Nos Últimos Dias…

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios (1Tm 4.1).

O Apocalipse é o registro que João fez dos acontecimentos dos últimos dias e relatou “as coisas que em breve devem acontecer” (Ap 1.1).

Que sinais apontam para o fim dos tempos? Poderíamos trabalhar em cima de três tipos de sinais: os sinais sociológicos, que dizem respeito ao comportamento da sociedade, como os que Jesus e Pedro sem referiram aos dias de Noé; os sinais tecnológicos apresentados ao longo das escrituras como acontecimentos que afetarão toda a humanidade, sinais que os profetas viram, mas não entenderam em seus dias, e os sinais espirituais, isto é, o estado espiritual da igreja. Obviamente que estas áreas se entrelaçam e se misturam, e não podem ser analisadas separadamente uma das outras.

Costumamos analisar o final dos tempos olhando para o mundo e para a nação de Israel, buscando sinais da vinda de Jesus Cristo. Olhamos para a sociedade e as mudanças sociais – o comportamento das pessoas, o avanço da tecnologia – buscando os sinais dos tempos, e esquecemos que o principal sinal do fim dos tempos está na própria igreja.

Paulo afirma que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, e só pode apostatar quem primeiramente conheceu a verdade. A questão é: Em que áreas os espíritos enganadores estão operando na igreja nos dias de hoje? Exatamente nas duas áreas espirituais mais importantes para a igreja dos últimos dias: o surgimento de profetas e apóstolos, e a manifestação do poder de Deus com milagres e maravilhas. Raciocine comigo. O surgimento de apóstolos e profetas, nos últimos dias são sinais também da vinda de Jesus e dos acontecimentos finais, porque estes ministérios equipararão e prepararão a igreja para o retorno de Cristo. São ministérios importantes de Efésios 4.11. E, exatamente nos ministérios de apóstolos e profetas é que os espíritos enganadores se infiltraram para trazer engano levando os cristãos a obedecerem a espíritos demoníacos. As manifestações de poder são evidências da chegada do reino, e nesta área os demônios vêm enganando os fieis, realizando milagres em troca de felpudas ofertas.

Que sinal serve como evidência de que muitos apóstolos e profetas surgidos nos últimos dias estão obedecendo a ensinos de demônios? O principal deles é a ganância financeira, acompanhada do enriquecimento ilícito e de ensinos contrários aos dos apóstolos dos primeiros dias. O Senhor Jesus elogiou os irmãos de Éfeso que puseram à prova “os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos” (Ap 2.2). Qual seria a prova de que eles não eram apóstolos e mentiam para o povo?  O comportamento deles em relação ao dinheiro.

A Didaquê – uma série de regras que os apóstolos estabeleceram para a igreja ainda no primeiro século – e que poderia ter sido incluída no cânone das Escrituras do Novo Testamento, pois foi escrito na época de Mateus e Lucas, e é anterior ao evangelho de João, no capítulo que trata dos pregadores itinerantes, dos apóstolos e profetas, diz no v 6: “E tendo saído o apóstolo nada tomará para si, a não ser pão, até ao próximo alojamento. Mas, se pede dinheiro, é um falso profeta. No versículo 12: Mas o que disser em Espírito: “Dá-me dinheiro, ou qualquer outra coisa”, não ou ouçais; se, porém, vos disser que é para dar a favor de outros que estão em necessidade, não o julgueis”.

Imagina-se que “falar em Espírito”, é quando o pregador entra em transe espiritual, fala em línguas, profetiza, chora, lamenta-se, demonstra fervor espiritual e usa da espiritualidade para pedir dinheiro para seu próprio sustento. É bem possível que os irmãos de Éfeso usaram deste critério para provar os apóstolos e profetas mentirosos. Como se vê os apóstolos e profetas de hoje seriam imediatamente julgados pelos irmãos da igreja primitiva.

Pois hoje os modernos apóstolos e profetas incorporaram a seu ministério o espírito de Balaão. Basta que o cristão, hoje, analise estes apóstolos e profetas à luz dos textos de 2 Pedro 2.10-22 e Judas 7-16 e verá que o espírito enganador tomou conta desses que se dizem apóstolos e profetas. Eles andam atrás de seus bens, dizia Paulo; eles visam o enriquecimento. Eles vêm com nome e pompa de apóstolos e despojam e limpam financeiramente os irmãos da igreja, não com o objetivo de angariar fundos para alguma obra social ou sustento de missionários, mas para seu próprio bolso. Hoje existem especialistas na igreja que ganham polpuda comissão para angariar dinheiro da igreja. Ficam com metade do arrecado e são contratados por pastores que também vestiram a capa de Balaão.

Pois, meus irmãos, o grande sinal de que chegamos ao tempo do fim é o surgimento de apóstolos e profetas que, percebendo ou não estão a serviço de Satanás. Vi vários deles tomando sacolas enormes de dinheiro, que sequer foram contabilizados tomando o despojo para si e deleitando-se nas regalias do seu quarto de hotel. Por isso têm recursos para divulgar seus ministérios na cara mídia impressa evangélica, pagar programas de rádio e de televisão, pois buscam seu próprio bem, e não o do reino de Jesus Cristo. Com raríssimas exceções vê-se homens de Deus na mídia.

Pense nisto e ponha você também à prova os que se dizem apóstolos e profetas e não são! Você quer saber se são verdadeiros? Teste-os pelo dinheiro! Traga-os à sua igreja e lhes dê uma oferta de amor. Eles sairão de sua igreja batendo os pés e praguejando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*