acontecer e as reuniões continuaram. Foi então que a God TV (TV de Deus) passou a transmitir as reuniões e a revista Carisma e outras peças da mídia passaram a promover as reuniões. De todas as partes do mundo as pessoas vinham para as reuniões. Todd Bentley tinha como alvo os líderes para que recebessem “a unção”, e assim, voltassem para suas cidades com poder. Logo o número cresceu tanto que se mudaram para um auditório de oito mil lugares. Não demorou muito para que, à semelhança de Toronto catorze anos antes, a notícia corresse mundo.

Todd Bentley e seus anjos

Vimos o grande perigo espiritual das visualizações orientadas e as técnicas de visitação ao terceiro céu de Todd Bentley. Agora você deve saber que ele vem se envolvendo nisso havia anos. De fato, quando eu ainda participava do movimento profético, sempre vi o Todd como o mais extremado de todos – porque ele não tinha freios na hora de promover anjos femininos, anjos portadores de riquezas e todo tipo de experiências dúbias de “unção” que se pode imaginar. E havia muito “poder” por trás disto tudo. Isto me deixou alarmado. E não era coisa pequena: as pessoas estavam tendo encontros de poder no meio disto tudo. Apresento aqui alguns exemplos tirados da pena do próprio Bentley e de como ele levava as pessoas a terem encontro com esses “anjos”. Faz parte de um artigo que ele escreveu em 2003 sobre “Hostes Angelicais”.

“Assim, quando eu preciso resolver problemas financeiros e não apenas oro e peço a Deus por ajuda financeira. Entro em intercessão e me torno companheiro com os anjos clamando ao Pai pelos anjos encarregados de me darem dinheiro. Pai, dá-me os anjos do céu agora mesmo, dá-me os anjos que estão encarregados de me darem dinheiro e riquezas. Libera esses anjos a meu favor. Que saiam pelos quarto cantos da terra ajuntando o dinheiro que preciso”.

Nota do editor: Se você já participou de feitiçaria, sabe que eles enviam seus “espíritos” da mesma maneira para conseguirem dinheiro e o que for necessário. É algo perigoso e antibíblico.

Todd Bentley continua:

“Emma, o anjo do movimento profético”.

Deixe-me contar minha experiência com um ser angelical de nome Emma. Bob Jones me perguntou duas vezes sobre este anjo que estava em Kansas City em 1980. Todd, você já viu o anjo Enmma? Perguntou-me imaginando que este anjo aparecia pra mim. Perguntei-lhe surpreso: Mas quem é Emma? Ele me disse que Emma era o anjo que ajudou no nascimento e no desenvolvimento do movimento profético em Kansas City na década de 80. Era um anjo tipo maternal que ajudou a nutrir o movimento profético logo que surgiu. Algumas semanas depois eu participava de um culto em Beulá, na Dakota do Norte.

No meio do culto eu conversava com Ivan e outra pessoa quando Emma entrou. Enquanto eu olhava admirado o anjo,o Senhor me disse, aí está Emma. Não estou brincando. Ela flutuava a alguns centímetros do chão. Até se parecia com a Kathryn Khulman que a gente vê nos antigos vídeos, usando um vestido longo, branco dando-lhe a impressão de que deslizava pela plataforma. Emma parecia linda e jovem – ao redor de 22 anos de idade – e ao mesmo tempo idosa. Parecia carregar sabedoria, virtude e a graça da mulher de Provérbios 31. Ela resplandecia no auditório, com cores de luzes cintilantes. Ela tinha consigo umas sacolas e delas tirava ouro. E assim, caminhando pra cima e pra baixo pelos corredores do templo ela jogava pó de ouro sobre as pessoas… Três semanas depois daquela aparição a igreja me deu a maior oferta de meu ministério. Milhares e milhares de dólares.

Naquele dia a esposa do pastor (Era uma Assembléia de Deus) foi tomada pelo Espírito Santo e começou a correr pelo templo latindo como um cão ou cocoricando como galinha à medida que o poder profético vinha sobre ela. Depois, sempre que este poder vinha sobre ela, ela anotava números de telefones de pessoas que nem conhecia, e lhes profetizava. A partir daí os anjos começaram a aparecer naquela igreja. (Extraído de Hostes Angelicais de Todd Bentley).

Não lhe parece que, existe a possibilidade de anjos falsos terem aparecido, ou espíritos demoníacos em forma de anjo de luz? É possível que espíritos de engano estejam na fonte de todo este poder. A Bíblia ordena claramente: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 Jo 4.1). Pelo que sei nem todos estão testando os espíritos quando estes se manifestam em forma de anjos.

Pessoalmente nada tenho contra Todd. Nem o conheço intimamente – por isso o que escrevo não é contra a pessoa dela. O que me preocupa é o tipo de ministério que ele tem – pelo tipo de “poder” bizarro em que se engajou, como vimos nos relatos acima. Tais coisas, no entanto não são novidades pra ele – contato com anjos, e levando seu público a entrar em contato com eles. As reuniões de Todd sempre têm essas coisas, mas, deixa-me dizer que as manifestações parecem “kundalini” NT coisas da Nova Era e me preocupa que tipo de espírito atue por trás de tudo. E agora surge liderando um movimento mundial, espalhando sua “unção” ao redor do globo.

Recentemente Todd afirmou que numa das viagens a “terceiro céu” ele visitou pessoalmente a pequena cabana onde Paulo vive no céu. Paulo, aparentemente disse a Todd que a autoria do livro de Hebreus não está clara porque ele a escreveu com a ajuda pessoal de Abraão, o Patriarca: “Paulo disse: Quando visitei o terceiro céu, Abraão estava comigo da mesma maneira que estou com você, agora. O próprio Abraão compartilhou (as informações) comigo e eu simplesmente as escrevi” (No livro de Hebreus). “A autoria não é clara porque a epístola foi escrita por Abraão e por mim. Abraão compartilhou o conteúdo comigo”. As fábulas sobre o terceiro céu de Todd Bentley estão repletas de coisas assim, encontro com anjos. (Veja ‘A Face To Face Encounter’ – Part 2 – by Todd Bentley).

Certas pessoas acham que eu gosto de trazer à lume estas coisas. O fato é que cada relato dele me entristece profundamente. Na realidade, detesto ficar falando sobre isto. Mas, o que acontecerá se algo de terrível acontecer com um movimento altamente influenciável e ninguém lançar um grito de alerta? É certo ficar em silêncio diante disto? E que dizer do rebanho? Não é bom alertá-lo?

Para que ninguém fique pensando que Todd mudou seu jeito ultimamente, devo alertar que ele menciona constantemente seus “anjos” nas reuniões da Flórida. Num vídeo recente da Flórida, disponível na Internet Todd fala sobre o anjo que visitará as crianças, e logo começa a rir e a se sacudir incontrolavelmente. Ele ora para que a glória da embriagues desça sobre o lugar, e percebe-se o que acontece com o público. Noutro vídeo ele apresenta no palco o pregador alemão Stefan Driess e ambos abanam violentamente “bêbados” à medida em que o alemão descreve o anjo que acabara de ver. Todd, então, transmite a unção a Stefan esmurrando-o no estômago e Stefan cai no palco sacudindo-se e retorcendo-se incontrolavelmente. Essa manifestação incomum, bizarra e os “anjos” que os acompanham parece ser a tônica do avivamento de Flórida. De fato, muitas das curas são creditadas aos anjos ali presentes. (Por favor, observe como os olhos de Todd se transformam durante essas manifestações. É de arrepiar!). Uma testemunha ocular descreveu a linha de “compartilhamento” dessas manifestações da seguinte maneira: “Até onde vejo as pessoas que ficam deitadas no chão se sacudindo, tremendo e se retorcendo têm um olhar estranho de que estão inconscientes”.

Como afirmei, este é o tipo de coisa com que Todd vem se envolvendo por muitos anos. Nada há de novo em tudo isto. De fato, pode-se afirmar que muitas coisas são iguais as de Toronto. Só que agora Todd e Bob Jones dão crédito ao anjo que carrega os “Ventos de Mudança” (O nome do anjo é Winds of Change) para o novo avivamento da Flórida, um anjo que afirma que eles estão apenas começando a mergulhar nisto. Um pregador que visitou o local afirma que Todd fala mais sobre seu “anjo que cura” do que sobre Jesus. É isto mesmo!

Mencionei anteriormente que a Bíblia nos adverte de que o diabo pode se transformar num anjo de luz (2 Co 11.14). Somos advertidos quanto a adoração a anjos (Cl 2.18) e de que qualquer homem ou anjo que traga um falso evangelho seja considerado anátema (G 1.18). Existem anjos verdadeiros enviados por Deus? Claro. E com eles somos tomados de uma atmosfera de temor do Senhor. A Bíblia, no entanto, também nos adverte quanto aos falsos anjos. De fato, a Bíblia alerta que nos últimos dias aparecerão profetas realizando “sinais e maravilhas”, “pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mc 13.22). Acreditamos, realmente que o diabo não pode operar milagres? Esquecemos o que a Bíblia tão claramente adverte? Quando somos advertidos de que nos últimos tempos aparecerão espíritos enganadores, doutrinas de demônios e mentiras e maravilhas, vamos ouvir a advertência ou ignorá-la? Não deveríamos ficar alertas mais que em qualquer período da história?

Afirmam alguns que Todd possui um dom de curar enfermos desde o início de seu ministério – assim, algumas das curas em Floria são genuinamente divinas. Concordo de que isto seja possível. Mas como acreditar no que vem de uma fonte poluída? Vamos querer que este homem imponha as mãos sobre nós “ungindo-nos” com os espíritos? Os anjos por trás do ministério dele são, de fato, de Deus?

A mais contagiosa unção

Todd Bentley declarou que a unção da Florida é a mais contagiante de todas. Em outras palavras, a mais facilmente transferível. E acho que é. Está se espalhando rapidamente por todo mundo. Veja o que me escreveu um missionário depois de assistir as reuniões da Flórida. “Todd Bentley manifesta sua “unção” balançando constantemente a cabeça pra frente e pra trás, dando sacudidelas no corpo. São manifestações que passam a ocorrer com os que recebem  unção. Ele balança os braços enquanto grita para seu público. “Fogo! Fogo! Fogo! E então começam as manifestações entre o povo, alguns parecem entrar em convulsão e outros como se fossem esmagados por um espírito.

Numa entrevista recente na CBN Todd declarou: “O objetivo aqui na Flórida é que eu imponha as mãos sobre cada pessoa, podem ser cinco ou dez mil. E oro a cada noite: Deus, distribui, distribui, distribui. Este é o foco aqui: Repartir.”

De fato existem relatos de que esta unção está sendo levada da Flórida para outros estados e nações em todo o mundo. E o que acontece quando começam a entrar essas coisas estranhas? Um relato vindo da Inglaterra fala de um pregador que levou a unção que recebeu na Flórida e agora se manifesta em suas reuniões na Inglaterra. “Fogo. Uma sensação de queimadura é sentida por todas as pessoas… elas irrompem em alegria, sentem-se bêbadas e acontecem curas espontâneas por todo o auditório”. Outra testemunha ocular vinda do Havaí relata sua chegada até a “unção da Flórida”: “Enquanto impunha as mãos sobre as pessoas o pregador gritou com todas as forças, fogo! As pessoas caíam e se estrebuchavam no chão como moscas. Rolavam, gritavam, soluçavam em agonia, riam, tremiam e algumas se convulsionavam sob o poder, como se um trovão estrondasse sobre elas.”

Um homem de Clearwater, na Flórida contou que muitas pessoas de sua igreja foram às reuniões e trouxeram consigo a “unção”. Eis suas observações:

Esses os resultados que pessoalmente notei sobre pessoas que participaram deste movimento, sejam as que receberam imposição de mãos ou testemunharam que receberam do ‘espírito’.

– Retornam com trejeitos de crianças bêbadas.

– Dizem que têm uma sensação de queimação nas veias, na cabeça e no estômago.

– Gritam e berram fora de hora, como se estivessem numa partida de futebol.

– Os jovens ficam assobiando todo o tempo, seguram a cabeça afirmando que “sentem” que o Espírito Santo quer parti-los em dois.

– As pessoas ficam rolando os olhos para as costas e acenando como se estivessem perdidas.

– As mulheres giram e pulsam de maneira violenta como se uma força invisível as segurasse pelas costas.

– Risadas incontroláveis como se estivessem bêbados no meio de uma reunião solene de oração.

– As pessoas “derrubadas pelo espírito” caem e ficam imóveis como se algo as controlasse. São coisas que eu mesmo presenciei na minha congregação E muitos são meus amigos. É triste dizer isto.

Um outro se explica:

Estive em West Haven, CT no último fim de semana. Era pra ser uma reunião de líderes de vários ministérios que se reuniriam para fortalecer e ajudar uns aos outros em oração. Alguns deles estiveram em Lakeland, se retorciam e gritavam, “Uauuuuuuuuuuuu”, e falaram de como Bob Jones chamou os acontecimentos de lá de terceira onda. Todos se sentiam como se estivesse numa bebedeira celestial… Disseram-me que eu estou enganado porque estou questionando um mover do Espírito.

A Revista Carisma ouça questionar

Algumas semanas depois de haver publicado uma reportagem e elogiado os acontecimentos na Flórida, o editor J.Lee Grady publicou uma nota dissonante intitulada: “Perguntas honestas sobre o avivamento de Lakeland.

Apoio qualquer mover de fervor e de avivamento Sant, mas temos que ser cuidadosos e proteger-nos do orgulho e dos erros.

Lee Grady foi cauteloso em suas declarações, mas apoiava os acontecimentos e cria na veracidade das curas em Lalekand. Apesar disto, apresentou alguns alertas e levantou questões importantes:

Percebo que outra mensagem vem sendo pregada sutilmente em Lakeland – mensagem que os pesquisadores de seitas ocultas poderiam descrever como imitações espirituais. Bentley é um dos ministros carismáticos que nos últimos anos vem dando bastante  ênfase na ministração de anjos. Ensina sobre anjos que trazem prosperidade financeira, revelações e, se refere a Emma, um anjo que supostamente participou do início do movimento profético em Kansas City na década de 80. Bentley descreve o anjo Emma como um mulher que flutua trajada com seus longos vestidos brancos… Paulo alertou que a preocupação com anjos pode gerar engano e decepção.

Precisamos observar este assunto com cautela. Não devemos ensinar as pessoas a terem comunhão com anjos ou buscar deles revelações. Qualquer que seja o mover de avivamento que misture o evangelho de Jesus com fogo estranho, os resultados poderão ser terríveis. É necessário lembrar que o mormonismo nasceu do encontro de um homem com um anjo que dizia falar em nome de Deus.

O editor de Carisma foi um pouco além. Falou que devemos nos acautelar das manifestações estranhas.

Nas reuniões de avivamento os pregadores permitem que as pessoas se comportem como se estivessem tendo ataques epiléticos – e atribuem isto ao poder do Espírito Santo. Podemos achar divertido – sabe, as vezes agimos loucamente por Deus – mas devemos entender que tais manifestações alimentam a carne e entristecem o Espírito. Quando as manifestações bizarras são apoiadas e encorajadas, as pessoas se sentem bem sacudindo-se, contorcendo-se, gritando ou agindo como se estivessem drogadas (já vi pessoas se encolherem de dor ou agindo como se estivessem tendo relações sexuais, e os pregadores acham que são experiências legítimas). Ao permitir no púlpito tais manifestações estranhas legitimamos diante das pessoas as experiências. E permitimos que o fogo estranho se espalhe.

Cuidado com os exageros… Alguns palavreados no avivamento de Lakeland criam uma atmosfera especial. As pessoas são convidadas a “vir e receber”. Os milagres acontecem como pipocas. E dizem ser o maior avivamento da história.

Avivamento Kundalini?

Algumas das manifestações nestes movimentos assemelham-se aos kundalini/shakti que podem ser vistas no hiduismo e nas religiões orientais. É algo difícil de se acreditar porque são manifestações que se tornaram aceitáveis. Mas, as semelhanças são marcantes. É possível que um espírito alienígena tenha invadido a igreja a partir da década de 90 e que tenha sofrido mutações e se adaptado ao ambiente da igreja? Como se manifestaria um espírito assim na igreja nos dias de hoje?

Se você pesquisar a palavra kundalini e shakti na Internet descobrirá que muita gente na Nova Era e nas religiões orientais experimenta este tipo de manifestação. Ocorre quase sempre com a ajuda de um guru que lhes toca na testa (chamado de shaktipat) e a pessoa experimenta o toque de avivamento kundalini.

O pesquisador Robert Walker escreveu em 1995:

Poucos cristãos sabem que,por milhares de anos os gurus operam os dons de cura, milagres e dons de conhecimento, e uma séria de consciência espiritual à medida que se conectam com os poderes cósmicos; demoníacos em sua origem são bem reais. As reuniões com os gurus místicos são conhecidas como ‘darshan’. Nas reuniões os devotos vão à frente para receber uma experiência espiritual que o guru compartilha com um toque com a palma da mão, geralmente na testa. É o shakt Pat ou toque divino. O crescimento da experiência espiritual é chamada de kundalini. Depois de adquirir uma elevação espiritual o devoto começa a se sacudir, a se contorcer, ou sacudir-se incontrolavelmente, às vezes agindo e imitando animais, rindo, latindo, cocoricando, à medida que entram em estase. Tais manifestações são conhecidas como krivas. Geralmente os devotos rugem como leão, e demonstram todo tipo de reações físicas. Caem em estado de inconsciência, ficam fisicamente inertes e perdem a noção do que está ocorrendo ao seu redor. Este estado é conhecido como ‘samadi’  e leva o indivíduo a uma profunda experiência espiritual.

O guru Shri Yogãnadji escreveu:

Quando o corpo treme, os cabelos eriçam, quando você ri ou começa a chorar sem querer, quando sua língua começa a falar palavras estranhas, você fica cheio de medo e ou tem visões que lhe impõem medo… o kundalini shakti está ativo.

Na China existe um movimento popular do tipo kundalini conhecido como ‘Qigong’. Em 1991 o Mestre chinês Yan Xin veio a São Francisco e realizou uma grande cruzada pública. O jornal San Francisco Chronicle relatou que Yan falou à multidão: “As pessoas mais sensíveis começarão a ter certas manifestações físicas – risos ou choros. Não se preocupe. São coisas normais”.

Veja bem. Essas coisas não lhe soam familiar? Não é algo parecido com o que temos visto na igreja nos últimos 15 anos? Um pregador cheio de poder tocando as pessoas na testa e tantas manifestações bizarras? Não poderia ser o mesmo espírito? É preciso saber que tais manifestações sequer são mencionadas na Bíblia. A escritura relata milagres, curas e dons do Espírito, mas são coisas bem diferentes. Essas coisas são novas até mesmo no movimento carismático. Começaram a aparecer em 1994. Então, de onde vêm? Do Espírito Santo ou de outros espíritos?

Por favor compare o relato do “avivamento” moderno kundalini descrito acima com o que um de meus leitores me relatou.

Sem que eu esperasse ou quisesse, alguém que havia recebido a bênção de Toronto impôs as mãos sobre mim. Naquela noite comecei a tremer as pernas incontrolavelmente, fiquei bêbado no espírito e ria sem parar. Tudo bem, no momento. No entanto, depois, estas manifestações surgiam em momentos inoportunos e eu ficava descontrolado. As pernas e braços tremiam quando eu orava pelas pessoas, ou apenas sentado num dos bancos da igreja. Perdia o controle sobre as pernas e tinha que fazer enorme esforço para me pôr em pé. Logo percebi que isto não era obra do Espírito Santo. Fiz uma oração de arrependimento a Deus, pedindo que me perdoasse por haver recebido aquele espírito e Deus me libertou daquelas coisas estranhas. Glória a Deus ele me libertou!

Sem dúvida alguma um guru hindu descreveria estas coisas como avivamento kundalini. As semelhanças são enormes. E nós chamamos a estas coisas de bênçãos de Deus! Aparentemente este tipo de unção continua a se espalhar através do compartilhar na Florida. Não é exatamente isto que acontece em Lakeland? A semelhança é enorme! Que espírito é este, meus irmãos? Vêm-se tais manifestações na Bíblia? Ou este um espírito alienígena que de alguma maneira entrou na igreja mascarado como anjo de luz?

Um movimento mundial

Como bem se expressou J. Lee Grady vimos vários líderes proeminentes declarando que o avivamento da Flórida será o maior da história! Alguns acham que é o começo de um novo avivamento! (NT. Enquanto traduzo este tema, recebo a informação de que o local de reuniões está sendo encerrado e que Todd Bentley decidiu se divorciar da sua esposa. Líderes como Rick Joyner, Peter Wagner e outros se precipitaram em apoiar o movimento).

A Lista de Elias afirma que na noite do ano novo (2007-2008) Deus teria dito a Bob Jones que “a terceira onda estava chegando”. Todd perguntou a Bob o que significava a terceira onda. Ele respondeu: “Toronto, foi a primeira onda; Pensacola, a segunda e a terceira onda foi o “Vento de Mudança” – este mover de Deus. Este mover será universal, com milagres e prodígios em todo o mundo. A terceira onda está aqui”.

Este tipo de predição é comum entre os líderes que se associaram a este “avivamento”. E de fato, o movimento está se espalhando com muita rapidez. Mas, deixe-me colocar alguns questionamentos a você, meu amigo.

É bem possível que toda esta falsa “unção”, as manifestações de anjos, associadas com o ministério de Bentley de que estejamos diante de uma imitação do verdadeiro avivamento. Poderá se tornar a maior desilusão dos últimos dias, enganando até mesmo os eleitos de Deus! Este movimento tem a mesma marca dos anteriores, com engano e decepção espiritual conforme descrito na Bíblia. Talvez seja a maior decepção ou engano dos últimos tempos!

Só nos resta orar!

NT Kundaliní é o poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras. Deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, “enrrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. É a energia do Universo em seu aspecto Purna-Shakti, total, como potencial, sendo o Prana-Shakti seu aspecto biológico, ou fisico, como calor, eletricidade etc. O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da kundalini. Enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada. O “despertar” da energia divina Shakti Kundalini requer a orientação de um mestre realizado, para que seu ativamento e desenvolvimento sejam apropriados e conduzam a meta suprema do Yoga que é a paz interior e a realização divina.

Capítulo II – Extraído do livro de Andrew Strom True and False Revival

Traduzido com permissão por João A. de Souza filho

2 thoughts on “Para Onde Iremos? – Andrew Strom

  1. Infelizmente inumeras igrejas brasileiras estão infectadas com este e por este falso espirito kundalini.

    Lamentavelmente fica dificil hoje encontrar pessoas de oração para libertar pessoas envolvidas neste tipo de possessão por kundalini. http://www.youtube.com/watch?v=kqs_mh5jwlk

    sou até hoje vitima deste espírito, e luto até o presente dia para me libertar.

    Procurei igrejas que acreditava ser serias para area de Libertação e para meu auxilio nesta questão e foi em vão, apesar de haver ajudas salpicadas tentando até hoje me libertar e trazer tranquilidade para minha familia.

    dos Grandes ministérios que procurei ajuda e fui taxado como um louco ou esquisito (esquizofrenico), foram:

    Igreja Batista da Lagoinha
    Nucleo da Igreja Batista da Lagoinha em Justinopolis(Marco Tulio)
    Paz e Vida em venda nova.
    Ministério restaurando vidas.
    E inumeras pequenas igrejas evangelicas e algumas tentativas por pessoas de boa mente mas sem experiencia na area de libertação.
    Mesmo a maioria deles me vendo manifestar e na oração eu ficava literalmente possesso, eu tentava explicar que não sou eu mesmo a muito tempo devido a presença deste espirito(ou falange) em minha vida

    http://www.youtube.com/watch?v=kqs_mh5jwlk

    As manifestações era terrivel como crise de riso, movimentos serpentinos, expelimento de coisas estranhas, si-sibilar, arrotos, etc e manifestaçoes das mais diversas em maioria representando uma serpente.

    Vendo seu material postado, sobre os relatos de Andre Strom e vendo videos de alerta cheguei a este que afere o que se chama contagio e possessão por falsos espiritos dentro das igrejas.

    http://www.youtube.com/watch?v=buUvRIqZ3TE

    http://www.youtube.com/watch?v=bWvsAfp_wKg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*