Líderes que apoiavam Todd Bentley quebram o Silêncio – Paul Steven Ghringhelli

Meses depois que o avivalista anunciou que estava se divorciando e deixando o ministério, a direção do Fresh Fire Ministries (Ministério Fogo Renovado) opinou sobre a situação atual de Todd Bentley.

4.12.2008 – Os líderes do ministério canadense do qual faz parte e o evangelista Todd Bentley dizem que o avivalista tem a intenção de se divorciar e iniciar um processo de restauração.

Numa carta de seis páginas enviada aos colaboradores, a direção do Fresh Fire Ministries (FFM) deu maiores detalhes sobre as circunstâncias que levaram Bentley, em agosto, a abandonar as reuniões que duraram quatro meses em Lakeland, Flórida.

“Todd Bentley demonstrou infidelidade à sua esposa ao se relacionar com outra mulher, enquanto estava legalmente casado”, disseram os diretores. “Todd precisa submeter-se a um sistema de prestação de contas com líderes que ele reconhece faziam parte de tal processo”.

Os líderes afirmam que Bentley, de 32 anos não tem base bíblica para abandonar sua esposa Shonnah, e seus três filhos e que a natureza de seu relacionamento com a ex-babá de seus filhos caracteriza-se como “adultério”.

“A separação legal com Shonnah já foi iniciada por Todd e ele não mais a viu nem aos seus filhos desde a última semana de Julho”, disseram os líderes.

“É preciso esclarecer que Shonnah, sua esposa, não deu início ao divórcio, pois ela não tem a intenção de se divorciar. Obviamente que ela se sente ferida pela infidelidade de Todd, mas não pediu o divórcio nem o pressionou para tal.”

Na terça-feira Bentley afirmou que não houve imoralidade sexual entre ele e a ex-babá de seus filhos. Afirmou que durante dois anos “nenhuma fagulha de interesse” existiu com ela, e que os dois apenas tiveram um envolvimento emocional por algumas semanas depois do dia 1 de julho, quando ele entrou com o processo de divórcio. Ele admitiu, contudo, que o relacionamento amistoso ocorreu no “tempo errado”.

“Posso afirmar que foi um relacionamento indevido, no sentido de que foi cedo demais, rápido, e que não deveria ter ocorrido daquela maneira”, afirmou Bentley. “Na realidade ela se envolveu comigo emocionalmente tentando me confortar como um amigo deve fazer. Mas, nunca deixei minha mulher por outra”, disse o pregador. “Nada foi premeditado ou inapropriado em meu coração. Jamais alimentei a idéia de que gostasse da garota.”

Afirmando que durante muitos anos aconselhou-se com sua esposa, Bentley disse que está se divorciando dela devido a “diferenças irreconciliáveis”. Negou que se desconectou dos filhos e declarou à revista Carisma que mantém contato telefônico com eles e que planeja vê-los assim que resolver a questão de seu visto.

Bentley afirmou que os líderes do FFM permitiram que ele revisasse a carta antes de torná-la pública e que não gostou de algumas partes do que estava escrito. Declarou que a carta dava a entender que a quebra do matrimônio se deu por seu envolvimento com a ex-babá e pelas pressões de ter que dirigir as reuniões de avivamento diários em Lakeland.

“Tenho grande respeito pela minha equipe do Canadá, e pelos anos de convivência”, declarou. “Mas, não concordo sobre isto com minha diretoria. A questão é que a ex-babá não foi a pivô ou a causa. E não ponho a culpa em Lakeland. A culpa é do péssimo casamento”.

Bentley afirmou que assume 100% a responsabilidade de seus atos e admite sua culpa por um montão de coisas erradas ao longo dos anos. “Em certo sentido, minha amante era o ministério”, disse. “que destruiu meu casamento. E por isso assumo a culpa”.

A diretoria do FFM afirmou que por vários meses viveram uma “montanha-russa emocional” até tomar a decisão de fazer uma declaração oficial, depois de tentar persuadir Bentley a abandonar seu relacionamento com a ex-babá, retornar para a esposa e para os filhos, abraçando, por fim um processo de aconselhamento e de prestação de contas.

Na carta, a diretoria agradece aos líderes de outros ministérios que tentaram restaurar a vida de Bentley, “mas, concluímos que em última instância o caso cai nas mãos da diretoria do FFM”, disseram. “Ninguém conhece Todd Bentley ou tem mais acesso a todos os fatos que nós”.

Rick Joyner, fundador do ministério MorningStar (Estrela da Manhã), anunciou em outubro que estava liderando uma equipe para ajudar na restauração de Todd Bentley e que seria ajudado por Bill Johnson, e pelo pastor texano Jack Deere, bem como John Arnott e Che Ahn como conselheiros.

Bentley afirmou que ainda está emocionalmente envolvido em certo nível com a ex-babá e pretende ficar brevemente junto a Rick Joyner em Fort Mill, na Carolina do Sul “para submeter-se a um processo completo de restauração.”

Joyner confirmou que o processo deverá começar em janeiro, mas não confirmou se o processo de cura e restauração de Todd inclui abandonar a ex-babá de seus filhos – antes de começar a ser restaurado.

Rick Joyner demonstrou que ficou desapontado com as recentes declarações da diretoria do FFM sobre Bentley e afirmou que tentou dissuadi-los a não enviar a carta do jeito que foi escrita.

“Existe sempre o outro lado da moeda, em relação as coisas que falaram na carta”, disse Rick Joyner. “Muitas vezes a verdade pode ser encontrada entre os dois lados, mas se quisermos cura e reconciliação, este tipo de coisa em nada ajudará”, referindo-se à carta dos irmãos do Canadá.

A direção do Fresh Fire Ministries (FFM) declarou que decidiu enviar a carta depois de meses de silêncio “em defesa dos líderes” envolvidos na tentativa de levar Bentley a um processo de restauração. “Pensamos seriamente sobre a questão de satisfazer duas importantes obrigações – a de honrar a Todd, crendo na restauração dele e ao mesmo tempo assumir o compromisso de ser completamente honesto com você”.

Ainda que tenha moralmente fracassado, os líderes do FFM disseram que o avivamento de Lakeland era um mover de Deus genuíno. “Utilizando-se das fraquezas e fracassos do homem o inimigo busca difamar e desacreditar o que Deus tem feito”, disseram. “Mas, Lakeland era e é um mover autêntico de Deus. Deus se derramou na Flórida e pela Internet e pela TV derramou-se no mundo”.

O FFM vive um processo de restauração ministerial com a ajuda da Igreja de Bill Johnson em Redding, na Califórnia, e do ministério de Rick Joyner na Carolina do Sul.

A carta afirma que Bentley oficialmente renunciou e que o FFM está à procura de outro líder. “Amamos carinhosamente o Todd e desejamos profundamente que nosso irmão seja restaurado”, afirmaram.

“Por favor, queremos deixar claro que, ainda que o episódio de Todd é inescusável, ele pode ser perdoado. Cremos que ele pode ter várias chances de ser restaurado”.

Tradução de João A. de Souza Filho

Fonte: www.charismamag.com/cms/news/archives/1204081.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*