Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Não importa o que você pense sobre o Natal ou sobre as festas de fim de ano. Aqui em casa não entramos na correria de compras de presentes e nos limitamos de dar presentes aos netos e filhos, e a noite de Natal é celebrada rememorando-se o nascimento do Filho de Deus, lendo-se os textos de Lucas e Mateus sobre a encarnação de Cristo. É um tempo de reflexão sobre nosso Salvador e nossa salvação! Com um detalhe: Papai Noel não entra na decoração; apenas luzes e ornamentos. Mas, nem por isso você deixará de nos amar e de nos aceitar como cristãos.

Quando criança assimilei a história da salvação participando de teatros e apresentações na igreja. Hoje, tudo o que sei sobre o Natal tem sua origem nas peças de teatro da igreja na noite de Natal.

Se jogarmos fora a festa de Natal, teremos que jogar fora os lindos cânticos que inspiraram autores como Carlos Wesley ou como o tradicional Noite de Paz, Noite de Amor, de Franz Grubber, e por fim deveríamos arrancar das páginas do NT o anúncio dos anjos aos pastores, a estrela que os magos – sim, magos! – viram no Oriente e esquecer o que aconteceu naquela noite na manjedoura ou estrebaria de Belém. Esqueça o Natal e será fácil esquecer a vinda de Jesus para salvar os pecadores de seus pecados! Basta que tiremos para fora de nossas casas o Noel, que nada tem a ver com Jesus, e que Jesus ocupe seu verdadeiro lugar na festa!

Temos que ver o Natal pelo ângulo da encarnação, isto é, Cristo, o Filho veio ao mundo, encarnou em forma humana, tornou-se como os homens, identificou-se com nossas dores e morreu para nossa eterna salvação.

Fora Papai-Noel! Bem-vindo Senhor Jesus.

9 thoughts on “Boas Festas e Feliz Ano Novo!

  1. Querido irmão João, como historiador com certeza você deve saber as origens do dito “Natal”. Não concordo que não devemos excluir o natal pois o mesmo tem origens pagãs e como celebrar uma festa com origens pagãs?. Lembrar de nosso querido Senhor deve acontecer todos os dias, sua vida, morte e ressurreição, todo bendito dia. Não creio que o natal lleve as pessoas a uma reflexão séria sobre sua situação diante de Deus. A Pregação do evengelho não precisa destas muletas.

    1. Que bom que você tem opinião a respeito do Natal. Eu também. O Natal pra mim foi sempre importante, por ser a época em que a igreja rememorava o nascimento de Cristo. Todos os cânticos e trechos bíblicos que sei de memória vêm daquele temo de criança, quando eu celebrava o Natal nas apresentações da igreja. É uma pena que a nova geração não saiba sequer o verdadeiro sentido da vinda de Jesus! Abraços,

      1. O conceito de paganismo que ficou cimentado na cabeça de nossos irmãos nestes dias me parece bem confuso. Afinal, quero que me digam o que é que não tem origem no mundo pagão?
        Acho que só o Éden…
        Lembro-me de ter lido há anos atrás um grosso livro sobre a história de Israel, o qual remontava há muito tempo antes de Abraão e me choquei com as origens do povo de Deus, pois achava, em minha filosofia vaga e preconceituosa que todos os princípios do povo escolhido eram sacros e separados. Engano!

        O mesmo engano com o qual se trata o Natal em algumas linhas de pensamento cristão deste momento. Vejo a data do Natal, a maneira como foi colocada dentro do calendário da humanidade como uma grande invasão de Deus na vida das pessoas. Uma intervenção cristã, uma radical rachadura na história humana, o AC / DC que revoluciona a vida humana, infiltrando a luz nas trevas, a verdade na mentira, a santo no pagão.

        Vejo o Natal com olhos marejados e com o coração sensibilizado e vejo os não crentes sentindo o mesmo e isso é lindo pra mim.
        Não me esqueço nunca da oração do Senhor, quando disse: “não te peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”.

        Por fim, parece que esse lance de demonizar o natal é uma nova tentativa de prender Jesus nos templos e nas denominações cristãs, a fim de fazer dissensão de clero e laicato, como se alguns da igreja tivesse uma informação privilegiada e os ignorantes não soubessem de nada.
        Se esquecem, contudo, que Jesus veio para todos os que o receberam, para ser luz dos pagãos e que Deus amou o mundo, intervindo em sua história e cultura, penetrando na vida das pessoas, guiando magos astrólogos ao ponto exato de encontro com a salvação, enquanto o povo escolhido patinava em conhecimento inóquo, sem perceber a Luz.

        Aquele abraço a todos os irmãos e para todos os que estão de bem com a vida, um Feliz Natal.

        rafael – reparadores

        1. Sua colocação é muito boa, e me ajudou ainda mais a refletir o Natal. Deus entrando na história, divindo-a em duas partes; e os cristãos tomando uma data pagã em que se celebrava ao deus sol, para celebrar ao Sol da Justiça, a Estrela da Manhã. Que bom se aqui no Brasil pudéssemos pegar as datas pagãs (com nome religioso em que se adoram santos e santas do imaginário popular) e torná-las verdadeiramente cristã.

  2. PR JOÃO

    Desejo que o senhor seja iluminado pelo grande SENHOR ABSOLUTO, JESUS, neste tempo em que quase que o mundo todo comemora o nascimento do Salvador.
    Desejo do fundo de meu coração que op senhor não se contente apenas com o galardão que tem ganho aqui nesta terra e vida. Isto é, com o galardão que JESUS disse que os farizeus seriam recompensados pelo seu muito falar , por ocuparem os primeiros lugares nas sinagogas…enfim, o senhor sabe do que falo né !!
    Este tipo de recompensa não vale a pena pastor João.
    Aproveite este tempo e reflita sobre o que realamente está escrito nas Bíblia sbre o Senhor JESUS , e deixe a arrogância , a prepotência de lado. Isso certamente não acabará bem.
    Desejo ao irmão o nascimento GENUÍNO de Jesus em sua vida, bem como na vida de ” suas ovelhas”. Lembre-se : JESUS é o pastor,único e verddeiro, o resto é baléla.
    PAZ DO GRANDE PASTOR EM SUA VIDA E DO GRUPO QU SE REÚNE COM O senhor, ok !!

    Professr Hardgd

    1. Professor eu não entendi o que você quis dizer comparando-me a um fariseu. Se você me conhecesse saberia que não tenho galardão na terra, porque nesses quarenta e sete anos de ministério não enriqueci e continuo com minha vida simples, nem tão pouco aceito a provocação de que eu seja um fariseu, a não ser que seja um elogio pela parte boa dos fariseus dos tempos de Jesus que mantinham-se fieis à palavra e cumpriam os mandamentos da Lei ferrenhamente. Se for por esse lado, aceito ser um bom fariseu. Mas, não aceito a proposta de que eu seja fariseu pelo evangelho que prego. Deixo isso para que meus leitores, os que me conhecem, julguem!

    2. Me desculpe a franqueza, mas este sujeito que se diz professor fala de uma humildade que ele mesmo não possui, uma vez que já se denomina “professor” e que não se atém a comentar o texto que fala do natal, ainda que talvez até mesmo negativamente, e reprova e achincalha um homem de Deus como de fato o é o pr. João de Souza.
      Onde está a humildade simplicidade e sobretudo o amor cristão deste indivíduo?
      “Por si só se julga os outros”, como diz o ditado popular…

        1. Puxa, que bom, pastor… São 14:03 do dia 21, acabei de ler seu e-mail e agora compreendo o mau entendido.
          Até lhe escrevi novamente tentando entender, mas agora pelo site, as coisas estão esclarecidas, graças a Deus.
          Continue fiel no ministério profético, porque existem muitas pessoas ávidas pela pregação da verdade, um ministério do qual sua pessoa exerce muitíssimo bem.
          Louvado seja o Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*